Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Limpeza de filtro externo EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Limpeza de filtro externo EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Limpeza de filtro externo EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Limpeza de filtro externo EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Limpeza de filtro externo EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Limpeza de filtro externo EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Limpeza de filtro externo EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Limpeza de filtro externo EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Limpeza de filtro externo EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Limpeza de filtro externo

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
bea_rock
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 122
Idade : 34
Localização : C. Rainha

Limpeza de filtro externo Empty
MensagemAssunto: Limpeza de filtro externo   Limpeza de filtro externo EmptyQui 17 Fev 2011 - 19:15


Tenho um filtro da tetratec ex700 no meu aquário, e este fim de semana queria limpá-lo porque já o tenho há cerca de um mês.. Ele tem cerâmica, esponja para filtração biológica, bioballs, carvão e almofada filtrante, por esta ordem de baixo para cima.
Como proceder à sua limpeza sem danificar a colónia de bactérias? De quanto em quanto tempo trocar os materiais que ele contém? A ordem dos materiais é a mais indicada? O senhor da loja disse-me que o mais indicado seria ter as bioballs por baixo e a cerâmica no meio, mas eu deixei como vinha da fábrica..
De mês a mês é o indicado para limpar o filtro?


Obrigada desde já Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Limpeza de filtro externo Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de filtro externo   Limpeza de filtro externo EmptyQui 17 Fev 2011 - 20:58

deves limpar as cerâmicas e as bioballs com agua do aquario e o resto do filtro pode ser com agua corrente para sair bem a sujidade, nao existe um tempo maximo para limpar o filtro deve ser limpo quando vires que esta a perder a força ao enviar a agua.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Limpeza de filtro externo Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de filtro externo   Limpeza de filtro externo EmptySex 18 Fev 2011 - 9:57

Boas,

No meu filtro externo uso a ordem que te indicaram na loja.

Pessoalmente estabeleci uma rotina de limpeza mensal do filtro. E a mudar será para limpezas menos espaçadas nunca o contrario...

As materias filtrantes nao tem desgaste, tirando o carvao activo que deve ser trocado a cada 1 ou 2 meses (eu mudo mensalmente). As restantes materias para alem de serem lavadas ou enchaugadas com agua do aquario podem ser fervidas que ficam como novas. Por causa da colonia de bacterias este processo (da fervura) deve ser feito espaçado no tempo e com uma materia filtrante de cada vez.

Aconselho tambem a lavagem da esponja com agua do aquario.
Ir para o topo Ir para baixo
bea_rock
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 122
Idade : 34
Localização : C. Rainha

Limpeza de filtro externo Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de filtro externo   Limpeza de filtro externo EmptySex 18 Fev 2011 - 12:27


Ok, obrigada pelas respostas, vou então tratar disso este fim de semana.
Mas as esponjas também passam por esse processo da fervura ou apenas as bioballs e as cerâmicas? Seriam então fervidas as cerâmicas este mês, no seguinte as bioballs e por aí fora?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Limpeza de filtro externo Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de filtro externo   Limpeza de filtro externo EmptySex 18 Fev 2011 - 13:02

Nao sei que te diga...

Diria para ferveres as ceramicas este mês e as bioballs daqui a uns 6 meses (ou até um ano) e por ai fora.

A esponja pode levar uma lavagem mais rigorosa de tempos a tempos mas por causa da colonia de bacterias diria que a rotina de limpeza deve ser feita com a agua do aquario.

Em 4 anos nunca fervi as minhas ceramicas, limito-me as limpezas mensais regulares.

De resto aconselho tambem uma boa rotina de Tpa´s por forma a garantir a integridade e qualidade da agua.

Ir para o topo Ir para baixo
bea_rock
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 122
Idade : 34
Localização : C. Rainha

Limpeza de filtro externo Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de filtro externo   Limpeza de filtro externo EmptySex 18 Fev 2011 - 13:07


Ok, vou ver o estado em que estão as matérias filtrantes e depois logo se vê
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Limpeza de filtro externo Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de filtro externo   Limpeza de filtro externo EmptySex 18 Fev 2011 - 13:51

Eu tb limpo as cerâmicas com a própria água e à temperatura do aquário mas com tanta sujidade não sei se ficam rapidamente entupidos e se lhes falta oxigenio.
Estou a pensar usar leca (argila expandida), fazer dois sacos e ao fim de uns meses deitar um fora e fazer outro que sai mais barato. Há quem use para ciclideos tb deve dar para tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
bea_rock
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 122
Idade : 34
Localização : C. Rainha

Limpeza de filtro externo Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de filtro externo   Limpeza de filtro externo EmptySex 18 Fev 2011 - 19:17


Onde arranjas os materiais para fazer isso?
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Limpeza de filtro externo Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de filtro externo   Limpeza de filtro externo EmptySex 18 Fev 2011 - 22:51

Casas de material de jardinagem ou material para as obras. O Leroy ou Aki por ex têm.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Limpeza de filtro externo Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza de filtro externo   Limpeza de filtro externo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Limpeza de filtro externo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Filtro Externo
» Filtro Externo!
» Filtro externo
» Filtro externo
» O meu 1º Filtro Externo ....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: