Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.

Ir para baixo 
+41
Motec
Leinad97.45
kilava
Denis Nogueira
Bruno Castro
Melriça
c-So
pedroluzio
anarsstart
RicardoF
Matheus Ferreira
Rúben Cunha
Daniel chaves
Beetle
mrshigh
tiagob
Pedro Mónica
CarlosN
Cristina.G
VitorBacelar
Inês_jacob
BeatrizL
P TURTLE
Anuskas
norby
tyutry
Renato
JequiinhaPT
Luiz Fellipe
Guilherme
Pictus
Hugo Abreu
vicenteanjos
Peixinha
Apalone
yeah
jpeaaa
Sophyazinha
paty
RP
45 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Out 2010 - 13:26

Olá a todos!
Quero partilhar convosco as minhas experiências com esta espécie maravilhosa, linda, super-activa e bem disposta! bounce

O meu trio de Rhinoclemmys pulcherima manni (painted wood turtle)começou agora - finalmente! - a dar sinais de interesse sexual. Têm cerca de 14/15 cms e por isso serão (seriam!) "apenas" juvenis...

O macho começa por se aproximar de uma das fêmeas e balanceia a cabeça, para cima e para baixo ou para os lados. Ela assiste e percebe. Depois cheira-a na traseira. E ela a perceber (e a deixar). A seguir persegue-a e confronta-a, nariz com nariz, e eventualmente dá umas dentadinhas no ar (sim, não é agressivo e dá as dentadinhas no ar, a mostrar eventualmente que está com vontade e pronto Laughing ). Rapidamente, a seguir a esta fase final, corre (sim, corre, vocês nem imaginam, ele corre mesmo!) para a sua traseira e aí se mantém por relativamente pouco tempo (pelo menos comparado com outras espécies). Em poucos minutos penso que o acto fica consumado.

É um dos cortejos e cópula mais bonitos que já vi. sunny

Depois vou actualizando e a ver se ponho fotos.

Ainda faltam muitas etapas, mas se tiver sorte talvez venha a ser avô desta espécie também... lol!

Depois de assistir a isto por algumas vezes nas últimas semanas, tenho tentado documentar-me e confesso-vos que até fiquei arrepiado quando li, de GRANDES AUTORES, exectamente aquilo que eu tinha presenciado - Male head bobbing is a common feature of the courtship, as also is smelling and trailing of the female. In later courtship the female engages the male in nose-to-nose contact and biting - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
paty
Iniciante
Iniciante
paty


Feminino Mensagens : 35
Idade : 32
Localização : sao paulo

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Out 2010 - 14:44

Tomara que tenha seus netinhos, RP! mantem a gente informado! =D
Ir para o topo Ir para baixo
Sophyazinha
Iniciante
Iniciante
Sophyazinha


Feminino Mensagens : 593
Idade : 39
Localização : Açores

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Out 2010 - 18:06

Tu és o máximo!!!
E as tuas tartarugas também... LOLOL

Mas devias ter filmado essas cenas interessantes para todos vermos...
Wink

Vai dando notícias.
E boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
jpeaaa
Iniciante
Iniciante
jpeaaa


Masculino Mensagens : 260
Idade : 29
Localização : Madeira

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Out 2010 - 18:56

Antes de mais, parabéns e boa sorte Wink
E vai metendo ai umas fotos para o pessoal ver pois é por tua causa (e claro que também tenho de dar algum mérito às tuas lindas tartarugas) que este fórum passa do "interessante" para o "extremamente interessante" Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Out 2010 - 20:35

Sophyazinha escreveu:

Mas devias ter filmado essas cenas interessantes para todos vermos...
Wink

Vai dando notícias.
E boa sorte!

Pois, era bom, era, mas nesses momentos ninguém deve interferir... eu estava numa greta de 1 cm a espreitar...eh eh
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Out 2010 - 20:43

jpeaaa escreveu:
é por tua causa (e claro que também tenho de dar algum mérito às tuas lindas tartarugas) que este fórum passa do "interessante" para o "extremamente interessante" Very Happy

Esse é um dos maiores elogios e dos mais bonitos que já recebi e agradeço-te imenso. cheers (tens a idade da minha filha mais velha...)

(mas olha que é capaz de ser exagerado,... todos os dias tenho dúvidas, todos os dias erro e nunca mais me sinto confiante com aquilo que sei sobre tartarugas. Há um mundo para aprender sobre estes répteis misteriosos study E garanto-vos que é um mundo bem bonito)
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Out 2010 - 20:44

paty escreveu:
Tomara que tenha seus netinhos, RP! mantem a gente informado! =D
Obrigado, Paty cheers
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Out 2010 - 20:52

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
jpeaaa
Iniciante
Iniciante
jpeaaa


Masculino Mensagens : 260
Idade : 29
Localização : Madeira

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Out 2010 - 20:55

É normal, há tantos temas que é impossível sabe-los na perfeição e certamente um deles é o reino animal.

É verdade que as fotos e informações que encontramos no fórum são muito boas e interessantes mas se há coisa que fascina imenso a qualquer pessoa que gosta dos seus animais, é ver a sua família a crescer. E neste aspecto (dando uma olhadela não só neste mas também nos outros tópicos), tens feito um excelente trabalho. Sem dúvida! Very Happy

E já agora, as fotos estão espectaculares. O ambiente em que elas se encontram parece ser fantástico!
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Out 2010 - 20:58

Obrigado mais uma vez pelas tuas palavras, Jpeaaa...daqui a bocado tou a corar Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 6 Out 2010 - 23:36

Isso é que é sorte conseguir apanha um momento desses. Geralmente as tartarugas são bastante timidas quando se sentem observadas. Há dias vi uma tartaruga da mesma especie numa loja de animais. Esta especie nao necessita de ter uma zona de agua onde possa nadar? Espero que consigas ter netinhos, é sempre giro ter miniaturas a andar de um lado para o outro.
Ir para o topo Ir para baixo
Sophyazinha
Iniciante
Iniciante
Sophyazinha


Feminino Mensagens : 593
Idade : 39
Localização : Açores

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQui 7 Out 2010 - 18:29

Que lindas e coloridas...
Wink

Mais uma vez boa sorte!

Se realmente a coisa deu certo, daqui a quanto tempo deveriam aparecer os ovos?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQui 7 Out 2010 - 19:57

Elas são semi-aquáticas mas até gostam bastante de água, sobretudo para fazer cocozinhos Twisted Evil .

Só as tenho apanhado a brincar aos pais e mães na água mesmo.

Se por acaso tiver sorte, poderia haver ovos daqui a 3 ou 4 semanas, mas pode não dar nada, e o macho é muito novito... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
paty
Iniciante
Iniciante
paty


Feminino Mensagens : 35
Idade : 32
Localização : sao paulo

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQui 7 Out 2010 - 22:05

bom.. agora eh esperar entao neh.. hahaha to torcendo aqui!
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQua 13 Out 2010 - 23:38

RP escreveu:
Se por acaso tiver sorte, poderia haver ovos daqui a 3 ou 4 semanas, mas pode não dar nada, e o macho é muito novito... scratch
E depois os ovos vão para a incubadora ou não é necessário?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQui 14 Out 2010 - 8:13

Vão, vão, se ficam lá dentro elas escavacam tudo! Twisted Evil

Incubadora caseira (tipo banho-maria), com humidade muito elevada. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQui 14 Out 2010 - 12:52

RP escreveu:
Vão, vão, se ficam lá dentro elas escavacam tudo! Twisted Evil

Incubadora caseira (tipo banho-maria), com humidade muito elevada. Wink

Colocados em vermiculite ou em terra ou areia humida?

A minha vet comprou uma incubadora por 500eur, controla a humidade e até dá para filmar e ligar ao computador. Só por curiosidade vou procurar informação na Avisan.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQui 14 Out 2010 - 13:07

Há incubadoras muito boas (Hovabator, etc), mas são caras. A maioria dos criadores não profissionais utiliza o método banho-maria.
Eu ponho sempre vermiculite e com grandes resultados, mantem a humidade e a temperatura sem nunca se escangalhar, sem nunca amolecer ou criar qualquer tipo de fungos, etc; cheguei a ter um ovo "podre" em que havia bolor à sua volta mas nada de espalhar pela vermiculite, esta aguenta-se que é um espectáculo! Wink

Ponho um sensor para controlar a temperatura e humidade (Oh-Haus, por 9,90 euros,no Leroy; está ao pé das estações meteorológicas caseiras) e consigo saber sempre os níveis a cada momento e os máximos e mínimos por cada 24 horas!
Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQui 14 Out 2010 - 13:52

Ok, já agora onde se arranja a vermiculite? Depois é borrifada e manter tipo 80% de humidade? E para sexar não se tem que ter 2 temperaturas diferentes?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptyQui 14 Out 2010 - 15:58

Mmmm, isso já são perguntas complicadas...
A humidade é difícil controlar e tem mais a ver com o aquecimento interior e o que deixamos aberto para respiração, ou não. (Não com a vermiculite estar molhada, a humidade tem que estar no ar).
Quanto às temperaturas, há quem faça distinção noite/dia, eu nunca fiz.
Ainda quanto à temperatura, sim, os sexos definem-se para aí entre a 2.ª e 4.ª semana de incubação, pelo que se tem que regular a temperatura para macho ou fêmea, consoante a espécie. O risco é que temperaturas altas demais lixam tudo (temperaturas baixas demais apodem apenas levar a atraso).
Vermiculite deve ser grossa e é difícil encontrar.
Dizem que em hortos se encontra mas não é fácil. (A última trouxe de Madrid, da Expoterraria).
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptySex 15 Out 2010 - 0:15

Olá.
Esta loja tem bem barata. Já encontrei em varias lojas online mas nao tao barata.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E aconselho perlite à vermiculite. Pelo que leio na net toda a gente, que experimentou ambas, achou que mantinha melhor os niveis de humidade.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptySex 15 Out 2010 - 10:08

Obrigado, Yeah!!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptySex 15 Out 2010 - 12:28

yeah escreveu:
Olá.
Esta loja tem bem barata. Já encontrei em varias lojas online mas nao tao barata.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E aconselho perlite à vermiculite. Pelo que leio na net toda a gente, que experimentou ambas, achou que mantinha melhor os niveis de humidade.

Boa malha! Obrigadão. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptySáb 4 Dez 2010 - 18:25

Arrow Ora aí está o meu primeiro ovo desta espécie!
.
(Ainda vou ser o maior criador de Portugal...oops... de Lisboa...bem... eu queria dizer, do meu bairro! Embarassed ...)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Arrow TEM 5,4 X 2,4 cms e pesa 20 gramas!
Ir para o topo Ir para baixo
Peixinha
Iniciante
Iniciante
Peixinha


Feminino Mensagens : 159
Idade : 50
Localização : Lisboa, Portugal

Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. EmptySáb 4 Dez 2010 - 19:32

Parabéns!! Que emoção cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty
MensagemAssunto: Re: Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.   Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reprodução de Rhinoclemmys pulcherrima manni.
Ir para o topo 
Página 1 de 10Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvidas sobre Rhinoclemmys pulcherrima manni
» Ficha: Rhinoclemmys pulcherrima manni
» As minhas rhinoclemmys pulcherrima manni
» Vendo Rhinoclemmys pulcherrima manni
» O meu aquaterrário 1.20 m. Rhinoclemmys pulcherrima manni

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Semi-Aquaticas (como Rhinoclemmys, Cuora galbinifrons, Heosemys, etc.) :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: