Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Ajuda por favor :s

Ir para baixo 
+8
AllNapolli
kilava
Apalone
DARKasNIGHT
safir11
Luiz Fellipe
Guilherme
Renato
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySáb 30 Jul 2011 - 22:27

hahaha opá tu tas sempre na mesma cena e nunca percebo á primeira Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySáb 30 Jul 2011 - 22:28

ps: eu nao disse comerem ervas, disse correrem para as ervas(mato, eucaliptal, etc) lol!
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySáb 30 Jul 2011 - 22:41

Pictus escreveu:
kilavaaa escreveu:
mas no caso destas duas especies ela nao se encontram apenas em portugal , tambem ha em espanha algures em frança e em marrocos, por isso existe dificil cooperaçao na perservação da especie sendo mais facil ate captura las...
Vamos lá ver se a gente se entende, parece que nem sequer les-te bem o que acabei de escrever. Eu estou perfeitamente consciente da distribuição total de ambas as especies e das restantes tartarugas europeias. TODAS as populações selvagens de Emys orbicularis e Mauremys leprosas englobadas na UE estão completamente protegidas da captura selvagem na actualidade por pelo menos 3 peças legislativas. Se alguem adquirir um exemplar ilegal este é ilegal por toda a UE. Em Marrocos é legal porque ai vale tudo e não é um pais da UE. Mas se uma pessoa comprar um exemplar em Marraqueche e trouxer para a UE, este fica automaticamente ilegal (porque não foi pedida autorização aos serviços de proteção de ambos os paises e requerimento cites para o trazer).
Sempre ouve e sempre vão existir situações mesmo ilegais e situações meramente irregulares (por exemplo exemplares legais procriaram e o dono não os registou, neste caso podem ser legalizados se forem apresentadas provas irrefutaveis de paternidade como analise do DNA). Agora estas felizmente estão a restrigir-se a um numero cada vez menor de hobbistas a medida que as pessoas vão ficando cada vez mais educadas sobre o assunto, os seus valores eticos e qualitativos são cada vez mais exigentes e as crias criadas em cativeiro estão cada vez mais disponiveis. A grande maioria dos hobbistas actuais e serios não compra exemplares ilegais. O dono ilegal tipico em Portugal é resultante de um acto inocente, uma criança viu um filhote de cagado e levou-o consigo. Provavelmente muitos anos depois descrobre que é ilegal. Depois a infelizmente o delinquente serio como este que não so capturou exemplares adultos e de valor inextimavel para uma população, como os vendeu a um comprador inexperiente.
Uma coisa: tambem existem pessoas na UE com Mauremys leprosa e Emys orbicularis legais provenientes de paises extra comunitarios. Neste caso os animais foram importados legalmente de locais e datas especificas de recoleção. Têm de estar acompanhados de documentação que o prove e de estar registados no serviço de proteção a natureza.

então sabendo que tu dessa informação toda, como explicas que um site alemão venda tartarugas protegidas sendo ele um país da UE? a sua comercialização é permitida na alemanha e em portugal e espanha a sua posse é proibida. diferença entre comercialização e posse, e tecnicamente nao deveria existir problema caso tiveres a documentaçao da tarta mas duvido muito que assim seja.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySáb 30 Jul 2011 - 23:42

kilavaaa escreveu:


então sabendo que tu dessa informação toda, como explicas que um site alemão venda tartarugas protegidas sendo ele um país da UE? a sua comercialização é permitida na alemanha e em portugal e espanha a sua posse é proibida. diferença entre comercialização e posse, e tecnicamente nao deveria existir problema caso tiveres a documentaçao da tarta mas duvido muito que assim seja.
OH BENZA-TE DEUS, O QUE É QUE EU ANDEI A DIZER TODO O POST? AS CRIAS LEGALMENTE PRODUZIDAS POR EXEMPLARES LEGAIS, DOCUMENTADOS, REGISTADOS, BLÁ BLÁ, PODEM SER COMERCIALIZADAS LEGALMENTE POR QUALQUER COMERCIANTE QUE TENHA AUTORIZAÇÃO PARA O FAZER SE NÃO EXISTIR QUALQUER LEI LOCAL CONTRA ISSO! O que não pode haver é qualquer comercialização de exemplares SILVESTRES. Uma vez que os exemplares sejam de uma proveniencia conhecida e legal, trata-se de uma transação comercial igual a qualquer outra com transferecia de documentos. E o que falta na Alemanha são pessoas a produzir Emys orbicularis legalmente, é normal, comum. E outra vez é PERMITIDO comercializar e deter Emys orbicularis em Portugal se os parametros ja citados forem respeitados, são é sempre exemplares provenientes de outras populações pelas razões que ja citei (isto claro no papel porque não tenho conhecimento de niguem em Portugal que tenha exemplares de qualquer uma das especies obtidos desta forma, que é a unica legitima e consequentemente ainda não ha qualquer produção local de qualquer das 2 especies que possa ser comercializada ou cedida). Se duvidas vai ler tu propria o decreto lei. Ou melhor ainda fala por exemplo com um dos membros do forum reptilherp que ja têm Salamandra salamandra e que ja passaram por todas as fases do processo de compra e legalização de especimes, para Mauremys leprosa ou Emys orbicularis seria presisamente igual. Em Espanha a mesma coisa para a maioria do territorio. No entanto sei que em algumas regiões autonomas é proibido ter qualquer Testudo hermani, não sei no entanto se o mesmo se aplica a outras especies.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySáb 30 Jul 2011 - 23:45

vá, agora com desenhos Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySáb 30 Jul 2011 - 23:47

LOL ja entendi
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySáb 30 Jul 2011 - 23:58

Guilherme escreveu:
vá, agora com desenhos Twisted Evil
Ja faltou mais...
Ir para o topo Ir para baixo
safir11
Iniciante
Iniciante
safir11


Feminino Mensagens : 68
Idade : 31
Localização : Vila Real

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyDom 31 Jul 2011 - 11:23

Houve um pequeno problema, melhor dizendo, grande. Uma delas fugiu e foi para os lados do meu cao, como o terreno e' acidentado, penso que ela deve ter caido e rachou uma parte da carapaca. Sei que tenho de a levar ao vet, mas nao queria que ma tirassem ja... so a posso levar amanha ao vet tambem, mas queria saber o que fazer agora, para alem de a tirar da agua e desinfectar a area...
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyDom 31 Jul 2011 - 13:42

Deveias de ir leva-la hoje porque acho que se partisses alguma parte do corpo não haverias de gostar muito que te levassem só amanhã pensa que ele está mal e percisa de ti.


Até já e pensa bem no que é melhor para ela. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyDom 31 Jul 2011 - 13:51

Apalone escreveu:
Guilherme escreveu:
Apalone escreveu:
Guilherme escreveu:
eu tenho dito ja a alguns users que cá arranja se facilmente russas a 60 euros, até sei de um sitio que tem adultas a 70 cada
Novamente essa conversa das russas? Adultas a 70 e são jeitosas? Acho que já me falaram por 50 mas não valia pena. Rolling Eyes
super activas e a comer que nem vacas doidas, a correrem para as ervas, se nao alesse a pena eu nem comentava, e so nao as compro pois tenho pouco tempo para os animais
Ah, ok, ok, já percebi. É que as que eu estava a falar não comem erva nem correm, estão só paradas à beira da estrada. Não que eu veja, dizem. lol!



lol! essa está boa Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
safir11
Iniciante
Iniciante
safir11


Feminino Mensagens : 68
Idade : 31
Localização : Vila Real

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyDom 31 Jul 2011 - 14:47

vicenteanjos escreveu:
Deveias de ir leva-la hoje porque acho que se partisses alguma parte do corpo não haverias de gostar muito que te levassem só amanhã pensa que ele está mal e percisa de ti.


Até já e pensa bem no que é melhor para ela. Wink

Isso é tudo muito bonito, mas não me vale a pena levá-la a um vet de cães e gatos que não vão saber o que lhe fazer, só durante a semana é que têm mais pessoal lá para exóticos, já para não falar nos bons pares de euros que já foram gastos nesta brincadeira...

Eu queria era mais opiniões sobre o que fazer no entretanto
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyDom 31 Jul 2011 - 16:00

E o que tu dissestes até agora não é lá muito bonito Wink se tivesses mesmo preocupada fazias os possiveis para encontrar outro veterinário e não pensavas nos bons pares de euros que já gastastes mas sim no bem dela e isso é que não é lá muito bonito Cool
Ir para o topo Ir para baixo
safir11
Iniciante
Iniciante
safir11


Feminino Mensagens : 68
Idade : 31
Localização : Vila Real

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyDom 31 Jul 2011 - 17:09

Eu nem tenho de te responder.

Eu conheço bem aqui a zona, já levei várias tartarugas a vários veterinários. Sei bem como as clínicas e hospitais funcionam por estes lados. Por isso gostava que fosses mais educado, visto que não sabes daquilo que falas.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyDom 31 Jul 2011 - 17:52

safir11 escreveu:
Eu nem tenho de te responder.
Eu conheço bem aqui a zona, já levei várias tartarugas a vários veterinários. Sei bem como as clínicas e hospitais funcionam por estes lados. Por isso gostava que fosses mais educado, visto que não sabes daquilo que falas.
Tem 16 anos, tens de dar o desconto.

Isso é que é azar, olha se fosse com as outras mais caras.
Rachou numa extremidade ou apanha pele? Não posso ajudar grande coisa que não sei mas desinfecta com betadine e segura a zona com uma coisa que sirva de ligadura para fixar e não rachar mais.
Pelo menos ficas a saber que o sitio não é seguro nem à prova de fuga que elas são boas trepadoras.
Ir para o topo Ir para baixo
safir11
Iniciante
Iniciante
safir11


Feminino Mensagens : 68
Idade : 31
Localização : Vila Real

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyDom 31 Jul 2011 - 18:00

Eu já limpei aquilo e meti-a numa caixa de plástico só com um bocado de água para não chegar à ferida. Rachou um bocado, e parece-me que no fundo apanha um bocado de pele.

O que não sei é se a devo levar primeiro ao ICN ou ao Vet, porque no ICN já devem ter mais conhecimento de como lidar com estas situações do que os veterinários daqui, que são um bocado limitados em tartarugas (eu digo isto porque quando levei a minha corcunda lá com avitaminose eles ainda tiveram de pensar bem no que seria melhor fazer, não me pareceu que tivessem muita experiência)...
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyDom 31 Jul 2011 - 19:39

Aqui também mas aí deve ser mais bichos grandes tipo dos da raça barrosã. Very Happy
Não sei o que é melhor, é esperar pelo Pictus ou pelo RP que devem saber.
Já deves estar quase a desistir das tartarugas, um bicho tão pequeno que dá tanta preocupação. Mad
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyDom 31 Jul 2011 - 20:19

safir11 escreveu:
vicenteanjos escreveu:
Deveias de ir leva-la hoje porque acho que se partisses alguma parte do corpo não haverias de gostar muito que te levassem só amanhã pensa que ele está mal e percisa de ti.


Até já e pensa bem no que é melhor para ela. Wink

Isso é tudo muito bonito, mas não me vale a pena levá-la a um vet de cães e gatos que não vão saber o que lhe fazer, só durante a semana é que têm mais pessoal lá para exóticos, já para não falar nos bons pares de euros que já foram gastos nesta brincadeira...

Eu queria era mais opiniões sobre o que fazer no entretanto

Só disse isto e começou a dizer isso é tudo bonito eu estou pouco a lixar para o que pensam acho que raxar a carapaça não deve de ser das coisas mais agradeveis que pode acontecer e ainda bem que não tens de me responder pois não queria continuar a falar contigo sabe se lá onde isto ia parar Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySeg 1 Ago 2011 - 0:19

safir11 escreveu:
Eu já limpei aquilo e meti-a numa caixa de plástico só com um bocado de água para não chegar à ferida. Rachou um bocado, e parece-me que no fundo apanha um bocado de pele.

O que não sei é se a devo levar primeiro ao ICN ou ao Vet, porque no ICN já devem ter mais conhecimento de como lidar com estas situações do que os veterinários daqui, que são um bocado limitados em tartarugas (eu digo isto porque quando levei a minha corcunda lá com avitaminose eles ainda tiveram de pensar bem no que seria melhor fazer, não me pareceu que tivessem muita experiência)...
Limpa a zona com água corrente e depois aplica um pouco de água oxigenada. Deves leva-la ao ICN, elas lá encaminham-nas para um centro de recuperação.
Ir para o topo Ir para baixo
safir11
Iniciante
Iniciante
safir11


Feminino Mensagens : 68
Idade : 31
Localização : Vila Real

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySeg 1 Ago 2011 - 16:29

Apalone escreveu:
Aqui também mas aí deve ser mais bichos grandes tipo dos da raça barrosã. Very Happy
Não sei o que é melhor, é esperar pelo Pictus ou pelo RP que devem saber.
Já deves estar quase a desistir das tartarugas, um bicho tão pequeno que dá tanta preocupação. Mad

Aqui são mais Maronesas, mas são animais maciços na mesma! Oh, eu não sou uma pessoa muito sortuda, aliás, nada sortuda como já viram -.- mas ainda tenho aquela uma corcunda resistente Smile

Já levei as tartarugas ao sepna, eles dizem que vão tratar daquilo e depois me telefonam, mas pelo que disseram não estão nada habituados a isso. Nem conheciam a espécie, por isso imaginem! Antes liguei ao ICN e a secretária disse-me que nunca tinham lidado com isso e também não sabia o que eu devia fazer. Depois de a entregar, o meu pai disse-lhes que até estavamos a pensar ficar com ela, e ele disse que se calhar até era possível!

Nem sei o que pensar disto tudo, vamos a ver como corre Smile
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySeg 1 Ago 2011 - 20:02

Surreal....
Ir para o topo Ir para baixo
safir11
Iniciante
Iniciante
safir11


Feminino Mensagens : 68
Idade : 31
Localização : Vila Real

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySeg 1 Ago 2011 - 20:40

O pior é que é a realidade em que vivemos...
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySeg 1 Ago 2011 - 22:40

Infelizmente Cool Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptyQua 3 Ago 2011 - 10:13

kilavaaa escreveu:
Surreal....
Nem me lo digas... Olha Safir se por acaso (não sei como) acabares por ficar com os bichos, avisa que eu digo-te o que fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
Mr. Titi
Iniciante
Iniciante
Mr. Titi


Masculino Mensagens : 62
Localização : Mr. Titi

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySáb 13 Ago 2011 - 20:58

Safir 11,
vc fez um belo trabalho, o terrario é perfeito!!!
Merece ter uns jabutis.

Sabe, sugiro que compres no site mais legalizado que conhço, e de confiança, conheço vários que adquiriram lá.
É mais caro, porém vem com chip e certificado do IBAMA, assim poderás até viajar com eles pelo Brasil.

Detalhe: vem com certificado de garantia de saúde por veterinário especialista em jabutis.
Nesse site vc poderá escolher entre carbonária e denticulata.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

é o CRIADOURO SANTA RITA! um criadouro maravilhoso, vale a pena entrar no site e ler tudinho! Sou super afim de ir pessoalemnte lá, veja as fotos, eu surtaria naquele lugar!

Fica na Bahia, mas eles mandam via aérea.

Se vc entrar no site, verá que a compra tem que ser acima de 20 exemplares, porém se ligar lá e conversar direitinho, eles podem disponibilizar um casalzinho.

Não sei quanto vc pagou naquelas tartarugas, tadinhas, mas estas valem a pena. Guarde seu terrario caprichado para eles.

abçs.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 EmptySáb 13 Ago 2011 - 21:09

a user é portuguesa de portugal
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda por favor :s - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda por favor :s   Ajuda por favor :s - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda por favor :s
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» AJUDA POR FAVOR
» Ajuda Por Favor
» Ajuda se faz favor.
» ajuda por favor
» ajuda por favor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: