Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Mensagem de conscientização e posse responsável.

Ir para baixo 
+3
Konigvs
moraes
Camila das Tartarugas
7 participantes
AutorMensagem
Camila das Tartarugas
Iniciante
Iniciante
Camila das Tartarugas


Feminino Mensagens : 2
Idade : 36
Localização : Porto Alegre/RS - BR

Mensagem de conscientização e posse responsável. Empty
MensagemAssunto: Mensagem de conscientização e posse responsável.   Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyDom 28 Abr 2013 - 1:56

Percebemos que há uma grande quantidade de protetores dedicados a cães, gatos, cavalos e etc... Mas há uma espécie muito pequenina que também sofre um enorme índice de abandono e quase ninguém percebe: as TARTARUGAS! Essas maravilhosas criaturinhas sofrem em silêncio, pois ao contrário de muitos outros animais não costumam emitir sons quando estão com fome, frio ou medo.
Nas lojas geralmente os vendedores garantem que esses bichanos não crescem e exigem poucos cuidados, uma informação equivocada. Tartarugas tigre d'água (tanto a americana quanto a brasileira) crescem até uns 25 cm de casco e sua expectativa de vida é uns 60 anos! Além de precisarem de espaço para se desenvolver, alimentação balanceada, alguns minutos diários de exposição ao sol e aquecedor durante o inverno, elas também são muito afetuosas.
Antes de comprar uma tartaruguinha (melhor adotar), pense se você irá ter espaço suficiente para quando ela chegar ao seu tamanho adulto (por volta dos 10 anos), disponibilidade para ter um bom filtro e/ou trocar a água do "viveiro" com frequência (a água delas pode ficar com um odor bem desagradável), cuidar da sua alimentação (ração, verduras, frutas e não somente os "camarõezinhos" - muitas tartarugas morrem por desnutrição), levar ao veterinário quando necessário (os vets de tartarugas são mais caros) e como manter ela durante toda sua longa vida (uns 60 anos)! MUITAS TARTARUGAS SÃO ABANDONADAS NOS LAGUINHOS DE PARQUES PORQUE CRESCERAM DEMAIS OU ESTAVAM FAZENDO MUITA SUJEIRA, OUTRAS MORREM PRECOSSEMENTE DEVIDO A DESNUTRIÇÃO E/OU FALTA DE ESPAÇO. Tenho atualmente 8 tartarugas em casa, 7 delas suas antigas famílias não as queriam mais, a maioria quase foi abandonada num parque. Sem calcular as várias outras que recolhi e encaminhei para novos lares...
Atualmente é proibida a comercialização da tigre d’água americana (trachemys scripta elegans), também conhecida como tartaruga de orelhas vermelhas, pois muitos espécimes foram abandonados em nossos rios e lagos causando um grave desequilíbrio ecológico. A tigre d’água nacional (trachemys dorbignyi) passou a ser comercializada com a autorização do IBAMA quando oriunda de criadouros autorizados e microchipada , assim em caso de abandono não haverá impacto ambiental e ainda será possível localizar o responsável. LEMBRE-SE ABANDONAR ANIMAIS É CRIME, DENUNCIE!
Ir para o topo Ir para baixo
moraes
Iniciante
Iniciante
moraes


Masculino Mensagens : 251
Idade : 37
Localização : pindamonhangaba sp brasil

Mensagem de conscientização e posse responsável. Empty
MensagemAssunto: Re: Mensagem de conscientização e posse responsável.   Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyDom 28 Abr 2013 - 15:06

isso aee
Mensagem de conscientização e posse responsável. Curtira
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Mensagem de conscientização e posse responsável. Empty
MensagemAssunto: Re: Mensagem de conscientização e posse responsável.   Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyDom 28 Abr 2013 - 15:32

Este é um tema a meu ver bastante importante, o da compra inconsciente e quase irresponsável de animais de estimação, e especificamente no que nos diz respeito, as tartarugas, que depois muitas vezes acabam em centros de acolhimento ou abandonadas na natureza.

Ainda há uns dias, por exemplo, uma vizinha minha, veio-me perguntar sobre a hibernação, porque acha que uma tartaruga das netas que estava morta, e pelas poucas perguntas que fiz parece-me que pouco ou nada sabiam sobre hibernação e os cuidados mínimos para o bem estar de tartarugas pequenas. Assim é normal que as coisas possam não correr bem.

Por achar uma questão importante já dediquei uma mensagem no blog porque creio que consciencializar as pessoas nunca é demais.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Helder & Ana
Iniciante
Iniciante
Helder & Ana


Masculino Mensagens : 231
Idade : 39
Localização : Porto

Mensagem de conscientização e posse responsável. Empty
MensagemAssunto: Re: Mensagem de conscientização e posse responsável.   Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyDom 28 Abr 2013 - 17:38

Gostei muito do que acabei de ler... isso é uma mensagem que deveria ser passada por todas lojas de animais...
Mas eu acho que não há fiscalização nenhuma e loja de animais as pessoas não têm noção básica nem sabem o que estão a vender há ainda muita falta de informação tanto de quem vende como de quem compra...

Ainda há muito a fazer
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Mensagem de conscientização e posse responsável. Empty
MensagemAssunto: Re: Mensagem de conscientização e posse responsável.   Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyDom 28 Abr 2013 - 18:41

Este tema já foi por aqui abordado até penso que exista um tópico extenso acerca disso, mas não tenho certeza.

A minha opinião mantem-se... As pessoas não sabem e não querem saber, mas quando temos lojas de animais, que deviam dar o exemplo, a cometer barbaridades, não se pode pedir muito mais. O exemplo devia começar pelos locais onde se adquire os animais, é simples (não seria tudo, mas seria essencial). Mas a maioria das lojas de animais vê nestes uma fonte de lucro e nada mais, não lhes interessa saber acerca do que vendem, o que interessa é vender e por isso mesmo tambem é melhor dizer que um animal não cresce e que não precisa de cuidados porque mais depressa os clientes se interessam e até compram mais que uma.

Á pouco tempo entrei numa loja de animais, senao me engano era no montijo, onde tinham no mesmo terrário uma Horsfieldii e uma Carbonaria. Como é possivel juntarem 2 espécies de origens diferentes e com necessidades tão opostas? Uma precisa de seco, outra precisa de humidade, acho que qualquer pessoa percebe que ter estas duas condições no mesmo terrário é impossivel. E não vou entrar na parte das doenças que uma pode transmitir a outra, porque desse departamento não percebo, mas pelo menos sei (e quem as vende tambem deveria saber) que tartarugas de origens diferentes podem transmitir doenças para as quais, as receptoras não têm defesas nem um organismo que as "tolere". Tornando-se muito grave ou fatal.

Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Mensagem de conscientização e posse responsável. Empty
MensagemAssunto: Re: Mensagem de conscientização e posse responsável.   Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyDom 28 Abr 2013 - 20:04

É um tema muito complexo.Nem todas as pessoas têm a mesma mentalidade e nem todas as pessoas gostam de animais.
Mas deveriam ter respeito pois sao seres vivos!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Mensagem de conscientização e posse responsável. Empty
MensagemAssunto: Re: Mensagem de conscientização e posse responsável.   Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptyDom 28 Abr 2013 - 20:52

Eu mesmo estou sempre a dizer que não podemos generalizar, e existirão bons e maus profissionais em quase todos os ramos, mas quando estamos a falar de um negócio em que se ganhar dinheiro nas vendas é complicado, porque o que interessa é mesmo vender. E tanto se engana quando se tenta vender um carro a cair de podre mas diz-se que está em ótimas condições, ou tenta-se impingir aos velhos que com o fim do sinal analógico só podem ver televisão com MEO ou ZON (ou outra) ou diz-se que as tartarugas pouco ou nada crescem para faturarem mais algum.

Como disse, não quero julgar, porque certamente existirão pessoas conscienciosas mas já não é a primeira nem segunda pessoa que me diz que há "tartarugas que não crescem" e mesmo depois de eu ter dito que não conheço muitas espécies e nem sei o que se vende mas que estranho isso de não crescerem, dizem-me "ah disseram-me lá na loja de animais que têm lá umas que não crescem e ficam sempre pequeninas"...

Mas a maior culpa a meu ver não é só de quem vende. Não temos de esperar que as lojas venham ser a consciência de quem compra não é? Quando alguém entra numa loja e compra uma peça que lhe fica mal, o lojista não diz à pessoa "vai mesmo levar isso? é que isso fica-lhe mesmo mal!" Ou quando alguém faz um empréstimo pessoal e fica a pagar 20 ou 30% de juros, a financeira não lhe vai dizer "olhe, não quer pensar melhor? já viu o que lhe vamos roubar?" Ou em campanha eleitoral também nunca ouviu nenhum político a dizer que vai roubar salários a torto e a direito ou que vai roubar direitos pois não?! Diz que tudo vai ser um mar de rosa - tal e qual como na compra de uma tartaruga. Não crescem e é tudo muito simples.

No meu entender a maior culpa tem de ser atribuída a quem compra, que não se informa, e compra um animal, seja tartaruga ou outro, como quem compra mais um brinquedo qualquer.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Mensagem de conscientização e posse responsável. Empty
MensagemAssunto: Re: Mensagem de conscientização e posse responsável.   Mensagem de conscientização e posse responsável. EmptySeg 29 Abr 2013 - 13:29

Konigvs escreveu:
Eu mesmo estou sempre a dizer que não podemos generalizar, e existirão bons e maus profissionais em quase todos os ramos, mas quando estamos a falar de um negócio em que se ganhar dinheiro nas vendas é complicado, porque o que interessa é mesmo vender. E tanto se engana quando se tenta vender um carro a cair de podre mas diz-se que está em ótimas condições, ou tenta-se impingir aos velhos que com o fim do sinal analógico só podem ver televisão com MEO ou ZON (ou outra) ou diz-se que as tartarugas pouco ou nada crescem para faturarem mais algum.

Como disse, não quero julgar, porque certamente existirão pessoas conscienciosas mas já não é a primeira nem segunda pessoa que me diz que há "tartarugas que não crescem" e mesmo depois de eu ter dito que não conheço muitas espécies e nem sei o que se vende mas que estranho isso de não crescerem, dizem-me "ah disseram-me lá na loja de animais que têm lá umas que não crescem e ficam sempre pequeninas"...

Mas a maior culpa a meu ver não é só de quem vende. Não temos de esperar que as lojas venham ser a consciência de quem compra não é? Quando alguém entra numa loja e compra uma peça que lhe fica mal, o lojista não diz à pessoa "vai mesmo levar isso? é que isso fica-lhe mesmo mal!" Ou quando alguém faz um empréstimo pessoal e fica a pagar 20 ou 30% de juros, a financeira não lhe vai dizer "olhe, não quer pensar melhor? já viu o que lhe vamos roubar?" Ou em campanha eleitoral também nunca ouviu nenhum político a dizer que vai roubar salários a torto e a direito ou que vai roubar direitos pois não?! Diz que tudo vai ser um mar de rosa - tal e qual como na compra de uma tartaruga. Não crescem e é tudo muito simples.

No meu entender a maior culpa tem de ser atribuída a quem compra, que não se informa, e compra um animal, seja tartaruga ou outro, como quem compra mais um brinquedo qualquer.


não diria melhor Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mensagem de conscientização e posse responsável. Empty
MensagemAssunto: Re: Mensagem de conscientização e posse responsável.   Mensagem de conscientização e posse responsável. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mensagem de conscientização e posse responsável.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Adopção responsável de tartaruga
» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Outros assuntos relacionados com tartarugas-
Ir para: