Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
[Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
[Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
[Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
[Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
[Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
[Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
[Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
[Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
[Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 [Dúvida] Montando um tartarugueiro

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 38
Localização : Eldorado do Sul

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptyQui 7 Jan 2016 - 0:42

Estou pesquisando tamanhos para montar um tartarugueiro para minha Tigre D'agua.

Ela ainda é um bebe, com 6,5cm mas sei que ela pode chegar a 30 se for fêmea e 25 se for macho.

Li em algum lugar do fórum que o tartarugueiro deve ser 5x maior que o tamanho do casco. Mas não entendi direito, maior em quem sentido? Altura? Comprimento? Largura? Como funciona essa formula pra ver o tamanho do aquario ideal?

Como ainda não sei se ela é macho ou femea quero montar um tartarugueiro que comporte ela ate a idade que eu descubra o sexo dela, ou seja por mais uns 3 anos, ja que ela tem 1 ano no momento.

Minhas duvidas são as seguintes...
1: Quantos cm no máximo chega uma tartaruga Tigre D'agua aos 4 anos de idade?
2: Quais as dimensões ideal para um tartarugueiro levando em conta os "cm" da pergunta a cima?
3: Tem algum problema em eu colocar uma tartaruga de 6,5cm em um aquario tão grande?

Muito obrigado, aguardo respostas.


Edit---
Achei essa tabela, mas achei os valores muitos exacerbados. O ultimo chega quase 800 litros.
Filhote (até 7 cm) 40cm 20cm 35cm 15 a 20cm
Jovem (de 7 a 15cm) 60cm 35cm 45cm 30 a 35cm
Adulta (de 15 a 23cm) 100cm 50cm 70cm 50 a 60cm
Acima de 25cm 150cm 70cm 75cm 80 a 100cm

O que acham? Tem alguem ai com uma tartaruga adulta com um aquario de quase 800 litros?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySex 8 Jan 2016 - 18:37

Boas

A formula é algo como 'o aquaterrario deve ter PELO MENOS 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua, Assim poder-se-á encontrar uma medida razoavel e o tamanho ira estar sempre adaptado ao tamanho final da especie em causa.' e isto para uma tartaruga.

Guia da Manutenção em Cativeiro da maioria das espécies de Tartarugas aquáticas

O que referi acima responde as duas 1.as perguntas e em relaçao á 3.ª a tartaruga até agradece por ter o espaço o maior possivel que lhe poderes oferecer.

Existe tambem um formula que relaciona tamanho em cm, em relaçao a numero de litros. A questao foi aqui abordada no forum, mas nao a retive. Ja andei a pesquisar mas nao encontrei...

Eu tenho um aquario 150*60*75.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 38
Localização : Eldorado do Sul

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySáb 9 Jan 2016 - 9:30

Muito obrigado pelas respostas.


Vamos ver se eu entendi...

Se minha tartaruga tem 20cm eu tenho que montar um tartarugario de...
100 x 60 x 40cm ? Correto?

Quantos cm no máximo chega uma tartaruga Tigre D'agua aos 5 anos de idade? (Vou me basear nesse valor para montar o tartarugario).


E respondendo sua pergunta sobre litragem... Basta multiplicar todas dimensões e dividir por 1000.

Por exemplo usando as dimensões que dei a cima...

100 x 60 x 40 = 240.000
240.000 / 1000 = 240

Ou seja 240 Litros.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySáb 9 Jan 2016 - 10:14

tiago_gazzola escreveu:
Muito obrigado pelas respostas.


Vamos ver se eu entendi...

Se minha tartaruga tem 20cm eu tenho que montar um tartarugario de...
100 x 60 x 40cm ? Correto?

Por mim está tudo bem. Supostamente a formula aplica tambem a largura e uma tartaruga nao é quadrada, mas as medidas servem apenas de referencia.

tiago_gazzola escreveu:
Quantos cm no máximo chega uma tartaruga Tigre D'agua aos 5 anos de idade? (Vou me basear nesse valor para montar o tartarugario).

Eventualmente 30cm.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 38
Localização : Eldorado do Sul

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySáb 9 Jan 2016 - 11:12

Então o ideal já seria fazer um tartarugario se baseando em 30 cm?
Mas se for uma fêmea ela não chega a 35cm? Ai teria que ser mair. (Foi oque vi em sites).
Ir para o topo Ir para baixo
Monegascos
Iniciante
Iniciante
Monegascos


Masculino Mensagens : 130
Idade : 25
Localização : Joinville, Santa Catarina, Brasil

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySáb 9 Jan 2016 - 14:21

Tiago, não sei se é o teu caso, mas o que daria menos dor de cabeça seria construir um laguinho no quintal, claro se você tiver quintal e espaço, mas acho que seria uma boa opção, porque ai já faria um lago grande o que comportaria bem a tarta.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 38
Localização : Eldorado do Sul

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySáb 9 Jan 2016 - 21:53

Bem que eu gostaria de fazer um lago pra ela, mas na casa que moro, não tem um patio grande, o espaço que tem é pra pendurar roupa ou pros cachorros irem fazer suas necessidades.

Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySeg 11 Jan 2016 - 11:54

tiago_gazzola escreveu:
Então o ideal já seria fazer um tartarugario se baseando em 30 cm?
Mas se for uma fêmea ela não chega a 35cm? Ai teria que ser mair. (Foi oque vi em sites).

Tiago estas sao medidas de referencia que servem de orientaçao. Na minha opiniao a medida certa é mesmo quanto maior melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 38
Localização : Eldorado do Sul

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySáb 6 Fev 2016 - 16:14

Pessoal, minha tartaruga esta chegando no limite do tartarugario atual dela...

Essa semana irei mandar fazer o novo... Ja pensando pra quando ela atingir idade adulta... Então vou fazer algo me baseando nuns 25~30cm.

Então fazendo alguns cálculos decidi montar com as seguintes dimensões...
130cm largura
50cm comprimento
60cm altura (+25cm segurança)
1,5cm espessura do vidro
390 Litros

Colocarei tbm um encanamento para facilitar a limpeza.
E em baixo farei um armario de 50cm de altura.

Minhas duvidas são...
1: Oque acharam das dimensões do tartarugario?
2: Sobre o cloro, eu tenho um aqui em casa que é 1 gota por litro, isso significa que vou ter que colocar mais de 1 frasco por vez quando for trocar a água no novo. Ta certo isso? Tem outra opção?
3: Eu fiquei muito em duvida em relação a altura, 60cm. Qual seria o minimo?
4: A parte de cima me indicam fazer como? Aberto ou fechado? (Gosto de fechado por que posso ligar o ar condicionado aqui. Mas acho que ficaria mais complicado para lavar.

Muito obrigado, aguardo respostas. Smile

Edit--- Achei um video de um aquario que eu considerei perfeito, o mais lindo que ja vi ate o momento...
https://www.youtube.com/watch?v=xZ6_fmiXOdY
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySeg 8 Fev 2016 - 10:27

tiago_gazzola escreveu:


Minhas duvidas são...
1: Oque acharam das dimensões do tartarugario?

Parecem-me razoaveis. O aquario com 15mm sem duvida vai ficar seguro, mas nao irá ficar demasiado pesado nem caro?

tiago_gazzola escreveu:
2: Sobre o cloro, eu tenho um aqui em casa que é 1 gota por litro, isso significa que vou ter que colocar mais de 1 frasco por vez quando for trocar a água no novo. Ta certo isso? Tem outra opção?

Terás que fazer trocas parciais, nao totais, e vais ter que as fazer á mangueira, com essa litragem. Esquece o cloro. Se os peixes nao sao particularmente sensiveis ao cloro, as tartarugas muito menos.

tiago_gazzola escreveu:
3: Eu fiquei muito em duvida em relação a altura, 60cm. Qual seria o minimo?

O minimo será aquilo que lhes poderes proporcionar. Pessoalmente optei por 75cm, mas só tenho a agua pelos 55cm

tiago_gazzola escreveu:
4: A parte de cima me indicam fazer como? Aberto ou fechado? (Gosto de fechado por que posso ligar o ar condicionado aqui. Mas acho que ficaria mais complicado para lavar.

A opçao é tua. Se fechado nao pode ser fechado em mais de 2/3.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 38
Localização : Eldorado do Sul

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySex 12 Fev 2016 - 7:47

norby escreveu:
tiago_gazzola escreveu:


Minhas duvidas são...
1: Oque acharam das dimensões do tartarugario?

Parecem-me razoaveis. O aquario com 15mm sem duvida vai ficar seguro, mas nao irá ficar demasiado pesado nem caro?

tiago_gazzola escreveu:
2: Sobre o cloro, eu tenho um aqui em casa que é 1 gota por litro, isso significa que vou ter que colocar mais de 1 frasco por vez quando for trocar a água no novo. Ta certo isso? Tem outra opção?

Terás que fazer trocas parciais, nao totais, e vais ter que as fazer á mangueira, com essa litragem. Esquece o cloro. Se os peixes nao sao particularmente sensiveis ao cloro, as tartarugas muito menos.

tiago_gazzola escreveu:
3: Eu fiquei muito em duvida em relação a altura, 60cm. Qual seria o minimo?

O minimo será aquilo que lhes poderes proporcionar. Pessoalmente optei por 75cm, mas só tenho a agua pelos 55cm

tiago_gazzola escreveu:
4: A parte de cima me indicam fazer como? Aberto ou fechado? (Gosto de fechado por que posso ligar o ar condicionado aqui. Mas acho que ficaria mais complicado para lavar.

A opção é tua. Se fechado nao pode ser fechado em mais de 2/3.

Do dia em que postei pra cá revi alguns aspectos, e percebi que realmente ficaria bem caro e pesado um tartarugario de 1,5cm de espessura. Qual espessura você me indica? (Lembrando que ele vai ter aproximadamente 380~390L)

Em relação a troca de agua, como funciona essa troca de agua parcial? Mesmo trocando parcialmente devo limpar o tartarugario por dentro pra tirar o musgo que fica na decoração e paredes?

Sobre o cloro... Eu uso água direto da torneira. Você usa de onde?
Achei para vender em uma agropecuária um que vem 200ml e custa em torno de R$65(14 euros). Que achas?

75cm é a altura máxima do seu aquário certo? Você não teria fotos do seu tartarugario para eu dar uma olhada?

Resolvi deixa-lo aberto em cima. É mais pratico, só fica inconveniente para dias de calor onde preciso ligar o Ar-condicionado. Sabe me dizer se tem algum problema em liga-lo, mesmo que tenha luz de aquecimento e termostato?



Outra coisa... Ouvi falar sobre o sistema de filtro SUMP, vi que é caseiro e por esse motivo acho que vai sair mais em conta. Queria saber se você sabe me dizer se é efetivo, se é pratico para limpeza e de quanto em quanto tempo devo limpa-lo?
Se tiver também uma outra sugestão pode falar.



Muitíssimo obrigado, aguardo respostas.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySeg 15 Fev 2016 - 12:15

tiago_gazzola escreveu:


Do dia em que postei pra cá revi alguns aspectos, e percebi que realmente ficaria bem caro e pesado um tartarugario de 1,5cm de espessura. Qual espessura você me indica? (Lembrando que ele vai ter aproximadamente 380~390L)

Tem a ver com altura. Existem tabelas a relacionar a altura e o comprimento. Temos um inamovivel com isso. Uns 10 ou 12cm. Travas ajudam a dar integridade ao sistema.

tiago_gazzola escreveu:
Em relação a troca de agua, como funciona essa troca de agua parcial? Mesmo trocando parcialmente devo limpar o tartarugario por dentro pra tirar o musgo que fica na decoração e paredes?


Troca de cerca de 1/3. As limpezas tambem sao essenciais.

tiago_gazzola escreveu:
Sobre o cloro... Eu uso água direto da torneira. Você usa de onde?
Achei para vender em uma agropecuária um que vem 200ml e custa em torno de R$65(14 euros). Que achas?


Da torneira. A fazer trocas de 150l e mais . nao podia ser de outra forma. Acho que dinheiro em condicionadores é dinheiro deitado fora.

tiago_gazzola escreveu:
75cm é a altura máxima do seu aquário certo? Você não teria fotos do seu tartarugario para eu dar uma olhada?


aqui, as fotos sao do meu aquario. Tenho outro topico para ai, mas nao dei com ele.

tiago_gazzola escreveu:
Resolvi deixa-lo aberto em cima. É mais pratico, só fica inconveniente para dias de calor onde preciso ligar o Ar-condicionado. Sabe me dizer se tem algum problema em liga-lo, mesmo que tenha luz de aquecimento e termostato?

Qual é a temperatura ai na tua zona. Se calhar nao precisas é de termostato. De resto nao vejo problemas.



tiago_gazzola escreveu:
Outra coisa... Ouvi falar sobre o sistema de filtro SUMP, vi que é caseiro e por esse motivo acho que vai sair mais em conta. Queria saber se você sabe me dizer se é efetivo, se é pratico para limpeza e de quanto em quanto tempo devo limpa-lo?
Se tiver também uma outra sugestão pode falar.



Muitíssimo obrigado, aguardo respostas.

Uma sump é basicamente um outro aquario. Tem inumeras ventagens, e tambem agumas desvantagens. Muita pesquisa é o que recomendo.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 38
Localização : Eldorado do Sul

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySáb 27 Fev 2016 - 5:19

tiago_gazzola escreveu:


tiago_gazzola escreveu:
Resolvi deixa-lo aberto em cima. É mais pratico, só fica inconveniente para dias de calor onde preciso ligar o Ar-condicionado. Sabe me dizer se tem algum problema em liga-lo, mesmo que tenha luz de aquecimento e termostato?

Qual é a temperatura ai na tua zona. Se calhar nao precisas é de termostato. De resto nao vejo problemas.

Aqui varia bastante. Moro no sul do Brasil. Varia entre 35Cº no verão e próximo a 0Cº no inverno.


Em relação ao tartarugueiro...
Esta decidido, ja fiz pesquisas de valores e tudo mais. Essa terça-feira irei mandar fazer.

Unica coisa de resolvi mudar nele foi diminuir a altura. Ele tinha 60cm+25cm de segurança, irei deixar 60cm+20cm. Por que sempre que vejo fotos de tartarugarios vejo que não chegam nem a 15cm.

E outra duvida que tenho que resolver antes de mandar fazer.
As dimenções vão ser 130x60x50 com capacidade de 390 litros.
Na loja me falaram para botar vidro de 6mm, mas na internet vi que é recomendado 8mm para 200 a 400 litros. E como o meu ta bem na margem dos 400 ja acho melhor pegar o de 10mm por segurança.

Então oque me recomenda? 6mm, 8mm ou 10mm?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptySáb 27 Fev 2016 - 10:25

Boas

Recomendo 10mm. Na realidade, normalmente tem-se em conta o tamanho da coluna de agua, e nao da litragem. Mas todos os factores contribuem e quanto mais litragem mais pressao.

Para essa altura e se pretendes enche-lo até ao topo recomendo 10mm. No entanto simulei neste link e deu-me 8mm.

http://www.theaquatools.com/building-your-aquarium
Ir para o topo Ir para baixo
tiago_gazzola
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 38
Localização : Eldorado do Sul

[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro EmptyDom 28 Fev 2016 - 5:20

Muito obrigado. Irei mandar fazer esta terça feira com vidro 10mm.

Com relação a "ilha" irei fazer em uma lateral com uma rampa.
Achei melhor assim por que se eu fizesse em todo o comprimento dela iria ocupar muito espaço.

Em relação a ilha eu gostaria de fazer igual a desse video porem não sei qual o processo.
Irei pedir para o vidraceiro apenas colar a base de vidro e os bambus/pedras/plantas irei comprar e colar por conta própria.

Com oque eu colo? Depois de colar posso utilizar o aquário daqui quanto tempo?

https://www.youtube.com/watch?v=xZ6_fmiXOdY
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty
MensagemAssunto: Re: [Dúvida] Montando um tartarugueiro   [Dúvida] Montando um tartarugueiro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Dúvida] Montando um tartarugueiro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Comecei por um tartarugueiro até vir ao forúm lol
» Montando aquaterrario
» Dúvida
» Montando lago de caixa d'água - Dúvidas para parte seca.
» tenho duvida sobre a junção de tartarugas, duvida!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: