Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Comportamento de desova? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Comportamento de desova? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Comportamento de desova? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Comportamento de desova? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Comportamento de desova? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Comportamento de desova? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Comportamento de desova? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Comportamento de desova? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Comportamento de desova? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Comportamento de desova?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Carlos Amaral
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 1
Localização : Loures

Comportamento de desova? Empty
MensagemAssunto: Comportamento de desova?   Comportamento de desova? EmptyDom 7 Set 2014 - 19:43

Boa Tarde a todos, sou mais um membro deste fórum acabado de me registar.

Gostaria que quem saiba me possa dar conselhos sobre o caso que vou relatar, pois realmente não sei o que fazer com as minhas amiguinhas.

Há quatro anos atrás comprei numa loja duas tartarugas Hieroglíficas bebés.
Durante todos estes anos elas foram sempre saudáveis tendo tido sempre um aquário com luz própria e termostato. As tartarugas nunca hibernaram.

Nos últimos dois anos o aquário esteve posicionado num local que durante quase todo o dia apanhava raios solares, tendo as tartarugas sempre desfrutado dessa situação com a sua habitual posição estática de membros estendidos.

No início deste verão, devido ao facto de o aquário já ficar em poucos dias sujo, porque o tamanho das tartarugas já era grande para o aquário, decidi coloca-las no exterior, na zona do quintal, pois dentro de casa já não era agradável tê-las.

Coloquei-as num recipiente grande cheio de água com uma casota de plástico imerso na mesma como podem ver na foto em anexo.
Ainda no mês de Junho tive uma piscina das insufláveis montada no mesmo local onde se encontravam as tartarugas, e por brincadeira como a água era natural, coloquei-as na piscina.

Em poucos minutos as tartarugas iniciaram algo, que penso seja algum ritual de acasalamento, pois nadavam em círculos à volta do perímetro da piscina, uma por cima da outra, sempre nessa posição tendo a de cima as duas patas da frente a ladear a cabeça da tartaruga que ia por baixo. Cada dia que que as colocávamos nessa piscina, elas iniciavam este ritual.

Estes últimos 3 meses foram maravilhosos para elas, pois passavam o dia inteiro ao sol, horas e horas seguidas.

Ontem notei que a tartaruga maior (17 cm comprimento), normalmente sempre a mais activa, estava particularmente irrequieta tentando sair da caixa onde habitualmente ela sempre se comportou calmamente. Passou horas esforçando-se para sair da caixa.

Hoje, ao ir fazer a limpeza semanal da caixa (já tinha a agua toda verde), soltei as tartarugas para o quintal, para poder limpar a caixa à vontade. A tartaruga pequena ficou no local onde era suposto estar a caixa, mas a grande iniciou uma caminhada sem fim.

Uns minutos depois ao aperceber-me que a tartaruga grande já estava a ficar fora do meu alcance visual, fui busca-la e ao pegar nela e vira-la ao contrario, fui surpreendido com algo que não sei se saberei descrever correctamente.

A Tartaruga tinha junto ao seu rabo, um corpo saído da sua carapaça que acho não estarei a sei incorrecto se lhe chamar uma "vulva", pois tinha esse aspecto com um orifício central.
Após alguns segundos a tartaruga recolheu esse “corpo”, e eu fiquei convicto que afinal ela andava desesperadamente à procura de um local para desovar.
Agora coloquei a caixa das tartarugas numa zona do quintal com terra e de modo a que elas possam escolher se querem estar na água ou na terra.

Agradeço que me dêem as vossas opiniões acerca deste episódio, se a minha ideia esta correcta, e o que devo fazer de seguida.

Aproveito também a oportunidade para vos questionar se é correcto deixa-las no exterior daqui em diante, nomeadamente de elas podem passar o inverno no exterior, e se sim o que devo fazer para melhorar as suas condições.

Desde já grato pela vossa ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
 
Comportamento de desova?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Comportamento
» Desova de tartarugas em Cabo Verde
» Comportamento
» Comportamento
» Comportamento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: