Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Trachemys Dorbigni - Brasil EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Trachemys Dorbigni - Brasil EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Trachemys Dorbigni - Brasil EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Trachemys Dorbigni - Brasil EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Trachemys Dorbigni - Brasil

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
rodcamilo
Iniciante
Iniciante
rodcamilo


Masculino Mensagens : 21
Idade : 42
Localização : Brasil

Trachemys Dorbigni - Brasil Empty
MensagemAssunto: Trachemys Dorbigni - Brasil   Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyQua 9 Fev 2011 - 13:33

olá!

sou um novo usuário que acaba de ingressar, com muitas dúvidas. sou brasileiro e talvez meu português, devido aos vícios de linguagem do brasil, não seja exatamente igual ao português de portugal, mas acredito que não teremos maiores dificuldades...

um trachemys dorbigni foi abandonado em minha escola e resolvi adotá-lo uma vez que sou aficcionado por animais e tinha um aquário relativamente grande (100cm x 50cm x 40cm) sobrando em minha casa. apesar de aqui no brasil a temperatura ser sempre boa, em torno dos 25ºc, instalei um termostato para q a água não fique abaixo dos 26ºc. também instalei um filtro de 700l/h para que a qualidade da água mantenha-se aceitável. fora isso efetuo a troca de 90% da água a cada 72 horas. como alimento estou oferecendo poecilia endlers vivos e alcon gammarus. construi uma plataforma com troncos de amoreira, no estilo de uma jangada para que a tartaruga possa subir e descansar.

agora vamos às dúvidas:

1. o casco tem cerca de 17cm. é possível estimar a idade deste exemplar?
2. quais os parâmetros (ph, temperatura etc) ideias da água para esta espécie?
3. o tamanho do aquário é compatível com este animal?
4. o casco inferior não é nem um pouco concavo e a cauda não é comprida. trata-se de uma fêmea?
5. estou alimentando de forma correta?

me dêm algumas dicas, pois se eu me considerar despraparado para manter esta tartaruga irei procurar alguém que tenha essa capacidade.

seguem 2 fotos:

Trachemys Dorbigni - Brasil Trachemysdorbigni13.th

Trachemys Dorbigni - Brasil Trachemysdorbigni15.th
Ir para o topo Ir para baixo
http://rodcamilo.fotoblog.uol.com.br/
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Trachemys Dorbigni - Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys Dorbigni - Brasil   Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyQua 9 Fev 2011 - 14:05

Olha não sei se já pesquisaste, mas fica aqui algo que te pode interessar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tartaruga-tigre-de-%C3%A1gua fala até da legislação brasileira em relação a essa espécie. E neste forum tambem tens uma ficha acerca dessa especie https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t53-ficha-trachemys-dorbignyi-tigre-d-agua-brasileiro.

Relativamente á alimentação fica aqui: https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t19-alimentacao

O teu aquaterrário acho que está bom, reparei é que tens peixes e ela pode ataca-los.

Em relação ás condições do aquaterrário, a temperatura da água nos 26º como referistes que tens está bom, e tens um filtro o que tambem está correcto, o que não mensionaste foi se ela apanha sol. Elas devem apanhar sol, é algo essencial para o bom desenvolvimento, se não tiveres possibilidades de a colocar ao sol, deves adquirir uma lampada UVb que irá substituir o sol natural. Também se deve colocar em conjunto com essa lampada uma lampada de aquecimento, para que não tenham a parte exterior fria, mas como aí no brasil a temperatura é quente acho que não é necessário o uso dessa lampada.

Podes tirar muito mais duvidas nos tópicos aqui do forum, tens acerca de tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
rodcamilo
Iniciante
Iniciante
rodcamilo


Masculino Mensagens : 21
Idade : 42
Localização : Brasil

Trachemys Dorbigni - Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys Dorbigni - Brasil   Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyQua 9 Fev 2011 - 14:34

obrigado pelas respostas, beatriz!

já pesquisei os links que me passou, grato.

os peixes (poecilia endlers) do aquaterrário estão lá para que sejam comidos pela tartaruga mesmo.
exceto o cascudo que ajuda com a limpeza das algas.
como o gammarus é apenas uma guloseima, estou na dúvida se a dieta que ofereço basta ou vou precisar complementar a alimentação dela com tetra reptomin. vou?

em relação ao sol, este aquaterrário está no quintal de minha casa, uma área externa que recebe luz indireta do sol.
isto dispensa a necessidade das lâmpadas especiais?

veja pelo reflexo no vidro da foto abaixo que o aquaterrário está ao ar livre:

Trachemys Dorbigni - Brasil Trachemysdorbigni12.th


grato!
Ir para o topo Ir para baixo
http://rodcamilo.fotoblog.uol.com.br/
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Trachemys Dorbigni - Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys Dorbigni - Brasil   Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyQua 9 Fev 2011 - 14:43

Em relação á alimentação a base da alimentação são os sticks, porque já vêm preparados com o que a tartaruga necessita, são um alimento equilibrado, por isso aconselho-te a da-los á tartaruga e deixar as outras formas de alimentação como um "extra" porque assim é uma forma de teres ceteza de que está a receber uma alimentação correcta. Em relação aos peixes o limpa-vidros tens de ter em atenção que a tartaruga pode atacá-lo, mesmo que não esteja lá para servir de alimento, a tartaruga não vai ver as coisas dessa maneira lol

Em relação ao sol, os raios solares têm de incidir directamente na tartaruga, não pode haver nada entre a tartaruga e o sol, como vidro por exeplo, tem de ser directo, porque senão a tartaruga não está a receber os raios UV porque o vidro não deixa passar esses raios.
Ir para o topo Ir para baixo
rodcamilo
Iniciante
Iniciante
rodcamilo


Masculino Mensagens : 21
Idade : 42
Localização : Brasil

Trachemys Dorbigni - Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys Dorbigni - Brasil   Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyQua 9 Fev 2011 - 14:53

vou providenciar os sticks!
enquanto não compro a lâmpada, devo deixá-la ao sol por quanto tempo?
e quando comprar a lâmpada, em qual período deverá ficar ligada?
em relação ao cascudo, estou monitorando a reação da tarturuga. por enquanto nenhum problema!

ah, em relação à idade da tartaruga, como descubro?
Ir para o topo Ir para baixo
http://rodcamilo.fotoblog.uol.com.br/
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Trachemys Dorbigni - Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys Dorbigni - Brasil   Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyQua 9 Fev 2011 - 15:12

Os periodos de sol ou lampada, é como na natureza. Por tanto se ela apanhar sol natural, é deixa-la ao sol durante o periodo de sol, mas que tenha sombra, para ela poder escolher se quer estar ao sol ou não, é como nos casos em que se tem os lagos nos quintais, elas estão lá, quando lhes apetece apanhar sol, vão para o sol, quando não apetece vão para a água ou para uma sombra. Quando se tem lâmpada, é deixar a lampada ligada durante as horas de sol, porque vai funcionar como um sol artificil, e ela depois escolhe se vai para a plataforma apanhar sol ou se vai para a água.

Em relação á idade não te consigo ajudar, primeiro porque os tamanhos são relativos, á tartarugas da mesma espécie com o mesmo tamanho e no entanto podem ter idades diferentes, devido á alimentação e as condições em que são mantidas. O que podes fazer é pesquisar o tamanho máximo e a idade máxima que atinge essa espécie e depois veres mais ou menos. Por exemplo se uma tartaruga atingi-se 20cm no máximo e a idade máxima fosse 20 anos, e a tua tartaruga tivesse 10cm, saberias que então teria 10 anos por exemplo (atenção estes valores não têm nada a ver com a realidade lol é só mesmo para exemplo). Mas mesmo assim é muito relativo porque normalmente as tartarugas não têm um tamanho máximo, elas até podem estar sempre em crescimento, existem umas médias, mas não pode ser levado á letra. Disseste que ela está com 17cm, aparentemente parece saudavel, portanto deve ter crescido normalmente, por isso é jovem, a minha tartaruga mais velha tem 3 anos e tem 11cm, são especies diferentes, mas eu diria que a tua deve ter uns 5/6 anos não sei, depende do quanto cresceu em cada ano de vida. É dificil dizer com todas as certezas a idade de uma tartaruga.


Última edição por BeatrizL em Qua 9 Fev 2011 - 15:17, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
rodcamilo
Iniciante
Iniciante
rodcamilo


Masculino Mensagens : 21
Idade : 42
Localização : Brasil

Trachemys Dorbigni - Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys Dorbigni - Brasil   Trachemys Dorbigni - Brasil EmptyQua 9 Fev 2011 - 15:16

obrigado por tudo beatriz!
Ir para o topo Ir para baixo
http://rodcamilo.fotoblog.uol.com.br/
Thalita Néris da Silva
Iniciante
Iniciante
Thalita Néris da Silva


Feminino Mensagens : 55
Idade : 37
Localização : Cianorte, Paraná

Trachemys Dorbigni - Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys Dorbigni - Brasil   Trachemys Dorbigni - Brasil EmptySáb 17 Mar 2012 - 18:01

Rodcamilo de onde você é? Digo de que lugar do Brasil??
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Trachemys Dorbigni - Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Trachemys Dorbigni - Brasil   Trachemys Dorbigni - Brasil Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Trachemys Dorbigni - Brasil
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» híbridas Trachemys dorbigni x Trachemys Scripta Elegans
» Trachemys dorbigni
» Meu bebe!!!!! Trachemys dorbigni
» Qual a espécie? Trachemys dorbigni?
» Trachemys dorbigni com Xenopus laevis(rã albina) ???

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Fotografias e Videos-
Ir para: