Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Carapaça levantada nas bordas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Carapaça levantada nas bordas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Carapaça levantada nas bordas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Carapaça levantada nas bordas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Carapaça levantada nas bordas EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Carapaça levantada nas bordas

Ir para baixo 
+4
RMP
Marcos1989
smokinadjoy
saralmeida
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
saralmeida
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 8
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Gaia

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 1:03

A minha hieroglífica encontra-se com a carapaça a levantar nas bordas, a "arrebitar". Será piramidismo? Dou-lhe uma alimentação variada, de sticks Sera Raffy P, fruta e legumes. Encontra-se num aquaterrário daqueles com a rampinha de relva sintética (que tem à venda nas lojas), com termostato... Ela ainda é pequena, tento que apanhe sol todos os dias. No Inverno é difícil mas agora no Verão até a deixo lá fora umas horinhas (com uma zona à sombra, claro) ou com o guarda sol mesmo. =P Tem pedra de cálcio... Sei que a lâmpada UVB seria o ideal mas são extremamente caras... Assim que possa vou-lhe tirar uma foto de perfil para verem o que falo.

Obrigada!

Aqui está a foto... =/
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por saralmeida em Ter 6 Ago 2013 - 13:29, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 1:13

arranjas lampadas uvb a 13 ou 14 euros,nao sao assim tao caras...
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 2:39

E se for tubular fica entre os 20 euros...
Tem que apanhar sol também durante o inverno, por isso a lâmpada é essencial, é um investimento que vale a pena.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 10:07

isso da carapça é normal, quer dizer que está a mudar as placas.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 15:17

essa carapaça, não está a crescer como devia, já tive uma tartaruga que ficou assim, porque não apanhava sol.
Tenha cuidado também com a alimentação, ela está muito gorda, precisa de uma dieta, insista muito nos legumes, alimentos ricos em cálcio e lâmpada uvb é essencial para a carapaça ficar melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
saralmeida
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 8
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Gaia

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 20:40

Está gorda? Muito gorda? =/ Eu dou-lhe uns 6/sticks no máximo por dia. Depois de dois em dois dias ou assim é que lhe dou fruta e vegetais, nao dou carne nem peixe... Vou ter de reduzir aos sticks então... Quanto à lampada UVB vou voltar a procurar nas lojas de animais mas nunca encontrei nada a menos de 20/30€. Se alguém souber online ou alguma loja que venda mais barato pf informe. Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo
ritarebelo13
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 196
Idade : 26
Localização : Porto

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 21:08

Já vi lâmpadas no continente a 15€
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 21:51

Não reduzas,6 sticks para essa tartaruga parece-me pouco,quanto mede? Como são as instalações dela?Ela tem bastante espaço para nadar? Se só dás 6 sticks por dia então o problema não é excesso de comida,é mesmo a falta de luz uvb,ela esta a crescer com a carapaça deformada e vai demorar bastante tempo a reverter isso,a sorte e que ainda esta em crescimento e se for femea mais vai crescer por isso mais facilmente podera recuperar a forma correta,mas tens mesmo que arranjar a luz uvb, não cortes na comida,6 sticks e o que dou a tartarugas bebes,essa ja parece ter uns 8 ou 10 cm
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 22:12

só 6 sticks? ela não engorda tanto com 6 sticks, eu dou mais sticks as minhas que são bebes e não estão assim, mas se calhar dá mais impressão de ela ser assim pela a carapaça estar levantada, mas mesmo assim vê se que que é uma tartaruga bem constituída.sendo assim não reduza...agora ela precisa urgentemente de apanhar sol todos os dias ou lâmpada uvb(recomendado), e e alimentos rico em cálcio.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 22:56

ritarebelo13 escreveu:
Já vi lâmpadas no continente a 15€

o continente não vende lampadas uvb vende apenas lampadas para aquarios que não tem qualquer tipo de beneficio para as tartarugas...
Ir para o topo Ir para baixo
saralmeida
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 8
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Gaia

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 23:04

Ela não e assim tão grande. Está comigo há um ano e meio. Mede cerca de 5cm (carapaça) e 60g. Ela está a apanhar sol tdos os dias desde o início do verão, parece-me estar melhor mas nao sei se irá reverter. Quero ver se compro a lampada, mais vale (ao menos é certo que apanha os raios uvb). Como disse ela está num aquaterrário igual a este [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] com termostato a 24ºC. Sinceramente nao sei o que justifica esta alteração na carapaça tão acentuada só se foi por nao ter apanhado tanto sol no inverno.
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 23:22

o link que deste a mim nao aparece nada,bem,com 1 ano e meio e so tem 5 cm? Ainda por cima é uma pseudemys,devia estar bem maior,tenho uma graptemys com 6 meses com quase 6 cm, realmente ela esta muito pequena para a idade,eu dava-lhe para ai uns 10 sticks a vontade e bastante luz uvb!
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyTer 6 Ago 2013 - 23:47

Bem vi agora a foto. a tua tartaruga tem piramidismo devido à falta de cálcio (falta de vitamina A) e porque provavelmente dás lhe comida de mais por isso é que a carapaça dela inverteu porque os musculos cresceram e os ossos da carapaça não devido à falta de cálcio (vitamina A).

Recomendo que compres uma lampada uvb 5.0, começes a fazer um ou dois dias de jejum, e começa a introduzir na alimentação cenoura cortada aos pedaços (tem bastante vitamina A) pode ajudar a reequilbrar o organismo , em alternativa à cenoura tens também o dente de leão (planta).

Atenção que se não agires enquanto ela é jovem, a carapaça dela pode ficar assim para sempre.
Ir para o topo Ir para baixo
saralmeida
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 8
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Gaia

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 7 Ago 2013 - 0:55

Muito obrigada pelas vossas respostas... Sempre vão ajudando e ao mesmo tempo confundindo um pouco... Acabei de medir e está com 6,5cm e 67g. Como disse está comigo há um ano e meio. Estou confusa porque primeiro não sei se o tamanho e peso estão adequados. Pelo que foi dito aqui devia já estar bem maior... =/ Mas devido à curvatura da carapaça não me parece conveniente aumentar a comida como sugeriram e subnutrida ela não está. O que me preocupa é a curvatura da carapaça, se ela demorar mais a crescer não tenho pressa pois espero que tenha muitos anos para o fazer... Sendo assim, estou a pensar incluir a cenoura mais vezes na dieta e incluir o dia de jejum como sugerido.

Desculpem, o link nao dar. O aqua é igual a este:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 7 Ago 2013 - 1:27

Sim mas atenção que vitamina A a mais pode causar efeitos do reverso da medalha dá cenoura durante um mês com alguma regularidade e depois dá com moderação de uma a 4 vezes por mês. Não te esqueças que a luz UVB 5.0 é fundamental para ela. Porque provavelmente ela ficou acordada durante o INVERNO com o termoestato ligado e pouca luz o que fez com que os musculos se desenvolvessem e a carapaça não.

quanto ao peso e tamanho lá está a condinção em que ela está influencia o peso e o tamanho se ela era menina para ter a carapaça ja com uns 10cm, talvez. quanto ao peso tambem podia estar mais pesada se a carapaça tambem fosse porporcional ao cumprimento dela.

Primeiro resolve esta questão da carapaça. aponta comprimentos e pesos e alturas que é para depois daqui a uns 3 ou 6 meses voltares a comparar e verificar se está a ter sucesso.

O processo da carapaça por norma custuma ser algo lento e depende sempre de caso para caso mas a tua tem a vantagem de estar em crescimento e de a carapaça ir ao lugar de forma mais rápida.
Ir para o topo Ir para baixo
saralmeida
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 8
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Gaia

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 7 Ago 2013 - 11:41

Ok, obrigada. Vou fazer isso... Quanto a luz UVB 5.0 já ando a procura mas ainda nao encontrei a menos de 27€. Vou ver se encontro mais barata. Se alguém souber onde comprar diga pf. Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 7 Ago 2013 - 14:09

saralmeida escreveu:
Está gorda? Muito gorda? =/ Eu dou-lhe uns 6/sticks no máximo por dia. Depois de dois em dois dias ou assim é que lhe dou fruta e vegetais, nao dou carne nem peixe...

Eu não tenho experiência com tartarugas pequenas, as mais jovens que adotei tinham um pouco mais de dois anos, mas se ela só come seis bocados de granulado por dia, não acredito que a explicação passe por aí. Dizem que está gorda, mas depois está com tamanho abaixo da média? Não me cheira.
Um dia de jejum faz sentido, mas só para tartarugas que comam muito, algo que não é o que se passa neste caso porque até me parece comida de menos. 

Depois há a questão do sol que também é muito importante. Mas se a tartaruga apanhar sol direto também não há necessidade nenhuma de comprar a lâmpada, agora tem é que ser sol direto mesmo.
Mas realmente esse arrebitar dos lados não é normal não.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 7 Ago 2013 - 17:47

Konigvs escreveu:
saralmeida escreveu:
Está gorda? Muito gorda? =/ Eu dou-lhe uns 6/sticks no máximo por dia. Depois de dois em dois dias ou assim é que lhe dou fruta e vegetais, nao dou carne nem peixe...

Eu não tenho experiência com tartarugas pequenas, as mais jovens que adotei tinham um pouco mais de dois anos, mas se ela só come seis bocados de granulado por dia, não acredito que a explicação passe por aí. Dizem que está gorda, mas depois está com tamanho abaixo da média? Não me cheira.
Um dia de jejum faz sentido, mas só para tartarugas que comam muito, algo que não é o que se passa neste caso porque até me parece comida de menos. 

Depois há a questão do sol que também é muito importante. Mas se a tartaruga apanhar sol direto também não há necessidade nenhuma de comprar a lâmpada, agora tem é que ser sol direto mesmo.
Mas realmente esse arrebitar dos lados não é normal não.

Segundo a user ela não apanha sol no inverno...
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 7 Ago 2013 - 20:59

kilavaaa escreveu:
Segundo a user ela não apanha sol no inverno...

Certo, mas as minhas também não, estão entre três a seis meses a hibernar, ou semi-hibernar. Agora não sei as consequências para uma tartaruga que esteja esse tempo sempre a comer e a não apanhar sol ou sem lâmpada uv. De qualquer das formas parece-me um caso invulgar, até porque estou em crer que na maioria dos casos das pessoas que as têm dentro de casa nem sabem que elas precisarão de lâmpada UV ou sol direto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 7 Ago 2013 - 21:09

também tive uma tartaruga, cuja carapaça ficou assim, mas não apanhava sol nem tinha lâmpada, quando estão em crescimento tem que apanhar sol todos os dias.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 7 Ago 2013 - 21:17

a diferença é que na hibernação não estão a comer. a dela ficou activa por causa do termoestato por isso e que cresceu desporporcionalmente
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 7 Ago 2013 - 21:19

Marcos1989 escreveu:
também tive uma tartaruga, cuja carapaça ficou assim, mas não apanhava sol nem tinha lâmpada, quando estão em crescimento tem que apanhar sol todos os dias.

Então se calhar não é assim tão invulgar quanto isso.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
saralmeida
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 8
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Gaia

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 7 Ago 2013 - 21:53

De facto ela nao hibernou, na altura falei com o vet e ele nao aconselhou tendo a conta a idade e a própria espécie (segundo ele). Ela não ficou o Inverno todo sem apanhar sol mas como é lógico a intensidade e frequência não foi a mesma que agora no Verão (todos os dias). De qualquer modo há que excluir hipóteses e como tal vou procurar a lampada... Mais uma vez, se alguem souber onde comprar uma a preço acessível agradeço.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQua 7 Ago 2013 - 22:29

no porto não conheço nada de lojas...mas basta procurares em lojas especializadas em aquario que eles tem la sempre lampadas a bons preços depois basta comparares mas primeiro tens de ter um candieiro que suporte o casquilho da lampada (compra a lampada primeiro depois compra o candeeiro) ou compras as tubulares com calha
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas EmptyQui 8 Ago 2013 - 11:27

tens o Modelo de Leça do Balio. Tem lá dentro uma loja de animais, as lâmpadas custam 15 euros
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Carapaça levantada nas bordas Empty
MensagemAssunto: Re: Carapaça levantada nas bordas   Carapaça levantada nas bordas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Carapaça levantada nas bordas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Fungos na carapaça, carapaça com aspecto inchado, e sexo
» Rampa para Aquaterrário e bordas pretas para aquaterrário
» Carapaça sem cor
» Carapaça...
» Carapaça sem cor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: