Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Hoje à(s) 14:07 por Ronaldo Coutinho

» Termostato no "Inverno"
Sex 16 Nov 2018 - 17:44 por norby

» Duvidas gerais sobre a minha Tartaruga
Qua 14 Nov 2018 - 23:24 por Ronaldo Coutinho

» Minha primeira Tartaruga terrestre, Ajuda...
Ter 6 Nov 2018 - 16:22 por norby

» Personalidade
Ter 6 Nov 2018 - 16:20 por norby

» Ajuda identificação de espécie e sexo
Ter 6 Nov 2018 - 16:09 por norby

» Falsa mississipi nao come
Ter 23 Out 2018 - 8:17 por MarcoRelvas

» Problemas na pele?
Seg 22 Out 2018 - 17:20 por Rodrigo98

» Será fungo, ou crescimento do casco ?
Seg 15 Out 2018 - 0:28 por Vagner Boeno


Compartilhe | 
 

 Dúvidas sobre qualidade das condições

Ir em baixo 
AutorMensagem
RManPT
Iniciante
Iniciante


Mensagens : 14
Localização : Tomar - Portugal

MensagemAssunto: Dúvidas sobre qualidade das condições   Qua 19 Ago 2015 - 5:05

Olá a todos!

Estou a preparar um post sobre as condições que criei para uma tarta que adoptei mas como o gostaria bem completo ainda não o acabei, portanto a urgência destas questões levam-me a criar este post agora.

Em resumo, montei um aquaterrário num aquário de 150l onde deverei ter apenas 45l-50l de água ( o que para uma tarta de apenas 4cm me parece suficiente ). Ela tem muito espaço, esconderijo, solário etc, ela parece feliz e bem ambientada. Já interage muito connosco e tem sido uma alegria para a família.

Nesse aquaterrário construí um sistema de overflow DIY que junto com uma bomba de 1000l/h e um filtro externo também DIY, me garante o que creio ser um bom fluxo de água e uma boa filtragem.

O filtro é do tipo "trickle" (de gavetas):

-G1 esponja
-G2 lã filtrante
-G3 Carvão
-G4 biobolas
-G5 algumas cerâmicas (praticamente submerso)

Dentro da gaveta grande tenho a bomba e o termostáto(com a temperatura ambiente deixa-me a água a 29º C). (Não tenho fotos da construção mas assim que fizer a próxima manutenção tiro e colocarei no tal post que estou a preparar).

Fiz uma ciclagem, que sei que não terá sido perfeita, e quando introduzi a tarta fui monitorizando, fiz testes e tudo me pareceu bem equilibrado.

Em termos de iluminação tenho uma lâmpada UVB, uma lâmpada de aquecimento e ainda uma fluorescente fraca auxiliar ao longo de todo o aquaterrário (que instalei e que uso apenas para dias em que não posso abrir a janela, para mostrar os pormenores Às visitas e para manutenção). Todas as lâmpadas estão ligadas a um relógio que, agora no verão, liga às 9H (1h depois de abrir as janelas) e desliga às 9H (É possível que o período seja longo demais). Ela está numa sala com janela mas não apanha luz solar nem directamente nem através de vidro.

Como sou maçarico nisto e apesar de sentir que estudei bastante e ponderei muito o projecto antes de aceitar o compromisso de ter uma tarta há ainda muita coisa que não domino e algumas que achei que a melhor forma de cimentar opinião seria com experimentação.

Por exemplo tenho experimentado com a frequência das TPAs, com a manutenção do filtro e com a frequência de luz.



Agora que fiz uma descrição do que tenho por cá vou apresentar as dificuldades com que me deparei e algumas dúvidas.

Primeiro talvez a mais simples, que acham da frequência de luz? É exagerado? Deveria de ter um relógio para o aquecimento e outro para a UVB? Fui-me adaptando ao ciclo biológico da bicha. Notei que ela só acorda completamente quase uma hora depois de começar a agitação em casa (a que ela já se habituou), lá para as 9H. Se acendo as luzes mais cedo, ela esconde-se. Eu compreendo-a, também gosto pouco de luz quando abro a pestana Smile Inicialmente eu tinha a luz a desligar mais cedo mas acontecia que, no início, era precisamente ao fim do dia que ela subia para o tronco e se aquecia. Agora como parece começar a suportar a agitação em casa não tem qualquer problema de ir para o tronco enquanto comemos o almoço na sala onde está e ficar lá um bom par de horas saindo só para pedir comida.

Agora outra questão, na gaveta do carvão coloquei 3 saquinhos de 200g de forma a que toda a água fosse forçada a passar pelo carvão, é assim que deve ser feito? Após uma semana de arrancar com o sistema fiquei desiludido por notar que havia muito pó de carvão a acentar no fundo e a cobrir as pedras (o que esteticamente é desagradável), costumam lavar o carvão para tirar o pó superficial antes de o colocarem nos filtros? Ou metem lã após o carvão (não faz sentido para mim)? Terei a ordem errada? Pelos meus estudos não me parece mas posso estar errado. Com que frequência deverei mudar o carvão (tendo em conta a quantidade que coloco, o fluxo e água total do sistema). Mudei perto de 6 semanas depois.

Já agora, como removem essas poeiras e outras sujidades não suspensas que se acumulam no fundo do aquário?

A última questão é talvez a que mais me preocupa...

Em tão pouco tempo (logo após o 1,5 mês) começaram a desenvolverem-se algas na pedras (tenho pedras de rio no fundo, mas assim como todas as decorações todas as pedras foram bem lavadas e fervidas antes de introduzir no aquário), inicialmente até pensei que era ainda o pó de carvão, mas depois tornou-se claro o que era. Devo confessar que até pensei ser positivo pois seria sinal que o sistema estava a ganhar uma boa carga biológica. Primeiro era apenas na direcção da luz UVB, mas agora alastram-se por todo o fundo, tronco, decorações etc mas com uma intensidade muito superior debaixo da luz. Como disse parte das minhas experimentações tinham a haver com a frequência de TPAs e manutenção do filtro. Tentei TPAs apenas de 3-3 semanas, depois quando comecei a ver um musgo muito fino passei a 2-2 semanas mas isso não impediu a expansão. Agora chega ao ponto de se agarrarem ao vidro do aquário. Ainda acreditei que com a conclusão do ciclo do azoto se obtivesse um equilíbrio mas não me parece que esteja a acontecer.

Agora aqui fico confuso. Confiante que não será deterimental para a saúde da bicha, até me dá prazer vê-la entretida a tentar "picar" no musgo, entretém-me também e por vezes é até cómico as voltas que dá. Gosto de sabê-la entretida e à procura de independência da hora da alimentação. Mas por outro lado sei que é sinal de um desequilibro do sistema e isso aborrece-me para além de que está a chegar a um ponto em que é muito inestético.


Aqui foi quando conclui que eram algas, agora está mais carregado o que escurece bastante o aquário.

Inicialmente eu estava confiante de que com o sistema projectado conseguiria ter manutenções gerais bem espaçadas mas estou a ver-me obrigado a fazer no fim de 3 meses o que esperava fazer só depois de um ano. O que estou a fazer mal?

Eu estou inclinado para que é um excesso de iluminação, mas pode ser um conjunto de factores e preciso da vossa ajuda a equilibrar o sistema. Optei por não usar aditivos na água além de umas gotinhas de limpeza da água que coloco na água para a TPA 24H antes de a fazer... apesar de estar convicto que não o deva fazer, quando limpar o aquário, deverei usar aquelas gotas anti-algas? Acho isso um atalho e uma muleta para cobrir um erro algures no sistema mas aceito opiniões.



A Evita diz olá e agradece!

Voltar ao Topo Ir em baixo
norby
Admin
Admin
avatar

Masculino Mensagens : 3583
Idade : 43
Localização : Guimarães

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre qualidade das condições   Qua 19 Ago 2015 - 9:56

Boas

50L é razoavel para uma tartaruga de 4cm, mas TPA´S de 3 em 3 semanas para 50l e uma tartaruga nao. Talvez até Tpa´s semanais  sejam poucas.

Lamento desiludir-te amigo mas as coisas vao piorar e MUITO! É que a tua tartaruga só tem 4cm. Imagina quando tiver 30!  scratch

A opção para aumentar o espaçamento entre manutençoes é aumentares o habitat/litragem e o sistema de filtragem.

A sério que tu esperavas fazer apenas manutençoes anuais?! Achas que tens iluminaçao a mais?! Achas que o ciclo nao funcionou? !

Bem... acho que ou estas a brincar comigo ou estas hobby errado.

Um aquario funciona em ambiente fechado, a intervençao humana regular é fundamental.

O carvao activo deve ser lavado (passado por agua) antes de colocar no filtro, e trocado mensalmente.

Lampada Uvb e de aquecimento devem estar ligadas em parelo uma 10 a 12 horas. Mais na Primavera e menos no Outono.

Temperatura entre 22-24ºC. Termostato ligado no Inverno se a opçao for nao hibernar.

O excesso de comida tambem contribui para a degradaçao da agua.

__________________________________________
Cumprimentos,
Norby

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RManPT
Iniciante
Iniciante


Mensagens : 14
Localização : Tomar - Portugal

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre qualidade das condições   Sex 21 Ago 2015 - 13:28

Olá Norby,

muito obrigado pelos teus esclarecimentos.

Realmente tenho noção de que essa frequência de TPAs foi muito ambiciosa, daí ter reduzido para 2-2 e depois para semanal. Fiz esses testes pois como tinha uma bomba de fluxo superior à média recomendada na generalidade dos foruns e um filtro também superior ao "normal", quis testar até onde poderia esticar para conhecer o meu sistema. Agora conheço e reconheço o meu erro inicial, um erro com custos mas que não me posso arrepender pois foi intencional, compete-me agora corrigir, já que aprendi com ele.

Em relação às manutenções anuais e as outras dúvidas não é minha intenção brincar de forma alguma, não confundas a minha ingenuidade com preguiça, displicência ou pior, burrice. Além de injusto é desagradável. Não esperava que pusesses o meu empenho em causa, ainda mais que foste dos primeiros com quem tive contacto aqui no forum e fiquei com ideia que tinhas percebido que eu não comecei com este projecto antes de ter a certeza da minha capacidade em me comprometer com ele, estudando e investindo em fazer o melhor possível para o animal.

Eu li em várias localizações pela internet fora que a manutenção que consista em esvaziar o aquário. lavar todos os seus componentes profundamente e substituir a água na totalidade seria um procedimento a fazer apenas em intervalos bem espaçados (sendo que nem seria recomendada a troca total da água para permitir a subsistência da biomassa). Li também que em sistemas com litragens semelhantes e com fluxo/filtragem menores houvesse quem o faria apenas anualmente. Se o que li é totalmente falso confesso estar completamente equivocado então e agradeço o auxilio desta comunidade em encaminhar-me no melhor caminho.

Da mesma forma, quando procurei informação sobre a propagação das algas, li em vários sítios que o excesso de iluminação o pode proporcionar, assim como alta temperatura. Mais uma vez, eu não digo que a intensidade de luz que tenho é exagerada, pelo que estudei creio ser perto de adequada, simplesmente por observar que realmente a população é maior debaixo da luz UVB e baseado nessas informações sobre a relação luz/algas pedi a vossa opinião sobre a duração do período diário. (A foto não representa o ambiente que rodeia o aquaterrário, que é bem iluminado, pois foi tirada de noite).

Mais um vez digo Norby, por favor tem em conta que mesmo já batido prefiro parecer burro uma vez do que sê-lo para o resto da vida e não temo fazer perguntas que são descabidas para quem tudo sabe. Tenho toda a consciência de que a saúde do sistema depende de mim, creio que já justifiquei devidamente as minhas opções iniciais.

Agora, não duvidando do que dizes sobre a temperatura e apenas para justificar o porquê de a ter a estes níveis, essa opção foi baseada na informação que li aqui mesmo no forum onde é recomendado 28º a 30º, mas assim sendo vou reduzir progressivamente para esses valores.

O carvão, devo continuar a pôr mais que um saco de forma a garantir que toda a água que passe entre em contacto com ele?

Em relação à alimentação, sei que as tartas se puderem estão sempre a comer e até não sei se não estarei a dar-lhe pouco. Neste caso, possivelmente, mais uma vez vais me chamar nomes Razz mas não vou deixar de perguntar por causa disso: comecei por dar-lhe apenas 1 stick por dia (ela não engraçou com os baby então dou dos grandes partido em 4 bocados). Ela cresceu perto de 1cm nestes 3 meses, agora dou 1.5 (por vezes 2). É pouco, é bom ou muito? Que dizes, é melhor para a saúde da bicha que desista do hobby?


Apelo à paciência.

Mais uma vez obrigado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
norby
Admin
Admin
avatar

Masculino Mensagens : 3583
Idade : 43
Localização : Guimarães

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre qualidade das condições   Sex 21 Ago 2015 - 15:44

Boas

Começo por pedir desculpa, porque sei que fui um bocado duro com as palavras.

Quando reli pensei em rectificar mas entendi deixar ficar.

Nao duvido que haja quem faça manutençoes anuais, mas isso nao quer dizer que é correcto. Claro que obviamente cada um tem direito a fazer as suas opçoes . Eu pessoalmente anualmente faço apenas manutençao as mangueiras do filtro, para a qual necessito de ajuda devido ao seu comprimento e tenho que prender um escovilhao a um arame que tenho apropriado para o efeito para as limpar em toda  extensão. Esvaziar totalmente um aquario é um erro porque vais começar tudo de novo. Tens que ciclar novamente o aquario e começar do zero. Em aquarios de baixa litragem deve-se adequar as limpezas do filtro as circunstancias, talvez uns 15 dias, depende do tipo de filtro e da fauna. Eu pessoalmente faço mensalmente quer no aquario da tartaruga (que tem cerca de 500l), que é externo, quer nos dos peixes, um de 60 e outro de uns 20. Mas os niveis de poluiçao sao francamente diferentes. Tpa´s quinzenais, no aquario de 500l e semanais nos dos peixes.

A propagaçao das algas está directamente relacionada com a quantidade de luz e a materia na agua que possa servir de alimento. Normalmente acontece apenas em aquarios que apanham luz directa ou estao no exterior. É algo que nao é nada habitual indoor. Existe a possibilidade de utilizaçao de um filtro Uvc, para eliminaçao das bacterias que criam essa coloraçao esverdeada.

A temperatura de 28, 29º é normalmente aconselhada em sites brasileiros e directamente dirigida para as Trachemys dorbigni. A temperatura aconselhada, para a generalidade das tartarugas, nomeadamente as Americanas, deve ser de 22-24ºC, sendo o target 24ºC reservando-se temperaturas mais altas para a recuperaçao de enfermidades uma vez que a tempertaura estimula o metabolismo.

Em relaçao ao carvao pessoalmente coloco apenas uma saqueta, que troco mensalmente na manuetençao ao filtro.

Em relaçao ao alimento acho que talvez seja pouco. Da-lhe algo equivalente ao tamanho da cabeça diariamente. Quando tiver mais de um ano passa a alimentar apenas a cada segundo dia.

Chegaste a ler o tópico do O processo de Filtragem e Ciclagem?

E nao, nao acho que devas desistir do hobby. Continua que estas no bom caminho. Wink

__________________________________________
Cumprimentos,
Norby

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
carrilho
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 39
Idade : 21
Localização : lisboa

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre qualidade das condições   Sab 22 Ago 2015 - 1:04

tenham calma pessoal .... olha nao fiques desanimado pois eu ja dei muitos trambolhoes nesta minha aventura com tartarugas , mas foi graças a esses trambolhoes que fui reteficando algumas coisas . Existem vários , fatores que podem gerar agua suja , mas vou te deixar alguns( basicamente os erros que eu cometi) :
1- em relaçao ás algas elas formam-se devido á radiação , por isso é natural que tenhas musgo na zona onde tens as lampadas . quanto ao alastramento acontece pois elas alimentao-se umas das outras ( eu recorri a livros , mas se procurares na internete percebes melhor o que te estou a dizer ), por isso o meu conselho é afastares um poucos as pedras dessa zona e reduzires a temperatura para 25 º (se for tartaruga asiatica deves reduzir para o 22-24º) pois qt mais elevada for a temperatura mais propicio é o apareciemnto de algas .

2- as tartarugas qd nascem tem capacidade para viverem e zonas profundas , elas nao se afogam por isso , aconselhava-te a aumentares o volume de agua .( eu tenho um aquario de 128L , com 70L e 35cm de profundidade ), se o fizeres as probabilidades de aparecimento de algas diminuem muito.

3- a ciclagem da agua ( que eu nao fiz e foi dos meus maiores erros ) é a etapa mais importante mas é muito dificil , uma ciclagem bem feita demora 90/60 dias , nao me recordo bem , e por isso existem dois produtos (um é um produto que elimina o cloro e suaviza a agua e outro ´um que contem bacterias vivas que sao importantes na etapa biologica) que ao aplicares esses produtos no espaço de uma semana tens a ciclagem feita , pois basicamente o que faz com que o processo da ciclagem seja demorado é a criação das bacterias .

4- em relaçao á mudança da agua , e aqui discordo com a opniao de alguns membros que retiram 1/3 da agua uma vez por mes , eu acho que se a agua tiver um bom filtro e tiver bem oxigenada a unica coisa que precisas de fazer é teres um garrafao com agua ao lado do aquario( sem tampa para o cloro evaporar) e á medida que a agua vai evaporando vais colocando mais agua . ( eu retirei este metodo de um biologo americado que tem um turtleroom , e num dos videos dele ele explicou isto . entretanto eu segui o metodo e a minha agua encontra-se completamente transparente á 3 meses consecutivos, e a tartaruga super saudavel )

5- a comida suja muito a agua : tartarugas ate aos 3 anos devem ser alimentadas todos os dias com sticks . tartarugas com 3-15cm devem ser alimentadas dia sim dia nao uma ves por dia . tartarugas com mais de 15cm ( adultas) devem ser aliemntadas uma a duas vezes por semana ( deves lhe dar frequentemente carne , peixe do rio e fruta)

Por ultimo nao me vou pronunciar em relaçao ao teu metudo de filtragem , pois nao precebo muito de coisas DIY, mas posso te dizer que um bom filtro tem de filtar por hora 5 vezes mais que a litragem do aquario . é fundamental teres um bom sistema de filtragem e teres uma boa ciclagem da agua para que esta esteja saudavel.
de resto , achoq ue esta engraçado , e queria-te perguntar onde arranjaste o tronco.
Voltar ao Topo Ir em baixo
norby
Admin
Admin
avatar

Masculino Mensagens : 3583
Idade : 43
Localização : Guimarães

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre qualidade das condições   Sab 22 Ago 2015 - 8:03

Boas carrilho,

um aquario é um sistema fechado, se nao retirares agua do aquario vais promover  acumulaçao de residuos que de outra forma nunca vao sair do sistema. Vao ficar presos literalemente. A subsituiçao somente da agua que evapora é errado, e se falarmos do potencial poluidor das tartarugas ainda mais. O que descreves é uma boa forma de promover o crescimento das algas que vemos vindo a descrever e pretendemos evitar.

As tartarugas nao sao particularmente sensiveis as condiçoes da agua. Mas nao é muito dificil perder peixes devido á flutuaçao dos parametros da agua. E facil monitorizar os parametros de agua. Há produtos á venda em pet-shops para monitorizar essa situaçao.

Acho que trocas parciais de agua apenas de 1/3 em 70l mensais um grande EXAGERO. Mesmo com uma tartaruga bébé semanalmente é provavel que seja pouco.

Atençao a doenças como a salmonela transmitidas pelos repteis que podem ser potenciadas com condiçoes de higiene débeis.

Discordo da opçao carne, a nao ser que estejamos a falar de minhocas ou invertebrados, tipo grilos caracois ou afins.

__________________________________________
Cumprimentos,
Norby

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
carrilho
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 39
Idade : 21
Localização : lisboa

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre qualidade das condições   Ter 25 Ago 2015 - 15:33

eu , tenho reguladores de qualidade de aqua e ela esta bem . nao tenho nenhuma alga . se tu oxigenares bem a agua , tiveres um bom filtro e utilizares os produtos indicados ela mantem se saudavel ... a minha agua esta impecavel assim que comecei afazer isto .
dantes tirava 1/3 de agua , e começava a ficar turva e com algas desde que comprei a bomba de ar ,os produtos e comecei a por so a que evapora tenho a agua sempre limpa !
Voltar ao Topo Ir em baixo
norby
Admin
Admin
avatar

Masculino Mensagens : 3583
Idade : 43
Localização : Guimarães

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre qualidade das condições   Ter 25 Ago 2015 - 16:04

Nao considero as tuas practicas, boas practicas ou aconselhaveis. scratch

Pessoalmente nao uso condicionadores. É adicionar um quimico, para mascarar outro(s).

Nada como Tpa´s regulares, para uma boa higiene.

De resto é uma opiniao só estou aqui a aconselhar e encaminhar. Cada um faz o que entende...

__________________________________________
Cumprimentos,
Norby

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
carrilho
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 39
Idade : 21
Localização : lisboa

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre qualidade das condições   Ter 1 Set 2015 - 22:04

sim , isso é verdade , nao se esqueçam que isto sao so opniao , o melhor é fazerem pesquisas por vcs mesmo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre qualidade das condições   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dúvidas sobre qualidade das condições
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: