Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?

Ir para baixo 
+5
Hugo Abreu
vicenteanjos
ALves
Pictus
João Azevedo
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptySeg 16 maio 2011 - 0:34

Boa noite,

Gostaria de saber que truques usam para fazer face ao calcário da água...

Outra questão, usam ácido para repor os valores de PH?

Neste momento estou com índices de GH 300 [17.0] que está dentro dos limites, mas tenho o KH em 300 [17.0] o que é elevado e o PH em 8.4... Por norma as tartarugas poderão ter índices de PH superiores, todavia esta alcalinidade associada a um elevado nível de calcário está a começar a criar depósito na carapaça das minhas verdinhas. Ainda mais evidente são os salpicos e marcas de depósito no nível da água...

O que fazer em relação a isto sem ter que recorrer a um sistema de osmose inversa?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptySeg 16 maio 2011 - 0:49

Simples, não fazes Wink A menos que estejas a lidar com coisas como matamatas que requerem taninos na água e ainda mais acidez Rolling Eyes ou coisas como as diamont back terrapins que são o exato oposto e as adultas podem lidar com água do mar, não vale a pena perderes tempo com isso. A maioria das tartarugas são completamente versateis nesse aspecto.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptySeg 16 maio 2011 - 0:58

Mas a verdade é que este exagero de calcário esta-lhes a causar depósito nas placas... Isso não é algo que seja muito recomendável.

Além disso tento ver a "big picture" que no fundo me diz que este excesso não será certamente bom para os rins e vesicula...

Admitamos que indíces de 8.4 e acima de PH é bastante elevado... Talvez se fizer TPA com água de garrafão com PH na ordem de 6 consiga repor algo disto e reduzir um pouco o calcário...

Curiosamente tinha um tronco de mopani e não trouxe nenhuma acidez à agua, apenas taninos, o que me parece meio insólito...
Ir para o topo Ir para baixo
ALves
Iniciante
Iniciante
ALves


Mensagens : 697
Localização : Santarém

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptySeg 16 maio 2011 - 18:57

8.4 não é muito elevado, onde recolhes a água para o aquaterrário? Poderá ser esse o problema
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 12:46

Boas,

A água que uso é da torneira, devidamente acondicionada.

O truque para a resolução disto vai ser numa próxima tpa meter uns garrafões de água... Têm o PH comparativamente mais baixo e certamente menos calcário...

Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 12:59

Eu pouco percebo mas se este produto não faz mal aos peixes e as plantas aquaticas tambem não deve de fazer mal as tartarugas pois la diz que não estraga qualquer vida aquatica deixo Aqui mas acredito que não possa dar é só uma sugestão Wink e tambem já ouvi dizer em outros foruns de pessoas que baixam o ph com vinagre so que tem e de ser usdo com muito cuidado porque uma colher a mais e acho que pode ser fatal pergunta aqui no forum que alguem te pode esplicar melhor. Very Happy

Até já Wink
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 13:04

Acho que me enganei ve Aqui
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 13:34

Viva Vicente,

Eu já uso correctores de PH porque tenho peixes junto com as tartarugas. Em todo o caso, agradeço-te Very Happy

O meu objectivo era ter um dispositivo purificador de água, assim eliminava o calcário e repunha os níveis de PH. Porque, na verdade, colocar ácido na água faz-me alguma confusão, por menor que seja a quantidade necessária...

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 13:39

qual é a capacidade do aquário? fará sentido usar água de garrafão? ou o problema seria idêntico? eu não faço esse tipo de controlo, não tenho a mínima noção do tipo de água que está no meu lago e caixa de arrumação...
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 13:40

acabei de reparar que fui promovido a membro regular. yupiii, soltem o espumante...
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 13:47

Viva Hugo,

Primeiro os meus parabéns lol cheers

As razões pelas quais controlo o PH são simples, tenho peixes junto com as tartarugas...

O uso de água do garrafão era apenas para baixar um pouco o PH, por norma a água de garrafão tem PH entre 6,0 e 7,8 por isso seria uma questão de tentar equilibrar as coisas...

Os peixes são um bocado sensíveis nesse aspecto e curiosamente como sou muito "higiénico" no cuidado dos meus animais o PH nunca chega a baixar com a urina das verdinhas. Daí o controlo. Todavia, preferia fazer este processo de forma mais natural e sem recorrer a ácidos correctores...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 14:04

Boas Joao,

Á quanto tempo esta o aquario a rolar? Quantos litros tem o aquario? Quanto tempo esteve ou á quanto tempo está esse tronco no aquario?

Nao é que a agua de garrafao seja muito cara, mas nao sei se essa soluçao possa ser practica e funcional...

Existe uma materia filtrante, que pode ser colocada no filtro usada com o proposito de baixar o Ph, mas assim de repente nao me estou a lembrar do nome, estou com uma branca...
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 14:13

Boas Norby

Ora assim por alto 1 mês, e leva 60L... O tronco já saiu porque apenas estava a libertar taninos e nem por isso baixava o PH. Na zona onde vivo a água é muito alcalina.

A história da água de garrafão era apenas no sentido de equilibrar. Ou seja, numa tpa "pimba toma lá 10L de água de garrafão" e em teoria isso deveria ter algum efeito no índice geral de PH. Porém, nem é o PH que me aflige tanto é mais o calcário que cria depósitos no aquário em si e até nas próprias tartarugas.

Tenho que investigar esta marca de purificadores de água -> Brita

Talvez se consiga arranjar uma solução a baixo custo e eficaz de reduzir o calcário e já que se está com as mãos na massa também o cloro e metais pesado. Provavelmente terá algum impacto no PH também...
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 14:35

Hummm...

É assim o teu aquario ainda está 'verde', mal teve tempo de ciclar e precisa de tempo.

Sinceramente a litragem tambem nao é nada de especial e proporcionalmente é mais dificil equilibrar os parametros em baixas litragens do que litragens maiores...

Fiz uma pesquisa a materia filtrante que referia é turfa. Vê este tópico.

Coloca de novo o tronco, pelo menos as corydoras vao ficar agradecidas elas apreciam bastante a madeira. Podes usar tambem a turfa, mas esta tem um periodo de vida limitado e vai-te turvar a agua.

Pessoalmente a minha opiniao recai na madeira para tentares baixar o Ph. De resto da-lhe tempo.

Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 15:16

O meu problema com o tronco de mopani é que ele liberta muuuuiiitos taninos...
Apesar de ja ter sido fervido horas, por a água castanha no espaço de horas... E isso causa-me algum desagrado. Sei que os taninos são afectam muitos os peixes ou as tartarugas porém a concentração é bastante grande e não sei se isso não trará consequências...
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 16:00

Pois tambem sou parvo acho que os peixes não aguentam mudanças bruscas de ph acho eu mas isso da água dos garrafões não deve mudar muito pois não mudas a água toda de uma vez certo;) .

Até já mete um tronco que acho que faz bemtambem adeus Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 17:08

Joao a perfeiçao é uma utopia... e nao se pode ter tudo.

Eu sei que os olhos tambem comem, mas nao sei que muito mais possas fazer.

Os taninos nao sao prejudiciais para os peixes, antes pelo contrario. O unico problema é mesmo o efeito estetico.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyTer 17 maio 2011 - 17:18

Os taninos em si não me preocupam... Aliás a coloração tipo "chá" não me desagrada, apenas ainda tenho excesso de resíduo no tronco, com o tempo vai diminuindo, mas de momento essa concentração ainda é elevada... É apenas isso Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Joana
Iniciante
Iniciante
Joana


Feminino Mensagens : 45
Idade : 35
Localização : Lisboa - Odivelas

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyDom 22 maio 2011 - 19:37

Aproveitando o tópico, há alguma coisa que possa fazer para remover o calcário da carapaça para além de escovar gentilmente com uma escova de dentes? É prejudicial às minhas tartas?
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyDom 22 maio 2011 - 22:16

Oi Joana,

O calcário em si nunca é bom. Se é prejudicial para as máquinas de lavar, também o é para nós ou para as tartarugas. Os problemas mais comuns associados são a formação de pedra nos rins e vesícula. As verdinhas podem estar sujeitas a isso também. Um dos truques que resolvem parte do problema é colocar um daqueles filtros que se adaptam na torneira para removerem o calcário e metais pesados.

Sem isto, resta escovar de facto, gentilmente, a carapaça. O calcário é daquelas coisas que se pode notar a curto, médio e/ou longo prazo. Depende muito de situação para situação. A curto prazo é evidente nos possíveis depósitos que se podem criar nos vidros do aquário e na carapaça das tartarugas. A médio/longo prazo poderá ter as consequências que falei.

Procura ter os cuidados necessários habituais. As tartarugas são bastante resistentes a este tipo de situações, portanto é tentar fazer o melhor e se possível procurar investir alguns euros numa solução dessas de tratamento de água.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyDom 22 maio 2011 - 23:24

Uma tartaruga normal mesmo em condições de alcalinidade muito elevada da água dificilmente desenvolve pedras nos rins ou vesicula. Na natureza encontras varias Pseudemys e muitas outras tartarugas em fontes de água naturais na Florida, com água muito dura, filtrada sobre rocha calcaria. Outro caso seria por exemplo as especies de Pelusios que habitam o lago Malawi e o lago Tanganica os quais possuem uma duresa proxima da água do mar. Normalmente é algo sobre o qual podes estar completamente descançado.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyDom 22 maio 2011 - 23:28

Mas se se pode evitar, de alguma forma, é de evitar, penso eu. O factor psicológico também conta para mim.

Eu sinto-me mais descansado em usar um acondicionador e tentar eliminar o possível da água. É apenas a minha opinião, não passa disso, mas se podemos evitar pequenas coisitas porque não fazê-lo? É uma questão de filosofia pessoal...

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyDom 22 maio 2011 - 23:34

É que realmente é practicamente irrelevante e pode até ser ligeiramente nefasto, regra geral crias de tartas tipo Pseudemys, Graptemys, Trachemys ,etc, querem-se em água não muito branda para desencorajar o crescimento de fungos. Ha até quem recomende adicionar alguns gramas de sal por litro para estas especies, so esperiemtei uma vez ha muitos anos e deixei de usar porque não notei qualquer diferença.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyDom 22 maio 2011 - 23:37

Eu uso...

Sal marinho das salinas de Olhão (não tem aditivos, pelo menos, assim diz lol) Wink 2 a 3 colheres...
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? EmptyDom 22 maio 2011 - 23:57

Usas?! Mas agora estou confuso, não querias diminuir a alcalinidade da água?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty
MensagemAssunto: Re: Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?   Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alcalinidade e Calcário - Como lidar com eles?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Como eles voltam ao mesmo local do nascimento...
» Ganhei uma tartaruga que está com 18 anos, como cuidar dela?
» Como eu faço?
» como dar vegetais?
» Como fazer?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: