Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Da caixa para o lago
Hoje à(s) 22:16 por Ronaldo Coutinho

» Ajuda na identificação da espécie - 1
Hoje à(s) 18:36 por mondrian

» Apresentações (Topico Unico) part-2
Hoje à(s) 15:06 por Ronaldo Coutinho

» O meu lago
Hoje à(s) 15:05 por Ronaldo Coutinho

» Ilhas flutuantes
Hoje à(s) 14:20 por norby

» Tartaruga evita água
Hoje à(s) 11:53 por norby

» Apenas crescimento?
Ontem à(s) 13:53 por Ronaldo Coutinho

» ALGUÉM ME AJUDA, TO DESESPERADA!!!!
Sex 14 Set 2018 - 10:48 por Ana Maria

» Ajuda - manchas no corpo
Qui 13 Set 2018 - 23:04 por Maraaa


Compartilhe | 
 

 Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!

Ir em baixo 
AutorMensagem
Raí
Iniciante
Iniciante


Masculino Mensagens : 4
Localização : RJ

MensagemAssunto: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qua 23 Nov 2011 - 13:01

Gente, bom dia. Tive a pessima noticia ontem a noite de que meu jabuti (jabuti-piranga/fêmea) foi atacada por uma ratazana ): . Meus pais levaram-na para uma veterinária especializada em animais silvestres. ela medicou dois remedios orais e um em gel(que não me recordo o nome), mas os orais eram: •Cefalexina 1 ml de 12 em 12 hrs (1 semana) e •Cetroprofeno 3 gotas 1 vez ao dia por 3 dias.

Minha jabuti se defendeu do ataque do rato escondendo-se no casco e com as patas dianteiras fechando a saída da cabeça; o rato atacou-a na pata esquerda a ponto de chegar de aparecer o osso (pouca coisa) mas com o musculo dianteiro boa parte atacado ) Sad :. Conversei com a veterinária e ela disse que tem que ser rigido com ela durante dias até a cicatrização e a coagulação (pois sangrava muito, virei a noite cuidando dela para tentar estancar ao máximo o sangue e ela aplicar direto com a siringa uma solução(que não me recordo) para evitar o sangramento e estancá-lo. As únicas noticias boas que possuo em relação ao que aconteceu é que ela pode ter a regeneração do tecido (boa parte ou totalmente depois de uns meses) e que a mobilidade dela nao foi atacada, porque ela ainda mexe a patinha e consegue andar.O sangramento em si estava pouco, agora praticamente se zerou devido a injeção que ela aplicou hoje, mas os problemas que estou tendo são:

•Medicação do Cetroprofeno e da Cefalexina(VIA ORAL), como vou proceder? ela se recusa a abrir a boca. Já tentei de todos os modos: Seringa(sem agulha, claro), colocando na colher, tentando pela parte frontal da boca, nas laterais... mas acho que a dor é demais e estou com muita pena dela ): não sei o que faço, as vezes, ela se urina de dor T_T, será por isso que ela está assim?

•E outra, ela parece estar com deficit de vitamina A, que alimentos compro para sanar essa situação? já tenho ela a um tempo, foi encontrada abandonada na rua pela minha avó que deu pra gente cuidar...


tenho pena do animal, mas não sou tão ligado a ele, minha mãe é mais, só que fica muito nervosa nessa situação e eu que acabo tendo que cuidar do bicho com meu pai ): O que eu faço? preciso de ajuda com esses dois tópicos, qualquer coisa, me enviem por e-mail uma solução da medicação oral, ficarei muito grato, também sou novato no forum, desculpe se coloquei no local errado!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qua 23 Nov 2011 - 13:50

Empurrando a zona da cauda para dentro ela estica o pescoço e aí é agarrar com dois dedos por detrás da cabeça e tentar abrir a boca com um objecto tipo pauzinho em forma de cunha que não seja muito afiado. A minha vet puxa a pele por baixo da boca para ela abrir a boca mas acho um pouco brutalidade.

Não percebo se sabe que tem carência vit. A mas uma característica dessa espécie é poder comer quase tudo, vegetais, fruta e até alguma carne mas alimentos ricos em vitamina A existe a cenoura, brócolos, abóbora, ervilha, beterraba, melão, mamão, manga, etc.

É do que eu tenho mais medo é dos ratos, estão sempre aparecer.
Não conheço medicamentos quando ela melhorar depois mostra fotos. Boa sorte com ela.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
avatar

Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qua 23 Nov 2011 - 14:00

Esses nomes "cheiram" a antibiótico e anti-inflamatório, ela tem mesmo que os tomar, dada a gravidade da lesão.

A única hipótese é mesmo como disse o Apalone, forçar a abertura da mandíbula, por mais que te custe! Elas aguentam!
Com dois dedos por trás dos ossos da cabeça, ela não volta a conseguir pôr a cabeça para dentro, depois é preciso então abrir a boca, eu também costumo conseguir, com muita paciência, com um cabo de madeira, sem arestas, que se enfia e deixa dentro por 1 ou 2 cms, para ela não conseguir fechar de novo.

Tens ainda o problema de ela não deglutir/engolir e assim que tiras o pau ela fecha a boca e sai o remédio (total ou parcialmente) pelos lados, por isso deixa por uns momentos para teres a certeza que engoliu.
Todos te desejamos muita sorte! Força com isso! Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
avatar

Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qua 23 Nov 2011 - 14:02

Ah.. se não conseguires mesmo, vais ter que voltar ao vet e ele tem que administrar intra-muscular (IM), eventualmente no lado interior das patas traseiras!
Ela precisa também de muito sossego e isolamento. Urinar pode não ser devido à dor, mas sim a estar ainda muito assustada.

Rai, se calhar não te devias preocupar já com a deficiência da vitamina A, agora é preciso é salvá-la!
Boa sorte, amigo brasileiro! Wink Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qua 23 Nov 2011 - 14:30

Sim, anti-inflamatorio vai ter mesmo de ser. O excesso de urina pode resultar da infeção, essa Cefalexina é que vai cuidar disso, mesmo que saia uma parte para fora, o importante é que vá alguma coisa para dentro. É melhor ser uma pessoa a segurar e outra a dar o medicamento. Vá dando noticias.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Raí
Iniciante
Iniciante


Masculino Mensagens : 4
Localização : RJ

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qua 23 Nov 2011 - 14:48

Sim sim, deixarei vocês informados, o acontecimento nem faz 24 hrs, foi ontem quase no final da tarde... essa noite a tratamos apenas com atadura e com a pomada contra infeccção e cicatrizante. A unica coisa que me preocupava era esses anti-bioticos, começará hoje a noite e vou informando o processo de recuperação dela.

Apalone, eu achei estranho também porque a alimentação dela é a base de(geralmente em ordem DECRESCENTE de frequência/utilização): Alface, Banana, Cenoura, Batata, Maçã, Giló, Quiabo, Couve, ... são basicamente esses alimentos que ela come! e alimentamos ela diariamente, além de persistir no sol por poucas horas...

e outra, fui leigo em saber que essa espécie se alimentava de carne, nunca pesquisei a fundo, só os principais vegetais que elas comiam, e não me preocupar em saber se era onívora ):

deixarei-os informados, obrigado pelas dicas! seguirei religiosamente, grande abraço e obrigado mesmo pela atenção!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular


Mensagens : 2568

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qua 23 Nov 2011 - 15:20

A alimentação herbivora que estas a citar é algo pobre (podia ser pior, ja vi bem pior!) e incompleta. Não é suposto dares-lhe batata, é toxica crua! O Apalone citou a carne como exemplo mas não é suposto esta especie ingerir carne como parte normal da dieta. Os alimentos que são os indicados para a base são coisas como nabiça, couve (verde), agrião, feijão verde, quiabo tambem é bom!, abobora. Se conseguires folhas de bananeira sem pesticida é outro optimo alimento. Fruta tambem tem o seu relevo, coisas como manga, papaia, figo, são os melhores. Como COMPLEMENTO podes continuar a dar cenoura, maçã e banana, mas apenas com uma parte muito pequena da dieta. Peço-te que pares completamente com a alface e batata.
Agora quanto a medicação, é muito mais facil e rapido o uso de injectaveis em relação a medicação oral. So não deixes o veterinario usar Baytril, as tartarugas terrestres não se dão bem com ele.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qua 23 Nov 2011 - 21:30

Este site brasileiro dá uma ideia da alimentação http://www.geochelone.com.br/bras/noticias_detalhes.cfm?idnews=14
85% vegetais, 10% fruta e 5% de carne. É das poucas terrestres que pode comer carne mas só a titulo excepcional, tipo uma vez por mês ou nem isso e mesmo assim às vezes até me esqueço de dar mas ela adora, fica maluca e vem atrás de mim a querer mais. Uma vez até a vi comer peixe que algum vizinho dos andares de cima deve ter mandado para o quintal a julgar que era igual às do lago.
Mas para essa recuperar é tentar, pode ser que coma, frango ou peru mas dar pouco. Evitar carne vermelha.
Pois, alface é muito fraca, mamão dar pouco. No site fala em espinafre mas é de evitar. Batata não se deve dar mas aí no Brasil o que não falta é variedade de vegetais e de fruta. Não sei o que é Giló nem Quiabo mas acredito que seja bom. Very Happy
Já agora na ferida não se pode colocar betadine?
Ficamos a torcer que corra tudo bem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular


Mensagens : 2568

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qui 24 Nov 2011 - 1:05

Apalone escreveu:
Este site brasileiro dá uma ideia da alimentação http://www.geochelone.com.br/bras/noticias_detalhes.cfm?idnews=14
85% vegetais, 10% fruta e 5% de carne. É das poucas terrestres que pode comer carne mas só a titulo excepcional, tipo uma vez por mês ou nem isso e mesmo assim às vezes até me esqueço de dar mas ela adora, fica maluca e vem atrás de mim a querer mais. Uma vez até a vi comer peixe que algum vizinho dos andares de cima deve ter mandado para o quintal a julgar que era igual às do lago.
Mas para essa recuperar é tentar, pode ser que coma, frango ou peru mas dar pouco. Evitar carne vermelha.
Pois, alface é muito fraca, mamão dar pouco. No site fala em espinafre mas é de evitar. Batata não se deve dar mas aí no Brasil o que não falta é variedade de vegetais e de fruta. Não sei o que é Giló nem Quiabo mas acredito que seja bom. Very Happy
Já agora na ferida não se pode colocar betadine?
Ficamos a torcer que corra tudo bem.
Colocar betadine na ferida é uma optima ideia, na verdade tendo em conta que as tartarugas não apanham a maioria das zoonoses que as ratazanas transportam, poderia ser que apenas limpando meticulosamente a ferida com água corrente, depois com água oxigenada e posteriormente aplicando betadine, desse para ela se safar sem antibioticos.
Quanto a carne, digo com seriedade que é de evitar, elas não estão consebidas nem para a metabolizar convenientemente sequer. Conheço N pessoas que mantêm grandes grupos reprodutores de carbonarias, niguem usa qualquer alimento de origem animal por receio de piramidismos e outras perturbações. Dito isto elas proprias muitas vezes vão atrás de coisas como minhocas o que no entanto não é nocivo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular


Mensagens : 2568

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qui 24 Nov 2011 - 1:06

E ja agora a percentagem de frutas na dieta é maior, cerca de 30%. Evitar abacate a todo o custo, é toxico para repteis.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Raí
Iniciante
Iniciante


Masculino Mensagens : 4
Localização : RJ

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qui 24 Nov 2011 - 4:30

Gente, muito obrigado pelas dicas, realmente funcionam mas ela cedeu aos remédios agora a noite tranquilamente depois que deixamos ela se acalmar com a atadura que a veterinária fez. Estou muito feliz e menos preocupado, ela esta tomando sim os anti-bioticos, nao está mais se urinando, está isolada numa caixa confortável para evitar muita mobilidade, estamos limpando o local aplicando mais pomada e trocando a gaze duas vezes ao dia além de acrescentar agua boricada para comprimir os vasos (que graças a meu bom Deus) não estão mais sangrando. A fisionomia dela até está melhor porque não está tão agitada como estava antes devido ao ataque e ao sangramento... em breve ela estará recuperada e creio em Deus que com boa parte (ou toda) pele/musculo regenerado e pronta para voltar a seu estado normal. Obrigado, estarei informando aqui o tópico sempre sobre o desenvolver dela. Quanto aos remédios, ela está tomando mesmo e, uma correção, escrevi batata mas escrevi errado sobre a alimentação, era abobora, não damos batata mesmo, somente o alface e acho que não devo substituir - só vou apenas reduzir este - por ser um alimento rico em água e varios tipos de vitaminas. Ela gosta bastante. Obrigado galera do fórum! (:
Voltar ao Topo Ir em baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
avatar

Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qui 24 Nov 2011 - 8:18

O alface, pensando que temos tranquilamente couves e outros é um alimento bem pobre. Acho que podias tranquilamente o substituir por completo por outro vegetal de folha verde escura.
Boa sorte com o jabuti Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular


Mensagens : 2568

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qui 24 Nov 2011 - 10:56

Não sejas teimoso, a alface é rica em fosforo, rica em oxalados, pobre em fibra, POBRE EM VITAMINAS em comparação com outros vegetais, pobre em calcio e a menos que seja de produção organica, rica em nitrogenados, presisamente o contrario daquilo que se pretende. CENTENAS DE MILHARES de repteis em cativeiro tiveram e têm problemas de saude cronicos, debilitantes e incapacitantes pelos seus proprietarios usarem alface como parte relevante da dieta, so por causa dos bichos gostarem de a comer. Elas comem alegremente todos os outros alimentos e estes são completos nutricionalmente. Chegaste até aqui tão longe so para voltares a estaca zero? Não me parece. Vais usar os alimentos que te sugeri e daqui a varios anos vais ter um animal crescido como deve de ser, não um bicho atrofiado e anemico.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qui 24 Nov 2011 - 11:11

Uma vez não reparei e vi a minha de volta de um pássaro morto, tinha a boca cheia de penas mas se calhar até há outras espécies totalmente herbivoras q fazem isso, a oportunidade de acontecer na natureza é que é quase nula e temos de estar atentos para evitar. Engolir cocós dos gatos que por lá passam é um delírio, tenho de andar a limpar mas uma vez vi ir um inteirinho goela abaixo, por um segundo não cheguei a tempo. Bicho nojento. Mad

Comprei sementes de nabiça e semeei num canteiro com terra calcária, plantei dente-de-leão, tenho trevo, amoreira e tenho de diminuir a conta no supermercado tal como aconselha o Pictus. study Very Happy

Voltar ao Topo Ir em baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular


Mensagens : 2568

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qui 24 Nov 2011 - 15:17

Animais em estado selvagem é diferente, os recursos são limitados e qualquer possivel fonte de proteina é aproveitada. Os animais em cativeiro não entendem o conceito de serem cativos e continuam a actuar de forma instintiva como se fossem selvagens. Agora da mesma forma que uma tartaruga selvagem não tem de enfrentar problemas metabolicos por excesso de proteinas, uma tartaruga cativa tem de ter uma dieta regulada de forma a garantir saude a longo prazo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular


Mensagens : 2568

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Qui 24 Nov 2011 - 15:18

Apalone escreveu:
Uma vez não reparei e vi a minha de volta de um pássaro morto, tinha a boca cheia de penas mas se calhar até há outras espécies totalmente herbivoras q fazem isso, a oportunidade de acontecer na natureza é que é quase nula e temos de estar atentos para evitar. Engolir cocós dos gatos que por lá passam é um delírio, tenho de andar a limpar mas uma vez vi ir um inteirinho goela abaixo, por um segundo não cheguei a tempo. Bicho nojento. Mad

Comprei sementes de nabiça e semeei num canteiro com terra calcária, plantei dente-de-leão, tenho trevo, amoreira e tenho de diminuir a conta no supermercado tal como aconselha o Pictus. study Very Happy

O que devias era arranjar uma rede ou uma zona delimitada so para a tartaruga Smile Claro isto muito provavelmente é mais facil de dizer do que de fazer.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Raí
Iniciante
Iniciante


Masculino Mensagens : 4
Localização : RJ

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Sex 25 Nov 2011 - 2:13

Pictus, você fala como se eu somente desse alface pra ela, e não é bem assim amigo. Descrevi o estado da alimentação dela e percebi SIM que é fraca, mas não a ponto de eu a matar ou a degradar por não ligar, eu gosto do bicho só que fui LEIGO como disse anteriormente; eu vim pedir ajuda ao tópico e não ser apontado; antes isso eu nem teria pedido ajuda, provavelmente ela estaria morta.

Estou mudando sim bastante coisa em relação a alimentação. Minha jabuti-piranga foi encontrada na rua e sempre a alimentamos/cuidamos. Não estou retornando a estaca zero, se não teria ignorado completamente a ajuda dos membros em relação ao tópico; sou grato pela ajuda de todos e NÃO estou regredindo, estou SIM mudando a alimentação dela e pode ficar despreocupado, é tudo questão de melhor se auto-informar.

Em relação ao tratamento dela hoje tivemos mais um ponto positivo. Ela não está se mexendo tanto quando tratamos com a pomada e gaze o ferimento. Está correndo tudo bem e tomou os remédios novamente... O Cetraprofeno termina amanhã (segundo a bula da veterinária)e só estará no antibiótico até o próximo dia 30/11, e permanecerá na gaze/pomada até a cicatrização total. Não tivemos sangramentos e ela não se urinou ao tratarmos ela hoje. Estou bem menos preocupado e feliz com a recuperação. Ela está tomando os medicamento numa boa (na paciência um pouco, mas está) e nem está fazendo tanto movimento. Obrigado a todos do tópico, continuarei informando o estado dela.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
avatar

Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Sex 25 Nov 2011 - 11:03

Ela come alguma coisa ou está sem vontade? Já agora qual é o tamanho dela ou dele?

O Pictus é o nosso guru, temos de aceitar o que ele diz e mais nada. Laughing
Voltar ao Topo Ir em baixo
norby
Admin
Admin
avatar

Masculino Mensagens : 3552
Idade : 42
Localização : Guimarães

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Sex 25 Nov 2011 - 16:55

Apalone escreveu:
Ela come alguma coisa ou está sem vontade? Já agora qual é o tamanho dela ou dele?

O Pictus é o nosso guru, temos de aceitar o que ele diz e mais nada. Laughing






__________________________________________
Cumprimentos,
Norby

Procura de topicos por palavra chave AQUI.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
avatar

Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Sab 26 Nov 2011 - 23:17

norby escreveu:
Apalone escreveu:
Ela come alguma coisa ou está sem vontade? Já agora qual é o tamanho dela ou dele?

O Pictus é o nosso guru, temos de aceitar o que ele diz e mais nada. Laughing





lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular


Mensagens : 2568

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Dom 27 Nov 2011 - 1:39

Bom parece que sou o Sauron, lá vai ter o RP de ser o Gandalf. O Norby pode ser o Legolas, o Renato o Aragorn e ai em diante...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
avatar

Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   Dom 27 Nov 2011 - 1:48

Pictus escreveu:
Bom parece que sou o Sauron, lá vai ter o RP de ser o Gandalf. O Norby pode ser o Legolas, o Renato o Aragorn e ai em diante...
Haha lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Ajuda! Tartaruga atacada por uma ratazana! Dúvidas quanto medicação oral!
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Cuidados Gerais-
Ir para: