Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
e plantas? - Página 6 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
e plantas? - Página 6 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
e plantas? - Página 6 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
e plantas? - Página 6 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
e plantas? - Página 6 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
e plantas? - Página 6 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
e plantas? - Página 6 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
e plantas? - Página 6 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
e plantas? - Página 6 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 e plantas?

Ir para baixo 
+33
SamuelRodryg
SCarapeto
Miriam
RingoF.
kilava
jose luis
Sofia OD
Helder & Ana
Leinad97.45
blopes
moraes
Kunami
Nasu.
SandroA
Rik
reivax
RicardoF
RB
P TURTLE
BeatrizL
Pictus
Hugo Abreu
vicenteanjos
TS.
caiovp2
DARKasNIGHT
Konigvs
bea_rock
Renato
Apalone
norby
Fula
Guilherme
37 participantes
Ir à página : Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 13 ... 20  Seguinte
AutorMensagem
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptyQui 10 Nov 2011 - 19:13

daí o nome de processionarias porque andam em fila como numa procissão

beatriz a tua palmeira ainda é muito pequena para causar danos acredita
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySex 11 Nov 2011 - 10:53

Konigvs escreveu:
Eu também ando interessado em trocas. Há plantas/catos muito caros, e trocando resolvia-se o problema. Um dia destes ainda meto um anúncio no Olx.

Já devo ter uns trinta azevinhos com uns 30/40cm!! Além das dezenas que ainda estão na terra com 3cm. Vamos ver se para a próxima primavera já dão flor, só dando flor depois sei se são machos ou fêmeas.

Este ano também nasceram espontaneamente uns "Pittosporum tobira", entretanto meti dois em vasos.

O Azevinho tem macho e femea?
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySex 11 Nov 2011 - 15:55

norby escreveu:
O Azevinho tem macho e femea?

Sim sim. Aliás o problema é que só as fêmeas dão as bagas vermelhas, e as pessoas iam ao monte e dizimavam só os azevinhos que tinham bagas para enfeitar e para vender, e ao darem cabo das fêmeas estão a impedir que a árvore se propague porque deixa de haver sementes, e porque a polinização é feita entre machos e fêmeas Cada baga tem em média 3 a 4 sementes.
Ainda por cima uma semente pode demorar dois anos a germinar devido à dormência.

Quando era criança lembro-me de ver imensos azevinhos aqui na aldeia que desapareceram completamente por causa da ganância e irresponsabilidade das pessoas, e não foi só aqui, foi generalizadamente por todo o país, e está quase extinto e limitado a pequenas zonas delimitadas. E foi por isso que colher azevinho espontâneo passou a ser proibido desde 1989 a espécie está protegida.
Depois meto aqui umas fotos dos meus exemplares.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySex 11 Nov 2011 - 16:00

RB escreveu:
nao sao palmeiras mas sao parecidas o suficiente Razz lool

coníferas ando a tentar plantar sequóias e elas gereminam mas infelizmente antes de sairem completamente da semente morrem :S

plantas do deserto curto bue adorava ter uma Oenothera deltoides mas sem duvida as favoritas sao lithops e conophytum Very Happy
Tive Conophytum uma serie de tempo e fartaram-se de florir, etc. É uma planta gira de se ter se estiver num local ao abrigo da chuva. Lithops é uma seca, caem que nem tordos, se não é por uma coisa é por outra.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySex 11 Nov 2011 - 16:08

Konigvs escreveu:
norby escreveu:
O Azevinho tem macho e femea?

Sim sim. Aliás o problema é que só as fêmeas dão as bagas vermelhas, e as pessoas iam ao monte e dizimavam só os azevinhos que tinham bagas para enfeitar e para vender, e ao darem cabo das fêmeas estão a impedir que a árvore se propague porque deixa de haver sementes, e porque a polinização é feita entre machos e fêmeas Cada baga tem em média 3 a 4 sementes.
Ainda por cima uma semente pode demorar dois anos a germinar devido à dormência.

Quando era criança lembro-me de ver imensos azevinhos aqui na aldeia que desapareceram completamente por causa da ganância e irresponsabilidade das pessoas, e não foi só aqui, foi generalizadamente por todo o país, e está quase extinto e limitado a pequenas zonas delimitadas. E foi por isso que colher azevinho espontâneo passou a ser proibido desde 1989 a espécie está protegida.
Depois meto aqui umas fotos dos meus exemplares.

Entretanto fiz uma pesquisa. Um meu azevinho é femea. Fiquei foi com uma duvida. Só tenho um exemplar, mas tenho bagas. Foi polinizada com azevinhos das redondesas? Ou estas bagas nao terao sementes?
Ir para o topo Ir para baixo
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySex 11 Nov 2011 - 16:31

Pictus escreveu:
RB escreveu:
nao sao palmeiras mas sao parecidas o suficiente Razz lool

coníferas ando a tentar plantar sequóias e elas gereminam mas infelizmente antes de sairem completamente da semente morrem :S

plantas do deserto curto bue adorava ter uma Oenothera deltoides mas sem duvida as favoritas sao lithops e conophytum Very Happy
Tive Conophytum uma serie de tempo e fartaram-se de florir, etc. É uma planta gira de se ter se estiver num local ao abrigo da chuva. Lithops é uma seca, caem que nem tordos, se não é por uma coisa é por outra.

por acaso nao tens umas sementinhas n? Razz

os meus lithops ate agora estao se a dar bem Smile se calhar davas agua mais Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySex 11 Nov 2011 - 16:33

norby escreveu:

Entretanto fiz uma pesquisa. Um meu azevinho é femea. Fiquei foi com uma duvida. Só tenho um exemplar, mas tenho bagas. Foi polinizada com azevinhos das redondesas? Ou estas bagas nao terao sementes?

Se tem bagas (fruto) foi polinizado e tem obrigatoriamente sementes (acho que não estou a dizer um disparate!).

Vê este video do Luís Alves Wink

Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySex 11 Nov 2011 - 19:20

tambem ja tive lithops ainda consegui alguns de semente até florir mas depois disso esquece
Ir para o topo Ir para baixo
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySex 11 Nov 2011 - 19:23

os meus ja sao crescidos mas ainda n se mexeram :S devem ser as plantas mais aborrecidas á face da terra lol ate ja os meus senecios ja estao a começar a florir
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySex 18 Nov 2011 - 20:59

Apalone escreveu:
Na Expo têm umas palmeiras da Africa do Sul (suponho que em Portugal só lá é que existem) que estão na rotunda próximo da Vasco da Gama, já lá fui ver mas não encontrei sementes. O programa “A verde e a cores” fala delas e está na net.

Curiosamente hoje estive nos jardins do palácio de cristal e na hora de almoço enquanto fui caminhar um pouco deu-me em ir ver se encontrava sementes lá debaixo de umas palmeiras gigantes que tem por lá porque sabia que aqui alguém tinha comentado sobre isso. E por acaso nunca tinha reparado no formato das sementes, quase a lembrar azeitonas!!! Também apanhei sementes de uma ávore que é exatamente igual ao meu pitosporum do Japão, mas as sementes não têm muito a ver, mas também as sementes da camélia, por exemplo, também variam bastante.

Guilherme escreveu:
beatriz a tua palmeira ainda é muito pequena para causar danos acredita

Não é não!! O meu avô teve uma pequena palmeira que teve de cortar porque com menos de um metro de tronco rebentou o passeio e o muro todo.

A Beatriz até pode nunca até vir a ter problemas porque muitas vezes depende do tipo de construção, e depende também da sorte, porque essas palmeiras que já têm mais de três metros de tronco já devem raízes por todo o lado.
O meu tio que trabalha na construção já me contou que uma palmeira pequena rebentou uma piscina. As raízes são como fios de cabelo e se conseguirem penetrar na estrutura começam a engrossar lentamente e depois rebentam tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySex 18 Nov 2011 - 21:34

as palmeiras como qualquer arvore
tenho um vizinho que tem um abacateiro que abriu lhe literalmente uma garagem ao meio, e a arvore encontra se numa das pontas Cool
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySex 18 Nov 2011 - 22:22

Guilherme escreveu:
as palmeiras como qualquer arvore
tenho um vizinho que tem um abacateiro que abriu lhe literalmente uma garagem ao meio, e a arvore encontra se numa das pontas Cool

Ah sim claro. Qualquer árvore de grande porte apesar de também haver umas piores que outras.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySáb 19 Nov 2011 - 10:16

Boas,

Mantenho tambem uma Palmeira em vaso.

Nao sei se o sistema radicular de todas elas é semelhante, mas posso-vos dizer que fiquei impressionado aqui á uns anos quando mudei pela primeira vez a Palmeira (a Srª. Norby estava gravida na altura e ainda me fez mais pensar no que a natureza é capaz scratch ).

As raizes estavam todas enroladas em circulo (por força da forma do vaso), e a bem dizer nao pareciam raizes mas algo 'organico', que ainda me deixou a pensar pela forma e aspecto das ditas. Formaram uma especie de 'remoinho' no centro do qual nao havia terra, julgo que apenas acumulava agua nesse centro. Na realidade pouca terra ja restava no vaso.

Isso faz-me lembrar que tenho que lhe fazer uma nova muda...
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySáb 19 Nov 2011 - 19:32

Bem, uma palmeira em vaso é um autêntico bonsai!! Mas compraste-a pequena, ou foi através de uma semente?

Eu agora ando com uma panca qualquer de andar a apanhar sementes!! E como apanhei as tais sementes de uma palmeira no palácio de cristal ainda tento germinar aquilo, só mesmo por auto-recriação!

Oh eu estou sempre a surpreender-me com a natureza!! Ainda à pouco tempo descobri que a minha mãe tem uma suculenta em que as folhas caem e depois basta a folha estar em contacto com a terra para começar a dar origem a uma nova planta.
E no ano passado? Deitei os bocados da poda lá para o monte onde faço a compostagem e passado uns tempos quando fui remover aquilo tinha montes de paus com rebentos!! Era roseiras, hortenses, um arbusto que tenho e que ainda não identifiquei, escalonias, etc etc. Se quisesse pegar num pau fazer tentar fazê-lo pegar por estacaria provavelmente não tinha sorte nenhuma, ali pegou tudo!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySeg 21 Nov 2011 - 11:01

Boas Konigvs,

Veio ainda relativamente pequena, é Tunisina, foi um presente dos meus pais.

Comprei ontem uma Nepenthes, mas nao tenho a certeza da especie, provavelmente rebecca soper... Vou pedir ajuda á rapaziada da CPPC na identificaçao. Comprei-a com o titulo 'planta mix'.

Ainda tenho umas sementes Nepenthes Gracilis Dark Red a ver se germinam, pelos vistos é normal, mas se calhar mesmo assim vai ser dificil, mas agora só lá para a Primavera...
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySeg 21 Nov 2011 - 17:51

Uiii eu detesto isso do "planta mix"!!! Isso e não ter nada é o mesmo, mas já tenho visto em vários locais desde hortos a grandes superfícies. Eu gosto de saber o que compro, e depois pesquiso e informo-me sobre quais as necessidades da planta.

Eu descobri umas quantas laranjeiras a nascer debaixo de uma laranjeira grande que tenho. A minha mãe disparou logo "isso não presta vão ser árvores bravas" pensando que nasceram das laranjas que caíram ao chão. Mas eu andei a cavar e analisei aquilo com cuidado e tenho quase a certeza que elas nasceram das raízes da planta mãe, logo serão árvores exatamente iguais à árvore adulta. Já meti duas numas garrafas plásticas, quando não há vasos improvisa-se!! Vamos ver o que sai dali!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySeg 21 Nov 2011 - 17:53

Konigvs escreveu:
Uiii eu detesto isso do "planta mix"!!! Isso e não ter nada é o mesmo, mas já tenho visto em vários locais desde hortos a grandes superfícies. Eu gosto de saber o que compro, e depois pesquiso e informo-me sobre quais as necessidades da planta.

Eu descobri umas quantas laranjeiras a nascer debaixo de uma laranjeira grande que tenho. A minha mãe disparou logo "isso não presta vão ser árvores bravas" pensando que nasceram das laranjas que caíram ao chão. Mas eu andei a cavar e analisei aquilo com cuidado e tenho quase a certeza que elas nasceram das raízes da planta mãe, logo serão árvores exatamente iguais à árvore adulta. Já meti duas numas garrafas plásticas, quando não há vasos improvisa-se!! Vamos ver o que sai dali!!

mesmo que fosse de semente de laranjas que caem se as laranjas sao boas logo as laranjeiras que nascem das suas sementes devem dar laranjas tambem boas
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySeg 21 Nov 2011 - 18:15

RB escreveu:
mesmo que fosse de semente de laranjas que caem se as laranjas sao boas logo as laranjeiras que nascem das suas sementes devem dar laranjas tambem boas

Eu tenho ideia que sendo híbrido como é o caso da laranjeira as sementes depois não originam árvores iguais. E nem é preciso serem híbridos, há montes de árvores de fruto, que se germinares uma semente não obtens árvores iguais e por isso se usa a enxertia. Tenho de pesquisar mais sobre este assunto.

Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySeg 21 Nov 2011 - 18:17

Isto da 'planta mix' tem um bocado que se lhe diga realmente... neste caso e uma vez que estamos a falar de uma carnivora há certos cuidados a ter em conta, nomeadamente em relaçao á agua e aos tipo de solo (já nao falando de temperaturas, humidade, etc, etc...).

É provavel que a maior parte dos compradores a comprem pela beleza dos jarros, sem saber as condiçoes que ela necessita e sem saber sequer que se trata de uma planta carnivora, e que em poucos meses simplesmente definhe por ser regada com agua da torneira...

Ta bem que é só uma planta, mas acho que podiam fazer bem melhor.

Lembro-me á uns bons anos atras de estar na propriedade de um familiar que tinha uma laranjeira que dava daquelas laranjas 'com gomo' que eram uma delicia, lembro-me bem de as ir buscar á arvore. As das minhas avós nao sao tao boas... Surprised Tambem tinha para lá umas tanjerineiras que davam umas tanjeras que eram qualquer coisa. Agora nao sei se tinha só a ver com a qualidade ou se tambem tinha alguma coisa a ver com o microclima e o tipo de solo... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
RB
Iniciante
Iniciante
RB


Masculino Mensagens : 231
Idade : 34
Localização : Leiria Portugal

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySeg 21 Nov 2011 - 18:18

Konigvs escreveu:
RB escreveu:
mesmo que fosse de semente de laranjas que caem se as laranjas sao boas logo as laranjeiras que nascem das suas sementes devem dar laranjas tambem boas

Eu tenho ideia que sendo híbrido como é o caso da laranjeira as sementes depois não originam árvores iguais. E nem é preciso serem híbridos, há montes de árvores de fruto, que se germinares uma semente não obtens árvores iguais e por isso se usa a enxertia. Tenho de pesquisar mais sobre este assunto.


pois nem m lembrei disso as laranjeiras possivelmente sao de enxertia

e se forem esses rebentos podem ser da "planta mae" abaixo do sitio do enxerto por isso podem nao prestar tambem como é o caso da minha macieira
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySeg 21 Nov 2011 - 18:50

os enxertos servem para tornar uma arvore com certas caracteristicas mais resistentes a pragas, doenças, clima etc
normalmente so especies mais exoticas é que dão pa semear
Ir para o topo Ir para baixo
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySeg 21 Nov 2011 - 21:19

norby escreveu:
Isto da 'planta mix' tem um bocado que se lhe diga realmente... neste caso e uma vez que estamos a falar de uma carnivora há certos cuidados a ter em conta, nomeadamente em relaçao á agua e aos tipo de solo (já nao falando de temperaturas, humidade, etc, etc...).

É ridículo, nota-se que é mesmo para despachar, e na volta isso já vem assim do fornecedor e pronto "planta mix" dá para tudo que não se saiba o que é!
Já não basta estarem lá os nomes e quererem-me vender alecrim como sendo rosmaninho, como já me aconteceu em dois sítios diferentes!! E o pior é eu saber perfeitamente o que é um e outro e teimarem comigo!! Até porque quando não sei alguma coisa ou calo-me ou não ateimo.


norby escreveu:
Lembro-me á uns bons anos atras de estar na propriedade de um familiar que tinha uma laranjeira que dava daquelas laranjas 'com gomo' que eram uma delicia, lembro-me bem de as ir buscar á arvore. As das minhas avós nao sao tao boas... Surprised Tambem tinha para lá umas tanjerineiras que davam umas tanjeras que eram qualquer coisa. Agora nao sei se tinha só a ver com a qualidade ou se tambem tinha alguma coisa a ver com o microclima e o tipo de solo... scratch

Eu tenho duas laranjeiras e são muito diferentes tanto no formato como no sabor. São ambas boas, e o mais interessante é que nem dão no mesmo tempo. Uma começa logo a dar em fevereiro/março, a outra mais tarde em maio/junho. Uma dá laranjas grandes e mais carnudas (é de "umbigo") e muito saborosas e se não estou em erro nem tem pevides, a outra dá um fruto mais pequeno mas com muito sumo e o sabor é mais ácido.
As laranjeiras são híbridos deve haver muita variedade, e deve ser por isso que notas essa diferença, digo eu!

Já agora uma curiosidade, em várias línguas "laranja doce" escreve-se Portugal Wink

Grego – portokali (πορτοκάλι) - Portugal é Portogalia (Πορτογαλλία)
Perso - porteghal
Turco – portakal
Bulgaro – portokal (портокал)

Árabe - برتقال (burtuqaal) o "p" não existe em árabe, e normalmente torna-se num "b" nas palavras estrangeiras emprestadas. A palavra para "Portugal" é البرتغال (al-burtugh
aal)
Em Brescia, no norte da Itália, a palavra "portugai" é utilizada pelo povo que fala dialecto, em referência a algumas espécies de frutas.

No entanto, a palavra inglesa “orange” deriva do Sanskrito nāraṅgaḥ "laranjeira" do qual também provém a palavra portuguesa – “laranja”. É a partir desta raiz que muitas outras línguas criaram a sua palavra para a laranja amarga.

Fonte
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
Konigvs
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 1236
Idade : 48
Localização : Gondomar

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptySeg 21 Nov 2011 - 21:32

Guilherme escreveu:
os enxertos servem para tornar uma arvore com certas caracteristicas mais resistentes a pragas, doenças, clima etc
normalmente so especies mais exoticas é que dão pa semear

Também. Até no vinho do Porto isso foi muito usado. Lembro-me que quando passou a série "a Ferreirinha" terem mostrado como ela usou a enxertia para tornar as videiras mais resistentes às pragas.

Não só exóticas. Toda a nossa flora autóctone propaga-se através das sementes: sobreiros, carvalhos, pinheiros, azevinhos, medronheiros etc.
Ir para o topo Ir para baixo
http://plastrao.blogspot.pt/
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptyTer 22 Nov 2011 - 10:12

Konigs parece-me que estamos a falar da mesma coisa 'gomo' e 'umbigo' talvez eu é que nao me tenha expressado bem... Smile Very Happy

Ainda á pouco tempo estive a pesquisar acerca da crise dos citricos nos Açores e cheguei a mesma conclusao que refers do nome das laranjas associado a Portugal.

Pelos vistos, até á implementaçao da laranja pelos portugueses, nem havia um nome definido para a cor laranja na Europa.

Tinha era ideia que a laranja tinha origem Africana e pelo que investiguei, ou pelo menos por onde andei, o feedback com que fiquei foi que é de origem asiatica (que as trouxemos de lá). Mas curiosamente no link que disponibilizas fala que os Mouros trouxeram os limoes quando conquistaram a Peninsula Iberica... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 EmptyTer 22 Nov 2011 - 10:49

sim, eu stava a falar de arvores de frutos mais po comestivel, por acaso tenho vasos de arvores da peninsula que comprei numa loja biologica, ja tenho pinheiros silvestris, uns freixos e um prumus qualquer
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





e plantas? - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: e plantas?   e plantas? - Página 6 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
e plantas?
Ir para o topo 
Página 6 de 20Ir à página : Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 13 ... 20  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» plantas naturais vs plantas artificiais
» Plantas aquaticas
» Plantas aquáticas
» Plantas Aquáticas!!!
» plantas aquaticas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: OFF-TOPIC-
Ir para: