Pessoal, tenho uma jabuti fêmea ( jabota ) que ganhei quando era pequeno. Creio que ela deva ter uns 10 anos agora. Ela sempre viveu no quintal da minha casa, que tem piso ( o piso não é escorregadio, é rugoso ). Quando eu era pequeno eu não tinha noção de que isso poderia fazer mal para ela, mas o fato é que ela cresceu e nunca apresentou nenhum problema ou doença. Ao contrário, ela sempre foi bem brincalhona - quando alguém chega no quintal ela vem correndo (claro, correndo no estilo jabuti) atrás da pessoa até conseguir alcançar o pé da pessoa, e fica parada olhando de perto, cheirando hehe.
Sobre ela:
Tamanho do plastrão : Aproximadamente 15 cm
Altura ( chão até o topo do casco ) : Aproximadamente 8 cm
Vive sozinha ...
Agora que cresci gosto bastante de cuidar dela, e tenho várias dúvidas sempre. Uma dúvida era se ela deveria botar ovos mesmo sem viver com nenhum macho e pesquisando descobri que sim, ela deveria por ovos !
A minha jabota NUNCA pois ovo. Por que será ? Será que se eu fizer um cantinho com terra e areia pra ela, ela pode por os ovos ? Realmente, as vezes vejo ela tipo querer "cavar" o piso com as patas dianteiras...