Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Barritasdonut
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySex 8 Jun 2018 - 22:32

Boa noite!

Tenho uma tartaruga ouachitensis e antes de mais gostava se a partir das fotos é possível descobrir o sexo desta ou de maneiras para eu tentar descobri-lo.

Gostava de saber como posso acabar com essas manchas na carapaça. Elas surgiram quando ainda não tinha lâmpada UV e na loja disseram-me que era falta de vitaminas. Comprei a lâmpada e ainda essa ração em pellets, mas as manchas continuam passado alguns meses.

Queria saber o que posso fazer para combater essas manchas e a sua origem, sendo que faço mudanças de água semanais e lâmpada está ligada todos os dias das 9h às 14h e das 20h às 24h.

Ainda, recomendam essa ração? E o condicionador de água? Não tou muito satisfeito com o condicionador porque deito poucas gotas deste e a água no garrafão fica castanha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obrigado!

Ir para o topo Ir para baixo
Filipers97
Iniciante
Iniciante
Filipers97


Masculino Mensagens : 36
Idade : 27
Localização : Póvoa de Santa Iria

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySáb 9 Jun 2018 - 0:14

Boa noite!

A tartaruga aparenta ainda ser muito jovem para determinar o sexo, espera mais uns 3/4 anos!

Falta de vitaminas....tenho as minhas dúvidas. Só vejo 2 possibilidades, ou essas manchas são por causa da troca de escamas da carapaça causadas pelo crescimento da tartaruga, ou então essas manchas brancas podem ser causadas por fungos. Não posso te dar uma resposta segura, mas já reparaste se essas escamas com manchas brancas têm se soltado?

A lâmpada está ligada das 20h ás 24h? Se for uma lâmpada uvb (que é obrigatória ter) só deve estar ligada durante o dia, pra simular o ciclo do sol, à noite as tartarugas não precisam de luz pois à noite elas só dormem.

Em relação á alimentação sim, continua a dar-lhe os sticks. Já reparei que lhes alimentas na zona seca, a comida deve ser dada na água, só assim elas conseguem engolir a comida (elas ao contrário de nós não conseguem produzir saliva e mastigar alimentos).

Em relação ao condicionador de água pessoalmente eu nunca usei nenhum, para as tartarugas não é algo obrigatório. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Barritasdonut
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySáb 9 Jun 2018 - 10:36

Sim sim, eu vejo escamas da caparaça no fundo do aquário de vez em quando e tiro-as do aquário.

Qual seria o horário que sugeria da lâmpada? 9h às 18h?

Não, não, eu alimento-a na água , pus o stick na plataforma para ver se ela subia para cima dela para tirar uma foto melhor, sempre que ela está na plataforma e eu aproximo-me, ela assusta-se e vai logo para a água, provavelmente a espera de comida Wink. Alimento lhe 7 sticks mais ou menos 3/4 vezes ao dia. É muito?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySáb 9 Jun 2018 - 11:59

Boas

Parece-me que as escamas por baixo estão a vir saudaveis com a regeneração, mas essas escamas velhas não tem de facto nada bom aspecto...

Diria que está tudo bem e que é apenas uma questão de tempo até se soltarem. Com referi as novas escamas aparentam estar saudáveis.

Podes usar uma escova de dentes usada e escova-la gentilmente sob um fio de agua.

Parece-me pouco a muda semanal para o volume de agua... Deve chegar ao fim da semana MUITO suja. Aconselho mais mudas ou um aquario maior ou por ex.º uma caixa de arrumaçao (que pode ser uma opçao barata) com maior volume de agua.

A lampada deve estar ligada o correspondente a um ciclo diurno. Diria umas 10horas. Um temporizador pode ser uma opção. Das 9 as 18h estará bem...
Ir para o topo Ir para baixo
Barritasdonut
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySáb 9 Jun 2018 - 13:17

Eu costumo escová-la com uma escova de dentes sim.

A água no fim da semana ainda está bastante limpa por acaso, eu mudo-a mais por causa do teor de amónia não aumentar muito na água.

Em termos de caixa de arrumação que estou seriamente a penasar em adoptar essa opção, o que me recomendaria como plataforma? A única ideia que tive foi colocar lá dentro uma caixa virada para ao contrário e a base da caixa fazia de plataforma, se bem que essa opção esteticamente não me agrada muito. Recomenda alguma coisa?
Ir para o topo Ir para baixo
Filipers97
Iniciante
Iniciante
Filipers97


Masculino Mensagens : 36
Idade : 27
Localização : Póvoa de Santa Iria

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySáb 9 Jun 2018 - 14:52

As caixa de arrumação são uma ótima opção, tenta arranjar a maior que conseguires para que não tenhas de estar sempre a trocar de caixa/aquário à medida que a tartaruga cresca. Normalmente no chinês costumam haver caixas de 100-150l a um bom preço. 

Em relação à plataforma podes comprar uma ou fazer tu mesmo. O ideal de uma plataforma é que não ocupe muito espaço no aquário (para ser aproveitado para a tartaruga nadar), para isso costumam existir uma plataformas que flutuam e que se adequam ao nível da água, no entanto essas plataformas com o crescimento da tartaruga acabam por não aguentar muito com o seu peso. Se optares por uma destas recomendo o uma plataforma da zoomed com o tamanho large.
No entanto a melhor plataforma que podias ter na minha opinião são umas plataformas que se colocam sobre o aquário e já não têm o problema de não aguentar com o peso da tartaruga. Essas plataformas podes fazer tu própria recorrendo a outra caixa de arrumações (há bastantes videos no youtube a explicar como fazer uma Wink ), ou podes comprar uma da Penn plax (experimenta meter no google Penn plax turtle dopper).
Ir para o topo Ir para baixo
Barritasdonut
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySáb 9 Jun 2018 - 14:58

As ventosas prendem-se bem ao plástico?

Essas plataformas que se adequam ao nível da água não são um bocado caras? Assim como as penn plax? Queria um opção mais em conta ou então criava eu mesmo a minha própria penn plax... Essas penn plax que há para venda são ajustáveis em termos de largura?

Colocar uma placa de acrílico pequena ou outra superfície com cola quente na caixa não resultava?
Ir para o topo Ir para baixo
Filipers97
Iniciante
Iniciante
Filipers97


Masculino Mensagens : 36
Idade : 27
Localização : Póvoa de Santa Iria

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySáb 9 Jun 2018 - 21:59

Não posso dizer com 100% de certeza mas julgo que sim, visto que o plástico continua a ser uma superfície polida, mas pelo sim ou pelo não espera pela confirmação de alguém.

Sim infelizmente o preço dessa plataforma é um bocado puxado. Em relação a ser ajustável ou nao, temo que não, pelo o que vejo na internet aquilo vem com um tamanho fixo e depois tem umas ventosas que dá para prender lateralmente (que acabam um bocado por serem inuteis).  Por isso o ideal seria mesmo seres tu a fazer uma, assim podes sempre escolher o tamanho que te der mais jeito. Wink

Uma placa de acrílico penso que não seria má ideia, agora a cola quente não sei se em contacto com a água não faria mal ao bicho, mas tambem não sou grande mestre nessa matéria.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySeg 11 Jun 2018 - 14:21

Boas

Eu uso roofmate.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Barritasdonut
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptySeg 11 Jun 2018 - 21:44

Para plataforma também vi num vídeo e secalhar nao era mal pensado usar blocos (tijolo por exemplo) empilhados para criar a plataforma, depois tinha era de pensar numa solução para uma rampa para me certificar que a parte de cima dos blocos ficava mesmo seca.

Ou entao podia usar um tronco de lenha..

Norby, como fazes para colar o roofmate à caixa?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptyTer 12 Jun 2018 - 16:49

Boas

Não acho nada boa ideia essa de empilhar coisas para se fazer uma plataforma... rouba espaço util (e as tartarugas precisam de MUITA água!) É uma solução muita esquisita...

Um tronco desde que destinado ou adequado à aquariofilia pode ser uma ideia (não ponhas um toro SFF Shocked ao alto!)

O roofmate flutua. É um material inerte, não rouba espaço util de natação e ambem é practico para a limpeza.
Ir para o topo Ir para baixo
Barritasdonut
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptyTer 12 Jun 2018 - 16:57

E como é que sugerias para segurá lo às paredes da caixa?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptyTer 12 Jun 2018 - 16:59

Só tens que cortar à medida e colocar no aquario. O roofmate flutua.
Ir para o topo Ir para baixo
sergio_sousa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 52
Idade : 40
Localização : Lisboa

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptyQua 13 Jun 2018 - 9:50

Eu muito sinceramente não recomendo o roofmate.

E porquê? Falando pela experiência que tenho com as minhas 4 "meninas", elas adoram morder tudo e mais alguma coisa...

Se por acaso engolirem um pouco de roofmate seguramente vais ter um problema grave.

Eu acabei por fazer uma com placas de acrílico. Arranjei umas placas, cortei-as à medida e depois com uma pistola de ar quente moldei-as até ter a forma que queria.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptyQui 14 Jun 2018 - 14:25

Boas

Concordo que o acrilico seja uma melhor opção. Requer no entanto mais trabalho "técnico".

O roofmate com o passar do tempo tem que ser trocado, porque vai sendo mordiscado.

O roofmate como material inerte, e se ingerido, faz o trato digestivo, entra e sai...
Ir para o topo Ir para baixo
Barritasdonut
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça EmptyQui 14 Jun 2018 - 21:34

Comprei uma caixa de plastico de 50L no leroy&merlin e fui ver as placas de roofmate e não ia tar a comprar uma placa de 1 metro so para isto... a plataforma que ja tinha de ventosa funciona mais que bem e faz bem o trabalho
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça   Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tartaruga ouachitensis manchas na carapaça
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Subespecie tartaruga corcunda do mississipi (Graptemys ouachitensis Graptemys ouachitensis sabinensis) - Respondido
» Tartaruga graptemys o. ouachitensis e uma kohni
» Aquaterrário---->Lago -Graptemys ouachitensis ouachitensis
» manchas na carapaça da tartaruga
» a carapaça da minha tartaruga

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: