| Termostato | |
|
+5Ryuuku blopes tyutry joma EduGomes 9 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
EduGomes Iniciante
| Assunto: Termostato Qui 31 Out 2013 - 16:58 | |
| Olá, a todos.
Surgiu-me uma dúvida. O meu anterior termostato avariou e vou comprar um novo.
Há problema de num aquário de 20L pôr um termostato de 100W? Não será demasiado? O anterior era de 25W, mas já que vou comprar outro, invisto e fica para uma nova mudança de aquário, quando crescerem.
Obrigada! | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qui 31 Out 2013 - 19:36 | |
| Se for termostato como o nome diz, não vai haver problema nenhum, pois ele vai ligar quando a temperatura desce abaixo de um patamar predefenido a fim de repor a temperatura no valor desejado tal como qualquer outro termostato, a diferença para os outros com menor potência, é que para o mesmo número de litros do aquário, ele vai precisar de menos tempo para repor a temperatura. Mesmo em termos de consumo (W/h), a diferença não deve ser grande para termostatos equivalentes de menor potência. | |
|
| |
EduGomes Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qui 31 Out 2013 - 19:38 | |
| Essa questão do consumo também é importante. Deve gastar mais um pedaço. | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qui 31 Out 2013 - 19:47 | |
| - EduGomes escreveu:
- Essa questão do consumo também é importante. Deve gastar mais um pedaço.
Teoricamente não. Pois como eu estava à pouco a referir ele vai estar menos tempo ligado que um de menor potência. E esse tempo será proporcional às respectivas potências. Eu também vou instalar um 100w num aqua 40x20x30. | |
|
| |
EduGomes Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qui 31 Out 2013 - 19:48 | |
| Muito obrigada, Jorge Mota. Provavelmente irei optar pelo de 100W, até porque tem protecção à volta e isso satisfaz-me, porque ontem andava aqui a ler tópicos antigos e soube uma tartaruga que morreu presa no termostato. | |
|
| |
EduGomes Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Ter 5 Nov 2013 - 11:53 | |
| Há um problema, nenhum dos termostatos que encontro pode ser colocado na horizontal, MAS pelas fotos que vejo aqui no fórum, quase todos os membros põem os termostatos nessa posição.
A minha dúvida é: os vossos não têm lá a indicação que só devem ser colocados na vertical? Há alguns, em supermercados, que nem fazem referência a isso | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Ter 5 Nov 2013 - 12:26 | |
| Eu tenho um Eheim 100w e um Resun 100w, o primeiro está na diagonal e o segundo está na horizontal. Desde que o possamos submergir totalmente como acontece com a generalidade dos termóstatos, se não disser nada nas instruções em contrário, podemos colocar na horizontal sem problema.
PS: Estou muito contente com o Resun 100w, que tenho à pouco tempo. Acho até o regulador do termóstato mais fidedigno que o do Eheim por incrível que pareça, e o próprio termóstato é mais pequeno. | |
|
| |
EduGomes Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Ter 5 Nov 2013 - 12:29 | |
| Acho que vou comprar um de 50W da Sea Star, na Hora de Roer. | |
|
| |
EduGomes Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Ter 5 Nov 2013 - 12:54 | |
| | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Termostato Ter 5 Nov 2013 - 13:53 | |
| eu tenho os meus termoestatos na vertical todos submersos e nunca tive problemas. mas deves ler sempre o manual de instruções para saberes se o teu da para estar todo dentro de agua. | |
|
| |
blopes Membro Regular
| Assunto: Re: Termostato Ter 5 Nov 2013 - 14:04 | |
| Os meus estão na horizontal! Mas em tudo se deve ler o manual de instruções ou as especificações. | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Ter 5 Nov 2013 - 15:22 | |
| É assim, la no termostato normalmente indica o minimo que a agua tem de dar.. tem de dar, no minimo por aquele risco! O maximo é o que ta nas instruções, normalmente podem tar submersos até certa profundidade O meu ta submerso, mas ja experimentei das duas maneiras, vertical, horizontal e diagonal, e vai dar ao mesmo | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Ter 5 Nov 2013 - 15:44 | |
| - EduGomes escreveu:
- Joma, envie-lhe PM.
Já respondi. Não é preciso ter medo por submergir totalmente o Termóstato. E depois de submerso, na vertical ou na horizontal tanto faz. Eventualmente se o aquário for muito alto e colocar-mos o Termóstato no fundo, poderá haver problemas com a estanquicidade do mesmo devido ao peso da coluna de água e respectiva pressão. O que não é o caso da generalidade dos aquaterrários. | |
|
| |
Marcos1989 Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Ter 5 Nov 2013 - 21:50 | |
| se fores comprar um termostato de 100W para 20 litros o termostato vai ficar desregulado (falo por experiência própria), aconselho-te a comprar um de 50 w no máximo.
Última edição por Marcos1989 em Ter 5 Nov 2013 - 23:17, editado 2 vez(es) | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Ter 5 Nov 2013 - 22:22 | |
| Fica desregulado sim Marcos! ... Quando pensava adquirir a chinemis, eu tinha criado um pequeno aquaterrario, mt pequeno mesmo, devia levar uns 10l.. e tinha la um termostato de 100w, e tinha a 16º ... e a agua tava sempre a 29º perto disso... :/ | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: Termostato Ter 5 Nov 2013 - 22:26 | |
| por isso e que os temoestatos nas caixas indicam qual o limite de litros recomendado para o termoestato... | |
|
| |
EduGomes Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qua 6 Nov 2013 - 15:56 | |
| Ainda bem que me alertam para essa situação, não tinha ideia que ficava desregulado, mas, sim, faz sentido. Obrigada! Vou ter de considerar a opção dos 50W, assim sendo. Estava inclinada para um de 100W, da mesma marca que o Joma indicou, mas se não houver de 50W vou ter de considerar outro.
Obrigada a todos! | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qua 6 Nov 2013 - 18:35 | |
| - Marcos1989 escreveu:
- se fores comprar um termostato de 100W para 20 litros o termostato vai ficar desregulado (falo por experiência própria), aconselho-te a comprar um de 50 w no máximo.
Parece-me que houve aí outro problema qualquer ... O principio do termostato tem a ver com a maior ou menor resistência que determinados metais apresentam à passagem da corrente elétrica, conforme a temperatura a que estão. Em termos "lato sensu" é essa resistência que vai permitir ou não a passagem de corrente elétrica para a outra resistência (aquele fio visível quando o termostato é de vidro) que vai "libertar" o calor, logo será muito difícil qualquer correlação entre o volume de água e o funcionamento do termostato, desde que este esteja submerso a fim de dissipar o calor produzido. | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qua 6 Nov 2013 - 18:38 | |
| - kilavaaa escreveu:
- por isso e que os termostatos nas caixas indicam qual o limite de litros recomendado para o termoestato...
Apresentam o valor máximo de água, para que aquele termóstato é eficiente, não o mínimo, penso eu. Isto porque se a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura de água desejada for muito grande, o calor gerado por um termostáto com uma potência muito inferior a 1W / Lt, não conseguirá compensar as perdas por transferência térmica ocorridas quer à superfície, quer mesmo através dos vidros (pois estes também são condutores de calor). De qualquer forma sempre usei termóstatos sobre-dimensionados sem qualquer problema. | |
|
| |
EduGomes Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qua 6 Nov 2013 - 19:03 | |
| Por acaso liguei para a pet4u e coloquei a questão da "desregulação se o termostato for bastante potente em relação ao nº de L" e o senhor disse-me que isso não tem nada a ver. Posso perfeitamente comprar um de 100W para um aquário de 20L, até porque vou gastar menos energia já que estará menos tempo a trabalhar. Dito pelo senhor que está a fazer a sua parte de vendedor e que por acaso tem outros de 50W mais caros e mesmo assim disse-me que posso perfeitamente adquirir esse de 100W (mais barato, marca Resun). | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qua 6 Nov 2013 - 19:43 | |
| - EduGomes escreveu:
- Por acaso liguei para a pet4u e coloquei a questão da "desregulação se o termostato for bastante potente em relação ao nº de L" e o senhor disse-me que isso não tem nada a ver. Posso perfeitamente comprar um de 100W para um aquário de 20L, até porque vou gastar menos energia já que estará menos tempo a trabalhar. Dito pelo senhor que está a fazer a sua parte de vendedor e que por acaso tem outros de 50W mais caros e mesmo assim disse-me que posso perfeitamente adquirir esse de 100W (mais barato, marca Resun).
Concordo com o que o Sr. da Pet4You, apenas acho que o ganho no consumo a existir não será muito significativo. Ou seja, não seria por isso que me levaria a escolher um ou outro. Uma coisa que aprecio no Resun 100w, é a precisão do termóstato. Com cerca de 12Lt tenho-o regulado para 26ºC, e o termómetro confirma. Ao passo que no Eheim 100w que tenho para 72Lt tenho que o ter regulado para 24 / 25ºC para que o Aquário esteja a 26.5 / 27ºC. | |
|
| |
EduGomes Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qua 6 Nov 2013 - 19:45 | |
| Acho que vou encomendar esse (Resun 100W). Chegou direitinho a casa, sem qualquer estrago? | |
|
| |
J.Santos Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qua 6 Nov 2013 - 19:59 | |
| - joma escreveu:
- termómetro confirma. Ao passo que no Eheim 100w que tenho para 72Lt tenho que o ter regulado para 24 / 25ºC para que o Aquário esteja a 26.5 / 27ºC.
Comigo acontece exactamente a mesma coisa, tenho-o regulado para os 24ºC e a agua está a 26ºC, so que o meu é de 50W e está num aquário de 37l | |
|
| |
Marcos1989 Iniciante
| Assunto: Re: Termostato Qua 6 Nov 2013 - 20:43 | |
| epah não sei, comigo aconteceu isso e o termostato está em plenas condições, está neste momento a trabalhar num aquario com litragem adequada para o mesmo e nunca mais aconteceu.. e conheço pessoas que acontece o mesmo.. Eu também tenho um termostato de 100w para uns 70 litros e trabalha na perfeição. Agora um termostato de 100w para um de 20 eu mantenho a minha opinião e não aconselho, desconheço as razões mas com base na minha experiência e na opinião de varias pessoas, a agua nunca fica nas temperaturas desejadas. | |
|
| |
smokinadjoy Membro Regular
| Assunto: Re: Termostato Qua 6 Nov 2013 - 20:48 | |
| Sim,por exemplo eu tenho uns 50 litros de água e uso um de 100w,para dar os 24 graus tenho que ajustar o termostato para 22 graus,mas tambem podes jogar com isso,compras de 100w e vês quando tens que por no termostato para dar a temperatura que queres | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Termostato | |
| |
|
| |
| Termostato | |
|