Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
plastrão lascado EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
plastrão lascado EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
plastrão lascado EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
plastrão lascado EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
plastrão lascado EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
plastrão lascado EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
plastrão lascado EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
plastrão lascado EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
plastrão lascado EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 plastrão lascado

Ir para baixo 
+6
leonor a
cecilia l.
kilava
norby
SandroA
susana94
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySex 14 Mar 2014 - 16:27

Boa tarde, hoje estava a mudar a água à minha tarta, e quando eu a estava a lavar o plastrão lascou, saiu a lasca de um dos lados da parte traseira. Não está a largar nenhum líquido nessa zona, não sei se é grave e nem sei porque aconteceu..
Outra questão, quando a tartaruga cresce, a parte do meio do plastrão fica mais clara? Devido ao crescimento do plastrão?
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySex 14 Mar 2014 - 16:29

chamada troca de escamas , e ocorre devido ao seu crescimento pelo que nao deves tirar , elas saem sozinhas Smile normal Smile
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySex 14 Mar 2014 - 17:17

Na zona de baixo da tartaruga? Na parte de cima sabia que saiem escamas...mas na parte de baixo acho que não é normal, pois parece que tem uma parte esponjosa
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySex 14 Mar 2014 - 17:23

sera fungos ? mas na parte plastrao ?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySex 14 Mar 2014 - 17:47

Boas Susana,

As placas do plastrao tambem sao substituidas, claro.

Umas fotos poderao ajudar a dizer mais alguma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySex 14 Mar 2014 - 17:54

Eu vou agora tirar fotos e tento postar
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySex 14 Mar 2014 - 18:10

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Conseguem ver a imagem? A parte "lascada" é mesmo na parte de trás, em forma de triângulo, é a parte mais escura, não sei se conseguem perceber pela imagem Neutral 
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySex 14 Mar 2014 - 19:49

No plastrão também se soltam placas.
Se é esponjoso pode ser fungos...essa parte que citas tambem nao tem bom aspecto
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySex 14 Mar 2014 - 21:00

Eu queria que isto com o tempo passasse..não sei do que foi. Eu não sei se é do termostato. Ela dorme sempre em cima dele, e está a 25 graus, mas parece que está muito mais quente do que isso, não sei se é nem sei se não. Estava tudo tão bem, ela cresceu tanto e está tão gordinha que me pareceu tão bem estas semanas, e agora aconteceu-lhe isto.. a água que eu coloco no aquário é água potável, isenta de lixivia..sempre tive cuidado com a água que coloco. Eu mudo a água todas as quintas feiras, não tenho um filtro, mas não acho necessário mudar a água mais vezes..lavo as pedras sempre uma a uma. Não sei se são fungos, mas continuo a ser suspeita que ela se calhar se queimou..não sei mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
cecilia l.
Iniciante
Iniciante
cecilia l.


Feminino Mensagens : 205
Idade : 36
Localização : Porto

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySex 14 Mar 2014 - 21:48

Se dizes que está esponjoso não é bom sinal... a foto também não está muito nitida... que alimentacao lhe dás?
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySáb 15 Mar 2014 - 1:55

Mesmo com as trocas de agua o filtro é imprescidivel. Tens luz uvb no aquario?

Parece-me que tens aí uma infecção e nao apenas fungos... Provavelmente tem os dois, infecção e fungos visto andarem de maos dadas... Filtro é urgente e com uma boa litragem se possível...

Devias levar ao vet asap pk com essa lasca grande que saiu ( e k não me parece as escamas a soltar) tens aí uma entrada excelente de fungos e infecçoes. Banhos de betadine diluido em agua também não lhe faziam mal.
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySáb 15 Mar 2014 - 2:59

Boas!

As trocas de agua são totais? É que não deviam de ser, e limpar pedra a pedra e deixar tudo limpinho pode ser mau para o ciclo da agua no teu aquario..

tens uvb?
Eu pela imagem, com aquela separação nas placas do plastrão apostaria em falta de calcio.. não sei..
Ir para o topo Ir para baixo
xtremeps
Iniciante
Iniciante
xtremeps


Masculino Mensagens : 86
Idade : 34
Localização : Almada

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySáb 15 Mar 2014 - 4:26

De calcio e vitaminas A e D... Eu na minha tartaruga já tinha muitas escamas sobrepostas que não estavam a sair sozinhas e parecia que estava a ficar uma fenda no plastrao... entretanto fui ao veterinário e a tartaruga tinha muitas escamas por sair na carapaça e plastrao. Elas quando são pequenas crescem muito mais rapido e a lampada uvb ganha uma importância ainda maior. Resultado, levou uma injecção de vitaminas e agora já tenho a luz uvb.
Mas o veterinário quando estão assim com sintomas duvidosos é sempre o melhor... isso e arranjares o material todo para ela viver melhor Wink
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySáb 15 Mar 2014 - 9:27

Boas Susana,

Era importante comprender o setup do aquario. Já percebemos que nao tem filtro e que tem termostato. Mas era importante perceber a litragem se tem Uvb e lampada aquecimento e até parte seca.

O filtro é importante para promover a circulaçao da agua e para o ciclo do azoto. Deves ter ai muita acumulaçao de bacterias e sujidade... Essa parte esponjosa pode sair simplesmente com a limpeza com uma escova de dentes (de preferencia já gasta) sobre um fio de agua...

Lê tambem[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySáb 15 Mar 2014 - 13:04

Boa tarde a todos, agradeço imenso as vossas respostas,
Peço desculpa pela qualidade da imagem mas foi a via mais rápida para tirar uma fotografia,
Xtremeps, por acaso a sensação que tenho é a da "fenda no plastrão". Eu "aperto" a carapaça para ver a dureza, se está mole ou não e parece-me bem rígida. Eu dou-lhe sticks, mas ontem comecei a dar-lhe pequenas porções de alface. Ela não tem uma alimentação rica, provavelmente é disso, ela tem tido um crescimento digamos "explosivo", ela chegou a 11 de janeiro de 2014 com 3cm, e está com 4,1cm, no primeiro mês só cresceu 2mm, e de Fevereiro a Março cresceu praticamente 1cm. Ela come mesmo muito, eu tento reduzir os sticks por dia mas ela parece que tem sempre vontade de comer.. que alimentos lhe posso dar ricos em cálcio e saudáveis? Queria variar a alimentação dela..
Em relação ao aquário, tenho parte seca, tenho pedras no aquario, mas ela prefere o termostato, o que a permite ter a carapaça fora da água. Só tenho o termostato, não tenho lampada de aquecimento nem uvb. Agora com a chegada do sol ela apanha luz directa.
Eu mudo a água totalmente porque as tartarugas realmente sujam muito a água.
Em relação à "parte esponjosa", eu não sei bem o que aquilo é, tenho medo de pressionar e a magoar, o que se soltou foi mesmo uma pelicula fininha do plastrão, não é grossa, é mesmo uma pelicula fina. Eu não sei se é uma "escama" a formar-se ou já formada no plastrão. Eu vou informar-me mais, e vou vigiando o plastrão para ver a sua evolução.
Eu acho que é do crescimento rápido dela, na carapaça está tudo bem, já o plastrão deve de se estar a sentir obrigado a esticar devido ao estômago dela encher muito.. digo eu. Vou esperar mais uns dias a ver como ela fica
Ir para o topo Ir para baixo
xtremeps
Iniciante
Iniciante
xtremeps


Masculino Mensagens : 86
Idade : 34
Localização : Almada

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySáb 15 Mar 2014 - 13:22

Estás a pensar exactamente o que estava a pensar...

Eu pensava que lhe estava a dar demasiada comida e reduzi e não fez nada... se ela estivesse a comer muito vias primeiro ela a sair pela carapaça que a rebentar o plastrão...

Fui ao vet por estar preocupado com isso e disseram-me por duas vezes que tinha escamas acumuladas (isso que saiu fininho, mesmo com a descrição que deste, é muito provavelmente para não dizer com certeza uma escama) e que lhe faltava vitamina a estava mesmo com uma hipovitaminose, daí ter levado uma injecção e agora irá levar outra daqui a 14 dias. Aproveitei e dei ás duas.

Quanto à alimentação vê o inamovivel, eu venho cá sempre que tenho dúvidas nisso... ao inicio também dei um bocadinho de alface, mas parei porque li aquilo e porque me disseram que faz mal... não lhe dês alface, provoca diarreias.

Tenta arranjar a luz, porque se ela não apanha luz directa (sem um vidro de uma janela à frente é o mesmo que nada). Mas claro que o Sol é muito muito melhor, mas atenção às correntes de ar, principalmente sendo pequenina ainda...

PS. Mete mais fotos dela Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySáb 15 Mar 2014 - 15:17

Pois.. então acho que a minha teoria de falta de calcio estava correta..

Precisas de luz uvb para manter a pequena saudavel... e luz direta, é sem nada na frente? sem vidro ou assim? Se fores a abrir a janela cuidado com as correntes de ar...

Sobre alimentação.. nada de alface.. couve e vegetais de folha escura.. esquece a alface..
Ir para o topo Ir para baixo
cecilia l.
Iniciante
Iniciante
cecilia l.


Feminino Mensagens : 205
Idade : 36
Localização : Porto

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptySáb 15 Mar 2014 - 23:19

Já tudo foi dito... arranjar rapidamente um filtro... e quanto à alimentacao, elas sao esfomeadas, nos é que temos de regular...
Ir para o topo Ir para baixo
susana94
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 24
Idade : 30
Localização : aveiro

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptyDom 16 Mar 2014 - 23:02

Muito obrigada pela vossa ajuda (: amanhã vou ver se arranjo uma folhinha de couve para lhe dar (;
Sim, meto-a directamente ao sol sem janela a impedir, entretanto ainda é muito cedo para saber se ela está a melhorar ou não, ela está igual em termos de comportamento. Eu vou ter em atenção muitos dos aspectos referidos aqui (; muito muito obrigada a todos
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptyDom 16 Mar 2014 - 23:25

Cuidado com as janelas abertas e as correntes de ar. As tartas sao muito sensíveis a pneumonias. Esta altura do ano é bue perigosa pk achamos sempre que esta mais calor do k o k realmente está e há picos de temperatura bruscos... Basta passar uma nuvem...
Ir para o topo Ir para baixo
Diablo
Iniciante
Iniciante
Diablo


Masculino Mensagens : 6
Idade : 42
Localização : Sintra

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptyTer 8 Jul 2014 - 17:20

boa tarde a todos,sou novo aqui e preciso de ajuda se alguem estiver disponivel agradeço Smile
a cerca de um mes encontrei a minha Godzilla em terra a beira de uma lagoa,estava bastante seca
e com mau aspecto,touxe-a para casa e a carapaça com o tempo foi melhorando,a parte debaixo é
a que estava pior,toda arranhada,anteontem reparei que estava tipo um buraco sem casca,tipo uma parte mole,passei betadine e deixei-a fora de agua umas horas,ja hoje fui passar mais betadine e ao
passar o algodao ao de leve soltou mais 1 bocado ficando outro buraco  Sad ela come bem e anda de
lado para outro sempre bem disposta...
Ir para o topo Ir para baixo
Diablo
Iniciante
Iniciante
Diablo


Masculino Mensagens : 6
Idade : 42
Localização : Sintra

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptyTer 8 Jul 2014 - 19:36

boas,tenho a minha Godzilla a cerca de 1 mes e pouco encontrei-a a beira de uma lagoa e estava em mau estado,muito seca e com a carapaça toda lascada e a parte de baixo muito pior e agora começou a abrir buracos nas partes mais lascadas isto na barriga :S estou a meter betadine mas nao sei se vai ficar boa tem apetite e esta sempre desperta
Ir para o topo Ir para baixo
leonardo mengue
Iniciante
Iniciante
leonardo mengue


Mensagens : 50
Localização : porto alegre

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptyQua 9 Jul 2014 - 14:44

pois é sabes o tamanho dela? ela ja devia estar assim na lagoa aonde voce a encontrou , sabes se o lago aonde ela esta era povoado ? o melhor seria leva-la ao veterinario ou coloca-la aonde voce encontrou onde ela ja era acostumada a viver assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Diablo
Iniciante
Iniciante
Diablo


Masculino Mensagens : 6
Idade : 42
Localização : Sintra

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptyQui 10 Jul 2014 - 15:49

pois... acho que ela foi mesmo la deixado pois as que la estavam,estavam todas na agua e eram todas iguais,a minha estava em terra e eu muito mau estado,melhorou bastante mas agora o que estava lascalo esta a abrir buraco... ja estou a fazer tratamento espero que melhore. tem 15cm e 3 bicos na carapaça
Ir para o topo Ir para baixo
Diablo
Iniciante
Iniciante
Diablo


Masculino Mensagens : 6
Idade : 42
Localização : Sintra

plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado EmptyQui 10 Jul 2014 - 15:53

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





plastrão lascado Empty
MensagemAssunto: Re: plastrão lascado   plastrão lascado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
plastrão lascado
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda PLEASE! Plastrão rachado no meio.
» mancha branca no plastrão...ajuda
» Crescimento e manchas no plastrao
» Podridão na carapaça/plastrão
» Gosma gelatinosa no plastrao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: