Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Construção de terrário diy EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Construção de terrário diy EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Construção de terrário diy EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Construção de terrário diy EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Construção de terrário diy EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Construção de terrário diy EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Construção de terrário diy EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Construção de terrário diy EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Construção de terrário diy EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Construção de terrário diy

Ir para baixo 
+13
blopes
Daniel chaves
BeatrizL
Pictus
RP
P TURTLE
Guilherme
Anuskas
vitor
tyutry
Matheus Ferreira
reivax
RicardoF
17 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
RicardoF
Iniciante
Iniciante
RicardoF


Masculino Mensagens : 504
Idade : 28
Localização : Amadora, Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptyQui 10 maio 2012 - 14:05

Bem como alguns já sabem, vou buscar uma Testudo hermanni e como não queria um terrario daqueles já feitos e me apetecia construir uma coisa mais a meu gosto, resolvi por maos á obra.

Comecei por ver o espaço que tinha e tirar medidas, claro, e arranjar a madeira.

Construção de terrário diy Vfurup

Como é aglomerado e os parafusos eram um bocado grossos, fiz primeiro o buraco com uma broca mais fininha para o parafuso entrar mais facilmente e no centro do painel, para não estalar.

Construção de terrário diy Rubnki

Construção de terrário diy 313hchx

Fixei primeiro as costas e depois as laterais, seguido de uma barreirazinha que ficará á frente do vidro so para nao se ver a terra.

Construção de terrário diy 4tn5na

Construção de terrário diy 2zp4brn

Para fixar o vidro no lugar optei por esta solução

Construção de terrário diy 312ags0

Aqui já com o vidro (6mm) posto. Ah, e com as orlas.

Construção de terrário diy 2qm21op

Para por a calha suspensa a meio do terrário, teria que arranjar daqueles suportes para as prateleiras mas para as medidas que precisava, a parte que supostamente ficaria aparafusada a parede era muito grande, o suporte era um monstro. Depois quando tava no aki a procura das orlas, por acaso, encontrei uns ferros que pelo que vi acho que eram para segurar as caixas de arrumação transparentes ... nao percebi bem. mas são mesmo a medida e perfeitos para o que queria.

Construção de terrário diy 2mz02u8

E fixei-os com uns parafusos tipo M6 (?) e com estas "porcas".

Construção de terrário diy 166f243

Depois arranjei um plastico para cobrir o fundo, misturei areia com umas pedritas (passadas por lixivia e fervidas) e arranjei o vaso para ela se esconder e um prato para a comida. (O plastico vai ser agrafado á madeira, tou so a espera que me emprestem o agrafador)

Construção de terrário diy Aze628

E este é o aspeto com que está agora. Falta-me só arranjar outro pratinho para a agua, a lampada uvb (a calha tambem fiz diy e mais tarde postarei), a de aquecimento e queria por uns galhos secos e assim espalhados pelo chao para dar um aspeto mais natural e umas pedras para a obrigar a exercitar-se Razz

Digam da vossa justiça bounce


Última edição por RicardoF em Sex 11 maio 2012 - 19:18, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
reivax
Iniciante
Iniciante
reivax


Masculino Mensagens : 319
Idade : 28
Localização : Santarém

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptyQui 10 maio 2012 - 20:35

muito engraçado, mas só uma questão, como é que limpas isso quando elas fazem cócó? xD por acaso é algo que ainda não percebi... tens de tirar a terra onde foi posto o cócó e por mais terra? xD
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Ferreira
Iniciante
Iniciante
Matheus Ferreira


Mensagens : 343
Idade : 26
Localização : Brasil

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptyQui 10 maio 2012 - 21:10

Está ficando ótimo, parabéns.
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptyQui 10 maio 2012 - 21:13

a maioria das tartarugas faz as suas necessidades dentro de agua, mas por exemplo quando as minhas fazem na terra uso uma pá (que se usa para limpar a areia dos gatos) para limpar os cocós da terra e depois quando faltar muita deita-se mais nova
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptyQui 10 maio 2012 - 21:14

ja agora esse terrario esta bonito, so falta as verduras para dar cor
Ir para o topo Ir para baixo
reivax
Iniciante
Iniciante
reivax


Masculino Mensagens : 319
Idade : 28
Localização : Santarém

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptyQui 10 maio 2012 - 21:19

pois mas estas vão fazer cócó na terra pois são terrárias xD, pois isso do gato era o que eu mais ou menos imaginava Smile as melhores no projeto Ricardo, tá muito bem feito
Ir para o topo Ir para baixo
vitor
Iniciante
Iniciante
vitor


Mensagens : 229

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySex 11 maio 2012 - 16:59

muitas das tartas terrestres defecam na àgua
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoF
Iniciante
Iniciante
RicardoF


Masculino Mensagens : 504
Idade : 28
Localização : Amadora, Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySex 11 maio 2012 - 19:15

Obrigado tyutry, reivax e Matheus Ferreira Smile
Reivax, mesmo as terrestres tambem fazem na agua ... e nos banhos de agua tépida tambem costumam fazer, o que ajuda q assim ja nao temos que limpar o pratinho da agua ou a terra.

Hoje já comprei a lampada e pude concluir a calha. Tive foi um problema a por as fotos no pc e apaguei as que tinham a construção Evil or Very Mad Mas fi-la segundo o exemplo diy do tyutry.

Aqui esta o terrário no seu aspeto actual.

Construção de terrário diy 2qkos3c

A lampada esta a 18 cm do chao, mas acho que vou subi-la mais Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Anuskas
Iniciante
Iniciante
Anuskas


Feminino Mensagens : 531
Localização : Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySex 11 maio 2012 - 20:22

Quais as dimensões do terrário?
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoF
Iniciante
Iniciante
RicardoF


Masculino Mensagens : 504
Idade : 28
Localização : Amadora, Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySex 11 maio 2012 - 20:27

110x80 cm (comp x larg)
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySex 11 maio 2012 - 20:39

as europeias quando têm uma alimentação correcta cagam tipo seco, é chegar lá e tirar,
as bolas brancas eu aproveitava para meter nos vasos Cool
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoF
Iniciante
Iniciante
RicardoF


Masculino Mensagens : 504
Idade : 28
Localização : Amadora, Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySex 11 maio 2012 - 20:42

Serve tipo de adubo né ?
Eu uso é a agua que tiro dos aquarios para as regas Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Ferreira
Iniciante
Iniciante
Matheus Ferreira


Mensagens : 343
Idade : 26
Localização : Brasil

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySex 11 maio 2012 - 22:33

Boas.
Ir para o topo Ir para baixo
P TURTLE
Iniciante
Iniciante
P TURTLE


Masculino Mensagens : 1079
Localização : Madeira

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySáb 12 maio 2012 - 14:26

Está ficando muito bom, parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySeg 14 maio 2012 - 8:12

Bom projeto Ricardo, está a ficar interessante.
Se calhar vais ter que subir um pouco o nível do substrato, porque os xixis assim ficam no fundo junto ao plástico e acaba por criar fungos, se encheres um bocado mais ficam na terra e é só limpar retirando esse bocado.
Obrigado por partilhares connosco! Wink

P.S. a lâmpada a 18 cms da carapaça está bem, não levantes.
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoF
Iniciante
Iniciante
RicardoF


Masculino Mensagens : 504
Idade : 28
Localização : Amadora, Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySeg 14 maio 2012 - 11:13

obrigado RP Very Happy
ainda nao tinha pensado nisso, mas faz sentido. tenho de arranjar mais entao Shocked
A lampada esta agora a 18 cm do chao, dps da carapaca vai ficar a menos ... nao mexo ?
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySeg 14 maio 2012 - 13:31

O terrario esta ok, acho é que podias enriquecer o substrato se adicionasses turfa por exemplo. Vais ainda presisar de uma lampada Uv como sabes. Como refugio o ideal é por exemplo um fragmento grande de cortiça.
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoF
Iniciante
Iniciante
RicardoF


Masculino Mensagens : 504
Idade : 28
Localização : Amadora, Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySeg 14 maio 2012 - 17:10

turfa e a terra normal que se compra para os vasos ou nao ? scratch de agricultura sou um zero a esquerda
a lampada que tenho é a uvb, e ja encomendei a de aquecimento.
quanto á cortiça pensei nisso pq tmb dá um aspeto mais natural, mas ia demorar mais tempo a encontrar, porisso pus o vaso. mais tarde se encontrar cortiça mudo Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Anuskas
Iniciante
Iniciante
Anuskas


Feminino Mensagens : 531
Localização : Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySeg 14 maio 2012 - 18:27

RicardoF escreveu:
obrigado RP Very Happy
ainda nao tinha pensado nisso, mas faz sentido. tenho de arranjar mais entao Shocked
A lampada esta agora a 18 cm do chao, dps da carapaca vai ficar a menos ... nao mexo ?

Também gostava de saber... Penso que com o crescimento da tartaruga vais subindo a lâmpada. Pictus e RP, qual a vossa opinião? Qual a distância que deve haver entre as lâmpadas e a carapaça? Estou a pensar também nas tartarugas aquáticas...
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoF
Iniciante
Iniciante
RicardoF


Masculino Mensagens : 504
Idade : 28
Localização : Amadora, Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptySeg 14 maio 2012 - 19:00

sim, isso é normal ... pelo menos na caixa diz que fica ineficiente a partir dos 30 cm, porisso devemos dentro desta margem por de maneira a que nao fique nem mto perto nem mto longe, nao sei se havera uma medida "perfeita" Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptyTer 15 maio 2012 - 9:46

Agora fiquei a pensar.. É melhor um terrário assim aberto ou fechado? Sempre fiquei com a ideia do fechado para não haver "desperdicio" de calor. Por outro lado um terrário fechado deve haver mais probabilidades de criar humidade.

scratch
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoF
Iniciante
Iniciante
RicardoF


Masculino Mensagens : 504
Idade : 28
Localização : Amadora, Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptyTer 15 maio 2012 - 10:57

sim, eu fiz aberto pq como e para uma especie adaptada ao nosso clima nao preciso de criar humidade, para isso ja era melhor um fechado, ou para as que precisam de muito calor, fica mais eficiente um fechado.
mas tb gosto mais dos abertos :p
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel chaves
Iniciante
Iniciante
Daniel chaves


Masculino Mensagens : 168
Idade : 27
Localização : Brasil

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptyTer 15 maio 2012 - 18:56

Incrivel, parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoF
Iniciante
Iniciante
RicardoF


Masculino Mensagens : 504
Idade : 28
Localização : Amadora, Lisboa

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptyTer 15 maio 2012 - 19:01

Obrigado Daniel cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy EmptyTer 15 maio 2012 - 19:12

RicardoF escreveu:
turfa e a terra normal que se compra para os vasos ou nao ? scratch de agricultura sou um zero a esquerda
a lampada que tenho é a uvb, e ja encomendei a de aquecimento.
quanto á cortiça pensei nisso pq tmb dá um aspeto mais natural, mas ia demorar mais tempo a encontrar, porisso pus o vaso. mais tarde se encontrar cortiça mudo Smile
A terra normal dos vasos é diferente mas alguns tipos tambem podem ser usados desde que: não tenham estrume e coisas como esferovite e perlita e sejam de origem organica. A turfa compras em blocos em pet shops, metes o bloco em água, secas e guardas até que queiras nas porções desejadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Construção de terrário diy Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de terrário diy   Construção de terrário diy Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Construção de terrário diy
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Construção do terrário para minhas tartarugas
» Construção de terrario para Kinixys belliana nogueyi.
» 2º Construção de terrario para Kinixys belliana nogueyi
» Terrario do membro "Kawana"
» construção

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Instalações :: Terrários :: DIY - Faça Você Mesmo-
Ir para: