Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Cuidados com tartarugas hieroglifica

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
MartaMBM
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 3
Idade : 36
Localização : Setúbal, Portugal

Cuidados com tartarugas hieroglifica Empty
MensagemAssunto: Cuidados com tartarugas hieroglifica   Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptyQui 7 Ago 2014 - 8:29

Tenho 2 taratrugas hieroglificas (penso que seja esta a espécie de acordo com as pesquisas que fiz) comigo fez agora em Agosto 2 anos sendo que quando me foram oferecidas eram daquelas mesmo bebes pequeninas.
Tive algumas duvidas no incio em relação ao seu tratamento e alimentação e sempre recorri à loja onde foram compradas pois as pessoas tinham alguma experiencia com este tipo de animais.
Recentemente mudei de casa e uma elas, a que sempre me aparentou ser mais pequena começou com um género de uns espirros que me assustaram pois nunca tinha ouvido qualquer barulho proveniente delas. Para além deste sintoma tem umas manchinhas brancas na carapaça mas aparentemente continua com a mesma vida. Come normalmente, nada, apenas passa mais tempo fora de água. Perante isto e com receio do que pudesse ter levei-a a um veterinário (confesso que tive de fazer um enorme esforço pois a consulta e o antibiótico não são propriamente baratos), estou na zona de Azeitão (Setubal) e apesar de já ter havido uma veterinária de exóticos neste momento não encontrei nenhum na zona, fui a vários veterinários e por fim houve um me disse para levar a tartaruga para a observar. O veterinário disse que provavelmente estaria com uma constipaçãozita e receitou-lhe um antibiótico para 5 dias (via intravenosa pois não se conseguiu pela boca). Hoje faz os 4 dias do antibiotico e desde ontem que já não a ouvi espirrar no entanto apercebi-me que tem passado mais tempo na zona seca e que de vez em quando abre e fecha a boca esticando por vezes o pescoço mas não emitindo nenhum som, isto começou a fazer apenas há cerca de 2/3 dias, coincidiu com o começar a tomar o antibiótico.
O meu receio neste momento é se estou a fazer tudo o que posso por ela neste momento.

Já a levei ao veterinário e andei a fazer umas pesquisas de cuidados a ter, confesso que nunca tinha tido esta preocupação pois como sempre me aconselhei na loja de animais com pessoas que diziam entender destes animais confiei no que me foi dito.
Se me puderem ajudar vou fazer uma breve sintese dos cuidados que tenho com elas de momento e agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

Neste momento encontram-se num aquaterráquio de vidro com cerca de cm por cm.
A água está apenas com cerca de 3 cm de altura pois já experimentei pôr mais mas elas não gostaram muito, atrapalham-se.
Coloco sempre água de garrafão, embalada e nunca água da torneira e lavo o aquário dia sim dia não, ou às vezes mesmo todos os dias.
Tenho sempre a pedra de cálcio no fundo do aquário.
A alimentação consiste numa ração própria para tartarugas e em camarões que elas devoram.
Não tenho nenhuma luz nem nenhum termostato mas sempre tive cuidado em tê-las em sitios quentinhos e sem correntes de ar.
Elas costumam hibernar sendo que desde que estão comigo já hibernaram 2 vezes, hibernam mais ou menos em outubro/novembro até fevereiro/março sem nunca terem tido qualquer problema.

Perante tudo isto que aqui vos apresento e peço desculpa se me alonguei (muuuuito) gostava de saber a vossa opinião que irei ter em consideração relativamente a estes 2 tópicos.
Devo fazer mais alguma coisa à tartaruga que se encontra aparentemente doente ou o antibiotico deverá resolver a situação?
O que devo melhorar nos cuidados que tenho com elas?

Muito muito obrigada pela vossa ajuda e aproveito para vos felicitar pela existência deste forum.
Ir para o topo Ir para baixo
adcg02
Iniciante
Iniciante
adcg02


Feminino Mensagens : 49
Idade : 30
Localização : Albufeira

Cuidados com tartarugas hieroglifica Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados com tartarugas hieroglifica   Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptyQui 7 Ago 2014 - 9:25

Bem vinda Smile

Relativamente à doença que a tartaruga possa ter ou não, não posso afirmar nada, pois não tenho esses conhecimentos . Mas em relação aos cuidados que deve ter com elas, acho que pode melhorar arranjando um termostato e aumentando consideravelmente o nível da água. Quando troquei a minha para um aquário maior também achei que ela se atrapalhava mas depois percebi que era tudo da minha cabeça. Elas gostam de bastante água pois é assim o seu habitat natural. Para diminuir o número de vezes que muda a água basta instalar um filtro adequado aos litros de água. Caso elas não apanhem sol direto (sem interferência de vidros) seria também importante adquirir uma lâmpada UVB.
Para além disto, acho desnecessário dar-lhes camarões, mas se o pretender fazer, dê-lhes apenas uma vez por semana e complemente os sticks com verduras e frutas.

Tudo isto fui aprendendo aqui pelo fórum. Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
MartaMBM
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 3
Idade : 36
Localização : Setúbal, Portugal

Cuidados com tartarugas hieroglifica Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados com tartarugas hieroglifica   Cuidados com tartarugas hieroglifica EmptyQui 7 Ago 2014 - 11:43

Obrigada  Smile 

Também andei a ler no fórum e aprendi algumas coisas e vou melhorar as condições principalmente de temperatura e luz, adquirindo uma luz e termostato. Em relação à altura água vou esperar que a que está doente melhore pois tenho receio que se ressinta com essa alteração agora.

Obrigada pelos conselhos.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cuidados com tartarugas hieroglifica Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidados com tartarugas hieroglifica   Cuidados com tartarugas hieroglifica Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cuidados com tartarugas hieroglifica
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» compilaçao de cuidados
» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
» cuidados :/
» cuidados gerais
» Cuidados gerais

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: