Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Duvida sobre eficácia de filtro EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Duvida sobre eficácia de filtro EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Duvida sobre eficácia de filtro EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Duvida sobre eficácia de filtro EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Duvida sobre eficácia de filtro EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Duvida sobre eficácia de filtro EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Duvida sobre eficácia de filtro EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Duvida sobre eficácia de filtro

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
VAR
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 16
Localização : Sintra

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptySeg 1 Set 2014 - 21:06

Boa noite,

Tenho duas trachemys scripta scripta bebés, o aqua terrário é de 60x28,28. Neste momento tem 25 litros de agua. O filtro que uso é o Boyu FP-08E de 300L/H. Tendo em conta a minha inexperiência, gostaria de saber se este é eficaz tendo em conta a quantidade de litros que tem o aquário.
Já agora passado 2 dias a água começa a ganhar cheiro é normal?
Agradeço respostas quando possível.

Obrigado!
Vânia
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyTer 2 Set 2014 - 11:11

Boas,

Sim é normal.

Mas não é obrigatorio que tenha que ser assim, e tenhas que ter mau cheiro.

Antes de mais é sinal que tens que fazer um up-grade, um aquario maior e com mais litragem, e talvez um filtro mais potente...

No entanto ressalve-se que trocas de agua e manutençoes sao sempre necessarias. Nao há aquario tao grande e filtro tao potente que as evite. No entanto pode torna-las mais espaçadas.
Ir para o topo Ir para baixo
VAR
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 16
Localização : Sintra

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyTer 2 Set 2014 - 12:56

Agradeço a resposta,

Sim o up-grade é fundamental devido ao crescimento. Eu comprei-as este sábado passado numa loja assim como o aquario, filtro, e lampada uvb.
Elas ainda são pequenas. A mudança da agua poderá ser feita 1 vez por semana?
Tenho tirado os restos de comida, mas penso adquirir um género de aspirador ( não sei se é o termo correcto) para ser mais rápido visto que a rede não chega a todo o lado.
Ir para o topo Ir para baixo
Olhinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 24
Localização : Portugal

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQua 3 Set 2014 - 8:40

Boas,
Eu tenho uma Graptemys pseudogeographica kohni com um ano e num aquário de 40l e já é pouca água desde os 6 meses (tem aproximadamente 8 a 10 cm). Estou agora a fazer upgrade para 100l em uma caixa de arrumação, mas vai ser temporário... Mais uns meses vou ter de passar para algo a mandar para uns 300/350l.

Com duas tartarugas dessas que ficam bem maiores que a minha parece-me que 30l não seja suficiente mesmo para 2 tartarugas com 4 ou 5 meses.
Atenção que os machos ficam com 13-23 cm e as fêmeas com 20-33 cm de carapaça. São tartarugas que ficam melhor em lagos, para ter em aquários em casa não são das melhores espécies.

Existe uma regra minima que é 15 litros de água por cada 1 cm de carapaça de tartaruga.
Elas assim novinhas ainda devem ter uns 4-5 cm cada que dá 10 cm, ou seja 150 litros de água.
O filtro deve ser de 5x a 10x a litragem do aquário. Para 150 litros deve ter um filtro de 750 a 1500 l/h.

Isto são indicações que tenho encontrado pela net... Pessoal mais experiente deve saber uns truques para manter a coisa mais a baixo.


Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQui 4 Set 2014 - 11:23

Boas,

Desconhecia essa indicaçao, de 15L de agua por cm de tartaruga. Mas parece-me bem.

Por aqui costumamos dar a indicaçao que o aquario deve ter PELO MENOS 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua.

Assim poder-se-á encontrar uma medida razoavel e o tamanho ira estar sempre adaptado ao tamanho... Se a ideia for optar por um habitat definitivo deve ter-se em mente o tamanho final da especie em causa.
Ir para o topo Ir para baixo
Olhinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 24
Localização : Portugal

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQui 4 Set 2014 - 11:31

O pessoal americano usa a regra do 10 gallon for inch of turtle... Que convertido para as nossas medidas fica 15l por cm de tartaruga.

As dimensões referidas são as mínimas para a tartaruga ter espaço para nadar e mexer-se.

Relativamente aos litros é uma questão de ter água suficiente para decompor a porcaria que ela faz de forma a com boa filtragem ter apenas manutenção 1 x por semana sem ter maus cheiros.
Obviamente que é só indicativo...
A regra da litragem dá dimensões de aquário bem maiores. No entanto é sempre bom ter essas dimensões para fazer a porpoção das medidas...
Não vá alguem contruir um aquario de 100x100x5(a) cm e depois a tartaruga fica com a carapaça de fora de água xD.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQui 4 Set 2014 - 11:51

Olha que as proporçoes não diferem muito.

Mas pelas minhas contas, pelo menos em relaçao á minha experiencia pessoal, e as medidas que optei, a 'regra' das medidas apresenta uma maior litragem, que a 'regra' da litragem.

A 'regra' da litragem em relaçao ao meu aquario dá cerca de menos 90l do que ele deveria ter na realidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Olhinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 24
Localização : Portugal

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQui 4 Set 2014 - 12:14

Qual é a dimensão da tartaruga?
Bem, eu fiz as contas para uma de 10 cm dava 50x30x20(30l) na regra dos litros dá 150litros.

A regra dos litros é mais conservadora que a das dimensões para tartarugas até 22cm.
Nada melhor que uma folha de excel para tirar as dúvidas Very Happy
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Eu como tenho uma corcunda do mississipi (que normalmente ficam no máximo com 20) fica melhor a dos litros, mas sempre com atenção ao mínimo das dimensões.
Ir para o topo Ir para baixo
VAR
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 16
Localização : Sintra

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQui 4 Set 2014 - 13:04

Eu ainda não as medi mas parece-me que têm ambas cerca de 4 a 5 cm no máximo....
Sim fui alertada para ao facto delas crescerem.... vou colocar aqui o link com a foto de ambas se puderem dizer qual a espécie agradeço, já que não tenho bem a certeza da mesma.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


É a 3ª publicação da página

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Olhinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 24
Localização : Portugal

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQui 4 Set 2014 - 13:34

Se custaram entre na ordem dos 5 a 20€ eu vou arriscar e dizer que são Pseudemys concinna hieroglyphica.
No entanto, é melhor alguém mais experiente confirmar isso.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQui 4 Set 2014 - 13:54

Boas

Parece-me Trachemys scripta scripta.

Olhinho gostei do raciocionio!

A medida lateral é em funçao da largura da carapaça, não do comprimento, o que vai trazer alguma 'subjectividade' á formula, ou pelo menos alterar os resultados que apresentas-te.

Como construi um aquario a pensar no tamanho final, e não quis ser optimista mas realista, estimei a medida de 30cm (pressupondo uma largura de 20cm). Daria qualquer coisa como 150*60*60. Algo como 540L para 450L.

Na realidade optei por 150*60*75, com a agua pelos 55cm. Teoricamente tem 495l, mas estimo que com as decoraçoes ande na realidade a abordar muito proximo desses tais 450L. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Olhinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 24
Localização : Portugal

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQui 4 Set 2014 - 14:02

Eu tenho ideia que tenho visto sempre com base no comprimento. De qualquer maneira o importante é que ela consiga dar a volta à vontade. Depois nada sempre em comprimento. 150cm parece muito bom.
Há por ai fotos disso?

Relativamente à espécie parece ser essa mesmo... Eu ainda conheço muito mal as espécies.
De qualquer maneira parece que atingem tamanho máximo semelhante (30cm).
Ou seja algo do tamanho do que o Norby tem deve ser suficiente para 1 delas xD.
De qualquer maneira pelo que tenho visto o pessoal csg meter umas poucas em instalações que supostamente davam para pouco mais que 1 adulta na boa.
Alias tenho visto pessoal com turtle rooms no youtube com bom aspecto e parece que esta com tartarugas a mais para o tamanho.

Fica aqui a nota:
Minimum tank dimensions

Tank length: 3-4 times the length of the turtle Tank width: 2 times the length of the turtle Tank height: 1.5-2 times the length of the turtle + 8-12 (20-30 cm) inches above the highest level the turtle can reach in the tank

fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
VAR
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 16
Localização : Sintra

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyQui 4 Set 2014 - 15:31

Custaram 12,50€ cada uma.

Obrigada pela vossa ajuda. Eu quero que elas andem a vontade pelo aquario e não andem a justa, é claro que quando mudar de aquario ja quero comprar um que dure bastante tempo dado as medias que elas poderão ficar.... para quem é mais experiente estão com aspecto saudável? a foto foi tirada no dia 31/08 que foi um dia depois de as ir buscar. Estão já a comer os sticks ao inicio foi mais dificil pegar neles mas agora ja lá vão....a loja onde comprei só dava os camarõezinhos mas isso eu não dou pelo menos para já enquanto não se habituarem só a sticks. Pelo que disseram na loja é macho e femea.

Obrigada!!
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptySex 5 Set 2014 - 12:28

Embora não haja limite de água para as tartarugas (quanto mais melhor), essa regra dos 15L/ cm parece-me exagerado, mas.....

Desculpem a ignorância mas podem explicar-me o que é a coluna B (Regra da Dimensão)?

Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo
Olhinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 24
Localização : Portugal

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptySex 5 Set 2014 - 13:06

Catarina escreveu:

Desculpem a ignorância mas podem explicar-me o que é a coluna B (Regra da Dimensão)?

É a regra que o norby escreveu:
norby escreveu:

Por aqui costumamos dar a indicaçao que o aquario deve ter PELO MENOS 5x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em comprimento, 3x o tamanho da carapaça (em largura) - em largura, e 2x o tamanho da carapaça (em comprimento) - em altura da agua.

É a litragem com base nas dimensões A diferença foi que usei 3x o tamanho da carapaça (em comprimento) para definir a largura.
Ir para o topo Ir para baixo
VAR
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 16
Localização : Sintra

Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro EmptyDom 7 Set 2014 - 19:02

Boa tarde, como posso saber a idade delas?
Comprei-as dia 30 de Agosto numa loja, ainda não as medi mas em comprimento de carapaça parecem ter uns 3 ou 4 cm.
Podem ajudar?

Aguardo resposta e agradeço desde já a vossa atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Duvida sobre eficácia de filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre eficácia de filtro   Duvida sobre eficácia de filtro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Duvida sobre eficácia de filtro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre filtro
» filtro (dúvida)
» DUVIDA SOBRE FILTRO INTERNO !
» Duvida sobre aquaterrario, filtro, termostato
» tenho duvida sobre a junção de tartarugas, duvida!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: