Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Filtro interno com garrafa de refrigerante

Ir para baixo 
+2
kilava
AedesAegypth
6 participantes
AutorMensagem
AedesAegypth
Iniciante
Iniciante
AedesAegypth


Masculino Mensagens : 55
Idade : 37
Localização : Brasil

Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty
MensagemAssunto: Filtro interno com garrafa de refrigerante   Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptySex 31 maio 2013 - 15:03

Antes de começarmos

- A lista de materias tem por base utilizar garrafas de 3.3 litros. Garrafas menores/maiores resultarão em diferenças na quantidade do material.
- Este filtro é voltado para aquarios grandes com pelo menos 1m de largura, logo é importante ter espaço dentro do aquário para a garrafa, se seu aquário for pequeno, colocar um filtro interno deste porte pode não ser o ideal.
- Especificações do meu aquário: 1m frente x 0,5m lateral x 0,7m altura. Nivel da agua em 0,6m altura. 300 Litros.
- Estou sem fotos do meu filtro, então utilizei fotos de uma garrafa que achei na internet, spoiler free para a marca Laughing

Material

02 Garrafas plásticas de refrigerante de 3.3Litros
1Kg de carvão ativo
Lã de vidro (60cm x 60cm)
750gr de cerâmica para filtro biológico (pode ser bolinhas plásticas)
+/- 2Kgs de dolomita (pode ser outra pedra qualquer)
Bomba Submersa (Eu utilizo uma bomba de 1500l/h, e o filtro consegue dar vazão. Aconselho que seja no mínimo uma bomba de 1000l/h.)
Mangueira (vai depender da distancia entre a bomba submersa e o filtro, acredito que 50cm seja o mínimo)

Passo-a-passo

Parte inferior do filtro
Em uma das garrafas, faça um corte um pouco acima do meio da garrafa, +/- 15cm.

Filtro interno com garrafa de refrigerante Inferior

Agora faça pequenos retângulos na parte inferior da garrafa, logo acima da base da garrafa.
Dicas: Eu fiz retângulos de 1cm x 3cm com espaçamento de 1cm entre cada retângulo, faça isso ao redor de toda a garrafa. Para fazer esses recortes “cirúrgicos” utilize um estilete aquecido.

Filtro interno com garrafa de refrigerante Inferior-retangulos

Agora faça um corte vertical de aproximadamente 10cm.

Filtro interno com garrafa de refrigerante Inferior-verical

A parte inferior do filtro está pronta.

Parte superior do filtro
Pegue outra garrafa e corte-a ao meio.

Filtro interno com garrafa de refrigerante Garrafa-superior

Agora é preciso adequar a tampa para a passagem da mangueira, isso pode ser trabalhoso dependendo do material que você dispõe, mas basicamente, faça um furo no centro da tampa e com uma tesoura, vá alargando o furo, fazendo movimentos circulares com a lamina da tesoura. O importante é que a mangueira não fique frouxa na tampa, a mangueira tem que naturalmente vedar a tampa.

Dica: faça um corte vertical na ponta da mangueira de aproximadamente 2cm, desta forma você pode “afinar” a ponta da mangueira na hora de fazer a passagem pela tampa.

Montagem

Na parte inferior do filtro adicione a dolomita, a dolomita deve ser suficiente para fica na altura dos retângulos, em seguida adicione a cerâmica biológica, aconselho que esteja em um saquinho do tipo “redinha” para facilitar na hora de limpar (em lojas especializadas você pode encontrar saquinhos avulsos ), por ultimo o carvão ativo, e que este também esteja ensacado.

Agora na parte superior dobre e coloque a lã de vidro.

Dobrando levemente o corte vertical feito na parte inferior do filtro você conseguirá encaixar facilmente a parte inferior à parte superior, desça a parte superior até um ponto onde ela trave, que deve ser pouco abaixo do limite do corte vertical.

Coloque a tampa com a mangueira, meça a mangueira e conecte à bomba submersa. Preferencialmente, posicione a bomba submersa em uma extremidade do aquario e a garrafa na extremidade oposta, com auxilio de ventosas ou outros itens a disposição, coloque a manqueira para fora do aquario de forma que faça um arco até a garrafa.

A pressão da agua fará com que a lã desça e se acomode ao restante do filtro.

Seu filtro está pronto!!! cheers

Dicas na hora da limpeza
- Troque a lã de vidro sempre que ela começar a se desfazer.
- O carvão ativo tem 100% de sua eficácia apenas durante 1~2 meses, então para manter a água cristalina por mais tempo, procure trocar o carvão periodicamente.
- Com o tempo a sujeira começara a ficar presa nas paredes da mangueira, utilize um arame com uma pequena buxa na frente para passar por dentro do filtro e remover a sujeira.

Utilizo está engenhosidade a 5 anos e não tenho o que reclamar. Somado a este filtro ainda tenho placas biológicas debaixo de 5cm de dolomita roalda tamanhos 3 e 4. Troco a aqua do aquário a cada 35~60 dias,quando começa a ficar amarelada e a cada 6~8 meses limpo a sujeira debaixo das placas biológicas.

Em breve posto fotos do meu filtro.


Última edição por AedesAegypth em Seg 10 Jun 2013 - 12:32, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro interno com garrafa de refrigerante   Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptySeg 3 Jun 2013 - 22:51

Mostra lá um video para ver isso a bombar 4000 litros por hora...
Ir para o topo Ir para baixo
AedesAegypth
Iniciante
Iniciante
AedesAegypth


Masculino Mensagens : 55
Idade : 37
Localização : Brasil

Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro interno com garrafa de refrigerante   Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptySeg 10 Jun 2013 - 12:36

kilavaaa escreveu:
Mostra lá um video para ver isso a bombar 4000 litros por hora...

Me enganei, é um filtro de 1500 l/h. Este final de semana fui até a loja confirmar a bomba pois já tinha está duvida quando criei o tópico. A bomba de 4k é na verdade o meu desejo... mas custa só 3x mais que a de 1,5k =(

Este final de semana terminei o basking spot, farei um video está semana monstrando minhas engenhocas ^^"
Ir para o topo Ir para baixo
Aasonline
Iniciante
Iniciante
Aasonline


Masculino Mensagens : 35
Localização : Brasil / Santos

Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro interno com garrafa de refrigerante   Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptyQua 26 Jun 2013 - 1:46

Tem como voce postar uma foto do filtro montado?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bvdclub.com.br
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro interno com garrafa de refrigerante   Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptyQua 26 Jun 2013 - 11:28

sim, estou curioso para ver como é que ficou.
Ir para o topo Ir para baixo
AedesAegypth
Iniciante
Iniciante
AedesAegypth


Masculino Mensagens : 55
Idade : 37
Localização : Brasil

Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro interno com garrafa de refrigerante   Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptySeg 9 Set 2013 - 18:23

Bom, desculpem a demora, fiz um video mais geral do aquaterrario, desmontei o aquaterrario recentemente mas esqueci de fazer o video só do filtro, em todo caso, da pra ter uma noção dele neste video!

https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t5181-meu-aquaterrario-dyi-abrigo-filtro-basking-spot#75156

abçs !
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro interno com garrafa de refrigerante   Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptySeg 9 Set 2013 - 19:28

AedesAegypth escreveu:
kilavaaa escreveu:
Mostra lá um video para ver isso a bombar 4000 litros por hora...
Me enganei, é um filtro de 1500 l/h. Este final de semana fui até a loja confirmar a bomba pois já tinha está duvida quando criei o tópico. A bomba de 4k é na verdade o meu desejo... mas custa só 3x mais que a de 1,5k =(

Este final de semana terminei o basking spot, farei um video está semana monstrando minhas engenhocas ^^"
https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t5181-meu-aquaterrario-diy-abrigo-filtro-basking-spot#75156

AedesAegypth escreveu:


FILTRO 00:40: Este é o filtro que ensino no tópico DIY, ele está conectado a uma bomba de 200l/h e é graças a ele (e as placa biológicas) que lavo o aquário apenas 1 vez por ano, fora isto somente a manutenção periódica do filtro.
afinal é 200
Ir para o topo Ir para baixo
AedesAegypth
Iniciante
Iniciante
AedesAegypth


Masculino Mensagens : 55
Idade : 37
Localização : Brasil

Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro interno com garrafa de refrigerante   Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptySex 13 Set 2013 - 12:08

Bem eu perdi as especificações da bomba =P e só encontro bombas parecidas. Não deve ser 200l/h pq meu aqua tem 300l e as vezes uso a propria bomba para esvazia-lo e demora uns 5 minutos...
Ir para o topo Ir para baixo
franciscomendes125
Iniciante
Iniciante
franciscomendes125


Masculino Mensagens : 4
Idade : 36
Localização : Coimbra

Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro interno com garrafa de refrigerante   Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptyQua 25 Set 2013 - 15:06

Boas, estou a construir um filtro com manta geotêxtil mas tenho dúvidas se este material não será prejudicial para as tartarugas... A lã de vidro que usas não liberta fibras para água? Essa mesma lã de vidro é a normal que se vende nas lojas de ferragens ou é de algum tipo especial não tóxico?
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro interno com garrafa de refrigerante   Filtro interno com garrafa de refrigerante EmptyQua 25 Set 2013 - 15:16

franciscomendes125 escreveu:
Boas, estou a construir um filtro com manta geotêxtil mas tenho dúvidas se este material não será prejudicial para as tartarugas... A lã de vidro que usas não liberta fibras para água? Essa mesma lã de vidro é a normal que se vende nas lojas de ferragens ou é de algum tipo especial não tóxico?
A lã de vidro e um dos materiais filtrantes mais usados em filtros desde a aquariofilia as tartarugas.

Usa lã filtrante que está mais que provado que funciona e também é super barata
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty
MensagemAssunto: Re: Filtro interno com garrafa de refrigerante   Filtro interno com garrafa de refrigerante Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Filtro interno com garrafa de refrigerante
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Filtro interno
» Filtro interno
» [DIY] Filtro Interno de tubo de PVC para aquaterrário/lago pequeno
» Filtro Interno Boyu FP-18E
» Filtro DIY

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários :: DIY - Faça Você Mesmo-
Ir para: