Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Terrario 160x80x60 cm

Ir para baixo 
+10
Guilherme
rteixeira
DARKasNIGHT
Renato
vicenteanjos
RP
norby
Pictus
Hugo Abreu
BeatrizL
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySeg 19 Set 2011 - 13:55

Ha animais de climas humidos relativamente faceis como os ha de manutenção trabalhosa, tal como para os de clima desertico.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySeg 19 Set 2011 - 14:06

O meu "probema" na questão dos animais que precisam de humidade, é que pelo que andei a ler é preciso borrifa-los algumas vezes ao dia, certo? Preferia um animal que, no caso de eu ter de estar fora o dia todo, ficasse bem. Normalmente tenho boa disponibilidade, mas imprevistos acontecem.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySeg 19 Set 2011 - 14:17

Se conseguires os niveis de humidade no ar (não no solo, atenção) adequados à tartaruga que irás ter ( cheers ), então não precisas de andar a borrifar, o borrifar é apenas um meio de dar mais humidade Wink
(Por exemplo o terrário das minhas rhinoclemmys agora (verão) seca mais rapidamente e eu borrifo apenas ao fim do dia, mas chego-lhe com um meio litrinho de água! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySeg 19 Set 2011 - 14:24

E qual a melhor maneira de criar um ambiente com bons niveis de humidade no ar? O terrário nesse caso seria dos fechados.

Tive a ver a lista das testudo: http://www.chelonia.org/testudo_gallery.htm

Mas nem todas existem em portugal, pois não?
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySeg 19 Set 2011 - 20:56

eu nas minhas tartarugas Kinixys é muito raro borrifar consigo manter uma boa humidade.
as especies que se vê a venda em portugal sao as mais antigas
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySeg 19 Set 2011 - 21:14

A humidade tem de ser vista caso a caso, dependendo ainda da temperatura do ambiente envolvente. Um modo é ter chão/substrato absorvente e libertador de humidade (por exemplo bark, sphagnum moss,...), depois também se pode pôr um aquecimento (por ex lâmpada de cerâmica) por cima da banheira de água, liberta imensa humidade; tudo isto tem que ser testado caso a caso até atingirmos os níveis que pretendemos. Wink

Em Portugal arranjas facilmente Agrionemys (ex-Testudo) horsfieldi - por exemplo o zooexotico anuncia há poucos dias que tem um casal para venda...
As hermanni ou graeca já é mais difícil. E Testudo marginata se calhar não aconselho a quem não preveja um bom espaço para o futuro pois crescem mais.
Mas as Testudo são genericamente resistentes , não é o mesmo que ter aquáticas mas não são as terrestres mais difíceis para manter! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySeg 19 Set 2011 - 22:40

É mais fácil colocar humidade que tirar. No Inverno tem dias que não consigo baixar dos 80%, o que para os desérticos deve ser desastroso, acho eu.
Eu tenho um sistema mist para fazer chuva que coloquei nas Platemys mas retirei porque já lá tem sphagnum que está sempre molhado e eles metem-se lá debaixo.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySeg 19 Set 2011 - 22:49

BeatrizL escreveu:
E qual a melhor maneira de criar um ambiente com bons niveis de humidade no ar? O terrário nesse caso seria dos fechados.

Tive a ver a lista das testudo: http://www.chelonia.org/testudo_gallery.htm

Mas nem todas existem em portugal, pois não?
A maioria esta cá, tens pelo menos uma pessoa em Portugal que cria Testudo graeca e Testudo hermani com regularidade e varios que o fazem ocasionalmente. Tambem ha pessoal com iberas, marginatas, marroquinas, etc. O que numca vi foi as dwarf marginated e as egipcias. Mas fora as 2 egipcias, Testudo não são tartarugas para teres permanentemente dentro de casa, mas temporariamente é ok.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySeg 19 Set 2011 - 22:52

tyutry escreveu:
eu nas minhas tartarugas Kinixys é muito raro borrifar consigo manter uma boa humidade.
as especies que se vê a venda em portugal sao as mais antigas
As Kinixys não são boa escolha para quem começa com terrestres, são sempre WC, chegam desidratadas, stressadas e cheias de parasitas. E mesmo aclimatadas são tartarugas timidas e podem ser bastante exigentes quanto a alimentação. As homeana e erosa requerem ainda calor e humidade constantes, e todas requerem muita privacidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptySeg 19 Set 2011 - 23:18

Mas como é que se sabe que são WC? Mesmo sendo mais caro preferia das outras. Acho que se diz CB ou NC?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 8:28

Apalone escreveu:
Mas como é que se sabe que são WC? Mesmo sendo mais caro preferia das outras. Acho que se diz CB ou NC?

Não se sabe, deduz-se... lol!
É sempre difícil e pode-se mentir quanto à fonte... por observação é possível mas certezas é complicado Neutral Wink Wink
(CB = captive born / WC = wild caught)
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 8:30

Pictus escreveu:
tyutry escreveu:
eu nas minhas tartarugas Kinixys é muito raro borrifar consigo manter uma boa humidade.
as especies que se vê a venda em portugal sao as mais antigas
As Kinixys não são boa escolha para quem começa com terrestres, são sempre WC, chegam desidratadas, stressadas e cheias de parasitas. E mesmo aclimatadas são tartarugas timidas e podem ser bastante exigentes quanto a alimentação. As homeana e erosa requerem ainda calor e humidade constantes, e todas requerem muita privacidade.

Incrível como em poucas linhas se dá uma quantidade enorme de informação, e CORRECTISSIMA!
Mais uma vez parabéns pela tua participação e partilha de conhecimento, Pictus!
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 8:42

Apalone escreveu:
Mas como é que se sabe que são WC? Mesmo sendo mais caro preferia das outras. Acho que se diz CB ou NC?
São sempre WC posso-te garantir, chegam cheias de carraças e parasitas internos. Nos tempos em que havia K. homeana a venda vias animais com um tamanho que diria que tinham perto de 20 anos, impossivel de produzir comercialmente. Depois chegam cá e caem que nem tordos.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 9:19

Então aquelas Platemys, guttatus, carinatus, etc. era tudo selvagem? Estou escandalizado. affraid Pelo menos aquelas dezenas de bebés pescoço de serpente não deviam ser.
Os camaleões, por 25eur eu percebi que tinham de ser pilhados, em tanta quantidade não acredito em captura controlada, agora pelo preço de algumas tartarugas ainda fiquei na duvida. Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 10:17

Apalone escreveu:
Então aquelas Platemys, guttatus, carinatus, etc. era tudo selvagem? Estou escandalizado. affraid Pelo menos aquelas dezenas de bebés pescoço de serpente não deviam ser.
Os camaleões, por 25eur eu percebi que tinham de ser pilhados, em tanta quantidade não acredito em captura controlada, agora pelo preço de algumas tartarugas ainda fiquei na duvida. Sad
O que?! Homem a unica forma que tu tens de saber isso é saber especie por especie e conhece-las BEM! Por exemplo as tartarugas articuladas K. são sempre WC, as Platemys tambem, agora Clemmys (todas as especies) são sempre criadas em cativeiro multigeracionais, Sthernoterus carinatus tambem, porque todas as populações selvagens estão protegidas e a reprodução em cativeiro é a unica fonte legal de especimes. As pescoço de serpente dependendo da especie podem ser criadas em cativeiro na Europa ou US ou criadas em quintas no Sudoeste Asiatico. Quanto aos camaleões de que especie estas a falar? Se forem Chamaeleo calypratus são todos criados em cativeiro multigeracionais, o preço baixo é devido a grande oferta (são muito prolificos). A mesma coisa para Furcifer pardalis, Furcifer lateralis e Bradypodium (embora estes todos sejam mais caros). Agora por exemplo Chamaeleo dilepis, Chamaeleo africanus, Triocerus rubis, Triocerus jacksoni, etc, em principio são na maioria WC.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 10:24

Outra coisa a captura em estado selvagem de muitas especies dificilmente coloca em perigo a sua sobrevivencia. Por exemplo: tokays, geckos dourados, lagartos de cauda comprida, geckos das palmeiras, Anolis sagrei, etc. Montes de lagartos pequeninos, que muitas vezes podem viver perto das pessoas e outros habitats fortemente alterados, e para os quais as pessoas locais simplesmente encontraram uma saida economica. No caso dos tokays, dos que são capturados, os que acabam cá são os sortudos, os outros acabam transformados em carne seca uma especie de beef jerkey afrodisiaco.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 10:36

RP escreveu:
Apalone escreveu:
Mas como é que se sabe que são WC? Mesmo sendo mais caro preferia das outras. Acho que se diz CB ou NC?

Não se sabe, deduz-se... lol!
É sempre difícil e pode-se mentir quanto à fonte... por observação é possível mas certezas é complicado Neutral Wink Wink
(CB = captive born / WC = wild caught)
Tens de conhecer bem a especie e analisar a fonte. Por exemplo é improvavel encontrar uma tartaruga russa criada em cativeiro localmente numa loja de animais, são criadas em cativeiro mas em quintas nos paises de leste. Em contraste se aparecer um anuncio numa revista como a reptilia dizendo : "vendem-se tartarugas russas, nascidas em 2010, documentadas, etc" ai provavelmente é o artigo genuino e ele vai pedir algo mais por elas. Mas se ele disser que tem 100 para vender, ai o mais provavel é que ele simplesmente tenha comprado no mesmo local onde as lojas o fazem. Por outro lado a N repteis e anfibios que apenas podem ser conseguidos por via de criadores especializados, são sempre criados em cativeiro localmente pois todo o seu trafico internacional é restrito (por exemplo animais cites 1) e que raramente aparecem em lojas de animais, por exemplo animais como a Asterochelys radiata, a boa cubana, Curuncia zebrata o escinco gigante das ilhas Salomão, etc. Ai não a animais WC (exeptuando as situação muito tristes de trafico ilegal, o que no entanto felizmente é cada vez mais dificil, raro e simplesmente desnecessario devido a disponibilidade de animais CB).
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 11:17

Bem uma pessoa leva aqui uma injecção de informação que até anda de lado study

Sendo que em tartarugas terrestres as que mais gosto são testudo marginata, geochelone pardalis e geochelone carbonaria, alguma destas é mais "aconselhada"? Sendo que é para terrário em casa, mas que tambem posso criar um espaço exterior no quital.

Ainda não tenho certeza se vou para as tartarugas terrestres porque tambem gostava de ter algum tipo de lagarto (dragao barbudo, dragao d'água, algumas espécies de geckos, entre outros com nomes que não fixei). Mas assim já vou reduzindo as opções, para me focar mais numas espécies do que noutras. Sinceramente sinto-me mais ávontade com tartarugas terrestres, apesar de nunca ter tido, mas sempre sei um pouco mais sobre tartarugas do que sobre lagartos e isso tambem pesa na decisão.

Ontem já estive a falar com o meu namorado sobre os promenores do terrário. Vou fazer em madeira (gostava de saber a melhor madeira a usar) com o vidro na frente, com a calha "subida" para facilitar a parte do chão. Estivemos tambem a ver a questão dos respiradouros, o que podem aconselhar acerca disso?
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 12:43

BeatrizL escreveu:
Sendo que em tartarugas terrestres as que mais gosto são testudo marginata, geochelone pardalis e geochelone carbonaria, alguma destas é mais "aconselhada"? Sendo que é para terrário em casa, mas que tambem posso criar um espaço exterior no quital.
As carbonarias necessitam de aquecimento e enquanto pequenas necessitam de mais humidade mas parecem mais fáceis porque comem de tudo, só que as fezes depois com a fruta muitas vezes são liquidas e com grande pivete, o que vale é que é só uma vez por semana ou nem isso.
As testudo são em geral mais acessíveis no preço e porque se adaptam ao nosso clima.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 13:47

E as pardalis são pro seco, ou seja, sendo africanas, querem calor e seco e o mesmo nos alimentos que devem comer - ervinhas daninhas Laughing

É andar prá frente e não olhar pra trás! Vamos em frente Beatriz! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 13:54

Bem tecnicamente todas requerem aquecimento, UV, etc. Ficaria longe das pardalis, ficam enormes e na verdade é suposto que as tenhas todo o ano no exterior com um abrigo aquecido para o inverno ou numa instalação interior de grandes dimensões. Além disso não se dão nada bem com a humidade. As marginata é a mesma coisa, a excepção é que animais maiores do que 2-3 anos devem hibernar. As carbonaria são melhores de se terem dentro de casa, mas idealmente devem poder sair durante o verão. Gostam de humidade ambiental e podem ser alimentadas de forma relativamente simples com varios vegetais tipicos de supermercado (embora tambem convenha inclusão de alimentos especializados como folhas de amoreira, folhas de videira, etc, especialmente para os adultos).
Uma coisa: se gostas de dragões de água tenta arranjar dragões de água australianos P. lesueuri, MUITO mais faceis do que os P. concinnus.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 16:30

Ai maezinha que fico ainda mais indecisa scratch Então as carbonarias seriam uma boa aposta? Em relação ás pardalis, o tamanho em si, como já tinha referido, não é problema, o único problema que advem disso é que devem comer ás toneladas Laughing A parte de ter um abrigo no exterior com aquecimento é que já me lixou lol Eu posso fazer um abrigo no exterior mas com aquecimento é que é mais complicado.

E pior no meio disto tudo ainda vai ser arranjar onde vendam estes animais, porque até hoje só vi tartarugas terrestres no koi park e não me recordo da espécie. Mas primeiro tenho de tratar de descobrir qual o animal que me está destinado (pobrezinho Laughing ).

Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 17:44

Uma pardalis presisa mesmo de muito espaço, so para dar um exemplo um cubo de 5 metros de lado é passable mas ainda é pequeno para uma adulta em termos de alojamento permanente, no entanto elas ainda levam o seu tempo a ficar desse tamanho, se mais tarte estiveres disposta a proporcinar esse espaço tudo bem. E sim presisam de temperaturas tropicais todo o ano e condições secas. Pardalis debaixo de chuva intensa não convém e numca em tempo fresco, portanto imagina ires para a cama sem as pores no abrigo porque esta bom tempo e a meio da noite teres de ir debaixo de chuva buscar um traste não cooperativo de 15 quilos para o abrigo.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 17:45

Se é para teres parte interior parte exterior eu iria com as marginata, estão perfeitamente bem no clima mediterranico.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 EmptyTer 20 Set 2011 - 17:54

Hahaha 15 quilos não cooperativos devia ser uma comédia. Mas sim percebo onde queres chegar.

Em relação á hibernação das tartarugas terrestres, como funciona?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Terrario 160x80x60 cm   Terrario 160x80x60 cm - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Terrario 160x80x60 cm
Ir para o topo 
Página 3 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda...terrário
» Ajuda terrário!
» Mais um terrário... :)
» Novo terrário!!
» aquario/terrário

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Instalações-
Ir para: