Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Tecnicas (Via Oral) EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Tecnicas (Via Oral) EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Tecnicas (Via Oral) EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Tecnicas (Via Oral) EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Tecnicas (Via Oral) EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Tecnicas (Via Oral) EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Tecnicas (Via Oral)

Ir para baixo 
+3
norby
leonor a
SandroA
7 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptySeg 10 Mar 2014 - 8:54

Boas ppl , como muito devem saber tenho duas tartaruga com una infeção , o vet na quinta feira aconcelhou me a dar via oral (apesar de ele sar injetavel)

Acontece aque nao estou a conseguir fazer lhes abrir a boca , uma delas ate fica demasisda inquieta a espernear se , alguem me poderá ajudar ? (É que hoje é dia de antibiotico)

Cumprimentos
SandroA
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptySeg 10 Mar 2014 - 9:51

Sandro cada tarta é diferente em termos de comportamento...a minha que é demasiado tímida (reevesii) esconde a cabeça completamente dentro da carapaça e só quase arrancando a cabeça é que lhe conseguirias dar o medicamento...se para lhe apanhar a pata e dar a injeção por vezes já ficamos uns bons 20 min às voltas com ela para lhe conseguir tirar a patita de dentro do casco..tenta irrita-la e esperar que ela abra a boca, não?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptySeg 10 Mar 2014 - 9:54

Boas,

Para ser sincero nunca tive necessidade de utilizar esse procedimento.

Já li por aqui varias tecnicas para forçar a abertura da boca, talvez pesquisando encontres alguma sugestao.

Que aconselhamento deu o vet para esse efeito?
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptySeg 10 Mar 2014 - 11:08

Uma técnica que eu vi o meu vet utilizar, é tipo um pauzinho, que quando ela abre a boca tu pões o pauzinho na boca dela, assim vai estar sempre com a boca aberta.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptySeg 10 Mar 2014 - 11:30

Obrigado a todos , que tipo de pai RMP ?
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptySeg 10 Mar 2014 - 12:16

deve ser um pauzinho tipo de gelado...mas a verdade é que podes fazer isso com qualquer pauzinho que seja liso e limpo..pau do chinês por exemplo...
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptySeg 10 Mar 2014 - 12:30

Era um pau específico. Como a leonor diz, só necessita de ser um pau liso e limpo.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptySeg 10 Mar 2014 - 13:39

Eu utilizo um pauzinho das espetadas em cunha e se ela não mete a cabeça para fora é empurrar o rabo para dentro da carapaça e depois agarrar a cabeça mas só uma pessoa é difícil.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptySeg 10 Mar 2014 - 13:48

O meu pai ajuda me , a trachemys e que se mexe imenso Smile
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptySeg 10 Mar 2014 - 22:08

Eu já vi duas técnicas.
Nem sempre resulta porque depende da personalidade da tartaruga.
Uma é a que o Apalone citou que se trata puxar a tartaruga pela cabeça com cuidado e travar com os dedos no pescoço e depois abrir lhe a boca é quase atutomatico, mas se elas se enfiarem lá para dentro da carapaça é bastante complicada.
A outra é tal do pauzinho metes lhe na boca se ela morder e não largar é pressionar que ela abre a guela e enfias-lhe aquilo lá para dentro.
Estas resultam quando elas são agressivas, quando são timidas esquece só estás a stressar o animal e não vais sacar nada, tem que ser à injecção, menos stressante e mais rápido.
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 0:12

Menos stressante na maioria dos casos... Se tiveres uma mega tímida é Um filme na mesma...A corcky é das hiper tímidas e tirar-lhe um bracinho ca para fora para levar a injeção é um drama...ontem estive uns 15/20min de volta dela com o Ricardo para lhe conseguirmos agarrar uma patinha e puxar para imobilizar. Quando sao pequenas é tramado... Só com a técnica de as carregar nas outras patitas todas ao mesmo tempo para dentro...e na vertical...na horizontal é pa esquecer...
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 9:51

Voces acham que injecao e mais facil ? Senao ligo para o vet e vou la a clinica buscar seringa , eu vi ele a dar injecao na parte superiror esquerda , e preciso algum cuidado ?
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 11:57

Na minha opinião a injecção é mais difícil, pelo menos para mim. Já me aconteceu, dar a injecção no sítio errado, num músculo. Normalmente dá-se na parte superior (nas patas traseiras, entre as patas e o pescoço), é tipo num fundinho que elas têm.

Tenta dar as gotas com comida apetecível, tipo carne.

Mas já conseguiste abrir-lhe a boca e dar?
Senão conseguires vai ao vet e expõe-lhe o problema.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 13:30

Para mim é mais fácil a injeção.
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 14:11

cada medicamento é/pode ser dado num local diferente... eu dou no bracinho um pouco acima do "cotovelo" o antibiótico... se estiver a ser muito difícil dou na axila por baixo da patinha...se estiver a ser impossível dar noutro local, dou na nádega. se fosse um soro vitamínico ou para hidratar (maior quantidade de medicamento) seria numa zona com pele mais elástica e com mais pele extra (exemplo: espaço entre os ombros e o pescoço).

com calma e sangue frio penso que a injeção é mais fácil... mesmo que tenhas que picar duas vezes...
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 14:52

Ela abre a boca para os sticks fora de agua , eu posso por a.gota.no stick e dar lhe.fora de agua o stick para a.boca ?
So que depois ela.vai para dentro de agua comer , o antibiotico nao se perdera na agua ?
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 14:58

Não me parece a melhor maneira...primeiro pk disso que disseste...é bem possível que se dilua na água...depois, se for aquele medicamento começado por B e acabado em L é sensível à luz por isso não convém ficar muito tempo exposto, depois pk se ela não comer aquele bocado desperdiçaste medicamento, ou se por outro lado não o comer todo ficas sem saber quanto medicamento tomou...eu evito SEMPRE dar medicamentos na comida...
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 15:03

Leonor é sensivel por causa da luz , o doutor ate disse para embrulhar em prata Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 18:55

Eu disse dar com comida ma snão era sticks  lol!  era frango, e ela comer tudo de uma só vez. Apesar de que isso é difícil porque o sabor do baytril é muito mau mesmo. Apesar de haver baytril com aromas, se calhar não é esse o caso.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 19:36

Eu liguei para o vet e ele disse para deitar a gota num stick e deixar abaorvrr bem durante algum tempo e depois dar , nque dizem ? (Tenho sticks grandes da sera e tenho daqueles repto mini , que dizem ?
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 19:41

Põe nos mais pequenos. Aconselho é que pegues na tartaruga e lhe dês a comida, porque ela pode não comer, porque o sabor do baytril é horrível. Perguntaste-lhe sobre as injeções? se calhar não te aconselhou injeções porque não deve ser grave.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 19:47

Ele diz que ja e umaa infeccao avancado ,.ja esta avermelhado na pele das patas e no pescoço pelo menos na trachemys.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 19:48

Mas é uma infeção de quê?
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 19:49

põe umas fotos para se ver
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) EmptyTer 11 Mar 2014 - 20:12

a que se nota mais , é trachemys nao posso por fotos , so se me quiseres dar o teu mail e eu mando te rmp , queres ver ?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tecnicas (Via Oral) Empty
MensagemAssunto: Re: Tecnicas (Via Oral)   Tecnicas (Via Oral) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tecnicas (Via Oral)
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: