Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Pneumonia Testemunho EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Pneumonia Testemunho EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Pneumonia Testemunho EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Pneumonia Testemunho EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Pneumonia Testemunho EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Pneumonia Testemunho EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Pneumonia Testemunho EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Pneumonia Testemunho EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Pneumonia Testemunho EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Pneumonia Testemunho

Ir para baixo 
+2
smokinadjoy
adrip
6 participantes
AutorMensagem
adrip
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 20
Idade : 29
Localização : Braga

Pneumonia Testemunho Empty
MensagemAssunto: Pneumonia Testemunho   Pneumonia Testemunho EmptyDom 22 Set 2013 - 1:59

Boas pessoal, estou aqui para contar a minha história quando a minha hieroglífica ficou com pneumonia Crying or Very sad , talvez possa ajudar outras pessoas.

Eu já tinha reparado desde cedo que a Tarta boiava de lado e coloquei a hipótese de ter a tal doença mas como tinha bons hábitos alimentares e era o único sintoma que tinha de pneumonia várias pessoas me disseram para não me preocupar que não devia ser nada de grave. Até que houve uma altura que deixou de comer (mas novamente disseram-me para não me preocupar muito que de certo isso iria passar).

Quando voltei de férias fiquei chocada com o aspecto que ela tinha, estava tão magra, mal se mexia nem parecia ser a tartaruga que estava habituada e depois começou a fazer os tais movimentos de abrir e fechar a boca e a sair muco pelo nariz.

Depois de ler aqui alguns tópicos fiz o que recomendavam e coloquei apenas uns 5cm de agua no aqua tapando metade deste para fazer o tal efeito de estufa.

Marquei consulta para o vet no dia seguinte às 11 (hora de abertura) e tenho de admitir que foi a noite mais longa da minha vida, fiquei o tempo todo acordada a olhar por ela e a culpar-me por ter sido tão irresponsável e cega ao ponto de deixar chegar a este ponto.

Chegando ao vet, que devo dizer que são umas raparigas fantásticas e super simpáticas recomendo bastante no Exóticos Braga, a doutora lá confirmou que ela tinha uma doença respiratória já muito avançada e que as hipóteses de sobrevivência eram muito baixas.

Ela teve de ficar 3 dias internada a levar uma série de medicamentos e devo dizer que não ficou nada barato como devem calcular, ainda por cima sendo estudante sem qualquer fonte de rendimento para alem daquele que os meus pais me dão, mas é algo que muita gente não se apercebe, é muito bonito e fantástico ter animais mas temos de pensar que também é muito dispendioso, aprendi isso da pior forma. Lá peguei nas minhas mini poupanças e os tratamentos começaram. Muitos familiares e amigos disseram logo para deixa-la morrer e comprar outra que ficaria muito mais barato mas a minha vontade era dar-lhes um estalo, como assim deixa-la morrer -.- se me achei responsável para a comprar também tenho de ser para momentos como este, não a ia abandonar nesta hora critica.

Tendo decidido que ia lutar, fosse qual fosse o custo, segui as recomendações da vet (baixo nível de agua; ter cuidado com correntes de ar e mudas de agua; manter a agua a 27º; lâmpada uvb; etc) aprendi a dar as injecções e levei-a para casa ao fim dos 3 dias. Notei logo quando a fui buscar que tinha mais força e estava toda irritada com a vet sempre a tentar morder-lhe o dedo ahah depois começou a ficar irritada comigo também já nem me pode ver à frente depois de tanta injeção lol!

Ela levou injecções de antibiótico dia sim, dia não e de outro medicamento para abrir o apetite de 12 em 12 horas durante 3 dias.

Ela ao fim de 1 semana após o internamento começou a voltar ao apetite normal dela e a vet disse para ir aumentando o nível da agua para ver se ela ia ao fundo buscar a comida e assim foi.

Foi marcada outra consulta para ver os progressos quando o antibiótico acabasse. A primeira coisa que ela fez quando a vet pegou nela foi fazer-lhe xixi na mão ahah ela é vingativa como se pode ver. Verificamos que ela tinha engordado mas ainda boiava de lado então tínhamos de continuar com o antibiótico agora dado de 3 em 3 dias (9 injecções totais) até parar de boiar de lado. O periodo de tortura afinal não tinha terminado.

Tenho todo o prazer e orgulho em dizer que ela hoje encontra-se muito bem de saúde, já não boia de lado come que nem uma leoa e morde também como uma Wink Wink 

Só me resta dizer para nunca desistirem dos vossos bichichos seja qual for a situação, desde que empenhem e se esforcem há sempre esperança e a Tarta ensinou-me isso.

Espero que nunca tenham de passar por algo semelhante tal como espero vê-la crescer e viver a vida dela da melhor forma possível.

Qualquer dúvida digam que tentarei responder da melhor forma possível e de acordo com a minha experiência Smile
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Pneumonia Testemunho Empty
MensagemAssunto: Re: Pneumonia Testemunho   Pneumonia Testemunho EmptyDom 22 Set 2013 - 3:07

Fico contente por teres salvo a tua tartaruga,sei bem o que isso é de: deixa essa morrer,comprar outra sai mais barato,tive uma tartaruga que teve pneumonia,no entanto eu tinha pouco dinheiro ,que só foi suficiente para comprar um medicamento numa loja de animais depois dos meus pais me terem negado emprestar dinheiro para o veterinario, infelizmente essa tartaruga ,que tinha sido a minha prenda de anos acabou por morrer:/
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Pneumonia Testemunho Empty
MensagemAssunto: Re: Pneumonia Testemunho   Pneumonia Testemunho EmptyDom 22 Set 2013 - 6:34

às vezes é complicado. Mas é sempre bom ter dinheiro de parte para este tipo de situações. E é melhor aprendermos da pior forma deixa-nos mais responsáveis nas acções seguintes. Ainda bem que te safaste porque a maioria das tartas morre.
Ir para o topo Ir para baixo
adrip
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 20
Idade : 29
Localização : Braga

Pneumonia Testemunho Empty
MensagemAssunto: Re: Pneumonia Testemunho   Pneumonia Testemunho EmptyDom 22 Set 2013 - 14:43

smokinadjoy escreveu:
Fico contente por teres salvo a tua tartaruga,sei bem o que isso é de: deixa essa morrer,comprar outra sai mais barato,tive uma tartaruga que teve pneumonia,no entanto eu tinha pouco dinheiro ,que só foi suficiente para comprar um medicamento numa loja de animais depois dos meus pais me terem negado emprestar dinheiro para o veterinario, infelizmente essa tartaruga ,que tinha sido a minha prenda de anos acabou por morrer:/
Lamento pela tua tartaruga e é sempre complicado por causa do dinheiro os meus pais também não ajudaram como já tinham dito logo de inicio seria a minha responsabilidade.

Mas é uma pena ver os nossos bichos sofrerem mesmo quando lhes damos todas as condiçoes para terem uma boa vida e por vezes as tartarugas daquelas pessoas que não querem saber delas para nada acabam por sobreviver por mais tempo, não é justo mas a vida é assim mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
adrip
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 20
Idade : 29
Localização : Braga

Pneumonia Testemunho Empty
MensagemAssunto: Re: Pneumonia Testemunho   Pneumonia Testemunho EmptyDom 22 Set 2013 - 14:45

kilavaaa escreveu:
às vezes é complicado. Mas é sempre bom ter dinheiro de parte para este tipo de situações. E é melhor aprendermos da pior forma deixa-nos mais responsáveis nas acções seguintes. Ainda bem que te safaste porque a maioria das tartas morre.
É mesmo, mais vale tarde que nunca. Eu tenho noçao disso ainda por cima ela é pequenina 4cm e 20g, agora felizmente já esta a engordar e a crescer como deve ser Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Pneumonia Testemunho Empty
MensagemAssunto: Re: Pneumonia Testemunho   Pneumonia Testemunho EmptyDom 22 Set 2013 - 16:05

Adrip, muito obrigado pela tua história, és o testemunho vivo de como uma pessoa se dedicar e tratar de um animal, qualquer que ele seja. A tua determinação foi decisiva.
Obrigado! Wink 
Ir para o topo Ir para baixo
SamuelRodryg
Iniciante
Iniciante
SamuelRodryg


Masculino Mensagens : 506
Idade : 22
Localização : Lisboa

Pneumonia Testemunho Empty
MensagemAssunto: Re: Pneumonia Testemunho   Pneumonia Testemunho EmptyDom 22 Set 2013 - 16:08

Isto sim é um bom exemplo para as pessoas não desistirem, mas que pessoa sem coração (sem ofensa adrip, nem para nenhum familiar teu) podem dizer para "deixa-la morrer e comprar outra que ficaria muito mais barato", mas não fizeste isso Adrip, eu compreendo te que nós quando temos uma tartaruga ficamos com um laço de amizade e não queremos separar nos dela......FIZESTE MUITO BEM EM AJUDAR A TUA TARTARUGA ÉS UMA PESSOA MUITO BOA PARA OS ANIMAIS FOSTE UM DONO RESPONSÁVEL!!!!

PARABÉNS!!!


Última edição por SamuelRodryg em Dom 22 Set 2013 - 16:16, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Pneumonia Testemunho Empty
MensagemAssunto: Re: Pneumonia Testemunho   Pneumonia Testemunho EmptyDom 22 Set 2013 - 16:13

Nao acho que mereça premio. Ë a obrigaçao dele enquanto dono responsavel.
Ir para o topo Ir para baixo
jose luis
Iniciante
Iniciante
jose luis


Masculino Mensagens : 510
Idade : 28
Localização : amarante

Pneumonia Testemunho Empty
MensagemAssunto: Re: Pneumonia Testemunho   Pneumonia Testemunho EmptyDom 22 Set 2013 - 16:27

podes dizer o contacto  da clinica de exoticos
Ir para o topo Ir para baixo
adrip
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 20
Idade : 29
Localização : Braga

Pneumonia Testemunho Empty
MensagemAssunto: Re: Pneumonia Testemunho   Pneumonia Testemunho EmptyDom 22 Set 2013 - 20:41

Obrigado a todos pelas palavras mas fiz apenas o que me cabia fazer enquanto dona !

José tens aqui o site do vet [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pneumonia Testemunho Empty
MensagemAssunto: Re: Pneumonia Testemunho   Pneumonia Testemunho Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pneumonia Testemunho
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Agradecimento ao forum e aos seus membros
» Pneumonia em tartaruga - (Curada)
» Pneumonia no Napoleão - temperatura?
» Tartaruga com pneumonia??
» a Corcky está com pneumonia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: