Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Mudar que componentes do filtro e entretenimento? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Mudar que componentes do filtro e entretenimento? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Mudar que componentes do filtro e entretenimento? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Mudar que componentes do filtro e entretenimento? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Mudar que componentes do filtro e entretenimento? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Mudar que componentes do filtro e entretenimento? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Mudar que componentes do filtro e entretenimento? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Mudar que componentes do filtro e entretenimento? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Mudar que componentes do filtro e entretenimento? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Mudar que componentes do filtro e entretenimento?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
DoubleM
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 37
Localização : Portugal

Mudar que componentes do filtro e entretenimento? Empty
MensagemAssunto: Mudar que componentes do filtro e entretenimento?   Mudar que componentes do filtro e entretenimento? EmptyQui 17 Set 2015 - 13:46

Boas,

Duas questões.

Tenho um filtro Fluval U2 há mais de um ano e nunca lhe mudei os filtros por achar não haver necessidade. Tenho dado uma ligeira lavagem nos 3 componentes e torno a colocar. Não sei até que ponto é recomendável fazer isso ou não.

No entanto, noto que alguns dos componentes já estão a ficar algo deteriorados e outros não consigo lavar convenientemente.

O composto de poliéster/carvão tem a parte do poliéster já muito danificada, pelo que aqui presumo que seja mesmo necessária a substituição.

As "esponjas" estão boas fisicamente mas têm bastante sujidade entranhada, não conseguindo lavar muito bem com água corrente e tenho algum receio de lavar de outra forma. Existe alguma forma segura de as lavar?

As pedrinhas também têm alguma sujidade agarrada mas lá vou conseguindo tirar alguma parte com uma escova de dentes. Estas pedrinhas têm algum composto que perca eficácia durante o tempo? Ou desde que as vá limpando, podem-se reutilizar?

Quando à segunda questão.

Tenho um aquaterrário feito com caixa de arrumação (não me recordo exactamente dos litros, mas devem ser uns 50l levando cerca de 1/3 de água. Tenho o termostato, plataforma e 3 pequenas pedras no fundo. Não tenho lâmpada UVB mas ela apanha bastante sol.

No entanto noto que a tartaruga (uma Graptemys Pseudogeographica Kohni pelo que me informaram aqui, com cerca de 3 anos) de vez em quando mete-se a tentar morder o regulador do termostato. Por vezes fica ali minutos e minutos. Mas dá-me ideia ser na brincadeira.

De vez em quando tiro-a do aquaterrário e ponho-a na rua, no relvado e deixo-a andar à vontade e ela anda anda anda.. Mas fico sempre com a ideia que está cheia de medo.

Alguma coisa que possa colocar no aquaterrário com que ela se possa entreter? Ela é muito tímida, não se deixa agarrar de livre vontade (tenta logo morder) e mesmo na plataforma, mal dá por alguém chegar, manda-se logo para a água (excepto quando está ao Sol, aí aguenta mais um pouco). Algum "brinquedo" que elas gostem para lhe aliviar um pouco a monotonia? Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Mudar que componentes do filtro e entretenimento? Empty
MensagemAssunto: Re: Mudar que componentes do filtro e entretenimento?   Mudar que componentes do filtro e entretenimento? EmptyQui 17 Set 2015 - 15:48

Boas

Já leste o tópico da [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

As materias filtrantes devem ser lavadas apenas com agua do aquario para nao matar as bacterias beneficas que ajudam a fazer o ciclo do azoto.

As esponjas podem ser substituidas ou fervidas, bem como as bioballs ou ceramicas, e estas ficam mesmo novas porque nao tem desgaste.

Pessoalmente nunca fervi, nenhuma das materias filtrantes, e já lá vao vários anos...

Aconselho vivamente a ampliar o habitat ou pelo menos aumentar a litragem 1/3 de 50l é MUITO POUCO para uma tartaruga com 3 anos.

Sinceramente e em relaçao á segunda parte da pergunta acho que o melhor brinquedo que podes colocar é um tronco ou plantas artificiais. Por outro lado como a litragem é reduzida vai ainda mais restringir o espaço util.

O termostato deve estar protegido porque elas vao procurar o calor e inavertidamente queimarem-se.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Mudar que componentes do filtro e entretenimento?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Daria para mudar o filtro?
» Aquario de 42 litros sem filtro...Com que frequencia devo mudar a agua?
» TPA ou mudar totalmente ?
» de quanto em quanto tempo se deve mudar a agua do aquario das tartas
» Mudar os habitos de comida das tartaruas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: