Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
URGENTE!!! EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
URGENTE!!! EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
URGENTE!!! EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
URGENTE!!! EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
URGENTE!!! EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
URGENTE!!! EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
URGENTE!!! EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
URGENTE!!! EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
URGENTE!!! EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 URGENTE!!!

Ir para baixo 
+2
Matheus Ferreira
Maria Abreu
6 participantes
AutorMensagem
Maria Abreu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Lisboa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptySex 19 Out 2012 - 20:41

Olá! É a primeira vez que tenho uma tartaruga, mas não sou nada descuidada com ela, pelo contrário adoro-a. Tinha aqueles aquários mais pequeninos, e na última semana arranjei-lhe um maior com uma pedra excelente para ela estar. Ela pareceu estranhar imenso, e por esse mesmo motivo é que não liguei mais cedo aos comportamentos estranhos dela (além disso começou a ficar imenso frio e ela passava imenso tempo a dormir, e associei as coisas).
Troco de água de 2 em 2 dias (e cada vez que mudo ponho água quente, mas arrefece em pouco tempo), e antes punha-a ao sol mas agora está a ficar frio e eu não sei o que fazer! Porque não há sol, praticamente não há luz durante o dia, a minha casa fica um gelo e o aquário é aberto e eu pôr aqui um termostato ou não é igual, porque não vai reter o calor. Quando estava calor, o meu quarto ficava super quente e não me incomodava, mas agora a água fica gelada e consequentemente ela também.
Por isso, primeiro, POR FAVOR, como faço para lhe aquecer a água e se há realmente necessidade disso? Já me tinham dito que não precisava de aquecer nada, que elas hibernavam e pronto, mas não a sinto minimamente confortável.
Quanto a ela.... nos últimos dois dias não come nada, e hoje comecei a reparar que nadava com tendência para um lado e que abria a boca constantemente e fora de água. Agora também passa o tempo todo a dormir e raramente a tenho visto dentro de água. Vim logo ver à internet o que poderia ser, e o que mais encaixa é uma doença respiratória, devido aos sintomas... Amanhã vou levá-la a um sítio que vi aqui indicado, a loja zooexótico em benfica, logo de manhã. Mas não sei mesmo que fazer, se é o sítio indicado e acima de tudo COMO É QUE A LEVO (vou de transportes)?
Preciso mesmo de ajuda POR FAVOR!
- Como fazer no Inverno com a água e como é a hibernação?
- Como fazer com a luz/sol que ela precisa de apanhar mas que simplesmente não há porque está mau tempo?
- Como aquecê-la?
- Como "obrigá-la" a comer?
- Onde tratá-la?
- Como transportá-la para um vet?

Desculpem tantas perguntas, MAS É URGENTE, tenho medo que ela morra esta noite ouu assim, eu só quero que ela fique bem e como é a primeira vez que tenho uma tartaruga estou completamente sem saber o que fazer (não é tão "intuitivo" como tratar um cão ou um gato, digamos). OBRIGADA
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Ferreira
Iniciante
Iniciante
Matheus Ferreira


Mensagens : 343
Idade : 26
Localização : Brasil

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptySex 19 Out 2012 - 20:59

É muito importante que a água esteja aquecida, em média uns 22°C-26°C, isso impede que ela tenha doenças. Utilize um termostato, ele manterá a temperatura da água no aquário constante.

Em relação a hibernar, não é aconselhável que deixe isso ocorrer (principalmente se a tarta for pequena), elas não tem o ''preparo'' para hibernar.

Essa questão de ela não comer, é devido ao frio, o metabolismo abaixa para que elas não gastem tanta energia. O fato dela estar abrindo a boca constantemente fora d'água pode ser que seja pneumonia.

Para fornecer a radiação solar existem as lâmpadas UVB. E há outras lâmpadas que aquecem ''uma zona''. No seu caso, aconselharia a ter ambas.

Para ''obrigá-la'' a comer, é necessário ter a temperatura ideal.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Abreu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Lisboa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptySex 19 Out 2012 - 21:09

Pois, eu vou comprar um termostato e ver se realmente aquece a água ou não.... é que como o aquário é aberto... mas se for preciso arranjo maneira de improvisar, só precisava mesmo de ter a certeza que ela realmente precisava disso! Coitadinha, está gelada!
Sim, ela é pequenina. Isso da comida só achei estranho porque ela sempre foi uma comilona (e super activa também). Vou procurar isso das lâmpadas também amanhã na loja de animais, é que durante o Inverno vai ser impossível ela apanhar os "banhos de sol" que antes apanhava. Acho que foi muita coisa ao mesmo tempo: mudança de aquário, mudança de temperatura, sem sol....
Vou mesmo levá-la ao médico amanhã e depois trato logo disso (se bem que ela hoje vai dormir no aquário pequenino que é mais "aconchegante").
Ela a nadar pende sem dúvida alguma para um dos lados.... estou preocupada com a infecção porque ela já está assim há uns dias, se bem que hoje ficou sem dúvida pior.
Muito obrigada!
E já agora... um conselho para transportá-la amanhã...?
Ir para o topo Ir para baixo
inesmartins97
Iniciante
Iniciante
inesmartins97


Feminino Mensagens : 89
Idade : 26

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptySex 19 Out 2012 - 21:40

Coloca numa caixa uma toalha húmida e a tartaruga lá embrulhada, de forma a que consiga respirar, depois dê noticias Wink
As melhoras Smile
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptySex 19 Out 2012 - 23:06

Bem já foi td dito.... Tb vai precisar de um filtro, para fzr a limpeza no aqua....

Já tem noticias sobre a tarta?
As rapidas melhoras!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Abreu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Lisboa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptySáb 20 Out 2012 - 7:30

Pois, o dinheiro aperta, eu não me importo nada de mudar a água de dois em dois dias... Acha que há algum problema e preciso mesmo do filtro ou nem por isso..?
Muito obrigada por toda a ajuda, a sério, espero que ela fique bem. Ela vai daqui a nada, aquele sítio só abre às dez. Tadinha.. mas ontem pu-la no aquário pequenino e ela já estava mais vivinha, tirando o facto de que nadava completamente desorientada.. Acho que foi muita coisa ao mesmo tempo.
Inês, e acha que a toalha húmida chega para o tempo todo que vai demorar..? É que ainda vou de transportes, ir, estar lá e voltar... e ainda queria ir logo comprar o termostato. Talvez levando uma garrafa de água para ir molhando a toalha não..?
Quando voltar dou notícias!
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Abreu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Lisboa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptySáb 20 Out 2012 - 17:56

Olá! Fui mesmo ao veterinário com ela. Fez raio-x, em princípio está mesmo com pneumonia. Já está a tomar antibiótico, passei-a para o aquário mais pequenino porque é mais confortável e enquanto não tenho o termostato (fiz a encomenda pela internet, porque é mais barato) estou a usar um saco de água quente por baixo do aquário. Espero que o antibiótico a cure, porque segundo o vet, se a pneumonia não for bacteriana e for devido a fungos, o antibiótico não vai fazer nada e tenho que começar novos tratamentos. Mas ele diz que em princípio é bacteriana, porque é o mais comum.
Assim, a prioridade é tê-la quente enquanto não tenho termostato, pô-la a apanhar luz (hoje consegui pô-la a apanhar solinho porque esteve bom tempo), e obrigá-la a comer... Ele disse que se ela não comer até segunda, tenho que lá voltar. E o pior é que esta brincadeira custa dinheiro.
Enfim, mas já estou mais descansada, até porque ela hoje já esteve muito mais vivaça. Estou para ver como é que lhe vou dar os antibióticos porque ela é mesmo pequenita, mas pronto. E espero essencialmente que ela amanhã já pape qualquer coisa.
Quero mesmo que ela fique bem, gosto mesmo imenso dela....... Muito obrigada pela ajuda de todos, vou dando notícias.
Ir para o topo Ir para baixo
nokaz22
Iniciante
Iniciante
nokaz22


Feminino Mensagens : 265
Idade : 31
Localização : Amadora

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptyDom 21 Out 2012 - 10:31

Espero que ela melhore!
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Abreu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Lisboa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptyDom 4 Nov 2012 - 11:53

Olá! A minha tartaruga continua a antibiótico e vai comendo, mas ainda não está curada.
Vim colocar outra dúvida. Arranjei-lhe o termostato para a poder mudar finalmente para o aquário maior, de vidro. Aquilo é aberto e por isso mesmo, não retém muito o calor, nem mantém muito a temperatura da água. Experimentei, improvisadamente, tapá-lo parcialmente esta noite e hoje estava a pensar em ir comprar um vidro para fazer o mesmo efeito, mas de modo a que ela possa apanhar luz. No entanto, comecei a pesquisar e li em inúmeros sítios que não se devia tapar os aquários/tartarugueiras porque cria humidade que pode provocar fungos.
A minha dúvida, é, portanto, afinal o que faço? Deve-se tapar ou não o aquário? É que tapando pelos vistos há este problema, mas não tapando pelo menos parcialmente o termostato não retém minimamente o calor, especialmente agora com este frio. E agora? Muito obrigada !
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptyDom 4 Nov 2012 - 12:18

Boas, Maria Abreu!
Comecei a ler o post do início, não vi as datas e pensei: PRONTO, MAIS UMA QUE VAI MORRER DE PNEUMONIA. Ninguém imagina o que isso me custa...

Mas afinal parece que está a recuperar e fico muito contente! cheers

O termostato serve precisamente para manter a água a uma temperatura constante e a água está sempre à mesma temperatura, ou seja, aquela para que regulares o termostato.
Claro que se toda a água está a essa temperatura, acima dela TAMBÉM ESTÁ MINIMAMENTE AQUECIDA, POR ISSO NÃO TE PREOCUPES, mantém o termostato para 26.º C e depois podes baixar 1 ou 2 graus quando ela estiver melhor.

Compra antes um pedaço de acrilico para pôr por cima (por exemplo na Dagol, já que és de Lisboa) e assim não corres o risco de se partir e manuseias com muito mais facilidade. Se não queres tapar todo (TODO não pode mesmo ser, tem sempre que ter por onde respirar), então podes comprar um pedaço que não cubra todo o aqua. Wink

Ir para o topo Ir para baixo
Maria Abreu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Lisboa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptyDom 4 Nov 2012 - 19:03

E com esse acrílico não cria fungos na mesma...?
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Abreu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Lisboa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptyDom 4 Nov 2012 - 19:09

É que se não houver problema em ficar destapado, o aquário fica assim aberto, o que acha? Se o termostato mantém a temperatura....
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptyDom 4 Nov 2012 - 21:08

Eu tapava um bocado, não todo. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Abreu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Lisboa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptyDom 4 Nov 2012 - 21:40

ok, muito obrigada pela resposta !
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptyDom 4 Nov 2012 - 22:50

Ainda bem que a tua tarta está a melhorar Very Happy ....

Ir para o topo Ir para baixo
Maria Abreu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 9
Localização : Lisboa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptySeg 5 Nov 2012 - 22:56

Olá, preciso de ajuda outra vez.... Está tudo a correr mal com a minha tartaruga, parece que quanto mais me esforço pior corre.
Eu sei perfeitamente que o termostato não pode estar ligado fora de água. Mas o nível da água não é muito e não sei o que aconteceu, mas aquilo ficou uma pequeníssima parte fora de água, não sei quanto tempo... quando reparei, enchi logo o aquário com mais água mas estive a observar aquilo e ficou com uma mancha esquisitíssima no sítio que estava fora de água. Não sei o que é que aquilo parece, segundo a minha mãe parece tipo "mancha de calcário", como quando os copos ficam manchados... mas aquilo tem relevo.... não parece rachado, mas agora estou com medo de meter aquilo dentro de água, porque não sei que raio de mancha é aquela e já tentei tirar e não sai. Se estiver rachado/estragado ainda me mata a tartaruga, sei lá!! Por favor, se alguém me souber ajudar... comprei o termostato pela internet e isto é uma porcaria, uma pessoa não sabe onde se dirigir. Enquanto não me responderem vou deixá-la sem termostato porque tenho mesmo medo.... o meu quarto está quentinho, mas como ela está fragilizada por favor respondam-me rápido!

(já agora, quando lhe dei o medicamento hoje e ontem, ela abriu IMENSO a boca, tipo.... vi-lhe a boca toda, abriu aquilo imenso mesmo... será que se engasgou com o líquido? mas isto é secundário...)

Muito obrigada mais uma vez a sério
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! EmptyTer 6 Nov 2012 - 14:13

Quanto ao termostato o ideal será leva-lo a um sitio pra verem o que é e secalhar arranjares outro....
Se o vet aconselhou-te a seres tu a dar, tem um pouco de cuidado e tem calma pd ser td natural....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





URGENTE!!! Empty
MensagemAssunto: Re: URGENTE!!!   URGENTE!!! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
URGENTE!!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Urgente!!!
» urgente!!!
» URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!
» Urgente, férias...
» vitaminas URGENTE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: