Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Idade das Tartarugas EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Idade das Tartarugas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Idade das Tartarugas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Idade das Tartarugas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Idade das Tartarugas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Idade das Tartarugas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Idade das Tartarugas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Idade das Tartarugas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Idade das Tartarugas EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Idade das Tartarugas

Ir para baixo 
+3
Pictus
Renato
Rita Campeão
7 participantes
AutorMensagem
Rita Campeão
Iniciante
Iniciante
Rita Campeão


Feminino Mensagens : 150
Localização : Lisboa

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySáb 10 Set 2011 - 23:02

Olá,

Há alguma forma de se tentar perceber a idade das tartarugas?!...
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySáb 10 Set 2011 - 23:30

Nope, depende de alimentação, condiçōes em que a mantem... Hoje vi duas T s elegans num aquario, o dono disse-me que tinham dois anos, mas o aquario era minimo, ele a alimentava com gammarus e a parte seca era espinhosa, tinham 4cm cada, enquanto deviam estar com mais... Isso é um exemplo
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySáb 10 Set 2011 - 23:34

Hummm de forma geral não. E passo a darte um exemplo que é o meu preferido. Tenho um amigo que tem (ou tinha, ja não falo com ele a muito) a mais perfeitamente miniaturizada Trachemys scripta elegans. É do tamanho dos meus machos de Graptemys, cerca de 12 cm e ainda por cima uma femea. No entanto tem pelo menos 17 anos. Que raio se passa? Bem, o crescimento das tartarugas depende MUITO do seu tratamento, esta femea foi sempre alimentada com alimentos pobres e sem exposição a luz solar, resultado ficou deste tamanho e numca amadureceu, é em termos biologicos para sempre um animal inmaturo. Por outro lado não tens forma de saber se um exemplar adulto perfeitamente desenvolvido tem 20, 30, 40 anos. Podes fazer uma estimativa atendendo a textura, cor, aspectos circunstanceais, etc, mas numca podes dizer com certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
Rita Campeão
Iniciante
Iniciante
Rita Campeão


Feminino Mensagens : 150
Localização : Lisboa

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptyDom 11 Set 2011 - 2:26

Pois... Surgiu-me hoje essa questão...Obrigada Smile
Para todos os efeitos a minha "nasceu" a 23 de Agosto de 2011, que foi quando a comprei Smile lol
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptyDom 11 Set 2011 - 10:15

Ela nessa altura tem menos de 2 meses de certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
Rita Campeão
Iniciante
Iniciante
Rita Campeão


Feminino Mensagens : 150
Localização : Lisboa

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptyDom 11 Set 2011 - 11:07

Achas que ele tinha menos de 2 meses quando a comprei é?! Porque achas isso?...
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptyDom 11 Set 2011 - 11:41

Porque é sempre essa a idade delas quando têm esse tamanho e vão parar as lojas.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySeg 12 Set 2011 - 9:00

Boas,

Nas terrestres é possivel ter uma ideia da idade contanto as marcas de crescimento nas escamas.

No entanto para aquaticas nao é aplicavel.

Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySeg 12 Set 2011 - 9:18

norby escreveu:
Boas,

Nas terrestres é possivel ter uma ideia da idade contanto as marcas de crescimento nas escamas.

No entanto para aquaticas nao é aplicavel.

Mesmo nas terrestres apenas podes fazer uma estimativa, um animal criado prefeitamente com 30 anos, tem exactamente o mesmo tamanho e marcas que um de 50 por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySeg 12 Set 2011 - 11:39

Pictus escreveu:
norby escreveu:
Boas,

Nas terrestres é possivel ter uma ideia da idade contanto as marcas de crescimento nas escamas.

No entanto para aquaticas nao é aplicavel.

Mesmo nas terrestres apenas podes fazer uma estimativa, um animal criado prefeitamente com 30 anos, tem exactamente o mesmo tamanho e marcas que um de 50 por exemplo.

Se estamos a falar em marcas de crescimento parece-me um exagero, se calhar ate um disparate, comparar 2 animais com uma diferença de 20 anos. scratch

O metodo nao é carbono 14, e esse tambem vale o que vale, acredito que possa existir uma margem de erro mas nao posta desta forma.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySeg 12 Set 2011 - 12:41

norby escreveu:
Boas,

Nas terrestres é possivel ter uma ideia da idade contanto as marcas de crescimento nas escamas.

No entanto para aquaticas nao é aplicavel.


Penso que não se pode fazer esta generalização, mesmo falando apenas nas tartarugas terrestres... scratch
Por um lado, como já disse o Pictus, se pusermos lado a lado 2 tartarugas adultas (que já não crescem mais), uma com 60 anos, a outra com 30 anos, o número de riscas (rings) nas escamas são idênticos e no entanto elas têm idades muito diferentes.
Por outro lado, há tartarugas terrestres que não mostram claramente as marcas , sobretudo em adultas, por exemplo as carbonarias podem ficar com a carapaça completamente lisa, sem se conseguir contar absolutamente nada. Wink

Essa regra pode ser válida para a maioria das Geochelone e sobretudo Gopherus, mas pouco mais...
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySeg 12 Set 2011 - 12:53

Isso nas carbonárias é muito interessante porque já vi com as linhas muito marcadas e outras completamente lisinhas. É genético ou será da alimentação?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySeg 12 Set 2011 - 13:49

Apalone escreveu:
Isso nas carbonárias é muito interessante porque já vi com as linhas muito marcadas e outras completamente lisinhas. É genético ou será da alimentação?
Boas, Apalone!
Pois, eu não te sei responder, scratch , apenas sei que a regra da marca nas escamas é muito discutida e não pode ser levada como uma regra genérica.

Eu sei que a tua carbonaria tem uma risquinhas lindas e perfeitinhas , mas por exemplo aquela que vimos no zooexótico era incrivelmente lisa, não tinha marcas nenhumas...

Talvez o Pictus possa dizer-nos algo, este tema é excelente! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Mónica
Iniciante
Iniciante
Pedro Mónica


Masculino Mensagens : 291
Idade : 48
Localização : aveiro

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySeg 12 Set 2011 - 14:09

Pelo que eu noto nas minhas tartarugas russas a que tem a carapaça mais lisa é a que anda sempre a enterrar-se.
Pelas escamas penso que não é como nas arvores (pelos aneis) perque se a tartaruga num determinado perúdo não crescer esses aneis não se vão notar.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySeg 12 Set 2011 - 14:43

Em tempos tinha um foto (cartoon) que punha em relevo essas marcas de crescimento, mas nao a consegui encontrar.

Mas fica esta, percebe-se bem o que eu quero dizer.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

De resto certezas certezas só com o certificado de origem.

Pedro acho muito interessante a forma como se 'mede' a idade de algumas arvores em funçao dos seus aneis. Grosso modo o principio é mais ou menos semelhante...
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySeg 12 Set 2011 - 16:42

RP escreveu:
Apalone escreveu:
Isso nas carbonárias é muito interessante porque já vi com as linhas muito marcadas e outras completamente lisinhas. É genético ou será da alimentação?
Boas, Apalone!
Pois, eu não te sei responder, scratch , apenas sei que a regra da marca nas escamas é muito discutida e não pode ser levada como uma regra genérica.

Eu sei que a tua carbonaria tem uma risquinhas lindas e perfeitinhas , mas por exemplo aquela que vimos no zooexótico era incrivelmente lisa, não tinha marcas nenhumas...

Talvez o Pictus possa dizer-nos algo, este tema é excelente! cheers
Boas, existem varias formas de explicar as marcas no exemplar do Apalone. Primeiro é uma tartaruga de clima tropical perfeitamente adaptada a um clima temperado, o qual tem periodos mais quentes e outros mais frios e de forma correspondente alturas de crescimento mais intenso e menos intenso. Mesmo o Apalone protegendo o seu exemplar do frio invernal, vai SEMPRE notar-se uma diferença na alimentação e actividade do animal correspondente a altura do ano e os efeitos das mesmas no crescimento. Da mesma forma as Chelonoidis carbonarias de pessoal que conheço que as cria reproduzem-se a coincidir com o nosso verão (enquanto exemplares selvagens se reproduziriam a coincidir com o nosso inverno no hemisferio norte). Um exemplar selvagem desta especie tende além disso a: ter alimento menos rica em proteina do que em cativeiro resultanto num crescimento mais suave e com menos estrias, encontra alimento durante todo o ano com poucas oscilações e a carapaça de uma exemplar selvagem tende a ter um polimento natural sob a forma da abrasão que sofre em contacto com pedras, ramos, etc. Ja agora o exemplar da zooexotico é capturado.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas EmptySeg 12 Set 2011 - 16:54

norby escreveu:
Em tempos tinha um foto (cartoon) que punha em relevo essas marcas de crescimento, mas nao a consegui encontrar.

Mas fica esta, percebe-se bem o que eu quero dizer.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

De resto certezas certezas só com o certificado de origem.

Pedro acho muito interessante a forma como se 'mede' a idade de algumas arvores em funçao dos seus aneis. Grosso modo o principio é mais ou menos semelhante...
Existe uma razão para isso, é que os aneis de crescimento das arvores ao contrario das placas corneas das tartarugas não estão sugeitos a erosão do ambiente. Quanto as sulcata e as pardalis sim, mas se visses uma sulcata selvagem terias muito mais dificuldade em fazer qualquer tipo de estimativa presisa quanto a idade, porque elas comem a mais crespa e dura erva da savana e escavam galerias de 10 m no solo compacto e resequido. Esse exemplar é uma sulcata cativa das sortudas, no sentido em que tem uma carapaça passable.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Idade das Tartarugas Empty
MensagemAssunto: Re: Idade das Tartarugas   Idade das Tartarugas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Idade das Tartarugas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» idade da tartaruga
» idade das minhas tartarugas
» Idade da tartaruga
» Onde posso comprar ou doarem-me tartarugas com uma certa idade????
» Idade e tamanho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: