Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Alimentação - Página 13 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Alimentação - Página 13 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Alimentação - Página 13 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Alimentação - Página 13 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Alimentação - Página 13 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Alimentação - Página 13 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Alimentação - Página 13 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Alimentação - Página 13 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Alimentação - Página 13 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Alimentação

Ir para baixo 
+91
possante87
DANIELPINTO
MightyCucumber
Andrebapne
BeatrizDC
Wendel
jp907ify
rodrigonunesbh
Ryuuku
J.Santos
AnimalMan
RMP
juanarodrigues
RuiGomes
Andre Paiva
RingoF.
DARKasNIGHT
SamuelRodryg
António Morais
Deni
smokinadjoy
smalley
lehepe
Marcos1989
rikhard
diabo11982
hipnoticgirl
Leinad97.45
Rúben Cunha
blackesystem
Pedro-Turtle
Verdinha
Miguel04
SandroA
blopes
RubenHenrique
Rurigrea
Laíse
Konigvs
B_Lopes
skater10
Kunami
Dhyana
xixas
Archy
RicardoF
iUser
kastroo
Thalita Néris da Silva
BrEsKi
Alessandra
Carolina A.
Matheus Garrido
cassius
kulka
Guilherme
Renato
nunoalp
patimenegassi
Pictus
Rita Campeão
kilava
vicenteanjos
Luiz Fellipe
ctmartinez
Claudia L.
Fernando77
Andreia
dr4cul4
BeatrizL
luis z
Catarina
Albanus
Xciter
Afonso Melara
gege
ana luzia
Kary
Joana
ALves
leites
RedStar1982
Arya
baros
NhamNham
-pantufa-
Pedro_Mariz
RP
tyutry
Pipotak
M.
95 participantes
Ir à página : Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15  Seguinte
AutorMensagem
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQui 23 Jan 2014 - 20:46

Podias estar .. tem pessoas que se chateiam ..

Eu como vi isso, e tem pessoas a perguntar o que dar de cada coisa e etc..
Essa magem explica bem Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQui 23 Jan 2014 - 20:51

RMP escreveu:
Tomei a liberdade (esta frase faz lembrar os Ferreros Rocher  Wink )de atualizar o tópico da alimentação com base numa folha de cuidados dada pelo "meu" veterinário de exóticos do Porto. A alimentação que vou pôr é para bebés ou jovens das espécies Trachemys, Graptemys e Mauremys Aqui vai:

Ração (>75% da dieta) Granulado para tartarugas aquáticas, granulado para gatos ou peixe completo.

Legumes e fruta (Restante) frescos e bem lavados. Também pode dar granulado para répteis herbívoros.
Ricos em cálcio- escarola, endívias, alfafa, dente de leão, couve, repolho, couve de bruxelas, folhas de couve flor, brócolos, agriões, rebentos e sementes de soja, tofu.
Outros legumes- cenoura, tomate, couve-flor, batata doce, macedónia de legumes.

Fruta - melão, uvas, kiwi, laranjas*, maçãs, figos, papaia, pêssego, passas, morangos.

Fonte proteica (< 5%) tofu, cereais com fibra, pequenos mamíferos, caracóis, escaravelhos, ovo cozido (casca).


*laranja - lí no tópico inamovível que não se deve dar citrinos. Cabe a cada um decidir se quer dar ou não   Wink 


Para tartarugas adultas destas espécies, deve-se dar ração de manutenção que tem por base uma maior percentagem de vegetais e uma pequena percentagem de proteína (cerca de 25% ou menos. Exemplo: Zoo Med Manutenção). Pode ainda complementar com vegetais frescos e algumas frutas.

Qualquer dúvida digam  Smile

Nunca se esqueçam: variedade SEMPRE! Nunca andar a dar sempre o mesmo alimento!

Dessa lista, na minha opinião, há que fazer os seguintes reparos:

- Dos bróculos mais vale dar as folhas do que as flores, as flores são pesadas em ácido oxálico que é mau para as tartas  ( o mesmo que a salsa e espinafres, por exemplo) !

- Os "outros legumes" são para dar esporadicamente, uma vez que nenhum deles tem um rácio cálcio/fósforo apropriado.

- kiwi tem muito ácido, eu não dava kiwi, limão nem laranja!

- Ainda com uma boa fonte de proteína animal há minhocas, grilos, lesmas, maria-café.

Sempre que puderem complementar com vitaminas próprias para répteis ótimo !!!
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQui 23 Jan 2014 - 20:58

Obrigado pelos reparos RP  Wink . Só uma questão, esse rácio cálcio/fósforo é mais importante nas terrestres ou nas aquáticas? ou é importante em ambas?

Li ainda à dias um estudo muito inovador sobre tartarugas terrestres, em que se pensava que um rácio de 2-1 (cálcio-fósforo) era suficiente, mas que agora, com este novo estudo que li, é preciso um rácio de 4-1 (cálcio-fósforo). Isso é verdade?

Acho que um dia, ainda vai haver nutricionistas para répteis  Twisted Evil 
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQui 23 Jan 2014 - 22:49

Um rácio cálcio/fósforo de 2-1 (3-1 no máximo) já é suficiente, pelo menos não é de modo nenhum prejudicial, e aplica-se a TODAS as tartarugas, sobretudo quando estão em crescimento; depois de atingida a idade adulta (ossos todos formados) já não é tão importante.
Um rácio de 4-1 até me parece exagerado, pois tanto o cálcio em excesso como o fósforo em diminuta dose podem ser prejudiciais.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQui 23 Jan 2014 - 22:55

Li isso da relação cálcio-fósforo aqui: site

Onde diz: "Para dietas de tartaruga, a recomendação tradicional é que o rácio de cálcio/fósforo (Ca: P) deve ser de pelo menos 2:1. A proporção de 5:1, ou superior, seria ainda melhor. Polvilhe um pouco de fósforo livre de carbonato de cálcio em pó em alimentos, especialmente em mercearia verdes, para melhorar o teor de cálcio (ver informações abaixo).

Atualização 2012: Com base em estudos mais recentes, a necessidade de cálcio em tartarugas pode ser ainda maior do que se acreditava anteriormente. Por exemplo, um estudo feito em plantas comidas por tartarugas egípcias no meio selvagem revelou que a média relação Ca: P foi de cerca de 14:01. A relação Ca: P variou 3,92-32,44 (The Batagur # 2, TTPG, 2012)."
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptySex 24 Jan 2014 - 21:02

Conheço perfeitamente esse site e é altamente fiável, mas estou um bocado estupefacto com os rácios. É que sem fósforo também não se vive... e não deve haver muitos alimentos com essa graduação... mas claro que para uma egípcia (Testudo kleinmanni) que é desértica, as necessidades de cálcio sobem exponencialmente.  
Obrigado pela partilha, RMP!!!
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptySex 24 Jan 2014 - 21:11

Já percorri esse site durante muitas horas e muitos dias  Smile Tudo pelas Elegans  cheers 
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptySex 24 Jan 2014 - 21:24

RMP escreveu:
Já percorri esse site durante muitas horas e muitos dias  Smile Tudo pelas Elegans  cheers 

...eu acho que tu estás a ficar apanhado... qualquer dia ninguém te pára !
O "bichinho" das tartarugas é terrível EH EH EH EH
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptySex 24 Jan 2014 - 21:26

Por acaso acho que estou apanhado  affraid até já comprei um vasos para plantas flores e plantas para as possíveis tartarugas. ah, e já tenho vermiculite  Laughing 
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigonunesbh
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 2
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte - MG

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptySeg 17 Fev 2014 - 1:42

Pessoal, boa noite.
Sou novo no fórum  e me bateu algumas dúvidas.
Tenho uma Trachemys dorbigni, que adquiri no fim de janeiro.
Aqui no Brasil elas são comercializadas em Dezembro então creio que ela já esteja no seu 3º a 4º mês.
Ela mede 5,5 e tem 30 grs. Ela esta na Medida/Peso ideias para idade?
Hoje alimento ela 3 vezes ao dia com 3 a 5 Sticks baby por alimentação, mas vi muito aqui no fórum falar de 2 vezes por dia. Hoje dei um pedaço de couve a noite.
Estou dando muita comida? Preciso fazer um jejum?
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptySeg 17 Fev 2014 - 8:09

Boas , a tartarugas veio com que tamanho ? Smile
Pemso que nao seja muito .
Ir para o topo Ir para baixo
jp907ify
Iniciante
Iniciante
jp907ify


Masculino Mensagens : 15
Idade : 23
Localização : porto

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 21:54

Boa noite comprei uma tartaruga corcunda do missipi ainda nao faz um dia mas ela nao come tem um termostato com a agua a 27 graus so me falta comprar a lampada e um filto.A comida que eu lhe tenho tentado dar e um bocado de gammarus da tetra como sobremesa e turtle sticks da eco vita ela ate agora ainda que eu tenha visto so comeu um camarao.Ela continua ativa nada muito esta sempre a ir para a plataforma.Ah e já agora ela tem umas manchas brancas so na carapaca em outros sites deizem que e do crescemento mas tenho medo que sejam fungos Ela e bebe tem mais ou menos 5cm de carapaça.
Espero que me possam ajudar e desde ja agradeço.
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 39
Localização : Trofa

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 21:57

Para enquanto é tempo com os gammarus... isso faz muito mal.
Da lhe um pouco de tempo, ainda se está a acostumar à nova casa...
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 21:58

Espera mais uns dias. Elas não costumam comer logo no próprio dia nem nos dias seguintes. Estão num local novo é só por isso. Não dês camarões. Dá os sticks e vê o tópico da alimentação nos inamovíveis. As manchas brancas na carapaça podem ser fungos, tens que postar umas fotos. Compra com urgência a luz uvb e o filtro.
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 22:04

Boas..

Estava a ver o face, e apareceu me isto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

(pagina do face: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] )

Uma exelente maneira de fornecer calcio!

Basicamente, ele pegou em casca de ovo, triturou ate ficar em bocados pequenos e comestiveis, e juntou a carne, para fornecer extra calcio as tartarugas ^^

Uma ideia que tive é pegar numa tigela, meter ovo triturado, e de vez em quando mergulhar a comida ai, e dar um extra calcio a elas Very Happy

O que acham? uma boa ideia não?


Última edição por Ryuuku em Qua 5 Mar 2014 - 22:07, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 22:07

Ontem por acaso perguntei ao veterinário se podia dar osso de choco ou outra coisa de cálcio. E ele disse que se a tartaruga tiver uma alimentação variada não era preciso dar, e ressalvou que mesmo que desse não fazia mal. Se deres isso, dá semana a semana ou de 2 em 2 semanas.
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 39
Localização : Trofa

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 22:09

Acho que o unico problema é aí a carne ser vermelha... Só se deve dar carne branca...
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 22:11

Sim RMP, tambem estava a pensar dar apenas 1 vez por semana Smile

..

Blopes, ya, tens razao Razz Mas mesmo assim, o truque está bom, e podes juntar na fruta, sticks, etc..
Uma maneira facil e barata de fornecer bom calcio a elas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 22:12

Li em vários sítios que o organismo humano não consegue absorver o cálcio proviniente da casca de ovo uma vez que está solidificado. Portanto é possível que seja em vão e que não beneficie a tartaruga sequer mas possivelmente a prejudica. A couve tem mais cálcio que o leite segundo dizem...
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 22:13

humm.. não sabia disso kilava..

Então o que achas de dar?
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 22:15

Há pessoal que dá carnes vermelhas às tartarugas. Por ex, pode se dar fígado fresco. Mas é aconselhável como o blopes diz, dar carnes brancas.
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 39
Localização : Trofa

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 22:17

Ryuuku há outros alimentos ricos em cálcio.
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 22:27

Sim, eu sei Razz
Mas era so mais um truque para lhes dar mais calcio ^^

Bom, eu ja lhes dou couve.. e pelo que sei da bastante calcio.. elas felizmente tem uma dieta variada Smile
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 39
Localização : Trofa

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQua 5 Mar 2014 - 22:29

Fazes muito bem... e dar casca de ovo a mim faz me confusao por ser duro...
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 EmptyQui 6 Mar 2014 - 0:46

Casca de ovo??   affraid  
Devias dar chocolate, faz muito bem ao cérebro das tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Alimentação - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Alimentação   Alimentação - Página 13 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alimentação
Ir para o topo 
Página 13 de 15Ir à página : Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» alimentaçao
» alimentação
» Alimentaçao!!!!!1
» Alimentação
» alimentação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: