Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra

Ir para baixo 
+11
Inês_jacob
Pictus
DARKasNIGHT
João Azevedo
Luiz Fellipe
Pedro Mónica
SofiaM
vicenteanjos
BeatrizL
Bernardo
Hugo Abreu
15 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 13:14

que dizem de reportarmos o caso à câmara municipal e explicar a necessidade de melhorar as condições das tartarugas?...

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Img00311201106051420.th



tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Img00312201106051421.th



tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Img00313201106051421.th

Ir para o topo Ir para baixo
Bernardo
Iniciante
Iniciante
Bernardo


Masculino Mensagens : 63
Idade : 26
Localização : S. TIRSO;Porto;Portugal

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 13:29

EU ESTOU NESSA
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 13:34

Estão junto com outros animais? Ou é impressão minha?

Bem muito mau
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 13:37

O que é perciso de se fazer deve de ser algo complicado certo.


Até já Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 13:52

BeatrizL escreveu:
Estão junto com outros animais? Ou é impressão minha?

Bem muito mau

estão junto com aves Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
SofiaM
Iniciante
Iniciante
SofiaM


Feminino Mensagens : 292
Idade : 39
Localização : Portugal - Vila Real

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 15:25

Mas essas tartarugas são de particulares? Ou estão em espaço publico?

Estão mesmo, em péssimas condições...
sim concordo! Deveriamos abordar o caso à Câmara...

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 16:09

o jardim do cerco é um jardim, muito bonito, mesmo ao lado do palácio nacional de mafra. Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 16:54

contacto da câmara municipal: geral@cm-mafra.pt

qual a vossa opinião, e-mails individuais de todos quantos queiram participar ou um e-mail enviado em nome das várias pessoas que se queiram associar?
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Mónica
Iniciante
Iniciante
Pedro Mónica


Masculino Mensagens : 291
Idade : 48
Localização : aveiro

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 17:12

Eu diria, melhorar o local, e parece-me que duas delas são Mauremys leprosa deveriam ser libertadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 17:49

estão em mal estado mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 18:36

Hugo Abreu escreveu:
contacto da câmara municipal: geral@cm-mafra.pt

qual a vossa opinião, e-mails individuais de todos quantos queiram participar ou um e-mail enviado em nome das várias pessoas que se queiram associar?

A forma mais correcta é enviar um e-mail em nome todos, ou assinado por todos.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 18:50

Caro Hugo e restantes utilizadores,

Caso pretendam o meu contributo posso ajudar se assim for possível.
Acredito que o mail, à semelhança do que acontece em outras áreas, poderá cair em "buraco roto". Na minha opinião, o que faria alterar esta situação seria uma carta registada e, de preferência, com a aprovação de um médico veterinário que assinasse em baixo a comprovar e atestar as declarações apresentadas.
Em regime público e num ambiente que necessita de muitos papéis e burocracias, para sermos ouvidos e desencadear reacção, é a melhor forma de conduzir as coisas.
Reforço a minha colaboração seja na redacção da exposição, ou em outras simples diligências que considerem necessárias...

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 20:00

Acho que tambem deviamos ter em conta o facto de secalhar eles se "livrarem" das tartarugas, só para não melhorar as condições. Porque desfazerem-se delas é mais simples. Não sei até que ponto as tartarugas estarão seguras face a esta situação =/
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 20:08

Ora aí está uma grande verdade... Rolling Eyes
Elas já ali devem estar por favor... E devem ser daquelas que foram sendo deixadas pelos pais dos meninos que "não as podiam ter mais"... No
Ir para o topo Ir para baixo
DARKasNIGHT
Moderador
Moderador
DARKasNIGHT


Feminino Mensagens : 1488
Idade : 38
Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 20:09

é um caso complicado... será k a câmara irá fazer algo?! tenho as minhas dúvidas
entre câmara, protecção dos animais, whatever... espero k façam algo
e estou nessa
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 21:32

acho que é uma grande falta de conhecimentos, só isso.
haverá, certamente, no jardim ou na tapada locais bem melhores para albergar as tartarugas. acredito que estejam ali naquelas condições por não saberem que as tartarugas precisam de outras. nas gaiolas contiguas convivem uma série de espécies de pássaros e ainda alguns esquilos. eu já não ia ali há bastante tempo e nem me lembrava do estado em que mantém as tartarugas.

a câmara municipal de mafra acabou de «registar» as praias como reserva ecológica, não acredito que virem as costas às pequenas tartarugas.

agora pergunto-me. qual será o caminho correcto para as mauremys leprosa (acho que são 3) e para a faces rosadas? se as primeiras devem ser libertadas a segunda deve ser mantida o mais longe possível da natureza.

posto isto, agradeço a ajuda de quem se ofereceu para ajudar. nesta fase gostaria de reunir dados concretos sobre o que fazer, que eu, enquanto habitante do concelho, entrarei em contacto com a câmara para dar essa indicação. poderei fazer menção à preocupação de todos e mencionar o fórum, caso os administradores assim o entenderem...
Ir para o topo Ir para baixo
SofiaM
Iniciante
Iniciante
SofiaM


Feminino Mensagens : 292
Idade : 39
Localização : Portugal - Vila Real

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 21:59

Na minha opinião, poderiamos inicialmente optar por um mail com as assinaturas daqueles que querem participar, e também como foi dito, mencionar o fórum.

Caso não se obtenha resposta ou algum feedback por parte da Câmara ou alguém responsável, recorriamos então à carta...

Que dizem?
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 22:01

acho que é a opção sensata, para começar.

mediante as respostas obtidas (ou falta delas) logo se vê que outras medidas tomar.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 22:22

Caro Hugo,

Compreendo a tua preocupação em relação à questão: "agora pergunto-me. qual será o caminho correcto para as mauremys leprosa (acho que são 3) e para a faces rosadas? se as primeiras devem ser libertadas a segunda deve ser mantida o mais longe possível da natureza." Se, por um lado, concordo contigo que as mauremys deveriam ser libertadas, por outro lado e como muito bem disseste, então e o que fazer à trachemys??.
Nesta situação, na minha opinião pessoal, talvez fosse interessante perceber a possibilidade dos exemplares mauremys criarem em cativeiro e pegar nisso. Aliás todos nós sabemos o caminho que tem seguido as mauremys... Talvez fosse importante o apoio de médicos veterinários e biólogos no sentido de suportar esta necessidade e preocupação.

Agora relativamente ao que fazer, na minha opinião, deverá ser feito o seguinte:
1º Estudo simples e compactado (falo de um texto de 2 a 3 páginas, nada de testamentos) sobre a importância da preservação dos exemplares e sobre as condições de habitabilidade das espécies em causa. Seria importante reunir assinaturas de profissionais que comprovassem a necessidade de se fazer algo!;

2º Redacção de uma carta dirigida a quem detém o pelouro o ambiente ou ao responsável pela área mais próxima possível à temática (neste caso penso que seja o Dr. José António Parente, tal informação carece de confirmação). Apenas em última circunstância deverá ser dirigida ao presidente da câmara. Essa carta deverá ter como anexo o estudo e/ou abaixo assinado se for o caso. A carta deverá ser remetida em correio registado com aviso de recepção;

É importante que esteja patente na exposição que se fará, entre todos os outros factores que de momento me possam escapar, alguns tópicos essenciais e devidamente fundamentados, entre eles:
a) apelar à sensibilidade no sentido da necessidade de preservação e dignificação das condições dos espécimes. Respeitosamente dar a entender o papel importante da câmara nos objectivos de preservação;
b) o aspecto legal da manutenção de espécies como a trachemys e as mauremys;
c) fazer perceber que não se trata tanto de uma questão de gastos por parte da câmara, mas sim um passo no sentido da evolução;
d) reforçar a ideia de que não se trata de um pedido de um habitante isolado, mas sim de um núcleo de indivíduos (aqui a importância da assinatura dos profissionais), que se preocupam com o futuro das tartarugas;
e) evidenciar o trabalho da câmara na área de preservação ecológica, sendo este um passo importante (e em certa medida, de alguma forma pioneiro) nesse sentido;

etc... etc...

São apenas algumas ideias sobre a forma como eu trataria a questão.

É importante que não fique a noção de que se está a apontar o dedo à câmara, de forma nenhuma, está-se sim a caminhar no sentido da evolução, do melhoramento e aí, a câmara, tem um papel importante no apoio e sensibilização da causa.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
SofiaM
Iniciante
Iniciante
SofiaM


Feminino Mensagens : 292
Idade : 39
Localização : Portugal - Vila Real

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 22:45

Um texto de 2 ou 3 páginas é um exagero. Quem não tem interesse por um determinado assunto, não vai perder tempo a ler um texto tão extenso. Torna-se maçador. Devemos fazer as coisas aos poucos e de forma, simples e objectiva. Poderiamos mencionar o que disseste em cima, mas de forma mais simplificada.

Mas é melhor aguardar por mais opiniões.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 22:58

Eu concordo que deva ser simples. Ainda assim, a verdade é que se a requisição não estiver devidamente fundamentada e "ilustrada" poderá "bater na trave" e vir para trás...
Provavelmente, se a requisição não for feita logo, completa e com tudo o que se tem a dizer, quem de direito não vai "perder tempo" com pedidos feitos aos poucos.
Quando se recorre ao serviço público devemos ser concisos e fundamentar tudo o que há para referir por forma a evitar entropia pelo meio.
Na minha opinião, tudo depende da sensibilidade de quem está do lado de lá e que se responsabiliza pelo tema.
Se não houver paciência, quer-se tudo fundamentado, extensivo e justificado por forma a haver base por onde pegar.
Se houver boa vontade do lado de lá tudo poderá ser aligeirado.
É-me familiar a relação com vários responsáveis de câmaras municipais mas ninguém da câmara de Mafra, neste sentido, deixo o critério de actuação a quem esteja mais próximo...





Última edição por João Azevedo em Seg 6 Jun 2011 - 22:59, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 22:58

SofiaM escreveu:
Um texto de 2 ou 3 páginas é um exagero. Quem não tem interesse por um determinado assunto, não vai perder tempo a ler um texto tão extenso. Torna-se maçador. Devemos fazer as coisas aos poucos e de forma, simples e objectiva. Poderiamos mencionar o que disseste em cima, mas de forma mais simplificada.

Mas é melhor aguardar por mais opiniões.

Cumprimentos

Não concordo. Acho que se deve fazer um texto sim, o numero de páginas seriam conforme o texto, o importante é estar tudo bem explicito. E na parte de não terem interesse, nós não podemos partir do principio que eles não têm interesse, antes pelo contrário, temos que mostrar que nós estamos interessados e "trata-los" como se eles tambem estivessem. Nestes casos temos sempre de fazer o mais correcto da nossa parte, independentemente do que achamos do destinatário, para mostrarmos que sabemos do que falamos e fazer valer o nosso ponto de vista para que o destinatario tenha uma reacção de "pera lá, estas pessoas dao-se ao trabalho, sabem do que falam, etc etc" em vez de "olha-me estes vêm pra aqui mandar bitaques"
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 23:03

BeatrizL escreveu:


Não concordo. Acho que se deve fazer um texto sim, o numero de páginas seriam conforme o texto, o importante é estar tudo bem explicito. E na parte de não terem interesse, nós não podemos partir do principio que eles não têm interesse, antes pelo contrário, temos que mostrar que nós estamos interessados e "trata-los" como se eles tambem estivessem. Nestes casos temos sempre de fazer o mais correcto da nossa parte, independentemente do que achamos do destinatário, para mostrarmos que sabemos do que falamos e fazer valer o nosso ponto de vista para que o destinatario tenha uma reacção de "pera lá, estas pessoas dao-se ao trabalho, sabem do que falam, etc etc" em vez de "olha-me estes vêm pra aqui mandar bitaques"

Ora, nem mais!
É precisamente isso que eu defendo. A participação de algum profissional iria dar o cunho de responsabilidade e credibilidade à intenção da requisição.

Partir por baixo nesta questão poderá colocar entraves ao seu desenvolvimento...
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 23:04

acho que o mais fácil é explicar o que está mal e apontar as saídas. mostrar o que deve ser feito é a maneira mais fácil de se obter algo de uma instituição como a câmara de mafra. mostrar que, com poucos € o assunto fica resolvido.
continuo a achar que é pura ignorância e se lhes dissermos o que têm de fazer eles farão de boa vontade.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra EmptySeg 6 Jun 2011 - 23:08

Sim, porque realmente não precisam de mover montanhas para lhes darem boas condições. Até é algo simples, ainda para mais tratando-se de um jardim. Eu não conheço, mas jardim que é jardim, tem sempre por onde se pegar para que algumas tartarugas vivam bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty
MensagemAssunto: Re: tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra   tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
tartarugas em péssimas condições - jardim do cerco, mafra
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Cágados em péssimas condições
» As minhas tartarugas, aquário, condiçoes
» Sem mais condições para ter as minhas tartarugas, urgente!
» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
» Jardim Botanico da Madeira - Tartarugas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Outros assuntos relacionados com tartarugas-
Ir para: