Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Agressividade em tartarugas - soluções ?

Ir para baixo 
+3
Konigvs
RP
kilava
7 participantes
AutorMensagem
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty
MensagemAssunto: Agressividade em tartarugas - soluções ?   Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyDom 23 Fev 2014 - 19:21

Boas pessoal,

Tenho um casal de trachemys, acontece que com elas as hormonas estão sempre aos pulos bem como a sua dominância. 
Passo então a relatar a situação que ocorreu no ano passado e que teve algumas implicações:
Quando juntei este casal ás duas tartarugas residentes no lago (PCC femea e GPP macho), aconteceu que a minha graptemys começou logo a cortejar a trachemy femea, mas esta nunca lhe ligou nenhuma e eu também não me apercebi de nada.
Numa das vinhas vistorias pelo meu lago de 250l para ver se as tartarugas estavam bem no final do verão reparei que faltavam umas quantas unhas à minha graptemys bem como tinha sido mordida no pescoço. Tive que a levar ao veterinário para tratar, porque aquilo infectou , ficou com fungos e desenvolveu-se em septicemia, mas ficou curada.
A implicação que teve foi que não hibernou porque estava doente.
No entanto reparei que a trachemys femea também tinha sido mordida na nuca e nao tinha muito bom aspecto e procedi a um tratamento semelhante. Portanto ficaram tanto a trachemys como graptemys de quarentena durante o inverno.

Pois bem, estamos quase na primavera, e o sol daqui a umas semanas vai começar a incidir sobre o lago e elas vão ficar mais activas. Eu queria saber se vocês têm sugestões para este caso, visto que as únicas soluções que consigo observar são:
- Colocar as trachemys num lago aparte, o que implica comprar um novo lago e repensar o sistema de filtragem novamente .
- Trocar por outras tartarugas menos agressivas, o que implica ficar sem o tal casal
- Colocar umas plantas no lago para evitar o contacto visual
- Ter um lago maior

Qual é a vossa opinião
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty
MensagemAssunto: Re: Agressividade em tartarugas - soluções ?   Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyDom 23 Fev 2014 - 21:21

é complicado... refúgios dentro do lago e à borda do mesmo, mais plantas para não se verem tantas vezes, e depois ir vigiando...mas claro que é difícil.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty
MensagemAssunto: Re: Agressividade em tartarugas - soluções ?   Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyDom 23 Fev 2014 - 21:29

Obrigado pela tua opinião.

Pois se calhar vou optar por plantas.
Mas as plantas só precisam de pedras minusculas como substrato para crescer não é?
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty
MensagemAssunto: Re: Agressividade em tartarugas - soluções ?   Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyDom 23 Fev 2014 - 21:33

Isso realmente assim é complicado.... Eu por acaso tive algum receio quando decidi adotar mais algumas (só tinha duas em 500L) e ainda por cima adotei algumas muito pequenas, e juntei-as às minhas elegans, mas aquilo é tudo uma paz de alma. Nunca vi qualquer comportamento agressivo entre elas.... Também não tenho nenhuma scripta... serão mais agressivas que as outras Trachemys?
Só tens quatro tartarugas no lago de 250L?
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty
MensagemAssunto: Re: Agressividade em tartarugas - soluções ?   Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyDom 23 Fev 2014 - 21:39

Sim só o resto está dentro de casa. Mas as tuas elegans são casal?

Eu tive uma scripta que faleceu e era uma paz de alma, de vez em quando andava atrás da graptemys a tentar morde-la mas nunca chegaram a vias de factos. Mas também é verdade que não havia femeas pelo meio, só pseudemys mas elas não tem interesse nas pseudemys e essas são uns anjinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty
MensagemAssunto: Re: Agressividade em tartarugas - soluções ?   Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyDom 23 Fev 2014 - 21:53

Pois, essa questão machos/fêmeas talvez seja importante, porque talvez desestabilize. As minhas três elegans grandes são todas fêmeas. Depois tenho duas mais pequenas, uma trosti e uma pseudemys macho que é a tartaruga mais pequena. E pronto desde o ano anterior que anda sempre a "investigar" as fêmeas, mas nunca se passa nada de especial...

Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty
MensagemAssunto: Re: Agressividade em tartarugas - soluções ?   Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyDom 23 Fev 2014 - 22:18

kilava a mi não é lago , mas aquario , e eu tinha 2 PCC , e 1 TST , como sabes comprei duas GPP e ao fim de uma semana de quarentena juntei , as GPP , acontece que a troostie começou andar a traz das duas pequenas graptemys , e a morder mesmo , eu e que via e impedia... tirei mais uns dias as graptemys e tornei a juntar ela tentou morder novamente e decidi tirar a troostie , porque as PCC não faziam nada ... metia aparte num aquario com termostato e tudo , so que o aquario era pequeno , deixei lá pouco mais de 1 dia , vi que ela andava muito mole e meti novamente no aquario grande , e foi "remedio santo" , só a vi uma vez a tentar morder e penso que foi por causa da comida , mas tirando essa vez , tem corrido tudo bem e ela passa por as pequenas e nem faz nada Smile

Claro , posso ter tido sorte , mas nada como tirares durante uns tempos , uns dias e meteres aparte para ver como reage , foi só um testemenho meu , que sempre podes tentar , é contigo Smile

Boa sorte Smile
SandroA
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty
MensagemAssunto: Re: Agressividade em tartarugas - soluções ?   Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptyDom 23 Fev 2014 - 22:24

Bem Kilava é complicado, como já foi referido opta pelas plantas e refugios, se não der resultado o melhor mesmo é separar e meteres noutro lago ou então trocares.
Tbm tenho 2 scriptas e estou com o mesmo problema, separei elas durante um tempo e depois voltei a juntar, a agressividade entre elas acalmou, mas está a voltar aos poucos, estão sempre nas danças territoriais, até uma ceder, depois passa para as dentadas, mas não há tartarugas iguais, pode ser que tenhas sorte..
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 39
Localização : Trofa

Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty
MensagemAssunto: Re: Agressividade em tartarugas - soluções ?   Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptySeg 24 Fev 2014 - 0:01

Como já foi dito acima colocar refúgios e muitas plantas...
Também vou colocar a minha trachemys e a graptemys num lago... neste momento estão separadas espero que no lago já se deem bem....
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku
Iniciante
Iniciante
Ryuuku


Masculino Mensagens : 1671
Idade : 28
Localização : Póvoa de Varzim

Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty
MensagemAssunto: Re: Agressividade em tartarugas - soluções ?   Agressividade em tartarugas - soluções ? EmptySeg 24 Fev 2014 - 0:22

Boas kilava..

Lamento pela situação.. mas como ja foi dito, é dificil parar a agressividade.. elas se forem assim por natureza é para esquecer..

Eu sei de casos, que as pessoas separam num sitio pequeno a tartaruga, durante um tempo, e quando volta, não mostra agressividade.. mas é so por um tempo, porque volta a mostrar agressividade passado uns tempos...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty
MensagemAssunto: Re: Agressividade em tartarugas - soluções ?   Agressividade em tartarugas - soluções ? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Agressividade em tartarugas - soluções ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Agressividade entre duas tartarugas
» Como parar a agressividade entre tartarugas (método experimental)
» Dança de agressividade
» agressividade devido ao espaço?
» Agressividade da minha tarta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: