Tenho 2 taratrugas hieroglificas (penso que seja esta a espécie de acordo com as pesquisas que fiz) comigo fez agora em Agosto 2 anos sendo que quando me foram oferecidas eram daquelas mesmo bebes pequeninas.
Tive algumas duvidas no incio em relação ao seu tratamento e alimentação e sempre recorri à loja onde foram compradas pois as pessoas tinham alguma experiencia com este tipo de animais.
Recentemente mudei de casa e uma elas, a que sempre me aparentou ser mais pequena começou com um género de uns espirros que me assustaram pois nunca tinha ouvido qualquer barulho proveniente delas. Para além deste sintoma tem umas manchinhas brancas na carapaça mas aparentemente continua com a mesma vida. Come normalmente, nada, apenas passa mais tempo fora de água. Perante isto e com receio do que pudesse ter levei-a a um veterinário (confesso que tive de fazer um enorme esforço pois a consulta e o antibiótico não são propriamente baratos), estou na zona de Azeitão (Setubal) e apesar de já ter havido uma veterinária de exóticos neste momento não encontrei nenhum na zona, fui a vários veterinários e por fim houve um me disse para levar a tartaruga para a observar. O veterinário disse que provavelmente estaria com uma constipaçãozita e receitou-lhe um antibiótico para 5 dias (via intravenosa pois não se conseguiu pela boca). Hoje faz os 4 dias do antibiotico e desde ontem que já não a ouvi espirrar no entanto apercebi-me que tem passado mais tempo na zona seca e que de vez em quando abre e fecha a boca esticando por vezes o pescoço mas não emitindo nenhum som, isto começou a fazer apenas há cerca de 2/3 dias, coincidiu com o começar a tomar o antibiótico.
O meu receio neste momento é se estou a fazer tudo o que posso por ela neste momento.
Já a levei ao veterinário e andei a fazer umas pesquisas de cuidados a ter, confesso que nunca tinha tido esta preocupação pois como sempre me aconselhei na loja de animais com pessoas que diziam entender destes animais confiei no que me foi dito.
Se me puderem ajudar vou fazer uma breve sintese dos cuidados que tenho com elas de momento e agradeço qualquer ajuda que me possam dar.
Neste momento encontram-se num aquaterráquio de vidro com cerca de cm por cm.
A água está apenas com cerca de 3 cm de altura pois já experimentei pôr mais mas elas não gostaram muito, atrapalham-se.
Coloco sempre água de garrafão, embalada e nunca água da torneira e lavo o aquário dia sim dia não, ou às vezes mesmo todos os dias.
Tenho sempre a pedra de cálcio no fundo do aquário.
A alimentação consiste numa ração própria para tartarugas e em camarões que elas devoram.
Não tenho nenhuma luz nem nenhum termostato mas sempre tive cuidado em tê-las em sitios quentinhos e sem correntes de ar.
Elas costumam hibernar sendo que desde que estão comigo já hibernaram 2 vezes, hibernam mais ou menos em outubro/novembro até fevereiro/março sem nunca terem tido qualquer problema.
Perante tudo isto que aqui vos apresento e peço desculpa se me alonguei (muuuuito) gostava de saber a vossa opinião que irei ter em consideração relativamente a estes 2 tópicos.
Devo fazer mais alguma coisa à tartaruga que se encontra aparentemente doente ou o antibiotico deverá resolver a situação?
O que devo melhorar nos cuidados que tenho com elas?
Muito muito obrigada pela vossa ajuda e aproveito para vos felicitar pela existência deste forum.