| Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? | |
|
+4Sofia OD tyutry RubenPalhinhas kilava 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
kilava Membro Regular
| Assunto: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Dom 17 Nov 2013 - 15:35 | |
| Boas, aqui em Lisboa as minhas tartarugas estão actualmente no lago, mas ainda não estão a hibernar...
E as vossas que estão em lagos, já estão? | |
|
| |
RubenPalhinhas Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Dom 17 Nov 2013 - 22:49 | |
| Eu moro no Barreiro, as minhas que estão no lago penso que já estão, nunca as vejo cá fora, volta e meia é que vejo uma ou outra cabecinha a vir respirar, mas muito raramente mesmo, comida já experimentei dar lhes, mas nem lhe tocaram, ficou toda a boiar. | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Seg 18 Nov 2013 - 14:13 | |
| a minha taratruga ja esta ja nao vem comer e nao a vejo fora de agua. | |
|
| |
Sofia OD Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Seg 18 Nov 2013 - 16:40 | |
| As minhas já só veem cuscar quando há muito barulho cá fora, de resto andam debaixo de água | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Seg 18 Nov 2013 - 19:28 | |
| as minhas ainda vem ca fora ontem vi uma que nao vi a dias ca fora a tentar apanhar sol mas tava nublado provavelmente porque estava mais quente ca fora do que la dentro as outras duas tambem continuam activas dentro de agua...
POrtanto:
Barcelos - Check Aveiro - not check Lisboa - Not check Barreiro - Not check | |
|
| |
RMP Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 12 Dez 2013 - 23:31 | |
| A minha elegans já está a hibernar. À coisa de uma semana, ainda a vi a aproveitar o sol, saindo do lago. Agora está no fundo do lago, com o pescoço esticado e as patas também. De vez em quando mexe-se, mas sem nadar | |
|
| |
Sofia OD Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Sex 13 Dez 2013 - 0:10 | |
| As minhas continuam a vir cá fora.. | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Sex 13 Dez 2013 - 10:59 | |
| Uma semana depois do São Martinho. Mas a hibernação não é algo linear, porque a temperatura não é contínua, e subindo, o comportamento das tartarugas muda de imediato. Apesar do país ser pequeno as temperaturas variam muito, e se há quem tenha temperaturas amenas, neste momento também há, quem tenha os lagos gelados. | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qua 1 Jan 2014 - 21:59 | |
| Hoje apanhei as minhas tartarugas cá fora, continuam sem hibernar | |
|
| |
RMP Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 2 Jan 2014 - 11:27 | |
| Eu apanhei a minha cá fora pela manhã (dia 30 de Dezembro). Quando chove e o tempo está mais frio, ele vai para o fundo do lago. Quando está mais quente, costuma sair e passeia Já não se alimenta desde o final de Outubro. | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 2 Jan 2014 - 16:45 | |
| Não sabia que com este frio ainda tem espertinhas a passear ca fora :O
Voces sabem +/- as temperaturas que elas precisam para hibernarem totalmente? | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 2 Jan 2014 - 16:53 | |
| Eu acho que muita gente quando ouve falar em hibernação, pensam que é uma coisa automática, em que elas adormecem no inverno e só voltam a acordar na primavera.
As tartarugas "dançam" na hibernação consoante a "música" que as temperaturas lhes derem. Tem tudo unicamente a ver com as temperaturas, e não com o facto de estarmos em outubro, dezembro ou fevereiro. As temperaturas descem elas hibernam, as temperaturas sobem elas tornam-se ativas.
E o país é muito pequeno, mas as diferenças de temperaturas são imensas. Como disse antes, no início de dezembro já havia quem tivesse os lagos bem grandes congelados. | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 2 Jan 2014 - 17:02 | |
| Obrigado pela explicação Konigvs! Pois percebo.. mas pensava que elas hibernavam mal viesse frio como disses te uma coisa quase "automática" ... Mas a minha preocupação é.. tem aquelas que nao comem desde Outubro, como por exemplo a tartaruga do RMP ... elas aguentam bem sem comer? as adultas? Bom com as temperaturas baixas tb elas devem abrandar o metabolismo... o que as deve ajudar a suportar o Inverno, ativas e sem comer | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 2 Jan 2014 - 17:15 | |
| Baixando dos 15º é automático deixarem de comer e não mais voltam a comer enquanto as temperaturas não subirem, e isso tanto pode ser fevereiro como março. Isso é normal. Depois ao longo destes meses o metabolismo vai andando ao sabor das temperaturas.
Ainda hoje, chove imenso mas as temperaturas subiram porque o tempo está de sul, de imediato elas vieram para a tona da água ver o que se passava.
Estando muito frio, permanecem no fundo do lago quase imóveis a maioria do tempo. A não ser que algo de errado se passe (doença subnutrição), a hibernação é um processo absolutamente normal, e claro que aguentam todos esses meses sem comer. | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 2 Jan 2014 - 17:21 | |
| Porreiro Eu vi no eu blog que elas tavam a passear ca fora no fim do ano Foi para ver o fogo xD Ainda bem que elas aguentam São bichos bastante resistentes Elas devem gostar da chuva.. lembro me de ver ou no teu topico ou no blog, elas ca fora a apanhar chuva Deve ser bonito de ver! | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 2 Jan 2014 - 18:03 | |
| Eu acho que os repteis em geral são animais muito resistentes. Aliás, muitas espécies de tartarugas, milhões de anos depois, estão agora em vias de extinção devido a um único culpado que é o homem.
Em relação à chuva é relativo, já vi algumas a correr para o lago mal começa a chover, como outras ficam ali a apanhá-la despreocupadas. A diferença entre estar no lago e estar à chuva também não me parece muita, mas elas é que sabem! | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 2 Jan 2014 - 18:42 | |
| Pois sao.. resistentes em muitos aspetos! Infelizmente o homem estraga o equilibrio da natureza :/ Sobre a chuva, deve ser mesmo giro ve las a apanhar chuva mas como dizes é o que lhes da na cabeça xD elas é que sabem! | |
|
| |
RMP Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 2 Jan 2014 - 19:39 | |
| O que eu noto na minha minha, é que quando chove e se tiver frio, vai para o fundo do lago. Se estiver mais quente sai do lago. Se tiver chuva e com uma temperatura amena, ela vai para fora do lago, apesar de não esticar as patas, como acontece quando está sol Há quem faça a hibernação delas, em "frigoríficos". É mais saudável, porque no nosso país, dificilmente hibernam totalmente. | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 2 Jan 2014 - 21:33 | |
| Bem pelos vistos não sou o único, só estou preocupado porque neste estado de semi-hibernação gastam mais energias do que seria suposto e também acho que elas só hibernam mesmo se a temperatura de agua for inferior a 10º graus ou próximo disso.
Creio que os frigoríficos é apenas para as terrestre para aquáticas nunca vi e desconfio que dentro do frigorífico possam desidratar creio eu em relação às aquáticas...não tenho certezas... | |
|
| |
RMP Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qui 2 Jan 2014 - 22:26 | |
| As tartarugas hibernam mesmo quando as temperaturas estão a 3-5 graus, dependendo claro está das espécies em questão e de alguns factores como a idade, alimentação, alojamento. Sim, os frigoríficos é mais para terrestres e semi-aquáticas. O problema das aquáticas é que precisas de um frigorífico de grandes dimensões por causa da desidratação. Era um boa experiência para algum membro do fórum uma experiência arriscada, mas uma boa experiência. | |
|
| |
Osafi Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qua 8 Jan 2014 - 21:18 | |
| Eu também ando preocupada com a minha tarta Ela não está em lago mas o aqua está lá fora. Este ano ainda não hibernou... Não come nada desde Novembro mas mantém-se activa. Já a vi um ou outro dia a "dormir" e pensei boa é desta que ela hibernou! mas no dia seguinte ou um dia depois já anda a nadar feita maluca em nenhum outro ano passou tanto tempo sem comer e activa por isso estou a ficar preocupada.. compro um termostato e passo-a para dentro de casa ou deixo-a lá fora na vida dela? | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qua 8 Jan 2014 - 23:15 | |
| Que idade tem ela, bem se ja la ta fora e deixa la la fora faz lhes bem hibernar ou semi hibernar neste caso...o inverno so vai no inicio... | |
|
| |
Osafi Iniciante
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? Qua 8 Jan 2014 - 23:39 | |
| Não é nova, já deve ter os seus 10 ou 11 anos. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? | |
| |
|
| |
| Alguém já tem as suas tartarugas a hibernar em lagos? | |
|