Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Iluminação nos aquários EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Iluminação nos aquários EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Iluminação nos aquários EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Iluminação nos aquários EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Iluminação nos aquários EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Iluminação nos aquários EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Iluminação nos aquários EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Iluminação nos aquários EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Iluminação nos aquários EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Iluminação nos aquários

Ir para baixo 
+17
Ana G
kilava
Luiz Fellipe
DARKasNIGHT
Renato
BrEsKi
Terruta
tyutry
Rodriggu
jpeaaa
Apalone
RP
Peixinha
BeatrizL
Rik
Catarina
21 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyDom 28 Nov 2010 - 13:31

Olá a todos

tenho lido em bastantes locais da internet e também em livros mas relativamente ao número de horas que as tartarugas devem estar expostas às luzes UVB as opiniões diferente. Gostava de saber a vossa. Uns sítios diz de 3 a 4 horas/dia outros diz de 10 a 12 horas/dia.... Afinal quanto tempo por dia devemos ter a lâmpada ligada?

outra coisa: à noite podemos apagar todas as luzes (ficar completamente às escuras) ou deve-se ligar alguma luz?

Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante
Iniciante
Ná


Feminino Mensagens : 253
Idade : 29
Localização : Corroios

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyDom 28 Nov 2010 - 13:43

Olá Catarina Very Happy
já vi nuns quantos tópicos a dizer que é 10h/d, e sim à noite devem dormir às escuras para dormirem sossegadas Corrijam-me se estiver errada
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000174816522
Rik
Iniciante
Iniciante
Rik


Masculino Mensagens : 398
Localização : Luxemburgo

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyDom 28 Nov 2010 - 14:08

ná@ escreveu:
Olá Catarina Very Happy
já vi nuns quantos tópicos a dizer que é 10h/d, e sim à noite devem dormir às escuras para dormirem sossegadas Corrijam-me se estiver errada

Confirmo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptySeg 29 Nov 2010 - 15:13

O tempo de luz ligada tenho quase certeza que tem a ver com o tempo de sol. Como elas não estão na natureza precisam de um "sol" em casa, então é necessário que este permaneça ligado o mesmo tempo que na natureza, o que varia, no verão fica ligado mais tempo e no inverno menos tempo pois á menos horas de sol. Também por isso devem ficar ás escuras de noite, basta pensar como elas estariam se estivessem na natureza, á noite não teriam luz, por isso não é necessário terem nada ligado.
Ir para o topo Ir para baixo
Peixinha
Iniciante
Iniciante
Peixinha


Feminino Mensagens : 159
Idade : 50
Localização : Lisboa, Portugal

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyTer 30 Nov 2010 - 10:24

Olá Catarina, pelo o que aprendi por aqui, devemos completar o ciclo diurno e nocturno guiando-nos pelo nosso dia... Ligar de manhã e apagar quando o sol desaparecer, sendo que no Inverno o tempo é inferior, mas assim é o mais parecido com a natureza possivel e o mais correcto para elas... Acho eu... Se estiver errada peço desculpa e por favor alguém me corrija...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyTer 30 Nov 2010 - 14:23

Peixinha escreveu:
Olá Catarina, pelo o que aprendi por aqui, devemos completar o ciclo diurno e nocturno guiando-nos pelo nosso dia... Ligar de manhã e apagar quando o sol desaparecer, sendo que no Inverno o tempo é inferior, mas assim é o mais parecido com a natureza possivel e o mais correcto para elas... Acho eu... Se estiver errada peço desculpa e por favor alguém me corrija...

É exatamente isso Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptySex 3 Dez 2010 - 10:34

Obrigada a todos! Mais uma dúvida desfeita Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptySex 3 Dez 2010 - 17:05

As questões são sempre bem vinda Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyDom 5 Dez 2010 - 19:14

Olá...

Estava no site da Sera GmbH e li um parágrafo que passo a transcrever:

"Para compensar a falta de luz solar, ligue a lâmpada de radiação UV duas vezes por semana, no máximo durante 5 minutos. ATENÇÃO: Períodos longos de radiação podem causar queimaduras. "

Quem me ajuda!!! 2 vezes por semana, 5 minutos!????

Aqui vai o link para verem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyDom 5 Dez 2010 - 19:48

Catarina, a Sera é uma grande marca de produtos para animais.
Eu não li tudo, mas li essa frase.
Essa frase é completamente ridícula, nem sequer se diz quais UV (UVA, UVB, UVC ?).

Por isso não deves ter em conta o que aí diz.

Os ciclos podem não ser tão rígidos,... eu por exemplo como preciso de tempo para as ver, alimentar, limpar - TODOS OS DIAS - e normalmente saio de casa às 8 da manhã e só chego às 19.00 horas, tenho neste momento tudo ligado entre as 09.30 e as 20.30; assim que chego a casa vou fazer a revisão, alimentar (sendo o caso) e ver o que se passa. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyDom 5 Dez 2010 - 21:28

Lembro-me de ver no zoo de Madrid um funcionário que ia a cada terrário, 15min com uma lâmpada, por isso não sei se será alguma radiação especial, disso não percebo.
Estão sempre a surgir coisas novas por preços proibitivos. É melhor ficar por aquelas lampadas que já conhecemos e mesmo assim naquela loja de Benfica ao pé do cemiterio uma uvb custa 24eur e na outra ao pé do mercado custa 19eur e mesmo assim é cara. Temos de ter cuidado com este pessoal. Mad
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyDom 5 Dez 2010 - 23:26

Hoje fui a uma loja de animais para me informar das lampadas que tinham de uvb e os preços. e quando disse ao vendedor que queria uma lampada uvb para substituir o sol natural, ele respondeu-me que isso não funcionava assim e que tinha de ter um termostato. Eu pensei para mim "Que raio de resposta". Então disse-lhe que tinha termostato na água e que queria uma lampada uvb para a parte seca, e ele depois lá disse que não tinha, mas parecia muito á toa em relação ao assunto. Por isso por vezes as lojas de animais tambem não são de grandes sabedorias. Lá lhe perguntei só a quanto é que as vendia e vim embora, ele disse que o preço variava entre os 10€ e os 15€ conforme a potencia.
Ir para o topo Ir para baixo
jpeaaa
Iniciante
Iniciante
jpeaaa


Masculino Mensagens : 260
Idade : 29
Localização : Madeira

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyDom 5 Dez 2010 - 23:42

Tive agora a comparar essa lâmpada da Sera com as da Exo Terra e vi que a da SERA a nível de radiação até é um pouco mais fraca que a da Exo Terra. As da Serra têm um pouco menos de radiação visivel, UVA, UVB e 0% de radiação UVC. Os comprimentos de onda de radiação UVC são entre 100 e 300 nm. Realmente é estranho eles dizerem aquilo, mas se os dados que apresentam no site são mesmo reais então devem estar enganados
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptySeg 6 Dez 2010 - 22:10

Eu mandei um mail à Sera a colocar exactamente essa questão. Assim que responderem eu coloco aqui... se responderem...:S
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyQui 9 Dez 2010 - 16:34

Já obtive resposta da Sera. Passo a transcrever:

"De facto, a lâmpada normal deve estar ligada 10 a 12 horas. No site referimo-nos a uma lâmpada de radiação UV (projector UV/spot). Neste caso, devido ao perigo de queimaduras, não se deve ultrapassar um período de radiação de 5 minutos."

Ok... ficamos a saber que não se tratava de radiação UVB, mas o que é que querem dizer com projector UV/ spot!?!?!?!? Alguém sabe do que se trata?

Cumprimentos,
Catarina
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyQui 9 Dez 2010 - 20:42

Como eu já calculava, a resposta da Sera continua errada! É uma pena!

Spot é a UVA, aquece, aumenta o metabolismo, propicia a termoregulação em animais de sangue frio como é a tartaruga.

Com 5 minutos de UVA a tartaruga não consegue aquecer, o que elas gostam muitas vezes é de estar lá debaixo horas; o spot pode perfeitamente estar sempre ligado e ela aproxima-se mais, ou menos, sempre que quer, é como se tivesse um mini-sol à sua disposição. Wink

Quanto a queimaduras, pode acontecer em muitas ocasiões, e com todos nós; mas as tartarugas não são estúpidas e sabem o quanto e quando se podem aproximar (nem nós deixamos um spot em que debaixo dele faça 40 ou mais graus!)
Ir para o topo Ir para baixo
Rodriggu
Iniciante
Iniciante
Rodriggu


Masculino Mensagens : 146
Idade : 44
Localização : São Paulo SP Brasil

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptySeg 2 maio 2011 - 20:46

Oi galera!!!

Seguinte, ganhei uma tigre d'água fêmea de 2 anos e 22 cm aproximadamente com Cert. de origem Romanetto, ela tá em um aquaterrario de 55Lx40Ax30prof., com bomba de 25 litros, um aquecedor pequeno, termometro e para iluminação uma EXO TERRA UVA Sun Glo 50W spot de ROSCA. A minha tigre ta mto bonita, link das fotos na minha apresentação.

Já coloquei suplemento mineral e vitamínico (calcio) + o repto protect na água.

Minhas dúvidas são as seguintes:

- Com ctz terei que comprar uma aquaterrario maior e bomba potente + aquecedor maior!!
- Essa iluminação, posso deixar ligada por dia durante qto tempo? pois possuo apto.
- Seria melhor comprar a UVA ou uma UVB?
- As patas traseiras dela estão cada uma com 4 unhas os dedos laterais estão com a unha faltando, é normal isso?

Gente por enqto é isso .. hehe marinheiro de 1ª viagem né .. quero trata-la bem!!!!


Última edição por Rodriggu em Sex 6 maio 2011 - 13:07, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptySeg 2 maio 2011 - 20:58

boas
sim vais ter de comprar um aquario maior um filtro melhor e um aquecedor mais potente.
a iluminação deve estar ligada 10 a 12 horas no inverno e 12 a 14 horas no verao.
a lampada aconselhada para as tartarugas é uma uvb 5.0.
quanto as patas traseiras faltarem uma unha nas minhas tambem ja aconteceu mas nao sei porque, e elas voltaram a nascer
Ir para o topo Ir para baixo
Rodriggu
Iniciante
Iniciante
Rodriggu


Masculino Mensagens : 146
Idade : 44
Localização : São Paulo SP Brasil

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptySeg 2 maio 2011 - 21:30

Mais essa lampada que estou usando a UVA de 50 W, tb posso ficar com ela por 12 a 14 horas ligada pra manter a iluminação do aquaterraio, sem causar problemas pra minha tigre?

Ah e outra coisa, a minha tigre não gosta de ficar se banhando no terrario, curte soh ficar nadando e bioando .. cara é raro ver ela no terrario ..
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptySeg 2 maio 2011 - 21:33

existem tartarugas que nao gostam muito de terra eu tambem tenho uma assim.
podes usar a lampada mas a outra lampada tambem fornece luz e assim ja nao gastas duas vezes na conta da luz

Ir para o topo Ir para baixo
Rodriggu
Iniciante
Iniciante
Rodriggu


Masculino Mensagens : 146
Idade : 44
Localização : São Paulo SP Brasil

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptySeg 2 maio 2011 - 21:44

hehe entendi ... por essa ser bem forte o gasto triplica neh ... eu na verdade qd ocomprei ela .. soh fikei preocupado em naum machucar a pequena .. pois li em topicos q pode causar queimaduras no reptil ... mais a lampada ta a uns 20 cm aproximadamente dela, então sem problemas ... mais pode deixar q comprarei sim a UVB porem aki em sao paulo-sp, é mais facil achar a q tem q usar reator, pois a com rosca UVB ta dificil!!! Ja tentei cobasi e outros pet´s grandes mais sem chance!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Rodriggu
Iniciante
Iniciante
Rodriggu


Masculino Mensagens : 146
Idade : 44
Localização : São Paulo SP Brasil

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Entaum vai o link de como está minha tigre atualmente!!   Iluminação nos aquários EmptySeg 2 maio 2011 - 22:14

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por Rodriggu em Sex 6 maio 2011 - 12:47, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Rodriggu
Iniciante
Iniciante
Rodriggu


Masculino Mensagens : 146
Idade : 44
Localização : São Paulo SP Brasil

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyQua 4 maio 2011 - 2:56

Galera!

Seguinte, coloquei a lampada de 50W uva de rosca no meu aquaterrario, ficou ligada umas 8 horas e agora as 23:00 trincou o tampão de vidro, pois caramba ta esquentando mto a Exo terra DAY LIGHT spot, fiquei com receio agora por ter estourado o tampão e estourar o aquaterrario lateralmente!!!

O certo seria colocar essa aki do endereço abaixo, maios não consigo achar em nenhum canto!!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tipo to quase colocando uma lampada normal de aquario msm de 15W + uma Exo terra Night Glo de 15W, que eh mais fraca, o que acham?

Alguma sugestão!!!

valew galera!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Terruta
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 27
Idade : 35
Localização : Odivelas

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyQua 4 maio 2011 - 9:33

boas

pela foto vi que tinhas um genero de uma tampa entre a luz e o local seco da tartaruga. nao podes ter pois essa tampa, seja vidro, plastico ou outra coisa que o valha, porque vai filtrar os raios UV que a tartaruga necessita. a lampada que tens é boa mas tens k a saber utilizar.
essa que puseste no link é a que eu tenho e aquece o ideal para elas. fico com o aquaterrario perto dos 29ºC e tenho a agua, com termostato, a 26ºC. um terço do aquaterrario tapado o que lhes (tenho duas) da um ambiente humido.

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
BrEsKi
Iniciante
Iniciante
BrEsKi


Masculino Mensagens : 193
Idade : 35
Localização : Aveiro

Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários EmptyQua 4 maio 2011 - 12:20

Boa tarde , eu comprei uma lampada para o meu terrario e é de 18W. É boa ou teria que ser com mais Wolts?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Iluminação nos aquários Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação nos aquários   Iluminação nos aquários Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Iluminação nos aquários
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Montagem de aquarios
» Aquarios low cost
» Aspiradores para Aquários
» Cálcio nos aquarios + equipamentos
» FAZ AQUARIOS SUPER BARATOS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: