Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Dúvida sobre Comportamento EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Dúvida sobre Comportamento EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Dúvida sobre Comportamento EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Dúvida sobre Comportamento EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Dúvida sobre Comportamento EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Dúvida sobre Comportamento EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Dúvida sobre Comportamento EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Dúvida sobre Comportamento EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Dúvida sobre Comportamento EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Dúvida sobre Comportamento

Ir para baixo 
+2
neco_leo
Sofia OD
6 participantes
AutorMensagem
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 32
Localização : Ílhavo-Aveiro

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptySáb 22 Set 2012 - 11:51

Boa tarde,

Uma das minhas tartarugas (Pseudemys concinna concinna) está a ter um comportamento muito estranho....
Já a tinha visto a fixar o olhar à outra tartaruga, mas pensei que fosse normal...

Ontem eu andava a trabalhar no pátio já de noite, hora em que normalmente elas estão a dormir..
Uma das minhas gatas estava em cima de uma pedra dentro do lago a brincar com um caracol, e eu fui lá para a tirar...
A Honu (Pseudemys) estava a olhar para a gata e recolheu-se quando tirei a gata e o caracol.. De repente fixa muito o olhar na Ruby (Trachemys), começa a esticar as patas de trás e o rabo e a parte de trás começa a levantar-se como se quisesse parecer maior..
A Ruby assustou-se comigo e fugiu e eu assustada tirei a Honu do lago... Estava normal, como se nada se tivesse passado..
Ontem ainda falei com 2 membros do fórum, mas também não sabem o que terá sido, o que não me faltaram foi suposições..
Seria ela a espreguiçar-se?
Estaria doente?
Estaria a morrer?
Seria sono e estaria a adormecer?
Agressividade?

Pois bem, hoje de manhã, eram perto das 8h da manhã estava a fazer a vida dela normal, a comer os jacintos e a andar pelo lago..
Agora ao meio dia comecei a dar comida aos peixes (dou sempre primeiro para que depois não liguem tanto ao das tartarugas), e a Honu teve exactamente a mesma atitude!
Fixou o olhar na Ruby, tentou que a cabeça dela ficasse mais alta e o pescoço todo esticado, as patas de trás e o rabo completamente esticados e a parte de trás começou a levantar!...
Depois agarrei na Honu e afastei-a um pouco e pus comida às duas, pus "Sera carnivor" que são os sticks que a Ruby mais gosta e ela manteve-se quietinha e meia recolhida na carapaça no fundo do lago enquanto a Honu esteve a comer à vontade...
Pus a Honu na outra ponta do lago com jacintos e sticks para se entreter e a Ruby meia tímida começou a comer...

Será um género de bullying entre tartarugas?!

Obrigada


Última edição por Sofia OD em Ter 9 Jul 2013 - 21:28, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 32
Localização : Ílhavo-Aveiro

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptySáb 22 Set 2012 - 11:57

Não consegui tirar nenhuma foto, mas a atitude era idêntica à desta foto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Apesar da Honu não estar em cima da Ruby nem a tocar-lhe, estava com um ar dominante, enquanto a Ruby estava exactamente como a tartaruga debaixo da foto está... Mais ou menos recolhida e muito quieta...

Se for mesmo agressividade/dominância, o normal não seria ser ao contrário?!...

Elas foram compradas as duas bebés e mantidas sempre no mesmo espaço, desde que vieram para minha casa também estiveram sempre juntas...
Ir para o topo Ir para baixo
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 32
Localização : Ílhavo-Aveiro

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptyDom 23 Set 2012 - 11:57

Alguém sabe o porquê deste comportamento?..
Ir para o topo Ir para baixo
neco_leo
Iniciante
Iniciante
neco_leo


Masculino Mensagens : 293
Idade : 27
Localização : Cercal do Alentejo

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptyDom 23 Set 2012 - 15:05

Essa posição que referiste das patas de tras esticadas , pescoço levantado etc.. a minha faz isso quando está a apanhar sol sempre praitcamente.

Mas se ela faz isso a olhar para a outra nao sei o que possa ser scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 32
Localização : Ílhavo-Aveiro

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptyDom 23 Set 2012 - 16:11

Mas não tem nada a ver com a postura a apanhar sol..
Aí elas estão relaxadas e esticam as patas, a minha tem uma postura mais dominante e nada de relaxada...

Mas obrigada na mesma! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptyDom 23 Set 2012 - 16:12

O olhar fixo conheço bem, e sim pode ser alguma questão territorial. Ou então são gases Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 32
Localização : Ílhavo-Aveiro

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptySeg 24 Set 2012 - 11:29

loool, a sério?!

Eu pelo menos "bolhinhas" não vi... Laughing

Bem, até hoje não se repetiu o comportamento, sei que só passaram 2 dias, mas hoje fiz mesmo de propósito e fiz com que elas se juntassem na altura da alimentação e cada uma comia os seus sticks sem problema... Pode ter sido por ainda se estarem a ambientar (digo eu :s ..)

De qualquer forma vou estando atenta... A Trachemys também é muito medricas, podia estar recolhida na carapaça com medo de mim ou ter-se assustado com algum peixe (também acontece quando ela não está a contar) ... Sei que não estava a dormir, pois ela a dormir só se vê a pontinha do nariz e as patas da frente ficam esticadas para fora (talvez para ter mais espaço para a cabeça looool)

Obrigada Beatriz Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 32
Localização : Ílhavo-Aveiro

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptyQua 26 Set 2012 - 20:43

Parece que me enganei, hoje o comportamento repetiu-se...

Será que alguém experiente pode ajudar?...
Ir para o topo Ir para baixo
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 32
Localização : Ílhavo-Aveiro

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptyQua 26 Set 2012 - 20:49

Eu não consigo explicar melhor, mas assim que possível tento filmar..

Hoje o comportamento repetiu-se, mas em vez de me parecer uma posição de "ataque" ou algo do género, pareceu-me (desculpem o mau exemplo), um gato assanhado, com medo mas a fazer-se grande...
A Pseudemys para além de se esticar toda e de levantar a parte de trás, fez outra coisa... Tentou enfiar a cabeça dentro da carapaça da outra....
Sei que pode parecer estranho, ou até ser cómico, não sei, mas sem lhe morder nem nada, tentou por baixo da cabeça da Trachemys enfiar a cabeça dela lá dentro também...
A Trachemys empurrou-a com a pata e a outra tartaruga parecia hipnotizada, sem se movimentar muito mas a tentar enfiar-se lá dentro...
Não me meti para ver o que acontecia, a Trachemys deu uma pequena dentada (só de aviso, não pareceu nada "agressiva" e empurrou-a outra vez com a pata), e a Pseudemys parece qe saiu do "transe" e voltou a caminhar normalmente pelo lago e a vir cuscar com a cabeça cá fora...

Será que lhe dá algum "ataque", que não consiga encolher os membros, ou será algo psicológico, não entendo....
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptyQua 26 Set 2012 - 22:00

Tb tenho Pseudemys e Trachemys juntas há anos e nunca reparei em nada disso mas é curioso. Question
Ir para o topo Ir para baixo
Daniela Sousa
Iniciante
Iniciante
Daniela Sousa


Feminino Mensagens : 106
Idade : 33
Localização : Vila Real, Portugal

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptyQua 26 Set 2012 - 22:27

que estranho scratch nunca ouvi falar de tal.....
Ir para o topo Ir para baixo
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 32
Localização : Ílhavo-Aveiro

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptyQui 27 Set 2012 - 8:48

Eu consegui tirar duas fotos de telemóvel, quando fui buscar a máquina já não consegui tirar nada em condições...
Vou tentar passar as fotos para o computador e mostrar +-... Com imagens é sempre mais fácil...

Obrigada a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptyQui 27 Set 2012 - 11:34

Isso é muita esquesito. Tens uma tartaruga com espasmos? lol Secalhar tem epilépsia xD
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento EmptyQui 27 Set 2012 - 12:14

lol! Há cada uma!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre Comportamento Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre Comportamento   Dúvida sobre Comportamento Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre Comportamento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre comportamento
» inicio lago exterior e duvida sobre comportamento das tartarugas
» Duvida em relação ao comportamento de uma tartaruga no seu lago novo
» Duvida sobre UVB
» Duvida sobre TPA's

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: