Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Como combater o piramidismo? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Como combater o piramidismo? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Como combater o piramidismo? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Como combater o piramidismo? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Como combater o piramidismo? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Como combater o piramidismo? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Como combater o piramidismo? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Como combater o piramidismo? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Como combater o piramidismo? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Como combater o piramidismo?

Ir para baixo 
+2
vicenteanjos
Bernardo
6 participantes
AutorMensagem
Bernardo
Iniciante
Iniciante
Bernardo


Masculino Mensagens : 63
Idade : 26
Localização : S. TIRSO;Porto;Portugal

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptyDom 22 maio 2011 - 14:32

Ola a todos eu queria saber ccomo combater o piramidismo.
eque eu li aqui um topico sobre o piramidismo e fiquei preocupado.
ALGUEM ME PODE AJUDAR?
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptyDom 22 maio 2011 - 16:07

.O piramidismo é atribuído a 6 factores:

- Muita proteína:
Muita proteína (vegetal ou animal) é um dos factores mais comuns para o desenvolvimento de piramidismo. Existem relatos de tartarugas no seu habitat natural com piramidismo devido a comida cheia de proteínas da sua dieta. Dietas com excesso de proteínas são fisicamente desgastantes e acredita-se que prejudica os rins e contribui para o aspecto em pirâmide das escamas da carapaça.

- Muita comida:
Muita comida é um problema real. Especialmente com algumas espécies que comem muito para alem do devido, e de alguns donos que dão comida a mais pois pensam que a tartaruga tem de comer tantas vezes como nos, por vezes exageram na quantidade de comida pois tem medo que elas passem fome, outras vezes é porque a tartaruga vem ter connosco e pensamos que ela veio ter connosco pois tem fome, mas isto nem sempre é real, o que acontece é que as tartarugas nos associam a comida e logo sempre que nós estamos perto pensam que é hora de comer, e as tartarugas são animais que não dispensam uma oportunidade para comer. Isto tudo leva a tartaruga a engordar e por sua vez a absorver muita proteína mesmo com comida baixa em proteínas e rica em cálcio, pois a proteína é absorvida mais rapidamente que o cálcio e é transformada em creatina que é o principal componente das escamas levando que as escamas cresçam mais rapidamente que os ossos e leva aspecto de uma carapaça cheia de altos e baixos.

- Falta de cálcio:
A falta de cálcio ou os alimentos baixos em cálcio, levam a uma aparência chata nas escamas mas com as vértebras colapsadas. Algumas tartarugas preferem levar o cálcio disponível para o plastrão levando a falta de cálcio para a carapaça. Falta de exposição a raios UVB para a conversão da vitamina D é outro factor que leva a este problema.

- Comida com poucas fibras:
Sobre este tópico não existe muita informação mas pensa-se que uma alimentação pobre em fibras ajude a absorção de uma maior quantidade de proteínas, é por isso que alguns alimentos que são ricos em proteínas mas também tem uma grande quantidade de fibras, não provoquem uma tão evidente deficiência da carapaça.

- Falta de exercício:
Neste tema são parecidas connosco pois a falta de exercício leva ao deposito de proteínas no organismo, o que por sua vez leva aos problemas já conhecidos, segundo estudos efectuados em humanos é necessária a pratica de exercício físico para a fixação de cálcio nos ossos, e isto é evidente em tartarugas que estejam em habitats grandes e na natureza em que as carapaças são mais suaves, em comparação com as tartarugas que temos no interior que nunca consegue fazer tanto exercício pois não conseguimos ter as mesmas dimensões.

- Hidratação:
Pensa-se que a falta de hidratação também ajude para a ma formação das escamas, pois os rins e fígado onde são absorvidos os nutrientes precisam de agua para funcionarem melhor e quando existe uma fraca hidratação os nutrientes não vão ser absorvidos todos como devem ser, levando a deficiências nutricionais o que por sua vez leva a deformações da carapaça.


Fonte : Google


Espero ter ajudado acho que era isto que querias até já e desculpa lá o testamento Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptyDom 22 maio 2011 - 16:34

Se a tua tartaruga está com piramidismo, ela já não vai voltar ao normal, pelo menos é o que tenho lido, a unica coisa a fazer é perceber o porquê e alterar para que o piramidismo não evolua mais. Eu tive o caso da minha tartaruga mais velha que "resgatei" e ela estava com piramidismo, mas agora não há sinais disso, talvez como ainda era pequena (tinha 1 ano) conseguiu corrigir ao crescer, mas de qualquer das formas o que custumo ler é que não há maneira de "curar" o piramidismo. Essa tartaruga estava numa caixa sem grande espaço, só comia camarões, não apanhava sol e ainda ficava os fim de semanas completamente ás escuras, pois a casa ao fim de semana estava fechada, não tinha termostato nem filtro nem lampadas, nada, e hibernou sem dever hibernar. Por isso, e tal como disse o vicente no post anterior, existem vários motivos que causam piramidismo. Se estás preocupado porque a tua tartaruga apresenta sinais de piramidismo, então é melhor reveres as condições em que uma tartaruga deve estar e fazer tudo da maneira mais correcta.
Ir para o topo Ir para baixo
vicenteanjos
Iniciante
Iniciante
vicenteanjos


Masculino Mensagens : 1181
Idade : 28
Localização : Tomar

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptyDom 22 maio 2011 - 16:54

Tenta dar lhe uma vida mais saudavel parabens Beatriz por teres feito essa boa ação ela agora ta de certeza melhor contigo Very Happy

Fica bem e tenta pesquisar na net se perderes algum tempo a pesquisar as de encontrar algo melhor feito por pessoas que secalhar trabalham com essa doença e sabem de metodos que podem melhorar a vida da tua tartaruga Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptyDom 22 maio 2011 - 17:24

Na altura em que a resgatei ainda nem percebia de tartarugas metade do que percebo agora, mas sabia que como ela estava não estava correcto. Felizmente o dono não se importou que eu a leva-se e entregou-me a tartaruga.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptyDom 22 maio 2011 - 23:42

Algo que considero de grande importancia é habituar os animais a comer vegetais de folha desde muito jovens para as especies que ingerem alimento vegetal em adultas no estado selvagem. As Trachemys scripta adultas, especialmente as femeas chegam a ingerir 80% de materia vegetal na sua dieta selvagem, o que é muito para uma tartaruga que muitos consideram carnivora. Tal proporção é normal igualmente para Pseudemys. As Graptemys são mais carnivoras mas tambem ingerem facilmente 50-60% de materia vegetal.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptyDom 22 maio 2011 - 23:59

As minhas não comem vegetais de jeito nenhum lol Das duas, uma. Ou são esquisitas ou então estão mal habituadas

Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptySeg 23 maio 2011 - 0:02

Elas podem demorar um bocado a começar, é deixar uma folhita de nabiça a flutuar Cool
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptySeg 23 maio 2011 - 8:51

A minha pseudemys come vegetais e fruta como se não houve-se amanha lol demonstra mais apetite por esses alimentos que pelos sticks, já a graptemys só come se for fruta, se for vegetais já não lhe agrada. E a trachemys ando a habitua-la, não come logo, mas já notei que vai comendo de vez em quando se lá deixar uma folhinha de nabiça e ela está com 8 meses, por isso acho que está bem encaminhada Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptySeg 23 maio 2011 - 21:16

Se abrir-mos a boca de uma Pseudemys adulta encontramos muitas espiculas ceratinosas que presisamente servem para cortar fibras vegetais Cool
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptyTer 24 maio 2011 - 8:31

Pictus depois da minha Pseudemys ter ficado pendurada no meu dedo a espernear e esbracejar (e com o porte que adquiriu entretanto!), e com o entusiasmo com que ela me salpica o chao quando me vê com comida, acho que vou simplesmente confiar nas tuas palavras...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? EmptyTer 24 maio 2011 - 10:21

A minha é tal e qual assim tambem norby lol E a minha graptemys só nao fica agarrada aos dedos, mas em relação a salpicar o chão.. Bem, só digo que ainda bem que agora estao na rua e podem chapinhar á vontade, porque antes no aquaterrário, molhavam o chão todo e tive de proteger a parte eléctica senao, ainda acontecia uma desgraça =S
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como combater o piramidismo? Empty
MensagemAssunto: Re: Como combater o piramidismo?   Como combater o piramidismo? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como combater o piramidismo?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como curar piramidismo ?
» Ajuda para combater o verde
» Demasiada comida sobre o risco de piramidismo?
» Piramidismo
» Ganhei uma tartaruga que está com 18 anos, como cuidar dela?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: