Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
A tartaruga certa EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
A tartaruga certa EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
A tartaruga certa EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
A tartaruga certa EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
A tartaruga certa EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
A tartaruga certa EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
A tartaruga certa EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
A tartaruga certa EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
A tartaruga certa EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 A tartaruga certa

Ir para baixo 
+3
BeatrizL
Renato
Maria7
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Maria7
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 129
Idade : 35
Localização : Coruche

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 15:18

Boa Tarde.
Sou nova aqui, ainda não tenho nenhuma tartaruga, mas ando a pensar já à algum tempo em adquirir uma. Tenho pesquisado bastante na internet, e percebi que uma tartaruga precisa de muitas coisas, e gostaria que alguem me ajuda-se. Quando era mais nova tive varias tartarugas, daquelas que se compravam nos mercados, mas do que me lembro nunca duraram muito tempo. Gostaria que me ajudassem na escolha de uma tartaruga e sobretudo nos cuidados que tenho de ter com ela, pois não percebo nada de tartarugas, e não quero ser como muitas pessoas que comprar os animais só por comprar, quero arranjar uma tartaruga e aprender como cuida-la.

Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 15:56

Oi Maria, bem vinda! O primeiro passo para se adquirir uma tartaruga é comprar tudo que ela vai precisar, um aquaterrario (aconselho comprar logo um grande, pois as tartarugas crescem rapido), lampadas UVB e UVA, comida, filtro para limpeza da agua...
Feito isso, voce pode ir a algum petshop e comprar uma legalizada, nao sei como funciona em Portugal, mas aqui no Brasil ela vem com certificado de origem (que é nascida em cativeiro) e nota fiscal. Há varios tutoriais aqui no forum que explicam sobre os tipos mais comuns de tartarugas domesticas, e falam tambem de como cuidar delas. É só escolher uma que se adapta mais ao seu estilo!
Boa Sorte, cuide bem de sua tartaruga!
Att.
Renato
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 16:20

Basicamente é o que o renato já disse, mas esqueceu-se de mencionar o termostato (muito importante para manter a água quente), outra coisa que tambem não foi falada é que tu podes escolher ter uma tartaruga em casa num aquaterrário ou tê-la no exterior por exemplo num lago. as coisas variam porque se quiseres colocar num lago, não vais precisar de um aquaterrário muito grande, vais apenas precisar de algo para o inicio de vida dela. Por isso á coisas que variam. de resto o melhor é ires questionando, porque disseste que já andaste a pesquisar, se já o fizeste já deves saber algumas coisas, por isso é mais facil colocares as duvidas e nós esclarecermos. Em relação ao que o renato disse, em portugal é ires a uma loja de animaise comprares uma, o melhor é teres em atenção de ires a uma loja com boa "imagem" em que se nota que os animais tão bem tratados, podes tambem fazer algumas questões aos funcionarios, mas basicamente as lojas custumam estar em condições.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria7
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 129
Idade : 35
Localização : Coruche

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 16:25

Peço desculpa se estou a fazer perguntas que poderia encontrar aqui no forum, mas o forum é tão rico que estou a tentar ler de tudo. Gostaria de saber em quanto me ficaria todas as coisas que a tartaruga precisa? Pois inicialmente pensei que seria algo barato (apenas a tartaruga, o aquário e a comida), se for muito caro não poderei adquirir tudo de uma vez, mas sem ter as condições necessárias não vou estar a comprar a tartaruga.
Nunca pensei que um tartaruga precisa-se de tantos cuidados, mas cada vez me interessa mais este mundo das tartarugas.
Muito Obrigada pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 16:57

Digamos que o "mundo" das tartarugas, é bastante viciante lol

Basicamente o que precisas é:

-aquaterrário
-termostato
-filtro
-lampada de aquecimento
-lampada uvb
-comida

Não dá para ter dizer a quanto fica porque os preços variam.

O aquaterrário por exemplo podes aquirir um grande ou um pequeno, mas tens de ter a ideia de que a tartaruga vai crescer e bem. Podes comprar um aquaterrário de vidro numa loja, ou podes mandar fazer, ou podes comprar uma caixa daquelas de plástico que sai mais barato, no ikea por exemplo têm grandes baratas.

o termostato na minha opinião é a coisa mais importante, as tartarugas hibernam no inverno, mas no 1º ano de vida ou até mesmo durante os 2 primeiros anos de vida, convem que não hiberne, porque a tartaruga para sobreviver a hibernação convem que esteja saudavel e bem alimentada, por isso os primeiros anos de vida convem alimentala bem e observar se durante esse tempo está saudavel para depois mais tarde se hibernar correr tudo bem.

o filtro é bom para que não tenhas de mudar sempre a água, mas por exemplo podes adquiri-lo mais tarde, as tartarugas sujam muito a água e por isso o filtro ajuda bastante, as enquanto é pequena até consegues ter a água limpa durante algum tempo sem filtro.

a lampada de aquecimento serve para aquecer a parte seca, para que a tartaruga quando saia da água quente não fique fora de água ao frio.

a lampada uvb é algo que se tem quando não se tem hipotese de colocar a tartaruga ao sol, esta lampada serve para substituir os raios solares que as tartarugas tantoprecisam, portanto é uma coisa que tambem podes não ter caso possas colocar a tartaruga ao sol directo.

a comida são os sticks, fruta, vegetais, carnes brancas e peixes de rio.

Os preços o melhor que podes fazer é procurar na net, podes até ir aos sites online de coisas de animais e vês os preços. Se optares por exemplo pela caixa de plastico em vez de um aquaterrário de vidro, já poupas muito dinheiro e a nica coisa que tens de fazer na caixa é colocar uma plataforma para a tartaruga ter espaço seco, e isso arranja-se barato, até se pode fazer com um bocado de esferovite.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria7
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 129
Idade : 35
Localização : Coruche

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 17:11

Nunca imaginei que uma tartaruga precisa-se de tanta coisa Smile vou tentar pesquisar e tentar por agora arranjar o aquaterrario, o termostato e o filtro. Depois vou arranjando o resto vou comprando.
Andei nuns sites a pesquisar o preço das tartarugas, porque ontem estive numa loja de animais e estavam lá duas especies, uma era do mississipi e a outra nem reparei bem no nome, e custavam 15 euros, não estava a espera que fosse tão cara a tartaruga, gostaria de saber se este é o preço normal de uma tartaruga.
Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
Maria7
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 129
Idade : 35
Localização : Coruche

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 17:15

Peço desculpa de tantas perguntas.
Quando era mais nova a comida da minha tartaruga eram aqueles camarões secos, não é essa comida que devem comer?
Estou a ver que não percebo nada de tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 17:18

Acho que sim, que é esse preço. Também podes sempre ver se encontras alguem que faça criação e que dê. A minha mais nova veo duma amiga minha que faz criação. É um bocado mais dificil encontrar, mas ás vezes até se encontra. Em relação ás espécies também podes ver na net as espécies que existem e até podes er alguma que gostes mais e depois vais ás lojas ver se têm e muitas vezes quando não têm podes pedir e eles mandam vir da espécie pedida.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 17:21

Não. Os camarões não são algo saudavel a dar, são tipo como dar rebuçados a crianças, não tem nada de benefico. Deve se dar os sticks como base e ir dando uns vegetais e fruta, pode-se dar tambem carne e peixe, mas é mais os vegetais e a fruta, tendo os sticks como alimentação base, aquela qe se dá todos os dias, o resto é tipo 1 vez por semana ou 1 vez por mês, coisas assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria7
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 129
Idade : 35
Localização : Coruche

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 17:24

Esses sticks compram-se nas lojas? E como é a alimentação da tartaruga? Com que frequência e que quantidade?
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 17:27

Vende-se nas lojas de animais e em supermercados, são uns cilindros cinzentos. Em relação á quantidade não há uma medida certa, o melhor a fazer é dar o equivalente ao tamanho da cabeça, é uma medida assim por alto. e convem que seja 1 vez por dia sempre mais ou menos á mesma hora, para que a alimentação não tenha horários diferentes, para criar uma certa rotina.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria7
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 129
Idade : 35
Localização : Coruche

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 17:29

Muito obrigada por todos os esclarecimentos. Vou continuar a minha pesquisa, e de certo que em breve terei muitas mais duvidas.
Novamente muito obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 17:33

É normal, por vezes até ao fim de muitos anos a lidar com tartarugas se tem duvidas lol Qualquer coisa é só perguntares Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 18:03

antes de comprar o quer que seja convem escolher a especie primeiro e pesquisar sobre esta. pois nem todas requerem das mesmas condições
Ir para o topo Ir para baixo
Maria7
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 129
Idade : 35
Localização : Coruche

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 18:06

Sim, primeiro vou pesquisar qual gosto mais. Alguém tem alguma sugestão? Pois o meu unico critério de escolha neste momento é o seu aspecto físico.
Com esta ajuda será muito mais facil para mim perceber este mundo das tartarugas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyDom 6 Mar 2011 - 20:38

Olha pelo que tenho visto das várias espécies, pralem do aspecto, de resto as coisas não variam muito. Umas crescem mais que outras, umas são mais timidas que outras, por vezes a temperatura mais adequada varia de espécie para espécie, umas são mais vegetarianas que outras.. na minha opinião são coisas "minimas". Procura, quando vires uma que gostes, pesquisas acerca dessa espécie e vês se há algum aspecto que te impessa de a ter. Eu tenho 3 diferentes, nenhuma delas foi comprada, mas estou a pensar comprar uma ocadia quando construir o futuro lago das meninas para terem bastante espaço. Acho as ocadias muito engraçadas. E das minhas 3 apesar de gostar de todas, a que me atrai mais é a pseudemys c. concinna, as pseudemys são "grandes" lool têm um ar de bulldog xD com uma cabeça gorda loool
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyTer 8 Mar 2011 - 11:04

Olá
Felicito-te por tomares a atitude de te informares antes de comprar.

Falta uma coisa importante que ainda não foi referenciada que é a plataforma! É muito importante no aquário terem um local para sairem de água quando quiserem descansar e apanharem sol (as lâmpadas que falaram UVA e UVB serão colocadas em cima da plataforma para ela se aquecer quando quiser - aí uns 20-25cm)

Não te esqueças. Existem em petshops vários modelo, é só escolher.

Boa sorte na escolha. Já há algum candidato mais forte à tua compra? Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo
Maria7
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 129
Idade : 35
Localização : Coruche

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyTer 8 Mar 2011 - 13:18

Não, ainda não sei qual comprar. Eu axo as aquaticas muito mais engraçadas, pois andam dentro fora de agua, mas as terrestres para mim são as mais bonitas, por isso axo que tenho de ir é a uma loja e escolher a perfeita.
Muito Obrigada por todos os conselhos
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyTer 8 Mar 2011 - 13:34

A plataforma foi falada sim lool Eu pessoalmente gosto mais de aquáticas, gosto de as ver nadar lol mas tambem já andei de olho em terrestres. E digamos que são bem diferentes a nivel de trato.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyQui 10 Mar 2011 - 1:41

as lampadas de uvb não são para aquecimento são para "mandarem" a vitamina para os ossos agarrarem o calcio (isto assim falando rapido)
as lampadas simulam a radiação do sol e nao o calor
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptyQui 10 Mar 2011 - 13:48

Isso já tinha sido explicado.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria7
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 129
Idade : 35
Localização : Coruche

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptySeg 14 Mar 2011 - 1:46

Boa noite.
Bem finalmente tenho a minha tartaruga Very Happy
Deve ser das mais banais, é uma tartaruga do mississipi.
Fui a três lojas, e esta onde a comprei pareceu-me a que as tinha em melhores condições.
Comprei também um aquário já com a plataforma, um termostato e um filtro, com estas coisas vinham também umas gotas para retirar o cloro da água, agora só me falta a lâmpada uv.
Estou um pouco preocupada com a minha tartaruga, pois eu comprei-a em Leiria e vivo em Évora, acho que foram muitos km's e ela entro de um saco de plástico, que foi aquilo que me deram na loja. Dei-lhe comer mas não comeu nada, mas também não sei se na loja já teria comido.
Na loja perguntei se era macho ou fêmea, mas a senhora disse-me que ainda eram muito pequenas para se ver, depois gostaria que me pudessem ajudar a descobrir se é macho ou fêmea.
Obrigada a todos os que me ajudaram na compra do material e na escolha da tartaruga.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptySeg 14 Mar 2011 - 20:49

Parabéns, maria7! Ja decidiu o nome?
Creio que seja normal elas nao comerem na primeira semana, por causa do stress e da adaptaçao a um novo ambiente Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Maria7
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 129
Idade : 35
Localização : Coruche

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptySeg 14 Mar 2011 - 22:10

Já comeu Smile estava um pouco preocupada, mas ela parece-me super ambientada. Hoje arranjei umas pedras para aquário e umas plantas artificiais. Agora só falta a lâmpada uv, mas será muito breve essa compra. Não ainda não tem nome pois não sei se é macho ou fêmea, gostava de saber como se distingue, e se não conseguir ver posso colocar aqui fotos para alguém realmente entendido me ajudar.
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa EmptySeg 14 Mar 2011 - 22:17

Realmente nao ha como saber, mas ve se o plastrao é um pouco concavo, se for é macho e se for retinho é femea.
No petshop em que comprei as minhas me disseram ser um casal seguindo essas caracteristicas bounce
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A tartaruga certa Empty
MensagemAssunto: Re: A tartaruga certa   A tartaruga certa Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A tartaruga certa
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda de alimentação certa
» Ajudem-me a saber a espécie certa
» Onde posso comprar ou doarem-me tartarugas com uma certa idade????
» Bohemia e Jack Ja estão mostrando o sexo será que estou certa?
» Juntar tartaruga bebe com tartaruga de mais ou menos 2 anos !!!!!!!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Outros assuntos relacionados com tartarugas-
Ir para: