| Plantas para jardim comestiveis para tartarugas | |
|
+11Sofia OD Kunami Nasu. P TURTLE Pictus cassius DARKasNIGHT MFPJ RP Rik anuska 15 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
anuska Iniciante
| Assunto: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Seg 18 Out 2010 - 14:09 | |
| Olá! Gostaria de colocar aqui uma questão, que é o seguinte: As minhas tartarugas estão numa parte do jardim em que têm lá o laguinho e a terra, no entanto eu gostava de plantar á volta do laguinho plantas que elas possam sem problemas comer. Gostaria que me dissessem os nomes dessas plantas que poderei lá plantar sem estar com problemas que elas comam por não serem venenosas etc... | |
|
| |
Rik Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Seg 18 Out 2010 - 16:13 | |
| boas;
Aqui tem algumas espécies de plantas que é frequente ver nos jardins e que sao tóxicas ou irritantes. | |
|
| |
anuska Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Seg 18 Out 2010 - 16:36 | |
| Olá Rik! Obrigada pelo link, é bastante esclarecedor. *** | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Ter 19 Out 2010 - 12:31 | |
| Olá! Plantas perigosas/venenosas são poucas, não nos devemos preocupar porque não nascem em qq lado... Há ainda as plantas que podem comer mas que não trazem qq contributo benéfico para as tartas, designadamente por serem pouco nutritivas (1), por conterem pouca proteína vegetal quando tal é necessário (2), ou ainda por terem um rácio cálcio/fósforo desequilibrado (3). IMPORTANTE é as plantas que lhes fazem bem e são apropriadas e isso é um bocado subjectivo porque temos que entrar em linha de conta com a espécie em concreto, as suas necessidades e o seu habitat de origem. GENERICAMENTE, pode-se afirmar que as seguintes, que são flores, plantas ou até as chamadas ervas daninhas, fazem bem a qq tartaruga! agrião aloé violetas beldroega chicória dente-de-leão endívia cacto opuntia (figueira da Índia) hibisco malva rama de nabo e nabiça rúcula sedum serralha trevo ortigas folha de videira etc... Para plantar à volta de um lago aconselho dente-de-leão, violetas, hibiscus e malva, pode ficar muito bonito | |
|
| |
anuska Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Ter 19 Out 2010 - 12:58 | |
| Olá RP! Obrigada pela sua resposta, ajudou-me imenso! Face à espécie das minhas turtles... isso confesso que não sei... julgo que 3 delas são as Hieroglíficas, por terem sido compradas nas lojas de animais, 2 delas são de outra espécie pela fisionomia e tamanho... e uma outra julgo que seja um cágado pelo tamanho e por já ter 20 anos... Mas um dia destes vou tirar-lhes uma foto para que possam ver e dizer se reconhecem as espécies... | |
|
| |
MFPJ Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Ter 19 Out 2010 - 13:49 | |
| - RP escreveu:
- Olá!
Plantas perigosas/venenosas são poucas, não nos devemos preocupar porque não nascem em qq lado...
Há ainda as plantas que podem comer mas que não trazem qq contributo benéfico para as tartas, designadamente por serem pouco nutritivas (1), por conterem pouca proteína vegetal quando tal é necessário (2), ou ainda por terem um rácio cálcio/fósforo desequilibrado (3).
IMPORTANTE é as plantas que lhes fazem bem e são apropriadas e isso é um bocado subjectivo porque temos que entrar em linha de conta com a espécie em concreto, as suas necessidades e o seu habitat de origem. GENERICAMENTE, pode-se afirmar que as seguintes, que são flores, plantas ou até as chamadas ervas daninhas, fazem bem a qq tartaruga! agrião aloé violetas beldroega chicória dente-de-leão endívia cacto opuntia (figueira da Índia) hibisco malva rama de nabo e nabiça rúcula sedum serralha trevo ortigas folha de videira etc...
Para plantar à volta de um lago aconselho dente-de-leão, violetas, hibiscus e malva, pode ficar muito bonito
Óptimo post RP, obrigado. Cumprimentos | |
|
| |
DARKasNIGHT Moderador
Mensagens : 1488 Idade : 39 Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Sáb 9 Abr 2011 - 23:19 | |
| devia ser também inamovível | |
|
| |
cassius Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Ter 18 Out 2011 - 12:10 | |
| Teoricamente qualquer vegetal ou legume plantado no quintal NÃO fará mal às tartarugas? por exemplo, no Brasil, tenho algumas cebolinhas, alfaces, tomatinhos, coisas assim, se elas os comerem não fará mal correto? Ou alguma coisa que nos comemos em saladas pode fazer mal a elas? | |
|
| |
Pictus Membro Regular
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Ter 18 Out 2011 - 14:14 | |
| Os tomateiros e planta da batata são toxicos, os citrinos são irritantes e os abacates e arvore do abacate são toxicos para repteis e aves. | |
|
| |
cassius Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Ter 18 Out 2011 - 14:25 | |
| Bom saber não deixarei nada que possa fazer mal então. Grama natural, pode fazer mal a elas ou posso utilizar grama natural na parte seca? | |
|
| |
P TURTLE Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qua 19 Out 2011 - 13:23 | |
| Grama não faça mal podes colocar | |
|
| |
cassius Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qua 19 Out 2011 - 17:10 | |
| | |
|
| |
Nasu. Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qua 13 Mar 2013 - 2:49 | |
| Pessoal, pretendo plantar algumas plantas ao redor do sítio da minha trachemys elegans, dentre elas, quero plantar uma para beirar a agua e até fazer uma sombra, meu receio é que a tartaruga dê umas mordiscadas de vez em quando, a planta chama-se Taioba, também conhecida como Taro, taioba-de-são-tomé, inhame-coco, coco, inhame-preto, inhame-branco, taioba, orelha-de-elefante, inhame-selvagem, enfim, li em alguns lugares que ela faz mal aos humanos se consumida cru, e para as tartarugas? Alguém cultiva essa planta e teve algum problema com as tartarugas mordiscando? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] | |
|
| |
Nasu. Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qua 13 Mar 2013 - 22:39 | |
| | |
|
| |
Kunami Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qui 14 Mar 2013 - 1:01 | |
| | |
|
| |
Sofia OD Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qua 5 Jun 2013 - 20:32 | |
| Tenho 3 Pseudemys com 2, 5 e 6 anos num lago.... Já experimentei dar dente-de-leão e elas gostaram mais que dos sticks ( sera reptil carnivor/ exo terra aquatic turtle ) mas se eu estiver sempre a dar elas estão sempre a comer.. De quanto em quanto tempo é que posso dar e em que quantidades?? É que tenho muitas plantas dessas cá em casa | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qua 5 Jun 2013 - 21:06 | |
| As minhas são muito pouco viradas para as verduras!! Ainda hoje deitei para lá umas folhas de leitugas, pois sim... A Pseudemys ainda come plantas aquáticas mas as Trachemys não querem nada com comida vegetariana!!
| |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
Mensagens : 5306 Idade : 36 Localização : Quinta do Conde, Setúbal
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qua 5 Jun 2013 - 21:16 | |
| As Pseudemys costumam adorar verduras no geral. Em adultas não comem praticamente carne nenhuma, por isso podes dar as verduras á vontade. Uma das minhas já a apanhei a ir buscar fora do lago e voltar para a água para comer. Estando á disposição elas agradecem lol | |
|
| |
Sofia OD Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qua 5 Jun 2013 - 21:24 | |
| Boa! É que por aqui há com fartura, já costumo dar aos meus porquinhos da índia mas metade costuma ir para o lixo (é praga mesmo!) Assim dou-lhes alguma utilidade ^^ | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
Mensagens : 5306 Idade : 36 Localização : Quinta do Conde, Setúbal
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qua 5 Jun 2013 - 21:27 | |
| Sim. Desde que naturais sem quimicos, é optimo. Eu tambem dava a uma porquinha que tinha, e a uma coelha que de vez em quando a soltava pelo quintal. Saudades desses roedores comilões | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qua 5 Jun 2013 - 21:35 | |
| - Sofia OD escreveu:
- é praga mesmo!
Chamar praga a algo tão útil parece-em assim um bocadinho para o abusivo!!! - Sofia OD escreveu:
- Assim dou-lhes alguma utilidade ^^
"É abundantemente utilizada e muito apreciada na cozinha de todo o mundo, particularmente na Europa central e mediterrânica, onde facilmente se vêem pessoas nos jardins e matos a colherem esta planta para consumirem em saladas, sumos e chás e também é frequente vê-las a vender em mercados de rua.""De facto, o dente-de-leão contém mais valor nutritivo que a grande maioria dos outros vegetais. É particularmente rico em vitaminas, minerais, proteínas, inulina e pectina. O seu conteúdo de carotenóides é extremamente elevado, o que se reflecte no seu alto valor em vitamina A (mais alto do que o da cenoura). Para além disso, o dente de leão é rico em vitamina C, riboflavina, B6 e tiamina, assim como cálcio, potássio, cobre, manganésio e ferro. Uma chávena de taraxaco fornece a mesma quantidade de cálcio do que ½ copo de leite!""A extraordinária popularidade do uso do dente-de-leão para fins medicinais está intimamente relacionada com esta sua capacidade de melhorar o trabalho do fígado, comprovadas pela sabedoria popular e por muitas pesquisas científicas feitas um pouco por todo o mundo, mas principalmente na Alemanha, onde a planta é muito popular."Fonte | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Qua 5 Jun 2013 - 21:41 | |
| - Sofia OD escreveu:
- já costumo dar aos meus porquinhos da índia
Os bichos devem ter um fígado a trabalhar às mil maravilhas! | |
|
| |
jose luis Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Sáb 27 Jul 2013 - 13:29 | |
| mas e aquele dente de leao com coisas brancas em cima ? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
|
| |
jose luis Iniciante
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Sáb 27 Jul 2013 - 14:05 | |
| efolhas de videira tambem se podem dar ? | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas Sáb 27 Jul 2013 - 19:53 | |
| sim, isso branco são as sementes do dente de leão, folhas de videira podem ser dadas se tiveres a certeza que nunca levaram quimicos | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Plantas para jardim comestiveis para tartarugas | |
| |
|
| |
| Plantas para jardim comestiveis para tartarugas | |
|