Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
perda de anos de vida EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
perda de anos de vida EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
perda de anos de vida EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
perda de anos de vida EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
perda de anos de vida EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
perda de anos de vida EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
perda de anos de vida EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
perda de anos de vida EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
perda de anos de vida EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 perda de anos de vida

Ir para baixo 
+3
Navarro
bea_rock
pauloberruga
7 participantes
AutorMensagem
pauloberruga
Iniciante
Iniciante
pauloberruga


Masculino Mensagens : 194
Idade : 27
Localização : loures

perda de anos de vida Empty
MensagemAssunto: perda de anos de vida   perda de anos de vida EmptySex 25 Fev 2011 - 18:37

Olá vinha expor uma duvida. É verdade que se as tartarugas não hibernarem perdem anos de vida? É que fui a uma loja perguntar por comer para elas e disseram que elas deviam estar a hibernar.
Ir para o topo Ir para baixo
bea_rock
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 122
Idade : 34
Localização : C. Rainha

perda de anos de vida Empty
MensagemAssunto: Re: perda de anos de vida   perda de anos de vida EmptySex 25 Fev 2011 - 18:42


Olha tenho a mesma dúvida, um senhor que tem umas 10 tartarugas num lago disse-me que o hibernar era uma espécie de restauro do sistema e que não era bom para elas se não hibernassem. Será verdade?
Ir para o topo Ir para baixo
Navarro
Iniciante
Iniciante
Navarro


Masculino Mensagens : 19
Idade : 41
Localização : Queluz

perda de anos de vida Empty
MensagemAssunto: Re: perda de anos de vida   perda de anos de vida EmptySex 25 Fev 2011 - 23:24

Quando a tartaruga não hiberna isso não a prejudica dessa maneira. Mas a continuação torna-se dificil para o animal ficar impossibilitado de tirar proveito das suas reservas durante o Inverno e ter de permanecer activo ano após ano.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

perda de anos de vida Empty
MensagemAssunto: Re: perda de anos de vida   perda de anos de vida EmptySáb 26 Fev 2011 - 9:53

Boas,

Pessoalmente sou apologista da hibernaçao porque é isso que acontece na natureza.

Considero a hibernaçao exactamente como a bea_rock diz, uma especie de restauro do sistema, a modos que um 'reset' anual.

Subscrevo tambem as palavras do Navarro e acrescento que há autores que consideram a hibernaçao importante para efeitos reprodutivos.

A hibernaçao é um daqueles temas que dá pano para mangas e que daria para divagar por um serie de pressupostos.

Deixo só ficar a ideia que a hibernaçao é uma especie de mecanismo de defesa que a natureza dotou algumas tartarugas (e outros animais, inclusivé mamiferos) para fazerem frente á adversidade do clima, nomeadamente do frio. Diria que este é apenas um dos muitos mecanismos que explicam a longevidade destes animaizinhos.

Ainda que seja apologista da hibernaçao, nao considero que a opçao de nao hibernar possa ser prejudicial, e dependendo do seu local de origem, podem nem sequer hibernar, ou nem estar tao pouco geneticamente programadas para esse efeito como por ex.º as Ocadias, e isto falando de aquaticas.

Ir para o topo Ir para baixo
pauloberruga
Iniciante
Iniciante
pauloberruga


Masculino Mensagens : 194
Idade : 27
Localização : loures

perda de anos de vida Empty
MensagemAssunto: Re: perda de anos de vida   perda de anos de vida EmptySáb 26 Fev 2011 - 12:23

ok obrigado, aguardo mais respostas
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme...
Iniciante
Iniciante
Guilherme...


Masculino Mensagens : 78
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

perda de anos de vida Empty
MensagemAssunto: Re: perda de anos de vida   perda de anos de vida EmptySáb 26 Fev 2011 - 17:22

eu tambem acredito que o ato de hibernar nao influi em nada no tempo de vida de um animal,pois muitos animais hibernam por que as condiçoes climaticas estao desfavoraveis,por exemplo a minha tartaruga nunca hibernou,pois onde moro nunca houve quedas bruscas de temperatura,e no final das contas eu acho q a hibernaçao pode ser ate prejudicial ao animal,pois nesse periodo as suas resevas de gordura acabam diminuindo,isso implica q o animal antes de hibernar tem de ter uma boa reserva de gordura,o que nao ocorre em todos os casos.
Ir para o topo Ir para baixo
Lusotartas
Iniciante
Iniciante
Lusotartas


Masculino Mensagens : 95

perda de anos de vida Empty
MensagemAssunto: Re: perda de anos de vida   perda de anos de vida EmptySáb 26 Fev 2011 - 17:25

Muito bem visto norby, partilho da mesma opinião :

A meu ver uma tartaruga que acorde todos os dias no seu aquaterrário em dia de verão durante toda a sua vida, vai ser activa todos esses dias e ter uma boa saúde, vai crescer e viver bem, acompanhada com uma boa alimentação e qualidade da água.
Contudo a falta de "hibernação" pode debilitar alguns estímulos naturais proporcionados com esta parte do ciclo normal da sua vida que é o do acasalamento e criação.
(Pode-se no entanto despoletar esses estímulos com outras técnicas como o da alimentação com comida viva, aumento da temperatura etc...)

Portanto uma tartaruga que "hiberne" terá um ciclo de vida igual ao que encontra na natureza, todos os anos enfrentará o desafio do rigor do inverno ou de seca extrema e sempre que sobreviver saberemos que continua forte e suadável.
Estarão nas duas situações em pé de igualdade em termos de sistema imunológico ou de ritmo de crescimento. Para mim hibernar ou não, não vai influenciar em nada estes factores.
Aqui o importante está que durante os invernos consigamos proporcionar esses dias óptimos na temperatura da água e do AR dentro do aquaterrário!
Se a temperatura for óptima durante 365 dias durante o ano a tartaruga nao vai ser influenciada pela mudança de estações. Existem outros factores que tambem influenciam como o da pressão atmosférica mas não vamos considerar esse tipos de variáveis...

Manter essas condições óptimas requer muita dedicação e euros para fazermos bem, por isso sempre que possível deixem as tartarugas já consideradas adultos ou jovens adultos "hibernar" dando preferência a lagos exteriores e com alguma profundidade.
Deverão ter em conta alguns procedimentos para as preparar melhor a enfrentarem um inverno no exterior quando estiverem habituadas a viver em casa.
Ir para o topo Ir para baixo
pauloberruga
Iniciante
Iniciante
pauloberruga


Masculino Mensagens : 194
Idade : 27
Localização : loures

perda de anos de vida Empty
MensagemAssunto: Re: perda de anos de vida   perda de anos de vida EmptySáb 26 Fev 2011 - 18:48

obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

perda de anos de vida Empty
MensagemAssunto: Re: perda de anos de vida   perda de anos de vida EmptyDom 27 Fev 2011 - 3:52

mesmo que hibernem as tartarugas em cativeiro têm sempre o metabolismo mais acelarado, o alimento que nos lhe damos é muito acima do que elas comeriam na natureza

tambem sou a favor da hibernação em muitos repteis (mais nos norte americanos) em que a hibernação é um meio para ter um maior exito na reprodução

nos 2 ultimos anos tive cobras que não hibernaram e tiveram 1 postura, agora com a hibernação quero ver quantas posturas e de quantos ovos (pesquisa lol)
Ir para o topo Ir para baixo
Navarro
Iniciante
Iniciante
Navarro


Masculino Mensagens : 19
Idade : 41
Localização : Queluz

perda de anos de vida Empty
MensagemAssunto: Re: perda de anos de vida   perda de anos de vida EmptyDom 27 Fev 2011 - 22:18

Esqueci-me de dizer, quando elas são bebés é que não convêm hibernar devido ao facto de ainda não terem reservas suficientes para o tal acto. Para isso a colocação de um termostato no aquário no primeiro ano é o ideal.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





perda de anos de vida Empty
MensagemAssunto: Re: perda de anos de vida   perda de anos de vida Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
perda de anos de vida
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Olhos inchados? Perda de apetite
» vida em caixa da agua
» Tartaruga irrequieta.
» Esperança de vida
» Vida Aquatica

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: