Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
alimentaçao geochelone pardalis EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
alimentaçao geochelone pardalis EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
alimentaçao geochelone pardalis EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
alimentaçao geochelone pardalis EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
alimentaçao geochelone pardalis EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
alimentaçao geochelone pardalis EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
alimentaçao geochelone pardalis EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
alimentaçao geochelone pardalis EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
alimentaçao geochelone pardalis EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 alimentaçao geochelone pardalis

Ir para baixo 
+5
rui santos
Pictus
rteixeira
RP
jfrsilva
9 participantes
AutorMensagem
jfrsilva
Iniciante
Iniciante
jfrsilva


Feminino Mensagens : 6
Idade : 36
Localização : Quarteira - Algarve

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySex 13 Jan 2012 - 15:43

olá, boa tarde.
Sou nova por aqui, tenho uma Geochelone Pardalis á cerca de 1 mês e meio, quando a comprei disseram que tinha cerca de 2 anos, tem cerca de 6 cm por 7.2cm "de base", está num terrário que fiz em madeira, com luz UVB e outra de aquecimento.
Em relação á alimentação tenho comprado aquelas saladas variadas embaladas, tento sempre evitar a alface, faz mal certo?
Já reparei que nao gosta muito de espinafres... tenho uma arvore de ibisco de vez em quando dou-lhe uma ou duas folhas. Quando há dentes-de-leao e trevos também lhe dou.
Que mais posso dar? Esta alimentação é a correcta? Já agora que tipo de fruta tambem posso dar? (sei tambem que é de vez em quando)
Hoje dei-lhe um banho de agua tépida, pareceu-me que gostou Smile

Obrigada,
Fico a aguardar ajudas!
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySex 13 Jan 2012 - 15:49

BEM-VINDA! cheers

Se tens hibisco no teu quintal, nem hesites, é dar-lhe as flores e as folhas, excelente!...
Não dês saladas do supermercado, além de "molhadas" têm sempre as alfaces lá dentro.
Por acaso minto, há uma muito boa que só tem canónigos, chicória (a verdadeira) e radichio, no Pingo Doce (fora a publicidade que não me interessa para nada).
Espinafres tem muito ácido oxálico, nunca dês muito nem muitas vezes.

O banho de água tépida podes dar pelo menos uma vez por semana, limpa e hidrata e ela aproveita muitas vezes para fazer uns cocos e chichis e assim não te suja o terrário! Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
jfrsilva
Iniciante
Iniciante
jfrsilva


Feminino Mensagens : 6
Idade : 36
Localização : Quarteira - Algarve

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySex 13 Jan 2012 - 15:59

Obrigada Very Happy

Ok, vou então começar a dar mais ibisco, a flor também come? Pensei que era só mesmo as folhas. Estas flores sao meias rosadas/vermelhas não há problema?

Em relação á salada do pingo doce, por tras diz mesmo esse conteudo (canónigos, chicória (a verdadeira) e radichio) ou tem outros nomes?

E fruta deve-se dar?

Muito obrigada pela ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySáb 14 Jan 2012 - 21:56

jfrsilva escreveu:
Obrigada Very Happy

Ok, vou então começar a dar mais ibisco, a flor também come? Pensei que era só mesmo as folhas. Estas flores sao meias rosadas/vermelhas não há problema?

Em relação á salada do pingo doce, por tras diz mesmo esse conteudo (canónigos, chicória (a verdadeira) e radichio) ou tem outros nomes?

E fruta deve-se dar?

Muito obrigada pela ajuda

Sim, as flores também, têm várias cores, sobretudo branco, amarelo, laranja, rosa e vermelho. Podes dar à vontade!

A salada é essa mesmo e só tem esses 3 componentes, é a única que eu aconselho, tem a verdadeira chicória (Chicorium intybus).

A fruta fornece-lhes açucar em demasia e ajuda ao desnevolvimento de parasitas intestinais, não deve ser dada a espécies de clima desértico, como é essa e a sulcata. Mas podes dar uns bocadinhos esporadicamente.

Se arranjares cacto Opuntia (figueira-da-Índia, é óptimo, mas tens que tirar os espinhos! Laughing

Nunca tive pardalis, mas qq coisa que eu poss ajudar ou outras pessoas daqui mais experientes, "chuta"! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
jfrsilva
Iniciante
Iniciante
jfrsilva


Feminino Mensagens : 6
Idade : 36
Localização : Quarteira - Algarve

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptyDom 15 Jan 2012 - 21:28

RP escreveu:
jfrsilva escreveu:
Obrigada Very Happy

Ok, vou então começar a dar mais ibisco, a flor também come? Pensei que era só mesmo as folhas. Estas flores sao meias rosadas/vermelhas não há problema?

Em relação á salada do pingo doce, por tras diz mesmo esse conteudo (canónigos, chicória (a verdadeira) e radichio) ou tem outros nomes?

E fruta deve-se dar?

Muito obrigada pela ajuda

Sim, as flores também, têm várias cores, sobretudo branco, amarelo, laranja, rosa e vermelho. Podes dar à vontade!

A salada é essa mesmo e só tem esses 3 componentes, é a única que eu aconselho, tem a verdadeira chicória (Chicorium intybus).

A fruta fornece-lhes açucar em demasia e ajuda ao desnevolvimento de parasitas intestinais, não deve ser dada a espécies de clima desértico, como é essa e a sulcata. Mas podes dar uns bocadinhos esporadicamente.

Se arranjares cacto Opuntia (figueira-da-Índia, é óptimo, mas tens que tirar os espinhos! Laughing

Nunca tive pardalis, mas qq coisa que eu poss ajudar ou outras pessoas daqui mais experientes, "chuta"! Wink


Obrigada RP

OK, já fico mais descansada... Hoje já fui comprar a salada, parece que gostou! Wink

Agora tenho que arranjar um cacto desses!!

Muito obrigada pela ajuda Wink
Ir para o topo Ir para baixo
rteixeira
Iniciante
Iniciante
rteixeira


Mensagens : 316
Localização : Alverca

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptyDom 15 Jan 2012 - 21:55

Olá,

No link que te coloquei no teu outro post, tens tudo o que necessitas saber, pois foi nele que também aprendi e aprendo sobre esta espécie.

Para além das verduras que o RP mencionou, acrescento a rúcula e nabiças. Isto relativamente às compradas em super mercado.

Contudo acho que nesta altura não há necessidade de recorrer a produtos de supermercado, já basta no verão, pois nesta época encontras em qualquer local dente de leão e serralha. (atenção é preciso não estar perto de terrenos agrícolas com pesticidas, nem estradas com poluição).
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySeg 16 Jan 2012 - 5:58

Deves insistir consideravelmente e sempre que possivel em ervas do campo e plantas especificas. O problema é que muitas não estão disponiveis comercialmente pelo que tens de as cultivar ou de conseguir uma fonte limpa. Plantas têm de ser recolhidas longe de estradas e locais onde possam existir fontes de contaminação biologica ou quimica (digamos degetos animais, lixo,etc). As plantas que podes usar são muitas e muito melhores que qualquer vegetal de supermercado. Folhas de amoreira (dos bichos da ceda), folhas de videira, dente de leão, Plantago major, beldroegas, agrião, rucula selvagem, nabiças e serralhas são totas elas bons alimentos. Evita fruta a todo custo. A Opuntia, as piteiras e figos da India, tens variedades sem espinhos, mas mesmo assim ainda costumam ter uns muito pequenos em grupos que tens de tirar. Por isto e por ser muito dura, recomendo-te que so a incluas mais tarde. Existe apenas um alimento comercial verdadeiramente adecuado para tartarugas terrestres de estepe e deserto no comercio Português. Ha aqui no sul, coloquei o nome e marca em outro topico.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySáb 4 Fev 2012 - 19:45

RP escreveu:
BEM-VINDA! cheers

Se tens hibisco no teu quintal, nem hesites, é dar-lhe as flores e as folhas, excelente!...
Não dês saladas do supermercado, além de "molhadas" têm sempre as alfaces lá dentro.
Por acaso minto, há uma muito boa que só tem canónigos, chicória (a verdadeira) e radichio, no Pingo Doce (fora a publicidade que não me interessa para nada).
Espinafres tem muito ácido oxálico, nunca dês muito nem muitas vezes.

O banho de água tépida podes dar pelo menos uma vez por semana, limpa e hidrata e ela aproveita muitas vezes para fazer uns cocos e chichis e assim não te suja o terrário! Laughing

No memso sítio, parece que há também uma salada que tem escarola, radichio e chicória, ou seja, tudo alimentos bons para as tartarugas , sobretudo terrestres, uma vez que qualquer destes 3 componentes, têm uma elevada dose de cálcio e sempre superior ao fósforo. Wink

(Como disse, é das poucas saladas de supermercado que aconselho).
Ir para o topo Ir para baixo
rui santos
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3
Localização : porto

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySex 27 Abr 2012 - 0:30

boa noite. eu vou amanha buscar a minha pardalis. e verdade ue se pode dar ração de cao amolecida?
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySex 27 Abr 2012 - 1:22

A ração de cães que eu saiba não deve ser utilizada, dado os níveis de gordura, mas isso os mais experientes explicam Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySex 27 Abr 2012 - 7:44

RAÇÃO DE CÃES NUNCA PODE SER DADA A TARTARUGAS TERRESTRES.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySex 27 Abr 2012 - 20:36

pelos vistos nao deve ter lido apenas meia duzia de linhas acima o que estava escrito
Ir para o topo Ir para baixo
oricardos
Iniciante
Iniciante
oricardos


Masculino Mensagens : 40
Localização : Porto - Portugal

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySáb 28 Abr 2012 - 14:45

Boa tarde jfrsilva,
Podes me dizer quais são as lâmpadas que colocas-te no teu terrário?

Preciso de comprar tanto a de aquecimento como a de UVB, e assim já ficava com uma ideia das que usaste...

Cumprimentos,
oricardos
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptyDom 29 Abr 2012 - 1:04

RP escreveu:
RAÇÃO DE CÃES NUNCA PODE SER DADA A TARTARUGAS TERRESTRES.
Esta tudo dito. Comida para cão e gato não devem ser dados a reptil algum.
Ir para o topo Ir para baixo
jfrsilva
Iniciante
Iniciante
jfrsilva


Feminino Mensagens : 6
Idade : 36
Localização : Quarteira - Algarve

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptySex 23 Nov 2012 - 13:07

oricardos escreveu:
Boa tarde jfrsilva,
Podes me dizer quais são as lâmpadas que colocas-te no teu terrário?

Preciso de comprar tanto a de aquecimento como a de UVB, e assim já ficava com uma ideia das que usaste...

Cumprimentos,
oricardos


Boa tarde,

Desculpa só responder agora, talvez já seja tarde...

A luz de aquecimento é da Exoterra - ReptiGlo.
E a lâmpada também é da Exoterra.

Cump.
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis EmptyTer 27 Nov 2012 - 20:43

ves este meu topico a explicar como fazer uma calha a medida
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





alimentaçao geochelone pardalis Empty
MensagemAssunto: Re: alimentaçao geochelone pardalis   alimentaçao geochelone pardalis Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
alimentaçao geochelone pardalis
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Geochelone Pardalis
» ajuda geochelone pardalis
» casa da minha Geochelone pardalis
» Terrário da minha Geochelone Pardalis
» Alimentação da Geochelone sulcata

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Alimentação-
Ir para: