Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Trachemys scripta scripta - estado do plastrão

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : portugal

Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Empty
MensagemAssunto: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão   Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySeg 24 Fev 2014 - 2:12

Há pouco mais de uma semana ofereceram-me uma tartaruga da espécie Trachemys scripta scripta.

Coloquei-a num aquário com cerca de 50 cm de comprimento por 30 cm de largura e uns 12 cm de altura de água, iluminação 12h por dia, aquecedor com termóstato regulado para uma temperatura de 21-22 ºC (que estou a subir gradualmente para os 24-26 ºC), pedra de cálcio e um pequeno filtro interno com carvão activado. Quanto à alimentação, estou a dar-lhe uma ração em sticks da Nutrafin (1 stick por dia) e tenciono dar-lhe ocasionalmente 1 ou 2 gammarus (1 x por semana). O Lou (já tem nome! Smile) parece ter-se adaptado muito bem. É bastante activo, não evidencia sinais de stress e tem um apetite voraz!

Inicialmente coloquei algumas pedras e uma raíz de madeira tropical para que o Lou pudesse sair de água quando lhe apetecesse. Hoje, ao fazer a mudança de água reparei que o seu plastrão não tem lá muito bom aspecto (pelo menos para mim, que sou novo nestas andanças). Tem um aspecto "desgastado" e escurecido nalgumas zonas. Por via das dúvidas resolvi tirar as pedras (que eram bastante rugosas) e coloquei mais uma raíz. O areão é uma espécie de argila expandida própria para aquários. A superfície dos granulos também é muito rugosa mas parece-me estranho que seja suficiente para causar aquele desgaste no plastrão...

Infelizmente quando me ofereceram a tartaruguinha não observei o plastrão porque tentei importuná-lo o menos possível para não lhe induzir (ainda mais) stress portanto não tenho qualquer termo de comparação.

Relativamente à pele e carapaça, não detecto rigorosamente nada de anormal. Não há vestígios de lesões de nenhum tipo, nem simples arranhadelas.

Junto seguem umas fotos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão   Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySeg 24 Fev 2014 - 8:23

Bem vinso antes de mais , sim Tambem me parece trachemys scriota scripta , quando ao plastrao , tb nao me parece muito bem , mas com cuidados isso vai ao sitio .

Ja tens lampada UVB ?
(Se nao tens , penso que seja apenas isso que te falta Smile)

Isso no plastrao parece me falta de cuidados , principalmente falta de calcio provavelmente devido a alimentacao e falta da lampada uvb.

Em relação a comida 1 stick por dia ? Isso é muito pouco mesmo , mesmo que os sticks sejam dos grandes , aimenta essa quantidade de sticks , nao sei o tamanho dele , mas se nao forem muito grandes , ai uns 8 de manha e 8 à noite Smile, completando com verduras (folha verde , agriao , couve , etc...) , fruta (maçã, morango , banana, não des citrinos), podes dar frango e peixe cru de vez em quando , caracois , insectos tb de vez em quando Very Happy

Qual quer coisa já sabes Smile
Cumprimentos
SandroA Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão   Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySeg 24 Fev 2014 - 9:55

tudo o que o Sandro disse acima Very Happy
acrescento que para a ajudares a cicatrizar sem bactérias e infecções podes de vez em quando diluir um pouco de betadine em agua e deixa-la em banho maria numa caixinha no aquário durante 10 min. também podes esfregar (com muito cuidado que a carapaça dela é muito frágil neste momento) com uma escovinha de dentes muito macia e essa diluição de betadine. isso vai limpar entre as camadas/lascas da carapaça e do plastrão e evitar que haja depósitos de fungos, bactéria ou lixos.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão   Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySeg 24 Fev 2014 - 10:25

Exacto leonor, nesse campo estás mais a vontade que eu, uma vez que nunca precissei , e espero que nunca precisse Very Happy

Contudo , concordo com tudo o que disses te Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : portugal

Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão   Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySeg 24 Fev 2014 - 10:56

Olá!

Muito obrigado Sandro e Leonor. Fiquei muito mais esclarecido.
Sandro, desculpa a minha ignorância, mas UVB tem que ver com o espectro de emissão certo? Neste caso um intervalo específico de radiação UV (espero não estar a dizer nenhum disparate). A lâmpada que tenho é um tubo fluorescente próprio para aquários mas já não me lembro em que comprimentos de onda emite. De qualquer das formas é uma iluminação comercializada para peixes e não para répteis. Portanto basta-me adquirir um tubo específico para répteis, correcto?
A pessoa que me ofereceu o Lou disse que o senhor da loja os alimentava apenas 2 vezes por semana e aconselhou dar pouca comida. Mesmo assim, devido ao seu apetite, resolvi dar-lhe um stick (têm cerca de 0,5 cm) por dia. Vou então aumentar a dose  Smile 
Também comprei umas vitaminas em gotas (da Sera, salvo erro) para juntar ao alimento. Talvez ajude cicatrizar o plastrão.

Posto isto, achas então que o estado do plastrão não tem nada que ver com as rochas e areão do aquário?


Leonor, aconselhas o Betadine da embalagem amarela ou o Betadine espuma (embalagem vermelha)?

Muito obrigado pelas ajudas!

Cumprimentos




Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão   Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySeg 24 Fev 2014 - 11:23

Podes usar tanto um como o outro, mas eu prefiro o amarelo pk o vermelho faz espuma e por vezes elas ficam aflitas com as bolhinhas na zona do focinho.

sobre as luzes UVB, tens que comprar mesmo uma para répteis e que seja UVB e não apenas UV ou UVA. E tenta arranjar uma UVB de 5.0 (as de 2.0 são insuficientes). Sobre os espectros da luz e os comprimentos de onda não te sei explicar, sei apenas que é essa a lâmpada que queres comprar para o Lou Smile Tal como nos peixes tens de trocar a luz uma vez por ano. Já agora, também tens peixinhos?

tens o aquário tapado ou destapado? tenta ter muito cuidado com as diferenças de temperatura com o teu pequeno Lou, ele é muito sensível e pode apanhar uma pneumonia com um estalar de dedos. nada de correntes de ar ou passeios fora do aquário.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : portugal

Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão   Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySeg 24 Fev 2014 - 11:43

Obrigado Leonor.

Já tive muitos peixinhos mas há uns 2 anos tive uma infiltração no móvel e desmontei o aquário de 200 litros e vendi as plantas e os peixes com medo que aquilo viesse parar ao chão. Tenho intenções de em breve mandar fazer um móvel de madeira e reactivar o aqua. Tenho saudades da aquariofilia  Smile  .

O aquário está tapado sim. Tem uns buraquinhos na tampa para a alimentação e os cabos dos aparelhos eléctricos mas não me parece que entre muito ar frio.

A propósito, pelas fotografias que enviei, diriam que o Lou é macho ou fêmea? O plastrão é ligeiramente côncavo mas nem sei se nestas idades isso é relevante ou não...
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : portugal

Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão   Trachemys scripta scripta - estado do plastrão EmptySeg 24 Fev 2014 - 12:15

Mas tenho uma lagoa enorme no terreno com pimpões e carpas e respectivos híbridos e um lago pequeno ao lado com ciclídeos do uruguai. As margens estão plantadas com diversas espécies, na sua maioria nativas e já tenho algumas aquáticas também.  Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão   Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Trachemys scripta scripta - estado do plastrão
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)
» Trachemys scripta scripta e Trachemys scripta elegans, ou híbridos?
» Quais as raças da Malhada e Tale? (Trachemys scripta scripta e Graptemys pseudogeographica ) Respondido
» Temperatura adequada para um aquário com uma Trachemys scripta elegans e duas Trachemys Dorbignyi
» Duvidas Sobre a Alimentação de duas Tartarugas Trachemys Scripta Scripta !

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: