Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Duvidas sobre lago exterior EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Duvidas sobre lago exterior EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Duvidas sobre lago exterior EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Duvidas sobre lago exterior EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Duvidas sobre lago exterior EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Duvidas sobre lago exterior EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Duvidas sobre lago exterior EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Duvidas sobre lago exterior EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Duvidas sobre lago exterior EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Duvidas sobre lago exterior

Ir para baixo 
+2
Konigvs
cmaxsl
6 participantes
AutorMensagem
cmaxsl
Iniciante
Iniciante
cmaxsl


Masculino Mensagens : 16
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySeg 15 Jul 2013 - 15:46

Boa tarde

Sou novo por estes lados.

Tenho 7 tartarugas, a mais velha tem 7 anos e a mais nova tem 4 anos. As suas dimensões são 16,0; 15,5 ; 10,5; 10,0 ; 9,5 ; 9,0 ;8,0 cm.
De momento estão num aquário com uma parte exterior para poderem passear bem que só duas delas é que vem ca em cima.
Acho que o aquário não tem luz que chega e limpei a agua e o filtro a uma semana e voltou logo a ficar verde e com cheiro.

Por isso decidi fazer um lago exterior mas tenho receio de fazer mal então queria a opinião de alguém mais experiente. Já estive a ler vários tópicos mas não encontrei nada de específico sobre quais eram as melhores condições de se criar um lago.
a) A minha primeira dúvida é relativo a dimensão da zona de água e de terra que devo ter no mínimo para o número de tartarugas que tenho? Pensei em fazer o maior que poderia mas o local onde vou fazer é na casa dos meus pais e dentro de um ou dois anos espero poder fazer no sítio onde for morar e ai faço maior?
b) É melhor comprar um lago em PVC ou fazer com lona? Também pensei em comprar uma piscina insuflável mas acho que não fica bem.
c) Na água estou a pensar colocar plantas de um riacho que passa mesmo ao lado da casa dos meus pais mas tenho receio que não sejam adequadas para as tartarugas?
d) Em terra estou a pensar deixar a relva que la existe no local mas li que elas precisam de terra para colocar ovos. Queria saber se devo tirar a relva ou deixar só uma parte com relva e o resto em terra?
e) A nível do filtro depois vou tentar fazer um caseiro consoante a dimensão da água.
Estou a pensar fazer o lago daqui duas semanas que é quando saio do apartamento onde estou a estudar e por enquanto vou colocar o aquário na varanda para ver qual é a reação delas ao exterior.

Queria saber as vossas opiniões.
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySeg 15 Jul 2013 - 16:03

Antes de mais bem-vindo.

Sobre as tuas dúvidas, na minha opinião:

a)Bom, se daqui por dois anos vais mudar de casa, podes sempre fazer algo mais provisório precisamente por não ser definitivo.

b)Não tem a ver com o ser melhor ou pior. Tudo depende do que queres fazer, do orçamento, do trabalho que implica. Tanto fica bem comprar um lago em pvc, como fazer em tela ou em cimento.

c) Em princípio não terá mal, mas na dúvida, convém sempre primeiro saber o que estás a colocar no lago.

d) Havendo essa possibilidade é sempre melhor deixar um bocado de terra para elas cavarem e enterrarem os ovos mas se elas são pequenas, e só as vais manter em casa dos pais uns dois anos, para já não será necessário.

Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptyTer 16 Jul 2013 - 8:25

Boas,

A pedido do utilizador, e dada a limitaçao de colocaçao de links externos durante uma semana, cá vao as fotos.

Duvidas sobre lago exterior Eons

Duvidas sobre lago exterior Hfla

Essa parte de terrario superior é qualquer coisa. Mas a relaçao litragem/numero de tartarugas é muito baixa dai a dificuldade na manutençao da qualidade da agua.

Temos por aqui pelo forum alguns bons exemplos de lagos, dá uma vista de olhos. A ver se alguem dá mais umas dicas.
Ir para o topo Ir para baixo
cmaxsl
Iniciante
Iniciante
cmaxsl


Masculino Mensagens : 16
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptyQui 18 Jul 2013 - 9:53

Boas

Quero agradecer Konigvs pelas respostas e ao norby pela publicação das fotos.

Estive a ver o espaço que tenho disponível e a dimensão que posso dar ao lago é de 1,2 por 1,6 com 0,6 m de profundidade.
Para a parte exterior estou a pensar deixar cerca de 1,3 m2 que corresponde +- a 2/3 da área húmida.
Queria saber se para as 7 tartarugas é suficiente?
Vou fazer com tela. Queria saber se a algum tipo de tela que sugerem ou se pode ser uma qualquer a venda nas lojas?

Queria também saber existe alguma planta que ajuda a limpar a agua do lago? ou ate um peixe que limpa e se da com as tartarugas?
Vou fazer estas perguntas num loja mas tenho receio que digam que sim só para vender.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptyQui 18 Jul 2013 - 17:16

A vantagem da tela é que fácil instalar, é só mesmo cavar e deixar o formato que se quer, proteger o fundo porque e ficar uma pequena pedra pontiaguda depois com o peso da água pode furar a tela, e para isso há várias opções, até cobertores ou plásticos velhos servem, pôr a tela por cima, encher de água e depois calçar as dobras da tela e está a andar. E sendo provisório é o ideal porque, da mesma maneira que rapidamente se instala, também rapidamente se volta a pôr como estava. 
Um exemplo:
  

Todas as plantas aquáticas ajudarão a limpar a água. Colocando plantas que as tartarugas possam comer então é ideal. Um bom exemplo é o jacinto-de-água, que é uma exótica invasora que se encontra em vários rios abundantemente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
cmaxsl
Iniciante
Iniciante
cmaxsl


Masculino Mensagens : 16
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySex 22 Nov 2013 - 15:14

Ola

Venho atualizar a situação do meu lago e fazer algumas questões.
Optei por fazer um lago provisório na casa dos meus pais e para não estragar o jardim (Apesar de ficar mais bonito) comprei uma piscina com 3,4 m de diâmetro. As tartarugas adaptaram-se bem e todas elas ganharam peso e tamanho, principalmente as mais pequenas.

Duvidas sobre lago exterior 0hgn
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/854/0hgn.jpg/

Faço mudanças de agua regular (entre 2 a 3 semanas) pois esta fica verde em apenas 1 semana, se colocar plantas aguentam mais 1 semana ate que as tartarugas ou peixes as comem todas.
Neste momento só as duas maiores tartarugas é que ainda apanham solo. Elas já estão semi-hibernadas pois já não comem quase nada.

As minhas questões são sobre os cuidados a ter no inverno?
Qual a temperatura mínima que a agua pode ter? No caso de passar essa temperatura queria saber o que devo fazer?

Uma das minhas soluções é preparar um aquário com 2,0x0,5x0,6 que o meu pai tem na cave para o caso de ser necessário elas passar a época mais fria do inverno la.
A outra seria deslocar o lago para uma zona coberta no exterior para evitar a chuva e orvalhada e colocar um termostato para manter a temperatura acima do mínimo.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySex 22 Nov 2013 - 15:17

Colega , está muito bonito , parabéns , quanto a ultima parte como consegues com um termostato manteres tanto litro de agua acima do minimo ?
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySex 22 Nov 2013 - 15:18

e outra coisa que filtro estas a usar ?
Ir para o topo Ir para baixo
cmaxsl
Iniciante
Iniciante
cmaxsl


Masculino Mensagens : 16
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySex 22 Nov 2013 - 16:12

Boas SandroA

O termostato não daria para aquecer a agua toda, mas pelo menos teria uma zona mais quente e elas poderiam regular-se ao estarem próximas ou não.

Tenho um filtro que veio com a piscina mais este é so para ajudar a fazer circular a agua depois tenho dois filtros grandes com mais de 5 anos (nao sei ao certo a capacidade) mas cada um deles trabalhava num aquário de 2,0x0,5x0,6 e substitui alguns dos componentes do filtro.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySex 22 Nov 2013 - 16:23

a parte seca é so aquelas parte das pedras colega ?
Ir para o topo Ir para baixo
cmaxsl
Iniciante
Iniciante
cmaxsl


Masculino Mensagens : 16
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySex 22 Nov 2013 - 16:33

Nao tenho uma placa com roofmate e pedras de lado que tem cerca de 0,6 m2
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySex 22 Nov 2013 - 16:42

ja reparei , parabens , optimo trabalho Wink
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySex 22 Nov 2013 - 18:23

Eu acho que so deves mexer em casos extremos:
- Sea temperatura exterior estiver abaixo de zero e a agua aproximar se dessa tempearatura acho preocupante mas acho que antes disso pode ocorrer a possibilidade da agua ficar tipo congelada na superficie mas e pouco provavel na minha opiniao...

Se vires que uma acorda antes do tempo e tira la do lago e mete la em casa...
Se vires que alguma esta a desenvolver alguma doença dermatologica tambem...
Quanto aos tpas nao te sei dizer porque estou em duvida...
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySáb 23 Nov 2013 - 11:07

cmaxsl escreveu:
Ola

Venho atualizar a situação do meu lago e fazer algumas questões.
Optei por fazer um lago provisório na casa dos meus pais e para não estragar o jardim (Apesar de ficar mais bonito) comprei uma piscina com 3,4 m de diâmetro. As tartarugas adaptaram-se bem e todas elas ganharam peso e tamanho, principalmente as mais pequenas.

Duvidas sobre lago exterior 0hgn
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/854/0hgn.jpg/

Faço mudanças de agua regular (entre 2 a 3 semanas) pois esta fica verde em apenas 1 semana, se colocar plantas aguentam mais 1 semana ate que as tartarugas ou peixes as comem todas.
Neste momento só as duas maiores tartarugas é que ainda apanham solo. Elas já estão semi-hibernadas pois já não comem quase nada.

As minhas questões são sobre os cuidados a ter no inverno?
Qual a temperatura mínima que a agua pode ter? No caso de passar essa temperatura queria saber o que devo fazer?

Uma das minhas soluções é preparar um aquário com 2,0x0,5x0,6 que o meu pai tem na cave para o caso de ser necessário elas passar a época mais fria do inverno la.
A outra seria deslocar o lago para uma zona coberta no exterior para evitar a chuva e orvalhada e colocar um termostato para manter a temperatura acima do mínimo.

Cumprimentos
Boas,

Interessante esse lago mas fico na duvida na durabilidade dele... 7 tartarugas exigem um bocado da capacidade de resistencia do material de que é feita a piscina...

Esse aquario de 2m deve ser qualquer coisa!

A ideia de deslocar o lago para uma zona coberta no exterior para evitar a chuva e o orvalhado pode ser aceitavel, já colocar um termostato acho um grande erro pelo desperdicio de energia/baixa eficacia. As tartarugas tambem nao sao flores de estufa e se sao de especies que hibernam nao vejo grandes problemas.

Em relaçao a Tpa´s sou da opiniao que se deve manter a regularidade.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySáb 23 Nov 2013 - 13:39

norby escreveu:
cmaxsl escreveu:
Ola

Venho atualizar a situação do meu lago e fazer algumas questões.
Optei por fazer um lago provisório na casa dos meus pais e para não estragar o jardim (Apesar de ficar mais bonito) comprei uma piscina com 3,4 m de diâmetro. As tartarugas adaptaram-se bem e todas elas ganharam peso e tamanho, principalmente as mais pequenas.

Duvidas sobre lago exterior 0hgn
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/854/0hgn.jpg/

Faço mudanças de agua regular (entre 2 a 3 semanas) pois esta fica verde em apenas 1 semana, se colocar plantas aguentam mais 1 semana ate que as tartarugas ou peixes as comem todas.
Neste momento só as duas maiores tartarugas é que ainda apanham solo. Elas já estão semi-hibernadas pois já não comem quase nada.

As minhas questões são sobre os cuidados a ter no inverno?
Qual a temperatura mínima que a agua pode ter? No caso de passar essa temperatura queria saber o que devo fazer?

Uma das minhas soluções é preparar um aquário com 2,0x0,5x0,6 que o meu pai tem na cave para o caso de ser necessário elas passar a época mais fria do inverno la.
A outra seria deslocar o lago para uma zona coberta no exterior para evitar a chuva e orvalhada e colocar um termostato para manter a temperatura acima do mínimo.

Cumprimentos
Boas,

Interessante esse lago mas fico na duvida na durabilidade dele... 7 tartarugas exigem um bocado da capacidade de resistencia do material de que é feita a piscina...

Esse aquario de 2m deve ser qualquer coisa!

A ideia de deslocar o lago para uma zona coberta no exterior para evitar a chuva e o orvalhado pode ser aceitavel, já colocar um termostato acho um grande erro pelo desperdicio de energia/baixa eficacia. As tartarugas tambem nao sao flores de estufa e se sao de especies que hibernam nao vejo grandes problemas.

Em relaçao a Tpa´s sou da opiniao que se deve manter a regularidade.
tipo um terço por mês?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySeg 25 Nov 2013 - 15:14

Se calhar 1/3 mês é pouco para tanta bicharada...

Eu mantenho as mesmas rotinas de Verão e de Inverno, mas a carga biologica é sem duvida menor no periodo de hibernaçao...
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptySeg 25 Nov 2013 - 20:01

tem 250 litros 3 tartas de momento. filtro 2/3?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptyQua 27 Nov 2013 - 12:31

kilavaaa 2/3 de uma vez é muito para o equilibrio do ecossistema. É preferivel 1/3, mas quinzenalmente (ou ainda com mais regularidade). Mas isto é só uma opiniao, o ideal é experimentar (e monitorizar com testes da agua) e a partir dai criar uma rotina. Quais sao os tamanhos?

Eu tenho uma Pseudemys adulta em quase 500l (indoor). E no Verão Tpa's de 1/3 quinzenais nao é muito...
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptyQua 27 Nov 2013 - 14:21

voces podem me explicar o que é isso de 1/3 ou 2/3 ?
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptyQua 27 Nov 2013 - 14:25

SandroA escreveu:
voces podem me explicar o que é isso de 1/3 ou 2/3 ?
1/3 é um terço, 2/3 é dois terços

Ou seja tens um aquario de 100l se mudares 1/3 da água mudas cerca de 33l, se mudares 2/3 da água mudas cerca de 66l
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptyQua 27 Nov 2013 - 14:49

Ai ai essa matematica básica...scratch
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptyQua 27 Nov 2013 - 15:07

obrigado ;D

norby , ai matematica ... xD
Ir para o topo Ir para baixo
cmaxsl
Iniciante
Iniciante
cmaxsl


Masculino Mensagens : 16
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptyQui 28 Nov 2013 - 11:27

Boas

Antes de mais quero agradecer a todos pelas dicas dadas.

Estive a ler alguns tópicos e no que fala da hibernação e semi-hibernação tem la a dizer que as "Ocadia sinensis" não devem ficar a hibernar. Tenho uma no lago e queria saber a vossa opinião sobre este caso.
Devo deixar la ou devo por num aquário para passar o inverno?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptyQui 28 Nov 2013 - 12:48

Boas,

De facto as Ocadias nao estão geneticamente programadas para hibernar, sao oriundas de climas quentes, pelo que nao tem essa necessidade.

A resposta é que a esta altura do campeonato essa tartaruga devia estar dentro de casa num aquario com termostato. O timming era no principio do Outono quando o tempo começou a arrefecer...
Ir para o topo Ir para baixo
cmaxsl
Iniciante
Iniciante
cmaxsl


Masculino Mensagens : 16
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo

Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior EmptyQui 28 Nov 2013 - 14:06

Boas

Então devo tira la do lago e colocar no aquário e começar aos poucos a aquecer a agua para ela não sofrer com a mudança.
Elas nos últimos anos no inverno estavam semi-hibernadas e esta nunca apresentou problemas, espero que não vai ter agora.

Obrigado Norby
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Duvidas sobre lago exterior Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas sobre lago exterior   Duvidas sobre lago exterior Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Duvidas sobre lago exterior
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvidas lago exterior
» Dúvidas Falsa Mississippi em lago exterior
» duvidas sobre aquaterrario exterior
» opiniões e criticas sobre o meu lago no exterior
» Lago exterior +/- 120 litros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Lagos e Instalações Exteriores-
Ir para: