Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Garcia
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 2
Localização : Portugal

Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga   Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptyQua 15 Jul 2015 - 21:41

Boa noite a todos,

Adquiri há cerca de um mês o que penso ser uma Tartaruga de Orelhas Amarelas, chamada Teca:

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]

Tenho lido o fórum, e que muita ajuda e conselhos úteis tem dado, no entanto precisava do conselho de entendidos sff.

Durante as 2 primeiras semanas a Teca subia regularmente para a parte seca, fosse para dormir, para apanhar sol, ou para praticar a pose de super-homem! (ou devo dizer, super-tartaruga)!! Laughing

No entanto nas 2 últimas semanas, e literalmente de um dia para o outro, simplesmente deixou de ir para a parte seca.

Passou a dormir sempre dentro de água, muitas vezes apoiada com as patas da frente na pedra por forma a que consiga ter a ponta do nariz fora de água. Mas já li que é normal preferirem dormir dentro de água.

O que de facto me preocupa é que deixou de ir para a parte seca apanhar sol. Antigamente até esticava o pescoço o mais alto possível para apanhar bem os raios de sol, agora passa o tempo todo dentro de água, se a meto na parte seca atira-se logo para a água, e se a meto ao sol vai-se meter sempre à sombra.
Pensei que pudesse ser do sol estar muito quente, mas faz sempre isto mesmo às 7h da manhã ou ao final da tarde.
Como resultado começou agora a aparecer-lhe um ligeiro musgo na carapaça, que tenho retirado com uma escova de dentes.

Que aconselham? Devo forçá-la a apanhar mais sol, ou deixo-a estar à vontade dela, mesmo que isso signifique não estar a apanhar sol como deveria?

Obrigado pela ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
CristianaBarros
Iniciante
Iniciante
CristianaBarros


Feminino Mensagens : 44
Idade : 30
Localização : Porto

Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga   Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptyQua 15 Jul 2015 - 22:34

Olá e boas vindas!!!

Tens uma tartaruga LINDA..

A minha primeira pergunta é, pretendes mantê-la por muito mais tempo nesse "penico"?! Não sei as dimensões totais mas só pela altura da borda diria que é insuficiente..
Tens imensas opções se não tiveres uma porquinho mealheiro mais folgado para comprar logo um aquário final de cento e muitos litros. Desde caixas de arrumações, há N tamanhos jeitosos para desenrascar até comprar em 2ª mão. Sê criativo.. Wink

Segunda pergunta, a luz que a tua tarta recebe é luz solar directa ou através de vidros? Se não for directa não adianta de nada para a saúde dela.
Isto de ela não usar mais a plataforma pode ser de não ter a temperatura adequada (deve rondar os 30º) para "tentar" a tarta a subir e a ficar lá (o que é muito mau, já viste por ti o musgo na carapaça mas pode haver consequências muito piores como o apodrecer da carapaça).
Tenta considerar a compra de uma lâmpada de aquecimento e uma uvb.

Vai considerando a compra de um bom filtro (interno ou externo o que preferires e conseguires adquirir tambem à opções DIY no youtube por exemplo basta procurar) e um aquecedor de agua, no verão ainda te safas sem ele mas no inverno é essencial.

Boa sorte, espero ter ajudado um pouquinho que seja... Smile
Vai dando noticias e muitas fotos!!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
carrilho
Iniciante
Iniciante
carrilho


Masculino Mensagens : 39
Idade : 27
Localização : lisboa

Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga   Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptyQui 16 Jul 2015 - 10:50

boas , em relaçao ao aquario nao da para ver bem , mas como ja foi dito adquires um maior a preços adquados , ( eu tenho um de 120L que me custou 55 euros e é em vidro ) por isso consegues facilmente um aquaterrario por menos de 55 euros ja bastante grande nao podes é comprar nas lojas de animais tens de mandar fazer .
quanto ao teu problema eu tenho qs a certeza que é por causa da temperatura. a minha durante um mes nunca subio para a plataforma e eu tinha lampada ubv e lampada de calor , desesperado comprei um termoestato e ela passou a estar ativa e a subir para a plataforma .
e a minha ja consegui ibernar , como a tua ainda é bebe e nao consegue teres de qql forma comprar um que é tbm relativamente barato (15 euros para ai).
por isso compra,(esta por ordem de prioridade)
1- um termo estato;
2-filtro;
3- um aquaterrario melhor;
4- lampada uvb e aquecimento ;(so compensa comprar se tiveres um aquaterrario com mais de 20L, caso contrario aproveita a luz do sol ,SEM SER FILTRADA POR VIDROS)
Em relaçao ao musgo na carapaça , isso acontece pois a aqua esta em contacto com a luz solar , e cria algas e musgos. para combater isso basta comprares uma pedra de calcio.
ps- se investires naquilo que disse , nao tens agua suja durante dois meses ( se tirares 1/3 por semana dura uns 6 meses) , nao tens algas nem musgos , e ela sobe decerteza . PFF NUNCA FORCES O ANIMAL A FAZER ALGO QUE ELE NAO QUER , so fazes com que ele tenha medo de ti e da plataforma.
Ir para o topo Ir para baixo
Garcia
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 2
Localização : Portugal

Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga   Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptyQui 16 Jul 2015 - 16:18

Boa tarde,

Obrigado pelas vossas respostas!

O aquário onde ela está agora tem 50cm de comprimento e 12cm de altura, no entanto tenho ali o meu antigo aquário de peixes de vidro, com termostáto e filtro para quando ela tiver maiorzinha, ou para quando chegar o Inverno. Só irei precisar de comprar uma lâmpada uvb.

O sol que ela apanha (ou apanhava...) é directo, sem vidros, mas como disse agora prefere meter-se à sombra e nunca sai da água.

Sinceramente acho estranho que possa ser da temperatura tendo em conta as temperaturas que têm estado. Para além de que ela é bastante activa mesmo e não me parece que esteja a querer tentar ibernar agora no verão.
A temperatura na divisão onde ela está ronda sempre os 20 e muitos ou 30 graus.
Quando sente o sol directo é quando parece querer meter-se mais à sombra. Pensei que poderia ser do sol estar quente demais, mas como disse ela faz o mesmo logo às 7h da manhã ou com o sol do final de tarde.

Tenho tido sempre uma pedra de cálcio na água, esqueci-me de referir isso.
A carapaça está rija, apenas tem surgido agora esta muscovidade que tenho tentado limpar com uma escova.
No entanto tenho tido bastante cuidado com a higiene e limpeza do aquário, e não tem havido criação de musgo em mais nada a não ser na tarta.

Portanto não devo forçá-la a apanhar sol, e deixo-a continuar a esconder-se à sombra e a estar sempre dentro de água, pois ela parece estar muito bem de saúde, activa e a alimentar-se bem?
Vou-a limpando com a escova de dentes e esperar que quando lhe apetecer logo se irá voltar a meter a apanhar banhos de sol e a ir para a parte seca?
Ir para o topo Ir para baixo
carrilho
Iniciante
Iniciante
carrilho


Masculino Mensagens : 39
Idade : 27
Localização : lisboa

Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga   Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga EmptyQui 16 Jul 2015 - 18:28

sim , faz isso ! o musgo na carapaça é devido aquilo que te disse de teres um aquario com agua parada ao sol . mas tbm nao é isso que afeta a saude dela ...
( o filtro e as bombas de ar , sao o que permitem que nao exista sujidade , como algas emusgos) .
as dimensoes parecem me para ela , mas qd chegares ao inverno compra a lampada e mete no dos peixes...
se passar mais que umas duas/tres semana sem ela ir para la antecipa.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga   Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Conselhos e Dúvidas Nova Tartaruga
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Conselhos para a nova tartaruga
» Pequenas/Grandes Dúvidas e conselhos 1ª Tartaruga [Ajuda]
» Duvidas - Nova tartaruga
» [Dúvidas] Tartaruga nova
» juntar nova tartaruga, dúvidas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: