| Vocalização de Quelônios | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Renato Membro Regular
| Assunto: Vocalização de Quelônios Qui 7 Jul 2011 - 3:06 | |
| Vocalização de Quelônios Manaus - Tartarugas da Amazônia (Podocnemys expansa) usam vocalizações para se comunicar, capacidade é fundamental na interação no interior dos grupos entre fêmeas e filhotes da espécie. A comunicação entre estes quelônios era desconhecida, mas uma pesquina desenvolvida pelo biólogo Richard Carl Vogt, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), ainda não publicado, descreveu pelo menos 7 tipos diferentes de vocalizações emitidas por estas grandes tartarugas. “Todo mundo pesquisou tartaruga por mais de 50 anos, mas nunca fizeram silêncio para escutá-las”, afirma Richard Vogt. “Eu me perguntava, como elas sabem a hora de subir todas juntas para sair da água?”, conta. “Agora sabemos que, de alguma forma, estão dizendo 'vamos tomar sol”, brinca o pesquisador. De acordo com ele, as tartarugas da Amazônia estão entre os quelônios mais sociáveis, e isto contribui para o estudo das vocalizações. Vogt e a equipe de pesquisadores receberam financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e gravaram sons emitidos pelas tartarugas em laboratório, cativeiro e na natureza. Os estudos duraram dois anos, mas nem todos as conclusões foram divulgadas. A equipe vai submeter um artigo com os resultados do estudo a revistas científicas internacionais. Os sons emitidos pelas tartarugas são capazes de atravessar barreiras como a água e a areia. E os filhotes de tartaruga já nascem aos berros, emitem sons quando ainda estão enterrados na areia. Para o herptólogo, estes primeiros sons sevem para coordenar a descida das tartaruguinhas até a água, onde são aguardadas pelas mães. “Gravamos sons de filhotes seguindo as mães e das mães na água”, conta Vogt. Segundo ele, tartaguras pequenas emitem quatro tipos de sons diferentes. Alguns com a freqüência de 48 kilohertz e duração entre 0,1 e 0,18 segundos. Outros, com um intervalo de freqüências bem maior, entre 40 hertz e 6 kilhohertz, e duração entre 37 e 39 segundos. São sons suaves e pouco perceptíveis. A descoberta deve contribuir para mudanças no sistema de manejo usado hoje para proteger as tartarugas da Amazônia, em que os filhotes são retirados da praia e soltos em lagos protegidos de predadores. Esta mudança de ambiente separa mães e filhotes, que ficam então isolados e entregues à própria sorte na natureza. “Podemos usar também sons para atrair as tartarugas para tabuleiros (praias de areia nos rios onde é realizada a desova) protegidos, e afastá-las de áreas de risco”, vislumbra o pesquisador, que colabora também com os programas de preservação da espécie na Amazônia. FONTE: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
Mensagens : 5306 Idade : 36 Localização : Quinta do Conde, Setúbal
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Qui 7 Jul 2011 - 9:29 | |
| Muito fixe! O pessoal sempre vai descobrindo umas coisas interessantes.
| |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Qui 7 Jul 2011 - 9:31 | |
| (um á parte, renato, quando vi a foto que tens como avatar assim de repente parecia que tinhas uma tartaruga com duas cabeças de repente fiquei bué LOOOOL Depois é que vi que eram duas -.- Isto demanha uma pessoa até vÊ mal xD) | |
|
| |
Renato Membro Regular
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Qui 7 Jul 2011 - 13:14 | |
| Hehe até minha mãe quando viu a foto pensou que era uma de duas cabeças que eu havia retirado da internet | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Qui 7 Jul 2011 - 13:16 | |
| Pois é que olhando assim de repente a foto engana | |
|
| |
Pictus Membro Regular
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Sex 8 Jul 2011 - 0:04 | |
| Fascinante | |
|
| |
Renato Membro Regular
| |
| |
BeatrizL Membro Veterano
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Sex 8 Jul 2011 - 9:28 | |
| Ah mas isso sabemos lol Pelo menos já vi escrito algures que as tartarugas comunicam. | |
|
| |
Luiz Fellipe Iniciante
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Sex 8 Jul 2011 - 20:37 | |
| o meu não tem com quem conversar só comigo | |
|
| |
Pictus Membro Regular
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Sáb 9 Jul 2011 - 12:11 | |
| | |
|
| |
pauloberruga Iniciante
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Dom 10 Jul 2011 - 17:16 | |
| existe ainda tanta coisa por descobrir e ainda agr começámos
| |
|
| |
Luiz Fellipe Iniciante
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Dom 10 Jul 2011 - 18:01 | |
| o unico som que escuto do flash é quando ele bate as patinhas na superficie da agua | |
|
| |
pauloberruga Iniciante
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Dom 10 Jul 2011 - 18:15 | |
| as minhas tb fazem isso quando têm fome | |
|
| |
Luiz Fellipe Iniciante
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios Dom 10 Jul 2011 - 19:01 | |
| quando entro no quarto ele fica louco,me deixa até passar o dedo na cabeçinha dele | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Vocalização de Quelônios | |
| |
|
| |
| Vocalização de Quelônios | |
|