Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês

Ir para baixo 
+4
sergi_sil
norby
Apalone
Turtle_Likaa
8 participantes
AutorMensagem
Turtle_Likaa
Iniciante
Iniciante
Turtle_Likaa


Feminino Mensagens : 19
Idade : 32
Localização : Sintra

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyTer 25 Mar 2014 - 21:19

Boa noite, alguém me sabe dizer quanto se gasta por mês com tudo ligado?
Tenho recebido facturas da luz muitooo exageradas e ao comentarmos com a família todos dizem que o filtro sempre ligado, o termostato e a luz gastam muitooo.
O filtro é de 1200l, o termostato veio com um aquário de 60l (não sei quanto será a potência) e a luz é de 13w se não me engano.

Alguém sabe mais ou menos quanto é que tudo isto consome por mês?
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyTer 25 Mar 2014 - 21:41

Tem de saber a potência de tudo, tem de estar lá escrito, isso do mais ou menos não podemos ajudar mas é muito simples, tem de ter em conta q a luz e o aquecimento não estão ligados 24h portanto é um cálculo muito por excesso e depende da temperatura da casa.
Existem uns aparelhos para medir o consumo mas pode fazer o seguinte cálculo como exemplo:

Se for um gasto de 100W q estivesse ligado 24h era cerca de 12eur/mês, já com IVA.

É 24hx100Watts=2400W=2,4Kw x 0,14 (ver na fatura se é este o valor)=0,336 x 30dias =10,08eur+IVA por mês.

Em geral conte com 5eur/mês mais q isso é a tartaruga estar a servir como bode expiatório.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyQua 26 Mar 2014 - 9:49

Boas,

Fico com a ideia que os aquarios e os instrumentos associados a eles é que levam sempre com as culpas... Tambem tenho recebido facturas que são um disparate, mas associo muito mais aos aquecimentos e afins da casa associado ao frio do Inverno que tivemos.

Sinceramente falou-se tanto nas vantagens do mercado liberalizado, que iria contribuir para a baixa de preços etc, etc... O meu feedback é diametralmente oposto. Nunca paguei contas como este ano.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyQua 26 Mar 2014 - 13:39

Mas depois gastam noutras porcarias q não interessam para nada ou só fazem mal e ter um bichinho q alem de didático traz beneficio ao sistema imunitário das crianças e menos 20% medicação, nomeadamente antidepressivos e antibióticos, já é um luxo. Eu por ex, só tenho os 4 canais, a net é via telefone q é mais barata, gosto pouco de sustentar chulos mas cada um tem a sua prioridade.
Ir para o topo Ir para baixo
Turtle_Likaa
Iniciante
Iniciante
Turtle_Likaa


Feminino Mensagens : 19
Idade : 32
Localização : Sintra

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyQua 26 Mar 2014 - 16:29

Eu estou farta de lhes dizer que do aquário não é mas embirram sempre com a mesma coisa.
Não percebem e dizem que é um dinheirão.
Aqui não ligamos qualquer tipo de aquecimento, eu já não ligo mas disse que vinha aqui perguntar para verem que não é o aquário que faz a factura chegar aquele valor.
Ir para o topo Ir para baixo
sergi_sil
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 27
Localização : Coimbra

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyQua 26 Mar 2014 - 17:35

Hahaha! Gostei da parte dos antidepressivos e dos antibióticos. Eu estou de acordo com o Apalone, para esses aparelhos, não se deveria sentir grande diferença na factura. Seja como for, é fazer as contas. E, ainda assim, essas contas serão por cima uma vez que a resistência nem sempre está a consumir.

Agora é uma questão de custo/benefício, é tentar adivinhar o número de vezes que te constiparias no Inverno se não tivesses a tartaruga e ver se os ben-u-ron(s) que gastarias ficariam mais caros do que manter a tartaruga. Mas dá-me ideia que não vai ser fácil fazer essa estimativa.
Pelo sim, pelo não, eu perderia antes algum tempo a listar todos os aparelhos eléctricos de casa, com o seu respectivo consumo estimativo, para encontrar a ovelha negra, porque senão vai sempre haver desconfianças quanto à tartaruga. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyQua 26 Mar 2014 - 20:15


Em relação aos benefícios na saúde existem estudos citados em vários lados por ex este site é nosso conhecido e serve de ponto de partida
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
e ver os muitos artigos da International Association of Human Animal Interaction Organization, nomeadamente sobre a função terapêutica dos animais de companhia.


Última edição por Apalone em Qua 26 Mar 2014 - 22:06, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
sergi_sil
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 27
Localização : Coimbra

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyQua 26 Mar 2014 - 21:55

OK, ok, não queria ofender.  Very Happy 
Quanto aos benefícios dos animais de companhia, penso que há aí uma nuance importante. Considero que as tartarugas devem ser manipuladas apenas quando estritamente necessário, aliás, a maioria fica fortemente stressada quando se lhes escapa o solo das patas. Por isso não as considero animais de companhia, são mais tipo plantas, só que mexem.  bounce 
Dito isto, não sei porque temos tanto interesse nesses bichos, mas há coisas na vida que não conseguimos explicar.  scratch 
Quanto às fotos, já coloquei aí uma raridade, mas o feedback foi pequeno.  Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyQua 26 Mar 2014 - 22:07

Ainda sobre este tema da saúde, por ex, a relação de crianças deficientes com animais onde é referida pelos tutores a diminuição de medicação. A parte psicológica é importante, o efeito placebo pode reduzir a ansiedade e aumentar o bem-estar e este reflete-se no cérebro, até existem estudos na diminuição da dor. Por isso não acho q ter um animal seja um luxo de gente mimada, aliás, quem tem animais é mais esclarecido para algumas questões q passam ao lado de grande parte da população.
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptySex 28 Mar 2014 - 15:46

1000% com o Apalone Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Sportinguista_2013
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 129
Localização : Lisboa

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptySáb 29 Mar 2014 - 11:49

Para mim as tartarugas têm um efeito tão relaxante como um aquário com peixes  Wink 

Se estou stressada fico a observá-las a nadar, a pequena a pendurar-se na grande, esticadinhas a apanhar sol, a embrulharem-se nas plantas, etc.

Até já apanhei os meus pais a olharem absortos para as tartarugas, não consigo explicar este fascínio por estes animais pré-históricos (se olhar muito perto parece que tenho um dinossauro em casa Laughing Laughing ) mas adoro ficar a observá-las.

As crianças que cá vêm a casa adoram dar sticks à Tucha e até os adultos arriscam os dedinhos e depois riem-se que nem crianças pequenas Laughing É a atracção principal cá da casa, mais do que dar sementinhas às caturras ou ver os cães a fazer truques de circo.

Em relação ao tema dos custos, houve alguém que referiu as bombas dos lagos como um grande consumidor de energia e passou a desligá-la de noite, sem danos para os peixes. Como eu tenho dois filtros (pequenos) a trabalhar no aquário resolvi experimentar desligá-los de noite (estão ligados ao temporizador da luz "bonita" do aquário) e o aquário até tem estado mais limpo! Passei a ter de limpar o aquário uma vez por semana em vez de duas, como a água "descansa" durante a noite os resíduos vão todos para o fundo e de manhã vão todos para o filtro do fundo em vez de andarem 24h a circular.

O termoestato não desligo por nada, mas como em casa a temperatura é constante ele passa mais tempo desligado do que a funcionar para manter a temperatura. A lâmpada de UV serve não só para as tartarugas, mas também para um bonsai e assim sempre está "alguém" a aproveitar a luz quando elas não estão, ehehehe.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptySáb 29 Mar 2014 - 12:42

Boas Sportinguista,

O procedimento de desligar os filtros é errado. A filtragem nao é simplesmente mecanica, isto é, aquilo que se vê e das substancias solidas. Há um conjunto de bacterias que se aloja nas materias filtrantes, ceramicas, esponjas, etc. que se desgna de filtragem biologica. Ao desligar-se o filtro e ao deixar de haver circulaçao de agua essas bacterias vao morrer por falta de oxigenaçao. O Chamado ciclo do azoto nunca vai estar completo e a filtragem vai ser mais pobre porque é simplesmente mecanica.... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Beetle
Iniciante
Iniciante
Beetle


Masculino Mensagens : 335
Localização : Santarém

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptySáb 29 Mar 2014 - 14:52

bem, eu quando montei o aquário estudei este problema (ver os meus tópicos, não são muitos) e de facto naquela altura (2011) estimei um impacto na factura da luz na casa dos 10 euros a mais por mês. Ok é dinheiro, ao fim do ano são 120 euros. Os aparelhos em si gastam pouco, estudei ao pormenor todos os aparelhos eléctricos de casa e como eram usados, e descobri outras fontes de desperdicio de electricidade que sendo igualmente pequenas, eliminadas todas juntas davam para poupar o acréscimo de consumo provocado pelo aquário. E eram coisas como o router da net (para quê ligado à noite) os transformadores de telemóvel, computadores e consolas, e sintonizador de TDT na altura. tudo isso passou a ficar desligado à noite. Intervi também noutro aspecto, como transformar alguns electrodomésticos menos eficientes como uma arca frigorifica já com uns anos, coloquei-lhe um temporizador de forma a que ela só funcionasse 12 horas por dia, o mesmo para o frigorifico, estes aparelhos aguentam bem o frio no interior se estiverem algumas horas desligados.

a factura desceu uns euros, mas continuou uma exorbitância e mesmo assim tive de investir em alguns programadores. Ainda hoje vale a pena, apesar de já só ter uma tartaruga dentro de casa. O problema principal é mesmo o custo da energia que é exorbitante e não podemos fazer nada.

Ainda estudei a hipotese de colocar os aquários a funcionar a energia solar, é possivel, é viável técnica e económicamente, mas tem dois pormenores importantes que me levaram a não avançar, 1º teria de ser eu a fazer tudo e pesquisar onde comprar os melhores equipamentos ao melhor preço, fazer a montagem para mim não era problema, mas era um dispêndio de tempo grande que não tinha, 2º o uso de todo o material limitar-se-ia a cerca de dois anos, idade a partir da qual as tartarugas já podem passar o inverno na rua, pelo que ao fim de pouco tempo todo aquele aparato não me serviria.

acho que a melhor solução é optimizar o funcionamento dos grandes consumidores de energia, como arcas e frigorificos, aquecedores, televisões e ter atenção aos mais pequenos como iluminação, carregadores, transformadores, routers, boxes, isso tudo junto faz mossa na factura.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptySáb 29 Mar 2014 - 19:55

O meu filtro externo é dos grandes e gasta 8W, o q dá 80 cêntimos/mês portanto não vale a pena estar a desligar à noite até porque como foi dito mata as bactérias e assim perde o efeito principal e para isso mais vale até nem ter.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptySáb 29 Mar 2014 - 22:15

Micro-ondas, ferro de engomar, aspirador, máquina de lavar e até um berbequim...

Todos estes equipamentos - que qualquer pessoa tem em casa - gastam á volta de 1000 watts (ou mais) cada vez que estão ligados (depende do equipamento).

Estes sim, têm que ser bem eficientes e cabe-nos a nós não gastar mais do que o estritamente necessário, por exemplo não estar a olhar para a televisão quando se está a engomar, não olhar para a janela ou estar distraído quando se está a aspirar, etc...

(Com isto não estou a contradizer ninguém, estou só a tentar dar uma ajuda para as pessoas perceberem onde gastam energia...) Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Sportinguista_2013
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 129
Localização : Lisboa

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyDom 30 Mar 2014 - 0:29

RP escreveu:
Micro-ondas, ferro de engomar, aspirador, máquina de lavar e até um berbequim...

Todos estes equipamentos - que qualquer pessoa tem em casa - gastam á volta de 1000 watts (ou mais) cada vez que estão ligados (depende do equipamento).

Estes sim, têm que ser bem eficientes e cabe-nos a nós não gastar mais do que o estritamente necessário, por exemplo não estar a olhar para a televisão quando se está a engomar, não olhar para a janela ou estar distraído quando se está a aspirar, etc...

(Com isto não estou a contradizer ninguém, estou só a tentar dar uma ajuda para as pessoas perceberem onde gastam energia...) Wink

Desejo boa sorte e uma boa dose de coragem para quem tentar sugerir esta à minha mãe! Twisted Evil Twisted Evil 

Eu desde de que tenho o candeeiro a LED na secretária, à noite deixei de ter a luz do tecto acesa. Todas as lâmpadas são económicas, excepto a UVB da tartaruga e a fita de LED's do aquário. Confesso que temos toda uma parafrenália de equipamentos ligados, mas lidar com o esparguete que temos vai requerer uma logística de várias horas e muitos temporizadores cyclops  Algo definitivamente a considerar num futuro próximo.

Fiquei curiosa relativamente às arcas frigoríficas. A temperatura não aumenta se a arca estiver desligada? E se aumentar, de manhã quando se volta a ligar não gasta mais energia a baixar a temperatura de novo do que a mantê-la baixa a noite inteira, uma vez que se liga e desliga automaticamente?
No inverno acredito que a diferença seja quase nula, mas no verão penso que esta será uma questão pertinente Wink 

Por falar em verão, por cá adoptou-se a técnica de ter tudo (mesmo tudo, estores, portas, etc) bem fechado durante o dia e abrir as janelas à noite, mas só quando a temperatura na rua é mais baixa do que no interior. Tem funcionado bastante bem, porque assim o calor não entra de dia e dissipa-se para a rua de noite.
Ir para o topo Ir para baixo
Beetle
Iniciante
Iniciante
Beetle


Masculino Mensagens : 335
Localização : Santarém

Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês EmptyDom 30 Mar 2014 - 23:41

é sempre dificil mudar hábitos e mentalidades enraizados há muito, mas acho que uma boa conversa em familia com alguma matemática ao lado a ajudar darão resultados, afinal de contas todos gostam dos bichos e todos querem reduzir ao máximo a factura da electricidade. outro aspecto a ter em conta que não referi anteriormente é ter a tarifa bi-horária e ver se está a ser bem aproveitada e bem adequada às rotinas da casa
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty
MensagemAssunto: Re: Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês   Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Despesas do filtro, termostato e luz uvb por mês
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» filtro e termostato
» Filtro e Termostato "On/Off"
» Filtro e Termostato de Aquaterrario
» filtro submersivel e termostato
» Aquaterrário 40L c/ filtro, termostáto e lâmpada UV-B

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: