tfantastico Iniciante
| Assunto: Devo deixar hibernar ou não? Sex 21 Nov 2014 - 11:38 | |
| Olá pessoal. Tenho 2 tartarugas aquaticas e este inverno estava a pensar em desligar o termostato e deixa-las hibernar ou melhor semi-hibernar já que elas estão dentro de um aquario de 160 litros.
Será melhor deixa-las hibernar ou não?
Já desliguei o termoestato há 3 dias e desde ontem que elas deixaram de comer. Nadam um pouco de vez em quando mas de resto costumam estar paradas.
Pergunto porque não quero que nada de mal lhes aconteça.
E se não fizer mal, até quando devo deixar o termostato desligado?
Desde já o meu obrigado!! | |
|
MightyCucumber Iniciante
| Assunto: Re: Devo deixar hibernar ou não? Sex 21 Nov 2014 - 14:56 | |
| Depende principalmente da idade dos animais e do seu grau de nutrição. Se estiverem gordinhas e tiverem sido bem alimentadas, um animal adulto ou com pelo menos 2/3 anos pode ser deixado a hibernar. Já animais jovens (menos de 1 ano, ou entre 1 a 2 anos) é totalmente desaconselhado a deixa-los hibernar - muitas não chegam à Primavera porque ainda não acumularam reservas suficientes para sobreviver, e porque o seu organismo ainda é jovem. Contudo, e visto que as tens num aquário de 160 litros (indoors suponho), não as deixar hibernar é sempre uma opção viável, independentemente de serem adultas ou bebés. As tartarugas usam a hibernação como acto de sobrevivência em condições extremas, e exercem grande stress sobre o seu organismo para o fazer. Ao remover esse stress adicional, não há nada que indique que a hibernação seja algo essencial para o ciclo de vida dos animais, e podem passar bem sem ela. Pode haver quem tenha uma opinião diferente, mas fora de um contexto de lago exterior, penso que o melhor é sempre não as deixar hibernar. Elas agradecem, e tira-te logo uma carrada de preocupações de cima.
Última edição por MightyCucumber em Sex 21 Nov 2014 - 22:04, editado 1 vez(es) | |
|
tfantastico Iniciante
| Assunto: Re: Devo deixar hibernar ou não? Sex 21 Nov 2014 - 21:50 | |
| Muito obrigado!! Decidi manter o termostato ligado. | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Devo deixar hibernar ou não? | |
| |
|