Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Ajuda com água turva em menos de 1 dia!

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
raphael_designer
Iniciante
Iniciante
raphael_designer


Masculino Mensagens : 50
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP - Brasil

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptySeg 31 Jan 2011 - 12:26

Olá!

Comprei recentemente duas tartarugas, uma Tigre D'água, e um Cágado de Barbela, ambas na mesma loja, com a mesma data de nascimento, dia 01/01/2011, são filhotes, do tamanho de uma caixa de fósforo.

Comprei um aquaterrário pronto, de 40x40x35. Deixo 50% de água e 50% de parte seca, queria deixar mais água, mas não dá, vai cobrir a plataforma seca.
Como está muito calor, eu não uso o aquecedor, pois a água se mantem em 27ºC, e se eu acender a luz UVA de 50W, fica em 28ºC e na parte seca chega a 32ºC.
Tenho um filtro interno BOYU com capacidade de 200L/h, sendo que eu tenho mais ou menos 15L de água no aquaterrário.
Bom, a alimentãção é por camarões desidratados, e racão tetra para bebês, sendo uma porção de 3 pela manhã, e 3 pela noite para cada.

Bom, o problema é que eu coloquei pedras no fundo, aquelas de rio, nem grandes nem pequenas, e passa 1 dia, quando acordo, a água está turva, o cheiro não é forte, mas as tartarugas não gostam da água assim.
Acho que fazer TPA todo dia vai estressar as tartarugas, eu achei que o filtro daria conta.

Disseram que suja por causa dos escrementos, mas eu reparei que quando elas comem a ração, elas fazem uma sujeira e tanto, cai tudo no fundo, e elas não comem os restos.

Será que é isso que deixa a água turva? O que posso fazer pra manter pelo menos por 1 semana mais limpa?

O aqua não é grande, mas pelo que li, pra tartarugas bebê esse tamanho é suficiente, mas vou trocar por um de 80L com quase 1m de comprimento, mas não posso fazer isso agora, pois preciso remanejar os móveis de casa.

Pensei em comprar outro filtro, mas tenho medo de deixar a água muito agitada para elas.

obs: eu utilizo aqueles reptoguard e reptocal, que vc deixa na água e fornecem cálcio e combatem a salmonela.

Obrigado desde já.
Ir para o topo Ir para baixo
nloureiro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptySeg 31 Jan 2011 - 14:29

esses 50/50% de água e parte seca são em altura ou a tua parte seca divide mesmo o aquário ao meio ?!

Relativamente á sujidade, é normal que elas sujem mais a água com temperaturas altas pois estão mais activas. Eu acho que 27º é muito quente, mas também não tens muita opção. Apesar de tudo, mesmo no verão pelo menos nunca me aconteceu a água turvar da noite para o dia e não tenho um sistema de filtragem por aí além.

Costumas limpar o areão ?! é que uma das particularidades do areão, ainda para mais o grosso, é que acumula muita sujidade.
Os camarões dás conforme os sticks com quantidade controlada ou simplesmente atiras para lá um monte ?!

Espera para ver se alguém mais experiente te possa ajudar melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
raphael_designer
Iniciante
Iniciante
raphael_designer


Masculino Mensagens : 50
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP - Brasil

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptySeg 31 Jan 2011 - 16:09

Esse 50% é em altura. A plataforma está situada exatamente no meio do aquário.

E não tem jeito mesmo, elas ficam na casa da minha namorada, e lá é quente, bom aqui em São Paulo - BR, está fazendo muito calor ultimamente, esse fim de semana foi o mais quente do verão, a temperatura fica em 32ºC fácil, e chega até 38ºC no sol, eu sei porque ando de moto, e ainda de roupa social e jaqueta, difícil...
Sendo assim, dentro da casa dela, o aquaterrário não apanha sol, apenaa claridade, mesmo assim, em dias de calor, água em 27ºC e fora dela un 30ºC, se ligar a luz, sobe 2ºC fora e 1ºC dentro da água.

Sei que no inverno vai baixar, mas eu tenho aquecedor, tá guardado, e para o verão, vou utilizar lampada de 26W em vez de 50W.

Bom, hoje pela tarde liguei pra minha namorada, ela disse que a água está limpa, exceto por sujeiras no fundo.
Mas isso acontece porque tirei as pedras do fundo, só deixei no vidro, desde ontem à noite.
Quanto ao camarões, é controlado, 3 para cada, como os bastões de ração, 3 de manhã e 3 de noite.
Agora, ficou feio, o fundo só de vidro, sujo... e fora que elas adoravam se empoleirar nas plantas artificiais, chegavam a dormir nelas, agora não tem muita opção pra dormir... pois elas gostam de dormir dentro da água.

Espero que assim, sem pedras, a água se mantenha limpa pelo menos por 1 semana, mas o fundo, só do vidro, ficou ruim...
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptySeg 31 Jan 2011 - 20:03

Se o filtro está a funcionar bem dê tempo para ele criar bactérias e vá limpando a esponja.

Não sabia que eram vendidas com menos de 1 mês.
Quanto custa o cágado de barbela? Se puder coloque uma foto. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
raphael_designer
Iniciante
Iniciante
raphael_designer


Masculino Mensagens : 50
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP - Brasil

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyTer 1 Fev 2011 - 12:50

Então, eu comprei em uma loja legalizada pelo IBAMA, tenho certificado das duas tartarugas, e no certificado está a data de nascimento de 01/01/2011.
Foi o mesmo preço da tigre d'água, em Reais, R$150,00 cada uma, o que em Euro daria €65,5069 cada. Pergunta, quanto vocês pagam?
Ontem comprei um Cascudo e uma Corydora e coloquei junto, elas não estranharam, deram umas mordidinhas, mas logo perderam o interesse. Vou falar que sem as pedras, e com os peixes, e o filtro, a água está bem limpa. Não sei se os peixes aguentam, mas é um teste, são dois exímios limpadores de fundo que não custam caro, comem todo o resto da ração e camarão e etc que elas não comem.

Pode deixar Apalone, vou colocar fotos sim, tenho foto da Tigre D'água, mas do Cágado de Barbicha ainda não. Assim que tirar e passar pro meu computador, posto pra vcs.
Elas são bem diferentes, tanto no visual, como no comportamento. Mas elas se dão bem.
Ir para o topo Ir para baixo
nloureiro
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyTer 1 Fev 2011 - 13:57

também é verdade que são pequenas as tartarugas, as minhas (10cm +/-) quando coloquei uma corydora para testar se não metesse a mão bem que tinha ido como petisco :X loool
Ir para o topo Ir para baixo
raphael_designer
Iniciante
Iniciante
raphael_designer


Masculino Mensagens : 50
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP - Brasil

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyTer 1 Fev 2011 - 18:04

lol
A minha tigre d'água é muito intrometida, curiosa demais! Tudo o que eu faço no aqua, ela fica observando e vai me cutucar, ontem estava tentando colocar uma bomba, pra criar efeito de cascata, ela foi nadando até a minha mão, e ficou olhando, até que se agarrou na minha mão, e ali ficou, achando que tava em um tronco, lol.
Então logo que coloquei os peixes, ela foi cutucar, mordiscou, mas perdeu o interesse alguns minutos depois.
A outra, a cágado, mal se interessou, foi até perto dos peixes, mas ela é medrosa, e quando o peixe nadou, ela tomou um susto e saiu de perto.
Pelo jeito, a água vai se manter limpa por um tempo, mas que fica feio sem nada no fundo, isso fica.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyQua 2 Fev 2011 - 0:19

Xiii!!! Tá bem caro. Não é à toa que o Brasil é o 8º país mais rico do mundo. Very Happy
Não admira o mercado ilegal. Aqui as Pseudemys e Graptemys acho que são à volta dos 10 a 14eur mas já vi numa feira por 7,50. Mas aqui ainda não é necessário certificado.
Os de barbicha (Phrynops) que são bem mais bonitos, nunca os vi por cá à venda. Em Espanha aparecem pouco, talvez por ficarem granditos e sempre acima dos 100eur.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyQua 2 Fev 2011 - 9:46

Boas raphael_designer,

Na minha opiniao a soluçao para manteres a agua limpa por mais tempo é mesmo adquirires um aquario maior, nao ha volta a dar-lhe. Tens uma litragem muito reduzida o que dificulta a manutençao de parametros de agua aceitaveis.

O facto de teres duas tartarugas tambem contribui para a poluiçao, bem como os peixes (que é provavel que nao sobrevivam por muito tempo...) e com o crescimento a tendencia vai ser mesmo de se agravar...

Deixo a sugestao de alimentares as tartarugas noutro recipiente, isso vai diminuir parte da sujidade. Sinfonagens aos cócós tambem pode ajudar.
Ir para o topo Ir para baixo
raphael_designer
Iniciante
Iniciante
raphael_designer


Masculino Mensagens : 50
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP - Brasil

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyQua 2 Fev 2011 - 11:00

Eu vou sim comprar um aquario maior daqui alguns meses, mas preciso reformular tudo lá na casa da minha namorada.
Já vi alguns projetos para fazer um aquario barato e grande, utilizando caixas de arrumação, aquelas caixas de plástico grandes.
E vou comprar um Reptofilter ou o Whisper in Tank, ou até um Canister da BOYU pra esse aquário.
Por enquanto, a agua está mantendo-se limpa por 1 semana, graças a deus, não tenho mais do que reclamar, pois as TPA's são semanais mesmo.
Tenho o sifão, o que ajuda a aspirar a sujeira do fundo.

Para o próximo aquario, vou comprar uma lampada UVB, pois só tenho UVA, aqui no Brasil, em São Paulo, custa caro demais uma UVB, se for daquelas que utilizam Reator, sai uns R$80,00 reais, se for de soquete comum, sai em torno de R$150,00 reais.

Quanto ao filtro que instalei, apesar de ser submerso, a vasão é de 200L/h, pra 15L de água, está perfeito, é o sufuciente pra filtrar esse água por 13x por hora, 15L, sendo filtrado 13 vezes por hora, acho que é o suficiente, ou não?
O problema é que não posso criar correnteza... filtro maior do que esse, nesse aquário, não dá certo.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyQua 2 Fev 2011 - 12:35

Boas,

Com 15L de agua, e tartarugas, nao há filtro que faça milagres por mais potente e capacidade que este tenha...

Parece-me uma excelente ideia o uso de caixas de arrumaçao, é uma forma de proporcionar um bom habitat de uma forma barata. Temos aqui no forum alguns bons Diy´s que vao nesse sentido.

Em relaçao á lampada Uvb esta é essencial se as tartarugas nao tiverem acesso a sol directo (nao filtrado por vidros). Ja a lampada Uva é importante para fornecer calor, mas nao essencial.

Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyQua 2 Fev 2011 - 13:50

Isto assim?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Não pode ser. 150R dá cerca de 65€, aqui custa 18 a 20€. Mais vale mandar vir de fora, pela ebay e pagar os portes, a não ser que a taxa alfandegária seja aí muito alta.
Ir para o topo Ir para baixo
raphael_designer
Iniciante
Iniciante
raphael_designer


Masculino Mensagens : 50
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP - Brasil

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyQua 2 Fev 2011 - 19:03

Tudo aqui é caro, não dá pra entender, uma tartaruga originária do Brasil, e América Latina é mais barato no exterior do que no próprio país, como assim???

Fora as lampadas, eu JURO POR DEUS, não acho lampada assim como vc postou o link Apalone, por menos de R$150,00 reais, e tenho que trocar a cada ano, haja dinheiro.

Mas eu vou comprar no E-bay, só que demora uns 40 dias para chegar, mesmo com as taxas, sai menos de 50 reais a lampada.

Não vou comprar essas de reator, pois geralmente as calhas, as luminárias para essas lampadas tem um tamanho, e se eu comprar uma pequena para o meu aqua de 40cm, o que vou fazer com ela quando tiver um aqua maior?

Já a lampada de soquete normal, qualquer luminária que clipe, essas de cabeceira de cama, de escritório, de leitura, servem, sendo que as lampadas são de 15 a 50W, aguentam facilmente. Mais fácil de adaptar a qualquer aquário, e tem umas luminárias que não são caras aqui, tem até proteção de grade, e são direcionáveis, essas são as melhores.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyQua 2 Fev 2011 - 20:37

Não tenho a certeza mas apesar de serem americanas acho que são criações importadas aos milhões algures da Ásia, daí o preço mais baixo.

Agora percebo porque há poucos brasileiros por aqui, o entusiasmo com esses preços e dificuldade não deve ser muita. Imagina quando nós aqui olhamos para o resto da Europa, onde há muito mais variedade e a melhores preços.
Ir para o topo Ir para baixo
raphael_designer
Iniciante
Iniciante
raphael_designer


Masculino Mensagens : 50
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP - Brasil

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyQui 3 Fev 2011 - 15:31

Ahhhh, mas aí tem uma diferença! A tigre d'água que eu tenho não é a Americana, é a brasileira, são diferentes, vou colocar a comparação:

Tigre D'água Brasileiro
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Americano
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Comparação:
Esquerda é o brasileiro, direita o americano
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O que acontece é que a Americana tem venda proibida no Brasil, antes vendiam por 10 reais na feira livre, ou até em lojas, mas traziam ilegalmente, sem certificado do Ibama.
Acontece que soltaram tartarugas americanas por aí, e elas, por serem mais agressivas do que as nossas, dominaram o habitat das brasileiras, e muitos lugares, a espécie nacional, deixou de existir.
Aí o IBAMA resolveu atacar com tudo, e proibiu a venda da tigres americanas, e é muito, mas muito raro mesmo você encontrar uma por aqui, tem que vir muito clandestinamente, bem no mercado negro mesmo.
E como animais nacionais não podem ser capiturados e vendidos, somente a venda das tigres nacionais, é controlada, e todas são criadas em cativeiro. Na compra, vc recebe um certificado do IBAMA, e sem aquilo, vc nem pode sequer transportar a tartaruga.
Ir para o topo Ir para baixo
vmbarbara
Iniciante
Iniciante
vmbarbara


Feminino Mensagens : 147
Idade : 41
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptyQui 3 Fev 2011 - 17:33

Raphael, não sabia que se vendiam cágados de barbicha por aqui. Onde você comprou? Eles também são originários da reserva Romanetto?

Poste algumas fotos!

Eu compro lâmpadas da ExoTerra (ReptiGlo), que custam mais ou menos 60 reais. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tenho duas tigres d'água de um ano e pouco de idade. Elas são muito porquinhas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.hortifruti.org
raphael_designer
Iniciante
Iniciante
raphael_designer


Masculino Mensagens : 50
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP - Brasil

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptySex 4 Fev 2011 - 11:24

vmBarbara, vendem sim! Tem dois lugares que recebem bastante, mas não sei se ainda tem agora, pois já faz umas 3 semanas que eles receberam.
O lugar que comprei foi o Galpão Animal, fica do lado do Parque Vila Lobos, atrás da Cobasi.
Site: Galpão Animal
O outro lugar que recebem bastante, é no PetCenter Marginal, mas somente a loja da Marginal Tietê vende as tartarugas.
Site: PetCenter Marginal

Em ambos os lugares o valor é R$150,00, com certificado do Ibama.
E finalizando, são sim, Fazenda Romanetto.

Dica, eu comprei no Galpão, pois eles vendem muitos animais silvestres e exóticos, e sabem como trata-los, e fui muito bem atendido lá. Mas se vc quiser comprar algo para sua tartaruga, não recomendo, pois eles são careiros, atravesse a rua, e vá na Cobasi, rsss.
No Pet Center, não sei como eles tratam os bichos, pois nunca comprei com eles, somente plantas para o meu aquario de peixes, mas eles também são careiros se tratando de acessórios, decoração, etc. O melhor lugar pra comprar isso é na Cobasi, e algumas coisas eu compro aqui no centro, uma loja na Rua Marquês de Itu, perto da República, chama-se Galeria Oceânica.

Vou te falar que a minha namorada, quando viu o Cágado na loja do Shopping Morumbi, adorou, mas ela viu rapidamente, também porque só tinha 1, e custava R$180,00, só porque é no Shopping Morumbi.
Depois, eu comprei a Tigre no Galpão Animal, ela achou linda, nunca tinha visto de perto, e se apaixonou.
Levei ela no Galpão uma semana depois, pra mostrar o cágado de barbela, ela comparou com a Tigre e achou feio, rsss, mas ela queria outra tartaruga, e iamos comprar outra Tigre, mas resolvemos comprar o cágado, porque era diferente. Adivinha, agora ela disse que gosta mais do Cágado do que da Tigre, rsss.

As minhas também são porcas, rsss. Obrigado pela ajuda das lampadas!!!

Estou postando fotos em um tópico que abri, lá em Fotos e Vídeos [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], mas ainda não tenho foto do cágado, vou tirar hoje e posto amanhã, prometo!
Ir para o topo Ir para baixo
vmbarbara
Iniciante
Iniciante
vmbarbara


Feminino Mensagens : 147
Idade : 41
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptySex 4 Fev 2011 - 23:48

Eu comprei as minhas no Pet Center Marginal, e realmente as coisas por lá são muito caras! O ruim é que tive que levar de lá o aquaterrário, o termostato, as lâmpadas e etc, porque não tinha nada em casa... aliás, não fazia ideia de que precisava ter tanta coisa.

Costumo comprar tudo o que preciso pela internet (na Cobasi, no Pet Compre, no Mundo Submerso etc.), mas adoro ir à Galeria Oceânica para comprar artêmias e pedras de cálcio.

Vc sabia que lá na Marquês de Itu, do outro lado do viaduto, tem outra loja de aquarismo chamada Aquário do Brasil? Também é muito boa.

Que legal que os Romanetto estão criando cágados de barbicha também! Agora só faltam os tracajás. Eu visitei a reserva ano passado e escrevi uma matéria para a revista piauí, "Bem-vindos à tartarugolândia". Você vai gostar, é tipo o paraíso das verdinhas cascudas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

beijos,
Vanessa
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.hortifruti.org
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! EmptySáb 5 Fev 2011 - 23:26

Gostei do artigo. Very Happy
Para os jabutis tb tem o Santa Rita [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com água turva em menos de 1 dia!   Ajuda com água turva em menos de 1 dia! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com água turva em menos de 1 dia!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» agua turva/verde, ajuda sff
» Água ainda turva com ciclagem de 6 dias.... Ajuda!!
» Água turva
» Agua turva
» Água Turva

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: