Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Alface????????????? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Alface????????????? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Alface????????????? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Alface????????????? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Alface????????????? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Alface????????????? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Alface????????????? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Alface????????????? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Alface????????????? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Alface?????????????

Ir para baixo 
+4
Pictus
Renato
RP
Alessandra
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQua 16 Nov 2011 - 15:00

Tenho passeado pelo fórum em busca de informações, em vários locais encontrei que não podemos dar alface a tartaruga, mas que a couve poderia.
Question Não entendo o motivo, tanto a couve como o alface são fibras insolúveis, ou seja, ambas aumentam a velocidade do trânsito intestinal, acelerando o movimento do bolo fecal através do intestino. Não consigo entender o motivo de todos falarem que a alface pode causar diarréia nos bichinhos.
Exclamation Entenderia se dissessem que o ideal seria substituir a alface pela couve por causa do baixo valor nutricional da alface se comparado com a couve.

Alguém pode me dizer??? Laughing

Grata,
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQua 16 Nov 2011 - 15:07

Tens razão no que dizes Alessandra.

Mas o baixo valor nutricional da alface é motivo suficiente para a afastarmos da dieta das tartarugas.

Por outro lado, desconfio que se se der apenas alface, a tartaruga vai acabar com diarreia, mas se fizermos o mesmo com couve, tal pode não acontecer... não tenho a certeza...

Muito, mas mesmo muito importante, é nunca dar só um alimento, nem nunca dar só o mesmo alimento! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQua 16 Nov 2011 - 15:14

Sim concordo com vc, a variedade é fundamental, pois através da diversificação estaremos ofertando todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde dos nossos animais.

Eu só não entendia o pq, de dar tanta ênfase a alface! rsrsrs Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQua 16 Nov 2011 - 15:30

Hehe
Podes sim dar bem esporadicamente o alface à Trachemys, se não me engano vi isso em algum lugar {Todavia vou confirmar}. Mas é de se evitar justo pelo baixo valor nutricional Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQua 16 Nov 2011 - 16:09

Renato,

Consegui comprar a ração que vc me indicou, a reptolife, e também o Termostato, filtro, a lampada uvb ainda não consegui, comprei tudo de BH e chega hoje... rs

Agora vc falou de uma outra lâmpada, para aquecer... posso usar aquecedor???? confused

Abraços flower
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQua 16 Nov 2011 - 16:18

Oi
Estava a falar da UVA, essa é mais barata que a uvb (uns 20 reais dependendo da loja). O aquecedor (aqueles normais, creio) não vai proporcionar o efeito que estamos esperando (aumento de metabolismo e estimulo das atividades naturais). Mas mesmo as UVB tem um pouco de UVA, então se conseguires apenas a uvb já é ok (visto que entraremos agora no verão e é beeem quente). A UVA é mais para a tartaruga não sentir tanta mudança de temperatura na hora de sair para a parte seca.
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQua 16 Nov 2011 - 16:23

Ah sim, como não comprei ainda vou procurar a UVA, aqui é extremamente quente...
Moro em Minas Gerais, no Vale do Aço, quente e poluído!!!!!!!!!!!!!!!!rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQua 16 Nov 2011 - 17:02

A alface tem varias caracteristicas em conjunção com a forma como é cultivada que a tornam um alimento muito pobre. Os vegetais desejaveis de serem incluidos na dieta das tartarugas devem ser ricos em fibra, baixos em fosforo, ricos em calcio e baixos em acido oxalico. A alface é pobre em fibra (em comparação com coisas como o agrião e nabiças), rica em fosforo, baixa em calcio e rica em acido oxalico. As 3 ultimas caracteristicas tornam o consumo regular de alface uma causa frequente de raquitismo, doença metabolica dos ossos e anemissismo entre outras alterações metabolicas, em repteis herbivoros. Além de que a alface de produção industrial é igualmente rica em produtos nitrogenados. Portanto alfaces como a verde frisada e em especial a iceberg são alimentos MUITO POBRES e devem ser evitados a todo o custo. A inclusão regular de alface como standart na alimentação de muitos repteis herbivoros (devido a voracidade com que é ingerida por muitas especies) em jardins zoologicos ocidentais ha 20 anos atrás era uma das principais causas de doença e infertilidade em muitas especies. Dito isto alfaces de produção organica das variedades mais nutritivas como a romana e a roxa, podem OCASIONALMENTE ser incluidas na alimentação de tartarugas aquaticas e possivelmente tartarugas terrestres florestais. Mesmo estas devem ser totalmente evitadas em tartarugas terrestres de habitats deserticos ou estepe, pelo seu potencial de causar diarreia, excepto possivelmente como laxativo.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQua 16 Nov 2011 - 17:19

RP escreveu:

Muito, mas mesmo muito importante, é nunca dar só um alimento, nem nunca dar só o mesmo alimento! Wink
Bom isso é algo discutivel RP. Existem alimentos tão nutritivos e completos que um animal pode prosperar, reproduzir-se e viver uma vida longa apenas nele. Um pouco fora das tartarugas, como qualquer herpetocultor te podera dizer, a maioria das serpentes de especies pequenas-medias em cativeiro vivem vidas muito longas esclusivamente em um unico tipo de presa, seja ratos ou ratazanas. Na natureza sabemos que muitos repteis, incluindo algumas tartarugas, por sua propria iniciativa especializam-se num determinado alimento. Por exemplo as tartarugas Malayemys alimentam-se quase esclusivamente de caracois. Nas Trachemys é diferente porque são para todos efeitos animais ommonivoros, mas por exemplo nas tartarugas herbivoras, eu quase que posso apostar que podes criar uma C. sulcata enorme quase esclusivamente com Opuntia sem espinhos ou por exemplo uma T. hermani com dente de leão. Nem é presiso adivinhar o resultado, ha pessoas que ja o fizeram. Em contraste ha quem insista numa dieta muito variada e no entanto os resultados são pobres porque se desviam para alimentos irrelevantes. Vê por exemplo os tipos que insistem em dar fruta a tartarugas de estepe ou deserto. Podes perfeitamente criar qualquer tartaruga em tão pouco como apenas 5 items diferentes, desde que sejam os certos. Claro nem toda a gente tem uma amoreira por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQua 16 Nov 2011 - 20:40

pois... é realmente discutível, uma Malayemys só com caracóis acho que é perfeitamente possível, elas nem comem praticamente mais nada, mas uma hermanni só com dente de leão naõ acredito, até porque o dente de leão tem ácido oxálico! Twisted Evil
Uma sulcata só com cacto Opuntia nem é uma questão de não acreditar,... é que não é mesmo possível, uma sulcata não se consegue criar nem em cativeiro nem na natureza só com Opuntia.
Quanto a dar-se variedade e por isso haver tendência para desvio para alimentos irrelevantes, isso já é uma questão de "burrice" Laughing do dono, não era nisso que estava a pensar quando falei que a variedade é importante.

A questão para mim é que muitos foristas vêm perguntar de um só alimento e isso assusta-me sempre muito, sobretudo porque não os conheço, nem os seus hábitos... é que quando não há mais nada á mão, atacam aquele alimento e isso pode repetir-se e repetir-se ... (a alface é facilimo de ter e/ou adquirir por exemplo). Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 1:32

RP escreveu:
pois... é realmente discutível, uma Malayemys só com caracóis acho que é perfeitamente possível, elas nem comem praticamente mais nada,

Bom em cativeiro seria diferente porque os caracois disponiveis são diferentes e a inclusão de outros alimentos mais nutritivos seria desejavel. No entanto em estado selvagem elas practicamente so comem caracois aquaticos, estão especializadas neste tipo particular de presa. Outra tartaruga muito especializada seria por exemplo a Dermatemys que se alimenta predominantemente de uma unica especie de planta aquatica.

mas uma hermanni só com dente de leão naõ acredito, até porque o dente de leão tem ácido oxálico! Twisted Evil

A maioria das frutas e vegetais têm uma percentagem muito pequena de acido oxalico. A diferença face a alimentos como o espinafre e alface, é a pequena quantidade do mesmo e em comparação com o calcio existente nos tecidos da planta. Neste caso vou fortemente discurdar contigo por 2 razões: a) existem muitos hobbistas extremamente bem sucedidos em reproduzir T. hermanis que so usam ervas do campo das quais muitas vezes , em especial em paises nordicos, a especie dominante é o dente de leão que por si so é melhor do que qualquer vegetal de supermercado e do que algumas outras ervas como as malvas. Quanto ao acido oxalico presente no dente de leão, a quantidade é irrelevante, tanto que o dente de leão é uma das plantas que pode ser usada durante a reabilitação de repteis com a doença metabolica dos ossos, não so tartarugas mas tambem iguanas, agamideos, etc. É uma planta que não esta longe de ser um alimento quase perfeito.

Uma sulcata só com cacto Opuntia nem é uma questão de não acreditar,... é que não é mesmo possível, uma sulcata não se consegue criar nem em cativeiro nem na natureza só com Opuntia.

Mais uma vez não postei a minha afirmação sem conhecimento previo de causa. Existem muitos criadores de sulcata e outras especies de grande porte, incluindo aldabras e galapagos, nos US que usam opuntia como base diaria da dieta destas especies. É verdade que tambem usam outras coisas mas é um alimento extremamente importante e melhor do que qualquer alimento de supermercado. Creio que eles so não usam mais devido ao seu crescimento lento e a logistica de alimentar varios animais grandes numa base diaria com alimento que demora varios anos a atingir um tamanho substancial. É extremamente rica em fibra e calcio, 2 caracteristicas muito desejaveis. Muitas pessoas tambem a usam como alimento suplementar para red e yellow foots. Na natureza é um alimento base para Gopherus e para as galapagos.

Quanto a dar-se variedade e por isso haver tendência para desvio para alimentos irrelevantes, isso já é uma questão de "burrice" Laughing do dono, não era nisso que estava a pensar quando falei que a variedade é importante.

A questão para mim é que muitos foristas vêm perguntar de um só alimento e isso assusta-me sempre muito, sobretudo porque não os conheço, nem os seus hábitos... é que quando não há mais nada á mão, atacam aquele alimento e isso pode repetir-se e repetir-se ... (a alface é facilimo de ter e/ou adquirir por exemplo). Wink
Com isso concordo.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 9:06

Pictus escreveu:
RP escreveu:
pois... é realmente discutível, uma Malayemys só com caracóis acho que é perfeitamente possível, elas nem comem praticamente mais nada,

Bom em cativeiro seria diferente porque os caracois disponiveis são diferentes e a inclusão de outros alimentos mais nutritivos seria desejavel. No entanto em estado selvagem elas practicamente so comem caracois aquaticos, estão especializadas neste tipo particular de presa. Outra tartaruga muito especializada seria por exemplo a Dermatemys que se alimenta predominantemente de uma unica especie de planta aquatica.

mas uma hermanni só com dente de leão naõ acredito, até porque o dente de leão tem ácido oxálico! Twisted Evil

A maioria das frutas e vegetais têm uma percentagem muito pequena de acido oxalico. A diferença face a alimentos como o espinafre e alface, é a pequena quantidade do mesmo e em comparação com o calcio existente nos tecidos da planta. Neste caso vou fortemente discurdar contigo por 2 razões: a) existem muitos hobbistas extremamente bem sucedidos em reproduzir T. hermanis que so usam ervas do campo das quais muitas vezes , em especial em paises nordicos, a especie dominante é o dente de leão que por si so é melhor do que qualquer vegetal de supermercado e do que algumas outras ervas como as malvas. Quanto ao acido oxalico presente no dente de leão, a quantidade é irrelevante, tanto que o dente de leão é uma das plantas que pode ser usada durante a reabilitação de repteis com a doença metabolica dos ossos, não so tartarugas mas tambem iguanas, agamideos, etc. É uma planta que não esta longe de ser um alimento quase perfeito.

Uma sulcata só com cacto Opuntia nem é uma questão de não acreditar,... é que não é mesmo possível, uma sulcata não se consegue criar nem em cativeiro nem na natureza só com Opuntia.

Mais uma vez não postei a minha afirmação sem conhecimento previo de causa. Existem muitos criadores de sulcata e outras especies de grande porte, incluindo aldabras e galapagos, nos US que usam opuntia como base diaria da dieta destas especies. É verdade que tambem usam outras coisas mas é um alimento extremamente importante e melhor do que qualquer alimento de supermercado. Creio que eles so não usam mais devido ao seu crescimento lento e a logistica de alimentar varios animais grandes numa base diaria com alimento que demora varios anos a atingir um tamanho substancial. É extremamente rica em fibra e calcio, 2 caracteristicas muito desejaveis. Muitas pessoas tambem a usam como alimento suplementar para red e yellow foots. Na natureza é um alimento base para Gopherus e para as galapagos.

Quanto a dar-se variedade e por isso haver tendência para desvio para alimentos irrelevantes, isso já é uma questão de "burrice" Laughing do dono, não era nisso que estava a pensar quando falei que a variedade é importante.

A questão para mim é que muitos foristas vêm perguntar de um só alimento e isso assusta-me sempre muito, sobretudo porque não os conheço, nem os seus hábitos... é que quando não há mais nada á mão, atacam aquele alimento e isso pode repetir-se e repetir-se ... (a alface é facilimo de ter e/ou adquirir por exemplo). Wink
Com isso concordo.

Assim já gosto mais! Wink cheers

(Peço desculpa pelo tamanho da letra, entre o normal e o grande, não há nenhum tamanhinho mais "normal"... scratch )

Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 10:45

Oh yea, as cenouras que vi o tipo do captive bred wildlife foundation dar as galapagos vão mesmo fazer a diferença lol É uma questão mais de conveniencia do que de necessidade organica dos animais, pessoas com muitas tartarugas terrestres de grande porte amuide têm de recorrer por exemplo a alimentos fora de prazo de supermercados devido a quantidade colossal de comida que é necessaria. No entanto se tivessem essa possibilidade eles usariam os alimentos mais interessantes a todas as refeições. Eu cultivo amoreiras e dou sempre que possivel as iguanas, e quem me dera poder usar todos os dias a toda a hora, porque sei que tem tudo o que elas presisam. Mas se o fizesse com as que tenho daria cabo das plantas em pouquissimo tempo. Lá têm de vir os vegetais de supermercado. Quanto a criar Testudo hermani a base de dentes de leão (e isto assomindo que tenho quanto quiser e da qualidade que quiser, todo o ano) perfeitamente, iria acabar com umas belas de umas tartarugas de fazer inveja.
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 11:04

Bom dia RP e Pictus, No

Creio que não entenderam meu questionamento.

Eu disse que não entendia o motivo de se excluir a alface, como li em vários locais neste site, EU NÃO DISSE QUE EU ALIMENTAVA MINHA TARTAUGA COM ALFACE, até porque comprei o bichinho a menos de um mês e agora que estou introduzindo novos alimentos, inclusive devo salientar que nem alface dei a ela ainda, estou aqui em busca de conhecimento!

Um de vcs escreveu:
"Quanto a dar-se variedade e por isso haver tendência para desvio para alimentos irrelevantes, isso já é uma questão de "burrice" do dono".

Perdoe-me, mas borrice seria não buscar saber qual a alimentação adequada para oferecer a tartaruga, burrice seria oferecer alimento errado por pura vaidade, por achar que detenho todo conhecimento área de nutrição. SOU NUTRICIONISTA E PARA MIM FALAR DE VALOR NUTRICIONAL É SIMPLES, FALAR DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE UM ALIMENTO NÃO SERIA DIFÍCIL, AGORA ENTENDER A FISIOLOGIA DE UMA ANIMAL QUE NÃO O SER HUMANO, É COMPLICADO PARA MIM, NÃO É MINHA ÁREA DEFINITIVAMENTE!

Por entender dos alimentos, e não saber de como é o metabolismo das tartarugas é que fiz o questionamento.

Se voltar a minha primeira postagem entenderá o que quis dizer e perceberá que jamais disse que alimentava minha tartaruga só com ALFACE!

Ah! A alface não é pobre em fibras, é uma fibra insolúvel, em muitas coisas vcs se contradizem...

Há coisas que é fácil de resolver, na área biológica sempre há mais de uma vertente, isso na pisicologia, na psicanálise, na área de nutrição, na dietoterapia, etc... há alguma pesquisa científica na área, com artigos publicados que possa comprovar o que dizem, se há poderiam me enviar? Não estou duvidando nem de um, nem do outro, só para eu agir de forma confiável com minha tartaruga! rsrsrs Laughing

Vcs falaram tanta coisa que me confundiram, rsrsrs
Rolling Eyes



Renato, Very Happy

A bebezinha não está aceitando a reptolife...rsrsrs
Enquanto digitava meu filho me ligou e perguntando se já havia dado o "papá" pra o bebê; como não tinha nada no aquário, creio que ela comeu!!!!!
O novo aquário chegou, e montamos ontem mesmo, tem aquecedor, termostato e o filtro; a lâmpada como vc me disse, encomendei a UVA.

Só um parênteses:
Meu filho me disse que ela deveria estar muito triste, porque eu troquei o "papá" que ela gostava por outro que até cheiro ruim tem, e ainda troquei ela de casinha dela...
Logo que possível postarei as fotos para vc ver!

flower T+!
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 11:09

Alessandra, não sei se estás habituada a estar em fóruns públicos, mas penso que não terás reparado que a conversa partiu para outros níveis e ideias de alimentação, que já não têm nada a ver com a alface. Nem o que está dito anteriormente tem a ver com a tua questão inicial. É normal isto acontecer nos fóruns públicos! Wink Wink
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 11:11

Pictus escreveu:
Oh yea, ... Eu cultivo amoreiras e dou sempre que possivel as iguanas, e quem me dera poder usar todos os dias a toda a hora, porque sei que tem tudo o que elas presisam. .

QUEM ME DERA!!! bounce

Para além de todas as virtudes, até a olhar para as folhas se vê que são fibrosas e óptimas para a digestão! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 11:51

e cheiram bem, e no fim temos amoras doces
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 12:09

Oi RP,

Sendo sincera, fóruns públicos não mesmo, e só procurei este pq a pessoa que me vendeu a tartaruga me indicou, e pq moro em uma cidade que não há veterinários especializados em répteis para que eu pudesse me informar sobre o assunto.

Percebi que partiram para um outro âmbito mas continuaram na área da alimentação.

Mas eu além de não estar habituada em fóruns públicos e também estou tendo dificuldade de lidar com a tartaruga, tudo para mim é novidade.

Eu nunca tive animais de estimação, e adquiri esta porque meu filho está fazendo o que chamam de Terapia Assistida por Animais por ter problemas na fala, ele é alérgico e não poderia fazer terapia com animais que tem pêlo ou pena, a alergologista aconselhou que eu adquirisse uma tartaruga e a fonoaudióloga sugerir essa terapia, pois tinha conhecimento do Projeto Pet Smile, criado em São Paulo e e coordenado pela veterinária e psicóloga Dra. Hannelore Fuchs. Esse é o motivo principal de adquirir a tartaruga.


Só que neste último mês além desta função, a tartaruga passou a ser parte da família e a amamos, principalmente meu filho!

Mas....
Eu disse acima que ela aceitou a reptolife, mas não aceitou não, pode me ajudar nisso? Porque ela veio do pet shop comendo Gammarus e passei a dar a Reptolife. O que faço insisto e deixo ela sem comer até aceitar????

flower

Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 12:17

Exactamente , Alessandra, temos que ser mais teimosos que as tartarugas Laughing , por isso tens que insistir até ela comer, ela aguenta bem uns dias sem comer nada (custa mais aos donos do que a ela! Very Happy ).

Boa sorte! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 12:39

Alessandra escreveu:
Bom dia RP e Pictus, No

Creio que não entenderam meu questionamento.

Eu disse que não entendia o motivo de se excluir a alface, como li em vários locais neste site, EU NÃO DISSE QUE EU ALIMENTAVA MINHA TARTAUGA COM ALFACE, até porque comprei o bichinho a menos de um mês e agora que estou introduzindo novos alimentos, inclusive devo salientar que nem alface dei a ela ainda, estou aqui em busca de conhecimento!

Um de vcs escreveu:
"Quanto a dar-se variedade e por isso haver tendência para desvio para alimentos irrelevantes, isso já é uma questão de "burrice" do dono".

Perdoe-me, mas borrice seria não buscar saber qual a alimentação adequada para oferecer a tartaruga, burrice seria oferecer alimento errado por pura vaidade, por achar que detenho todo conhecimento área de nutrição. SOU NUTRICIONISTA E PARA MIM FALAR DE VALOR NUTRICIONAL É SIMPLES, FALAR DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE UM ALIMENTO NÃO SERIA DIFÍCIL, AGORA ENTENDER A FISIOLOGIA DE UMA ANIMAL QUE NÃO O SER HUMANO, É COMPLICADO PARA MIM, NÃO É MINHA ÁREA DEFINITIVAMENTE!

Por entender dos alimentos, e não saber de como é o metabolismo das tartarugas é que fiz o questionamento.

Se voltar a minha primeira postagem entenderá o que quis dizer e perceberá que jamais disse que alimentava minha tartaruga só com ALFACE!

Ah! A alface não é pobre em fibras, é uma fibra insolúvel, em muitas coisas vcs se contradizem...

Há coisas que é fácil de resolver, na área biológica sempre há mais de uma vertente, isso na pisicologia, na psicanálise, na área de nutrição, na dietoterapia, etc... há alguma pesquisa científica na área, com artigos publicados que possa comprovar o que dizem, se há poderiam me enviar? Não estou duvidando nem de um, nem do outro, só para eu agir de forma confiável com minha tartaruga! rsrsrs Laughing

Vcs falaram tanta coisa que me confundiram, rsrsrs
Rolling Eyes



Renato, Very Happy

A bebezinha não está aceitando a reptolife...rsrsrs
Enquanto digitava meu filho me ligou e perguntando se já havia dado o "papá" pra o bebê; como não tinha nada no aquário, creio que ela comeu!!!!!
O novo aquário chegou, e montamos ontem mesmo, tem aquecedor, termostato e o filtro; a lâmpada como vc me disse, encomendei a UVA.

Só um parênteses:
Meu filho me disse que ela deveria estar muito triste, porque eu troquei o "papá" que ela gostava por outro que até cheiro ruim tem, e ainda troquei ela de casinha dela...
Logo que possível postarei as fotos para vc ver!

flower T+!
Alexandra, como o RP ja justificou a conversa foi muito além do teu caso e abrangeu outras muitas situações que de tempos a tempos temos no forum. Quanto a alface ser rica em fibra é.... mas não suficiente para muitos repteis. Tenta comparar a alface com por exemplo as folhas de arvore grossas e duras que muitas especies de iguanas comem, ou com os cactos e ervas secas que muitas tartarugas de zonas deserticas se especializam em comer.´E isto sem contar com as diferença nos outros valores nutricionais. Se colocares qualquer uns destes animais numa dieta de alface é obvio que o resultado vaio ser muito pobre. Felizmente a maioria das tartarugas aquaticas a tua incluindo, são menos especializadas na sua alimentação e alface organica pode OCASIONALMENTE ser incluida. No entanto numca é demais insistir em alimentos muito mais completos como agrião e nabiças.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 12:42

RP escreveu:
Pictus escreveu:
Oh yea, ... Eu cultivo amoreiras e dou sempre que possivel as iguanas, e quem me dera poder usar todos os dias a toda a hora, porque sei que tem tudo o que elas presisam. .

QUEM ME DERA!!! bounce

Para além de todas as virtudes, até a olhar para as folhas se vê que são fibrosas e óptimas para a digestão! cheers
Não tem nada que saber, posso-te arranjar perfeitamente uns vasos com amoreiras jovens e tambem Opuntia sem espinhos se quiseres, deixa so a primavera chegar para ter mais.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 15:16

Alessandra escreveu:

(...)
O novo aquário chegou, e montamos ontem mesmo, tem aquecedor, termostato e o filtro; a lâmpada como vc me disse, encomendei a UVA.


flower T+!

Boas Alessandra,

Permite-me só uma pequena correcçao.

A lampada Uva é importante e recomendavel para imitar o calor do sol, e permitir á tartaruga, um estimulo ao metabolismo. Pode nao ser 'essencial' mediante o contexto em que estiver inserido o animal.

A lampada Uvb é essencial para imitar o sol e permitir a sintetizaçao da vitamina D.

Se possivel é sempre melhor recorrer ao original, abundante e barato sol. sunny



RP escreveu:


(...)
(Peço desculpa pelo tamanho da letra, entre o normal e o grande, não há nenhum tamanhinho mais "normal"... scratch )


Boas,

Podes faze-lo 'manualmente' para alem das funçoes 'padronizadas'.


Exº Basta alteras o n.º do tamanho do texto ali no ponto de exclamaçao Exclamation e terás tamanhos intermedios, ao tamanho que desejares.

[size= Exclamation 12][/size]



Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 16:37

Norby,
Por enquanto estamos colocando a tartaruguinha no sol mesmo, mas o que me aconselharia? Pq fico o dia todo fora e quem alimenta e coloca no sol é meu filho e a babá, minha preocupação é justamente de não colocarem no sol ou deixarem muito tempo exposta.
Sem falar que moro em apartamento!
flower
Abraços,
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 16:54

Bom se ela ingerir um alimento granulado comercial este ja tem vitamina D3 a qual pode ser usada no metabolismo do calcio e é melhor do que os riscos de queda, sobreaquecimento, etc, pelo menos no futuro imediato. Creio que no Brazil é possivel obter produtos da exoterra, a qual tem varios modelos de lampadas com 5.0 de UVB.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? EmptyQui 17 Nov 2011 - 16:58

RP escreveu:
Exactamente , Alessandra, temos que ser mais teimosos que as tartarugas Laughing , por isso tens que insistir até ela comer, ela aguenta bem uns dias sem comer nada (custa mais aos donos do que a ela! Very Happy ).

Boa sorte! cheers
Além disto deves variar a dieta, do bicho, incluindo carne de aves e coisas como alimento congelado para peixes (descongelar primeiro) como Daphnia e larvas de mosquito.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Alface????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: Alface?????????????   Alface????????????? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alface?????????????
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» alface !!! faz mal dar de vez em quando ?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: