Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Minha tartaruga morreu afogada EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Minha tartaruga morreu afogada EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Minha tartaruga morreu afogada EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Minha tartaruga morreu afogada EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Minha tartaruga morreu afogada EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Minha tartaruga morreu afogada EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Minha tartaruga morreu afogada EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Minha tartaruga morreu afogada EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Minha tartaruga morreu afogada

Ir para baixo 
+4
BeatrizL
Catarina
prettyturtle
villon
8 participantes
AutorMensagem
villon
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Rio de Janeiro

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 13 Abr 2013 - 7:39

Possuía uma tartaruga tigre d'água há mais de 25 anos. Por completa ignorância nunca foi montado um aquaterrário para ela. Ela passava o dia na varanda e quando se alimentava era colocada em uma bacia com pouca água. Há algum tempo atrás descobri que esse não era o maneira certa de ter uma tartaruga. Então, resolvi montar um aquaterrário. Anteontem, montei o aquaterrário e ela foi instalada no novo ambiente. Fiquei com a impressão de que ela não sabia nadar direito, mas achei que isso era absurdo, e não havia motivo real para me preocupar, pois, em princípio, isso faria parte do instinto de toda tartaruga tigre d'água. Hoje a tartaruga, infelizmente, apareceu morta. Provavelmente, afogada. Pergunto, não seria melhor ter deixado ela sem aquaterrário, já que ela vivera todos esses anos sem esse tipo de "cuidado" ? Com a preocupação de fazer o melhor acabei por fazer o pior.
Ir para o topo Ir para baixo
prettyturtle
Iniciante
Iniciante
prettyturtle


Feminino Mensagens : 176
Localização : Portugal

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 13 Abr 2013 - 10:29

tens a certeza que ela morreu?
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 13 Abr 2013 - 12:06

Porque é que diz que ela morreu? Tire-a fora do aquário e veja se ela reage... Leva-a a um vet... era o que eu fazia...

Coitada da tartaruga... 25 anos sem água!!! Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
prettyturtle
Iniciante
Iniciante
prettyturtle


Feminino Mensagens : 176
Localização : Portugal

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 13 Abr 2013 - 16:40

Catarina escreveu:
Porque é que diz que ela morreu? Tire-a fora do aquário e veja se ela reage... Leva-a a um vet... era o que eu fazia...

Coitada da tartaruga... 25 anos sem água!!! Crying or Very sad

concordo contigo, Catarina.
Ir para o topo Ir para baixo
villon
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Rio de Janeiro

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 13 Abr 2013 - 18:37

Sei que ela morreu pois o pescoço dela estava mole.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 13 Abr 2013 - 19:22

É mais provavel que tenha morrido por outro motivo. As tartarugas aguentam imenso tempo debaixo de água, inclusive possuiem respiraçao cloacal o que faz com que não precisem vir á superficie.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 13 Abr 2013 - 19:43

com 25 anos de atraso e logo no dia em que estreou o lago é que morreu...devias ter monotorizado para ver se estava tudo bem com ela...
Ir para o topo Ir para baixo
villon
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Rio de Janeiro

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 13 Abr 2013 - 20:43

Moro no Rio de Janeiro, Brasil, a temperatura da região onde moro estava entre 21 e 34 graus com essa temperatura as tartarugas podem hibernar ? Quando as tartarugas hibernam elas ficam com a cabeça para dentro, não é ?
Ir para o topo Ir para baixo
prettyturtle
Iniciante
Iniciante
prettyturtle


Feminino Mensagens : 176
Localização : Portugal

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 13 Abr 2013 - 21:02

sim elas quando hibernam ficam com a cabeça para dentro.
Mas ela secalhar morreu por estar doente. É muito pouco provavel ela ter morrido afogada.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 13 Abr 2013 - 21:04

Com essa temperatura não hibernam.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySáb 13 Abr 2013 - 21:10

ja agora como e que era o aquaterrario...ha fotos?
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySeg 15 Abr 2013 - 11:56

25 era uma idade muito boa!!! Antes de colocar nesse aqua, a tarta estava bem? Não notou nd de estranho?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptySeg 15 Abr 2013 - 13:07

Não devia ser passada de repente para água. devia ter uma adaptação gradual, dpois desse tempo todo.
E nunca colocar em água funda, mas sim num nível que desse para ela, pelo simples levantar da cabeça, conseguir respirar, não sei se foi o caso... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
villon
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : Rio de Janeiro

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptyTer 16 Abr 2013 - 6:38

Agradeço muito as respostas.

Gostaria de dizer mais alguns detalhes...

A tartaruga havia sido comprada em uma feira, quando eu ainda era muito pequeno. Isso no começo da década de 80. Acho que hoje em dia é até proibido a venda. Naquela época sabia-se muito pouco sobre os cuidados necessários e, obviamente, não havia internet.

Ela vivia na casa dos meus pais. Como disse anteriormente, quando recebia comida ficava em uma bacia com água bem rasa e o resto do dia permanecia na varanda.

O desenvolvimento do casco dela não foi normal. Mas não sabíamos os motivos.

Até que, há aproximadamente uns dois anos, resolvi levar a tartaruga no veterinário. Só aí descobrimos que as tartarugas precisavam tomar sol e daí advinha o mau desenvolvimento do casco.

Então, comprei uma lâmpada para répteis e uma tartaruga de cálcio. Ela aliás comia todas as tartarugas de cálcio.

A ideia de montar o aquaterrário surgiu nessa época, quando comecei a pesquisar na internet. Foi aí que um mundo se abriu...

Mas os meus pais, visto que a tartaruga ficava na casa deles, achavam desnecessário aquilo tudo desnecessário.

Até que bem recentemente os convenci de montar o aquaterrário.

Na quinta-feira, dia 11 de abril, montei finalmente o aquaterrario.

Um aquário de 70X35X30. Com uma rampa da Zoomed, um filtro interno, uma planta decorativa também da Zoomed. E aproximadamente 12 centímetros de água. O casco dela possuía entre 8 cm e 8,5 cm de comprimento.

Fiquei com medo que a tartaruga não soubesse nadar ou não conseguisse respirar debaixo d’água. Mas pensei que isso fosse “loucura” da minha cabeça, pois havia visto vídeos e fotos das tartarugas nadando. E mesmo que ela, por acaso, não conseguisse subir na rampa, não seria difícil para uma tartaruga nadar um pouco e levantar a cabeça até a superfície por alguns instantes.

No dia seguinte, por volta das 16:00 horas, recebi a notícia que a tartaruga havia morrido.

Pensei até que pudesse estar hibernando, mas isso nesses anos todos nunca havia acontecido. Além disso, a temperatura estava quente; mexeram nela e não houve nenhum tipo de reação, o meu pai disse que o pescoço estava para fora (não estava encolhido), estava mole e depois com o tempo enrijeceu-se.

A tartaruga foi enterrada no dia seguinte, dia 12 de abril, por volta de 8:00 da manhã. Fiquei com medo que ela estivesse hibernando e a tivessem enterrado por engano, mas pelo tempo que passou antes, isto é, das 16:00 horas até 8:00 da manhã do dia seguinte, tendo sido tocada diversas vezes e sem ter nenhuma reação, acho que com toda certeza ela estava morta mesmo. Estou certo?

Ela seguramente tinha mais de 25 anos, talvez chegasse a 27 anos, isso para um tigre d’água é considerado uma idade jovem ou idosa ? Elas costumam morrer com quantos anos?

Será que ela já estava doente e a mudança de ambiente acelerou o processo ? Ou será mesmo que ela não sabia nadar e não conseguiu nem sequer ir para a superfície ?

Mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptyTer 16 Abr 2013 - 8:10

Uma tartaruga não morre de um dia para o outro a não ser que a matem, por isso já devia mesmo estar com qualquer problema.
A idade de 27 anos é uma idade respeitosa, mas não é considerada idosa, em geral nessa espécie podem durar 30 a 60 anos, corrijam-me se estiver errado...depende de muitos fatores e nem sequer há grandes certezas...
Ir para o topo Ir para baixo
Felix Eduardo Rabelo Cost
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 102
Localização : Brasil

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptyTer 16 Abr 2013 - 11:28

Bom dia!!!
Ja perdi alguns Jabutis (G. carbonaria) afogados, isto pq crio as minhas Trachemys junto com eles... e tem um G Denticulata que é muito brigão e sai empurrando todos... e uma vez ou outra os vira, e por infelicidade eles caem de cabeça para baixo no lago das Trachemys. Ja perdi 3, sendo 2 G carbonaria e 1 uma femea G denticulata par do brigão.
Villon, é uma pena.... coisas que acontecem. Pena que nao estou com viagem pra os seus lados... se nao lhe arranjava uma outra.....

Abr

Fx
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptyTer 16 Abr 2013 - 11:53

Felix Eduardo Rabelo Cost escreveu:
Bom dia!!!
Ja perdi alguns Jabutis (G. carbonaria) afogados, isto pq crio as minhas Trachemys junto com eles... e tem um G Denticulata que é muito brigão e sai empurrando todos... e uma vez ou outra os vira, e por infelicidade eles caem de cabeça para baixo no lago das Trachemys. Ja perdi 3, sendo 2 G carbonaria e 1 uma femea G denticulata par do brigão.
Villon, é uma pena.... coisas que acontecem. Pena que nao estou com viagem pra os seus lados... se nao lhe arranjava uma outra.....

Abr

Fx

entao devias começar a separa las...
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptyTer 16 Abr 2013 - 12:36

Eu, se perdesse alguma, só perdia a 1ª tartaruga... as outras 2 já não... Tb acho que devias separá-las...
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptyTer 16 Abr 2013 - 12:52

Cuidado com as brigas entre elas... Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Felix Eduardo Rabelo Cost
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 102
Localização : Brasil

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptyQua 17 Abr 2013 - 11:22

Perdi pois o local onde as Trachemys ficavam era fundo demais..... ai depois deste episodio resolvi fazer um local mais raso... ai nunca mais perdi nada.

Fx,
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada EmptyQua 17 Abr 2013 - 11:59

Fizeste muito bem!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Minha tartaruga morreu afogada Empty
MensagemAssunto: Re: Minha tartaruga morreu afogada   Minha tartaruga morreu afogada Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Minha tartaruga morreu afogada
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Não sei se a minha tartaruga MORREU! - SOS
» Como sei se a minha tartaruga morreu?
» A minha tarta morreu AJUDEM-ME
» Ajuda!!! Não sei se a minha tartaruga MORREU!
» Uma tartaruga morreu :(

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: