Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Manutenção Carapaças EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Manutenção Carapaças EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Manutenção Carapaças EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Manutenção Carapaças EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Manutenção Carapaças EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Manutenção Carapaças EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Manutenção Carapaças EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Manutenção Carapaças EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Manutenção Carapaças EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Manutenção Carapaças

Ir para baixo 
+2
Apalone
yeah
6 participantes
AutorMensagem
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyTer 30 Nov 2010 - 23:54

Olá como prometido noutro topico aqui do forum vim falar do tratamento das carapaças das tartarugas terrestres. Já li em bastantes artigos que se deve limpar a carapaça pelo menos uma vez por ano. Agora como já é outra coisa. Já vi criadores que em feiras, para as carapaças ficarem brilhantes e bonitas, passam azeite. Como devem saber o azeite tem propriedades beneficas para a pele e hidrata. Mas o que eu quero não é beleza mas sim saude. Aí entra a lavagem com betadine diluído. Não sei se alguem costuma faze-lo mas pelo que li evita propagaçao de fungos e outros agentes que possam danificar a carapaça. A questão é que uma vez por ano não me parece grande tratamento. Alguem sabe mais acerca do tema? Também há certas especies que necessitam de ser borrifadas ocasionalmente com agua, pois durante os banhos a carapaçao nao se molha e apesar de não parecer muito também se trata de tecido vivo.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQua 1 Dez 2010 - 0:38

As do stand da Tortuland comparadas com as outras pareciam estar óleadas mas não creio que seja. Espero que tb não seja lubrificante como se usa para sexar as cobras que isso não vou comprar. Embarassed Embarassed Embarassed
Como sou um chato e o Sergi disse que qualquer duvida era só enviar a mensagem, pronto, já fiz a pergunta, ele vai ter de me aturar se quiser que lhe compre mais para o ano. Vamos ver se ele responde.Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQua 1 Dez 2010 - 9:09

eu limpo a carapaça das minhas com a agua e uma escova de dentes velha uns duas vezes por ano mais ou menos.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQua 1 Dez 2010 - 15:20

As carapaças não precisam de nada de especial.
Quando confinadas a um espaço interior basta ir vendo (a olho nú) como está a carapaça e, caso a caso, resolver qq coisa que apareça.
As de exteriores têm que ser bem observadas por causa de parasitas exteriores que se alojam em sítios muito escondidinhos, por exemplo nas dobras junto às patas, etc.

Eu como dou banhos de água tépida, elas limpam-se aí, e já não é preciso mais nada, acho eu.

Agora, como já referiste Yeah, trata-se de tecido vivo e , sobretudo para crias e jovens, é importante níveis de humidade suficientes para o seu crescimento, que podem ser "resolvidos" com banhos quase diários e com borrifos.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQua 1 Dez 2010 - 16:25

A resposta do Sergi foi rápida e confirma o que disse o RP.

"Solo con agua y un cepillo de dientes!!!!
Gracias, el aceite no es bueno!"

Esta foto tem pelo menos 3 espécies e mais um pouco não se distinguem. Na verdade comparadas com as do Sergi os olhos tb comem. Very Happy
Manutenção Carapaças DSC_4200
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQua 1 Dez 2010 - 17:11

Parecem-me 2 pardalis, 2 horsfieldi e uma carbo... mas isso estava na feira?! scratch
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQua 1 Dez 2010 - 19:47

RP escreveu:

Agora, como já referiste Yeah, trata-se de tecido vivo e , sobretudo para crias e jovens, é importante níveis de humidade suficientes para o seu crescimento, que podem ser "resolvidos" com banhos quase diários e com borrifos.

Agora até me está a dar um aperto. A minha carbonaria é bastante pequena mas só a ponho em agua uma vez por semana e não a borrifo. Devia fazê-lo tendo em conta que está numa caixa aberta? A humidade está a rondar os 70% mesmo assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQua 1 Dez 2010 - 20:07

RP escreveu:
Parecem-me 2 pardalis, 2 horsfieldi e uma carbo... mas isso estava na feira?! scratch
Sim, no chão num stand de passarada.

yeah escreveu:
RP escreveu:

Agora, como já referiste Yeah, trata-se de tecido vivo e , sobretudo para crias e jovens, é importante níveis de humidade suficientes para o seu crescimento, que podem ser "resolvidos" com banhos quase diários e com borrifos.

Agora até me está a dar um aperto. A minha carbonaria é bastante pequena mas só a ponho em agua uma vez por semana e não a borrifo. Devia fazê-lo tendo em conta que está numa caixa aberta? A humidade está a rondar os 70% mesmo assim.

A minha carbonária todos os dias vai à água ou gosta de passar lá por cima e às vezes fica tipo banho Maria. Para as bebés a humidade deve ser elevada.
Para as testudo o Sergi disse para as borrifar portanto para as carbonarias deve ser mais ainda. Mas penso que deve ser fácil de ver quando o tempo está seco a minha lacrimeja.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQua 1 Dez 2010 - 21:20

Apalone escreveu:
A minha carbonária todos os dias vai à água ou gosta de passar lá por cima e às vezes fica tipo banho Maria. Para as bebés a humidade deve ser elevada.
Para as testudo o Sergi disse para as borrifar portanto para as carbonarias deve ser mais ainda. Mas penso que deve ser fácil de ver quando o tempo está seco a minha lacrimeja.

É mesmo isso! Exactamente!
Mas , Yeah, se tens 70% de humidade dentro não estejas assim tão preocupado, contudo, carbos e kinixys precisam de bastante humidade.
Sulcatas, elegans, pardalis, marginatas, etc, já não, mas as crias precisam sempre de alguma humidade (nestes casos acho que á volta dos 60/70 pode chegar).
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQui 2 Dez 2010 - 1:36

A unica que lacrimejava era a Kinixys antes de eu mudar o substrato para a turfa/fibra de coco. Tinha pouca humidade claramente. Tenho é de lhes arranjar banheiras em condiçoes que não tenho. A minha kinixys ate se virou ao contrario uma vez num tupperware que usava. E era baixo. Não faço ideia como o fez mas tenho um medo de morte de chegar a casa e as ver viradas nas banheiras. Ando a ver se faço umas eu com margens inclinadas tipo a margem de um rio. Assim não ha altura nem degraus. Só não estou a ver o material ainda. Uma soluçao que arranjei foi base de aluminio das dos take away. Dobrei as margens para ficarem mais baixas e tentei molda-las para serem inclinadas. Claro que foi sol de pouca dura pois as unhacas da Kinixys furaram-na ao fim de uma semana. Mas vai servindo por enquanto.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQui 2 Dez 2010 - 11:35

Uma taça de barro, um tuperware, um prato de vaso, qq coisa serve para fazer uma mini-piscina, é preciso é que elas gostem e , claro, nunca pode ser fundo.
As terrestres, como já falámos várias vezes, gostam mesmo é de ir fazer cocozinhos na água lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQui 2 Dez 2010 - 13:47

Pois, fazem um cocozito muito lindo e depois vão beber no mesmo sitio drunken. Por serem umas badalhocas é q o Sergi não deixa lá a água mas no caso dele tem muitas para controlar.

Eu uso aqueles tabuleiros de pintura, já têm uma rampa que depois é só inclinar para o outro lado com um corte ou com calor. sunny
Manutenção Carapaças DSC_4209
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQui 2 Dez 2010 - 14:44

Apalone escreveu:
Pois, fazem um cocozito muito lindo e depois vão beber no mesmo sitio drunken. Por serem umas badalhocas é q o Sergi não deixa lá a água mas no caso dele tem muitas para controlar.

Eu uso aqueles tabuleiros de pintura, já têm uma rampa que depois é só inclinar para o outro lado com um corte ou com calor. sunny
Manutenção Carapaças DSC_4209

Realmente com as terrestres é uma grande chatice, temos que mudar a água todos os dias Twisted Evil e ás vezes mais que uma vez por dia, a água fica imunda...

Nessa do tabuleiro de pintura é que eu nunca tinha pensado! EXCELENTE!!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyQui 2 Dez 2010 - 15:33

Realmente é uma grande ideia. Vou ao Maxmat ver o que lá têm. Eu alem da zona de banho tambem coloco uma tacinha de barro com agua. Elas assim bebem de lá em vez da banheira. Tem é de ser pequena e baixa para não haver confusoes.
Ir para o topo Ir para baixo
caiovp2
Iniciante
Iniciante
caiovp2


Mensagens : 73

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyDom 27 Fev 2011 - 19:01

Adorei a idéia do tabuleiro de pintura. Estava pensando em como fazer um local para a minha a dias ja. Nada como isso veio em mente. Obrigado. haha
Ir para o topo Ir para baixo
Navarro
Iniciante
Iniciante
Navarro


Masculino Mensagens : 19
Idade : 41
Localização : Queluz

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptyDom 27 Fev 2011 - 22:22

Tenho conhecimento que a junção de azeite mais sol pode matar os bichinhos, devido a ficarem muito quentes. Por isso não aconselho o azeite. O que podes fazer é pegares em vaselina e passares ao de leve na carapaça para ficar brilhante. Mas cuidado ao abusar do produto, é só meter uma camada ao de leve.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças EmptySeg 28 Fev 2011 - 13:57

Dizem os criadores que é melhor não usar nada na carapaça nem sequer óleo para bebé.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Manutenção Carapaças Empty
MensagemAssunto: Re: Manutenção Carapaças   Manutenção Carapaças Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manutenção Carapaças
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Carapaças...
» carapaças moles?
» Manchas nas carapaças
»  limpeza de carapacas
» Carapaças das minhas meninas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Cuidados Gerais-
Ir para: