Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ajudas/opinioes EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Ajudas/opinioes EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Ajudas/opinioes EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Ajudas/opinioes EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Ajudas/opinioes EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Ajudas/opinioes EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Ajudas/opinioes EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Ajudas/opinioes EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Ajudas/opinioes EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Ajudas/opinioes

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Bruno Castro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 19
Localização : Lisboa

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptyQui 28 Jun 2012 - 15:14

Boas tardes,

Desde já tenho a dizer que acho o fórum excelente a nível de informação, os meus parabéns a todos.

Adquiri 2 tartarugas há coisa de 1 semana, a pedido da minha namorada sou sincero.
Mas neste momento estou talvez mais interessado ainda do que ela.
Adorei a experiência.
No entanto foram vendidas numa daquelas caixinhas com a palmeira(o tal caixão como lhe chamam por estas bandas).
Já as troquei para uma caixa de arrumações provisoriamente, mais tarde irei comprar um aquário mas como possivelmente um conjunto de equipamento para elas ainda fica caro acho melhor começar por comprar termostato, filtro, luz uvb, e luz cerâmica bem como os "encaixes"(onde se liga as lâmpadas), e manter a caixa para já.

A comprar o material queria já comprar em condições e não algo que daqui a 1 ou 2 anos tivesse de trocar novamente, o aquário que possivelmente irei comprar será de 100x40x30. a considerar isso, o que me aconselhariam a comprar?

eu tinha visto algo deste género:
Exo Terra Repti Glo 5.0 compact

Depois uma lâmpada Infravermelha de aquecimento ou uma de cerâmica,
Qual delas acham mais aconselhável? e quantos watt?



Filtro tinha visto este, o que têm a dizer? na range de preços 60/80€ alguma coisa melhor?
eheim 2213

Para aquecimento tinha visto EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISÃO.
Será que algum dos outros será melhor? quantos watt deve ter para um aquário deste tamanho?

Os suportes para as lâmpadas, convêm serem também de marca, ou os parecidos da loja do chinês servem?

E a maior dúvida é onde comprar, sou de Lisboa, e não sei onde comprar, Lojas em centros comerciais como orimundo no vasco da gama cobram balúrdios a mais.

Alguma coisa que as pequenas necessitem que eu me esteja a esquecer?

Nao tenho permissão para postar links externos, senão seria mais facil de mostrar o que tinha visto para confirmar se estava correto ou se não.

Obrigado a todos desde já.
Cumps Bruno
Ir para o topo Ir para baixo
sergio_sousa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 52
Idade : 40
Localização : Lisboa

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptyQui 28 Jun 2012 - 15:30

Boas

Parabéns pela aquisição das tartas, e pela vontade que possuis em lhes dares boas condições.

Relativamente às lampadas, siceramente não são a minha escpecialidade, visto as minhas yugas terem exposição directa ao sol, logo isso não é necessário.

Só vais precisar das mesmas, se tens o aquário colocado num sitio onde não tenhas exposição directa.

Quanto ao aquecedor, na minha opinião, tudo o que seja Eheim é bom... é a minha marca de predilecta... é cara, mas no futuro compensa...

Para um aquário com as tuas medidas, assim por alto, e cheio, leva cerca de 200 ltrs de água.

Um aquecedor de 200w a 300w chega perfeitamente.

Agora quando aos filtros... aqui ja te posso ajudar um pouco melhor.

Quando comprares, compra um bom.

O 2213,é um bom filtro para agora que as tartas são pequenas, no entanto quando elas crecerem lamento mas não é suficiente, por isso poupa mais umas coroas e compra um mais potente.

Encontras bons filtros á venda nas páginas de leilões na internet.

Quanto a lojas, aconselho-te a comprar estes pequenos apetrechos no continente (os que têm é claro) pois lá é mais barato.

Quanto ao filtro e se quiseres comprar mesmo um novo com garantia, tens uma loja ali em benfica, junto ao mercado de benfica, que tem la eheim 2213 novos e ja com tudo incluido a 60€ (se não me engano)

Qualquer duvida, é so perguntar

Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Castro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 19
Localização : Lisboa

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptySáb 30 Jun 2012 - 1:46

Já arranjei aquário, vou amanha buscar, 100*40*30

Já tenho luz uvb.

estou agora a ver o resto, precisava que me ajudassem mesmo era na escolha de um filtro, não sei nada sobre o tema e tenho medo de ir comprar há toa.
não tenho materiais nem espaço para poder seguir o guia e fazer eu um, e acho que não tenho grande jeito para o tipo de coisas.
Será que me podem aconselhar alguns?
entretanto já estou a ver o resto tambem
Ir para o topo Ir para baixo
Denis Nogueira
Iniciante
Iniciante
Denis Nogueira


Masculino Mensagens : 90
Idade : 36
Localização : Santo Tirso

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptySáb 30 Jun 2012 - 10:19

Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptySáb 30 Jun 2012 - 12:32

Vou ver se te consigo ajudar.
Por tópicos.

1- O aquario leva 120L e não 200L xD

Lampada UVB: Exo Terra Repti Glo 5.0 compact é a lâmpada indicada para as maioria das tartarugas aquaticas e se foi a que compraste fizeste bem

Aquecedor: EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISAO 200W é suficiente

Lâmpada de aquecimento: Eu não uso, não é indespensavel

Filtro: Tens vários por onde escolher, se deres +/- um valor que pretendes gastar posso-te ajudar a escolher um bom filtro.
Os melhores na minha opinião seriam o EHEIM PROFISSIONAL 3 2071 ou o Fluval 205/206.

Para mim estas 2 marcas são as melhores, apesar de não serem as mais baratas.

Contudo tens outras mais acessiveis que também te fazem bem o trabalho, a manutenção e o trabalhar silencioso pode nãos er o mesmo (mas o barulho não costuma ser grande problema nestes filtros mais pequenos)

Se opta-se de outro filtro para alem dos outros dois, escolhia ou o Tetratec EX 600 ou o Tetratec EX 700.
São bons filtros com optima relação qualidade/preço.


Cumps, Rafael Silva

PS: Procura os filtros que te disse no google e youtube e vê o que o pessoal diz deles, tendo em conta que se vires alguem a dizer que ele não presta/não vale nada/só dá problemas. Não vás na cantiga, ou a pessoa não gosta da marca, ou é um caso isolado, pois são bons filtros.
Ir para o topo Ir para baixo
sergio_sousa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 52
Idade : 40
Localização : Lisboa

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptySáb 30 Jun 2012 - 12:43

Bruno Castro escreveu:
Já arranjei aquário, vou amanha buscar, 100*40*30

Já tenho luz uvb.

estou agora a ver o resto, precisava que me ajudassem mesmo era na escolha de um filtro, não sei nada sobre o tema e tenho medo de ir comprar há toa.
não tenho materiais nem espaço para poder seguir o guia e fazer eu um, e acho que não tenho grande jeito para o tipo de coisas.
Será que me podem aconselhar alguns?
entretanto já estou a ver o resto tambem

Boas novamente.

Relativamente ao teu aquário, e com essas dimensões, ele cheio leva 120 lts de água.

Assim sendo, na minha opinião terás de ter um filtro que efectue uma filtragem de água por hora 4 x a quantidade total do aquário.

Isto é, 4 x 120=480 lts de água filtrada por hora.

Relativamente ao filtro eheim 2213, ele filtra 440 lts de água por hora, mas atenção sem matérias filtrantes, com as mesmas, ele filtra cerca de 50% do anunciado, ou seja, 240 litros de água.

Como podes ver, vai acabar por filtrar por hora, duas vezes a água do aquário.

Na minha opinião é pouco... Pois as tartarugas quando crescem sujam muito a água.

Das duas uma, ou compras 2 filtros eheim 2213 (http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?products_id=980&osCsid=095d134cfbd9f8fd1acf79cf7b2b1508) e colocas um em cada canto do aquário (na minha opinião é perfeito) ou compras um filtro com mais potencia.

Mas na minha modesta opinião, e caso não possas dispender do dinheiro para comprar agora 2 filtros, compra 1 que por agora é suficiente, já sabes é que quando elas crescerem vais precisar de mais filtragem de água.

Quanto a outras marcas, tenho filtros da tetra e da eheim, mas de longe os eheim são melhores.

Limpas muito fácilmente, e tens peças disponíveis caso uma se avarie.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptySáb 30 Jun 2012 - 14:50

sergio_sousa escreveu:
Bruno Castro escreveu:
Já arranjei aquário, vou amanha buscar, 100*40*30

Já tenho luz uvb.

estou agora a ver o resto, precisava que me ajudassem mesmo era na escolha de um filtro, não sei nada sobre o tema e tenho medo de ir comprar há toa.
não tenho materiais nem espaço para poder seguir o guia e fazer eu um, e acho que não tenho grande jeito para o tipo de coisas.
Será que me podem aconselhar alguns?
entretanto já estou a ver o resto tambem

Boas novamente.

Relativamente ao teu aquário, e com essas dimensões, ele cheio leva 120 lts de água.

Assim sendo, na minha opinião terás de ter um filtro que efectue uma filtragem de água por hora 4 x a quantidade total do aquário.

Isto é, 4 x 120=480 lts de água filtrada por hora.

Relativamente ao filtro eheim 2213, ele filtra 440 lts de água por hora, mas atenção sem matérias filtrantes, com as mesmas, ele filtra cerca de 50% do anunciado, ou seja, 240 litros de água.

Como podes ver, vai acabar por filtrar por hora, duas vezes a água do aquário.

Na minha opinião é pouco... Pois as tartarugas quando crescem sujam muito a água.

Das duas uma, ou compras 2 filtros eheim 2213 (http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?products_id=980&osCsid=095d134cfbd9f8fd1acf79cf7b2b1508) e colocas um em cada canto do aquário (na minha opinião é perfeito) ou compras um filtro com mais potencia.

Mas na minha modesta opinião, e caso não possas dispender do dinheiro para comprar agora 2 filtros, compra 1 que por agora é suficiente, já sabes é que quando elas crescerem vais precisar de mais filtragem de água.

Quanto a outras marcas, tenho filtros da tetra e da eheim, mas de longe os eheim são melhores.

Limpas muito fácilmente, e tens peças disponíveis caso uma se avarie.

Abraço

Um filtro bom não perde 50% do caudal com as materias filtrantes. Muito menos um eheim ou um fluval.
Se reduz para metade é porque estam a colocar lá materias a mais.
Ir para o topo Ir para baixo
sergio_sousa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 52
Idade : 40
Localização : Lisboa

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptySáb 30 Jun 2012 - 15:09

Tankado escreveu:
sergio_sousa escreveu:
Bruno Castro escreveu:
Já arranjei aquário, vou amanha buscar, 100*40*30

Já tenho luz uvb.

estou agora a ver o resto, precisava que me ajudassem mesmo era na escolha de um filtro, não sei nada sobre o tema e tenho medo de ir comprar há toa.
não tenho materiais nem espaço para poder seguir o guia e fazer eu um, e acho que não tenho grande jeito para o tipo de coisas.
Será que me podem aconselhar alguns?
entretanto já estou a ver o resto tambem

Boas novamente.

Relativamente ao teu aquário, e com essas dimensões, ele cheio leva 120 lts de água.

Assim sendo, na minha opinião terás de ter um filtro que efectue uma filtragem de água por hora 4 x a quantidade total do aquário.

Isto é, 4 x 120=480 lts de água filtrada por hora.

Relativamente ao filtro eheim 2213, ele filtra 440 lts de água por hora, mas atenção sem matérias filtrantes, com as mesmas, ele filtra cerca de 50% do anunciado, ou seja, 240 litros de água.

Como podes ver, vai acabar por filtrar por hora, duas vezes a água do aquário.

Na minha opinião é pouco... Pois as tartarugas quando crescem sujam muito a água.

Das duas uma, ou compras 2 filtros eheim 2213 (http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?products_id=980&osCsid=095d134cfbd9f8fd1acf79cf7b2b1508) e colocas um em cada canto do aquário (na minha opinião é perfeito) ou compras um filtro com mais potencia.

Mas na minha modesta opinião, e caso não possas dispender do dinheiro para comprar agora 2 filtros, compra 1 que por agora é suficiente, já sabes é que quando elas crescerem vais precisar de mais filtragem de água.

Quanto a outras marcas, tenho filtros da tetra e da eheim, mas de longe os eheim são melhores.

Limpas muito fácilmente, e tens peças disponíveis caso uma se avarie.

Abraço

Um filtro bom não perde 50% do caudal com as materias filtrantes. Muito menos um eheim ou um fluval.
Se reduz para metade é porque estam a colocar lá materias a mais.

Reduz com certeza para cerca de 50%

Testes feitos por mim, e por outros utilizadores e disponíveis na internet.

Para teres a certeza, faz tu um teste num garrafão de água, com e sem matérias filtrantes e vê a diferenaça.
Ir para o topo Ir para baixo
NostradamusPT
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 7
Localização : Lisboa

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptySáb 30 Jun 2012 - 15:20

Eu tenho um 2213 e com a nova configuração do filtro, onde para além das esponjas, que tinha inicialmente, coloquei carvão e anti-amonia, notou-se bem a diferença no caudal... Se não foi para metade, foi quase.

Ir para o topo Ir para baixo
sergio_sousa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 52
Idade : 40
Localização : Lisboa

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptySáb 30 Jun 2012 - 16:06

NostradamusPT escreveu:
Eu tenho um 2213 e com a nova configuração do filtro, onde para além das esponjas, que tinha inicialmente, coloquei carvão e anti-amonia, notou-se bem a diferença no caudal... Se não foi para metade, foi quase.


É exactamente isso que eu digo.

Os filtros que temos, quando lá vem indicado o Q/h (caudal por hora), ele refere-se à capacidade de débito da BOMBA e não do filtro.

O filtro com todas as matérias filtrantes lá colocadas, faz com que o Q da bomba seja muito inferiror, para não falar do Ks das torneiras, o Ks das tubagens e ainda as diversas configurações e angulos que a mangueira toma, quando colocamos os filtros onde queremos.

Mas isso já é entrar num campo demasiado perfeccionista, nomeadamente no Campo da Engenharia Hidraulica.

Ainda bem que o NostradamusPT confirma aquilo que eu disse. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptySáb 30 Jun 2012 - 19:18

Só para não pensarem que sou "burro" eu sei que todos os acessorios/tubagens causão perdas, sou estudade de engenharia.

Mas nunca de 50%.

Entres os 20%-30% sim.

Há varios testes exprimentais que já vi de vários filtros e pelo menos as perdas percentuais rondam esses valores.
Ir para o topo Ir para baixo
sergio_sousa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 52
Idade : 40
Localização : Lisboa

Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes EmptySeg 2 Jul 2012 - 12:46

Tankado escreveu:
Só para não pensarem que sou "burro" eu sei que todos os acessorios/tubagens causão perdas, sou estudade de engenharia.

Mas nunca de 50%.

Entres os 20%-30% sim.

Há varios testes exprimentais que já vi de vários filtros e pelo menos as perdas percentuais rondam esses valores.

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajudas/opinioes Empty
MensagemAssunto: Re: Ajudas/opinioes   Ajudas/opinioes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajudas/opinioes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aquaterrário opiniões
» FUTURO AQUARIO -OPINIOES
» Fotos Aquaterrário - Opiniões
» Primeiro Kit - Opiniões
» Filtro UV (opiniões)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: