Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Substrato a usar EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Substrato a usar EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Substrato a usar EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Substrato a usar EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Substrato a usar EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Substrato a usar EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Substrato a usar EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Substrato a usar EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Substrato a usar EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Substrato a usar

Ir para baixo 
+3
Apalone
RP
yeah
7 participantes
AutorMensagem
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyDom 7 Nov 2010 - 14:56

Olá. Eu tenho uma kinixys Belliana Nogueii e um Geochelone Carbonaria. No caso da Kinixys uso como substrato aparas de madeira que se costumam usar para as gaiolas de roedores. Eu estava a pensar alterar para fibra de coco. O problema é que esse é o material que uso na Carbonaria e ela parece passa a vida a limpar a terra da cara. Não sei se há algum problema no uso desta fibra mas sei que é a melhor maneira para conservar a humidade no terrario. Em relaçao à kinixys o substrato está seco e está numa caixa aberta. Devo alterar alguma coisa em relaçao aos substratos?
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyTer 9 Nov 2010 - 17:27

Boas!

Não te dás bem com "bark"? Há da zoomed e da exoterra! Retem a humidade e liberta consoante o calor e ponto do terrário; e tanto a Kinixys como a carbonaria precisam de humidade. Sobretudo a Kinixys, parece-me está com pouca humidade, essas aparas de madeira não me parecem adequadas... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyTer 9 Nov 2010 - 22:26

Não posso ajudar, sou daqueles que se limita a usar jornal, papel de cozinha e que vai borrifando. Não fica nada bonito mas acho que é mais higienico. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyQua 10 Nov 2010 - 0:14

Sim tambem acho as aparas más para a kinixys.. Por isso é que quero mudar o substrato. As bark sao demasiado caras para a quantidade que vem e quero que a tartaruga se enterre à vontade. Tenho é medo que elas comam terra quando se alimentam. Já procurei no WCT, no turtle trust e varios sites de grandes criadores e dizem todos que o melhor é ter a terra e musgo para preservar a humidade. Só queria saber se alguem usava tambem a ver se alguma vez teve problemas com as tartarugas. Vou experimentar e ver se ela reage mal. Depois digo qualquer coisa por aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyQua 10 Nov 2010 - 9:35

Normalmente não tenho só um tipo de substrato para cada tartaruga, misturo várias coisas para diversificar, ver o q elas gostam mais e dar áreas diferentes dentro do terrário.
Utilizo bandejas com terra para se enterrarem, mas também te digo que elas se conseguem enterrar muito bem no "bark", tenho uma foto girissima onde só se vê os olhos de uma, a ver se meto aqui...
De qq modo, podes sempre usar uma pedra chata no sitio onde colocas os alimentos, para ela não misturar com o substrato e não haver perigo de ingerir.
Atenção também que a humidade deve ser humidade do ar e não da terra, ou seja, o substrato deve poder libertar humidade para o ar (um chão molhado não é sinónimo de humidade).
Boa sorte com as alterações, vai dando notícias
Wink
Ir para o topo Ir para baixo
yeah
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 65

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyQua 10 Nov 2010 - 13:12

Olá. Não me devo ter expressado bem, não quis dizer que nao se conseguiam enterrar bem na bark mas sim que devido ao preço elevado nao iria ter tanta quantidade ao ponte de ela terem profundidade para se enterrarem. Cada saco de bark custa 15 euros e um tijolo de 9l de terra custa 4 a 5 euros. Mas andei a investigar e vou fazer mesmo isso, ponho terra e por cima bark. pode ser que a mistura dê melhor resultado. Em relaçao à humidade eu vivo ao pé de um canal da ria de Aveiro e isto é só pantanos. A humidade do ar está sempre entre 60 e 70%. Até no terrario do meu gecko leopardo só consigo baixar aos 60 no maximo 50%. Se calhar por isso é que a kinixys nunca teve problemas relacionados com a humidade, como por exemplo nos olhos. Bem vou ver no que dá. Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyQua 10 Nov 2010 - 14:53

Ah, já percebi!
yeah escreveu:
Cada saco de bark custa 15 euros e um tijolo de 9l de terra custa 4 a 5 euros. Obrigado.

Tens toda a razão, a diferença é grande! Laughing

Elas vão-te revolver aquilo tudo e misturar terra com bark, mas não faz mal, as minhas fazem o mesmo! lol!

Boa sorte! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyQua 10 Nov 2010 - 20:22

boas as minhas tambem tem terra no fundo e bark por cima e mantem bem a humidade e elas adoram escavar aquilo tudo.

e a minha humidade esta sempre entre os 60 a 80% sem precisar de borrifar o terrario so rego as plantas
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyQui 11 Nov 2010 - 0:05

yeah escreveu:
Tenho é medo que elas comam terra quando se alimentam.
Pela primeira vez reparei que a minha carbonária não só comeu terra como engoliu pequenas pedrinhas mal a coloquei no quintal no início do Verão. Quando a trouxe para casa ainda trazia uma pedrinha redonda nas fezes.
Ir para o topo Ir para baixo
oricardos
Iniciante
Iniciante
oricardos


Masculino Mensagens : 40
Localização : Porto - Portugal

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptySáb 17 Mar 2012 - 19:33

Boas tardes,

Tenho andado a investigar qual será o melhor substrato para a base do terrário.
Uns dizem que o melhor é fibra de coco, outros dizem que papel de cozinha é o ideal.

O problema ( mais com a fibra de coco mas tambem com o papel) com a humidade vai começar a originar fungos, o que podem interagir com a saude da tartaruga.

Eu começo a ficar sem ideias para que substrato usar... Não há um consenso geral... Gostaria de ter algumas opinioes para saber o que usar...

Caso use 100% areia, é prejudicial?

cumprimentos a todos;)
Ir para o topo Ir para baixo
licas1984
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : lagos

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyDom 26 Jan 2014 - 15:25

Olá a todos, recebi uma testudo horsefieldi e visto que este tópico já tem algum tempo, gostava de saber da vossa experiência quais os substratos que usam. E se há boas lojas online onde os adquirir?
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyDom 26 Jan 2014 - 17:13

Terra sem qualquer aditivo mais um pouco de areia de praia (1/3) ou fina...
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyDom 26 Jan 2014 - 19:01

Compras "Plantation Soil", que é tipo fibra de côco, é bem barato.
Ir para o topo Ir para baixo
licas1984
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : lagos

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptySeg 27 Jan 2014 - 9:40

E a fibra de côco colocam por cima do substrato certo? Ou a quem usa a fibra de coco, é Exclusivamente fibra de côco?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptySeg 27 Jan 2014 - 11:33

Fibra de côco misturada com areia é o substrato!  Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
licas1984
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : lagos

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptySeg 27 Jan 2014 - 11:39

Ah xiça penico de vez em qd a linguagem troca-me as voltas :p lá vou eu encomendar a bendita fibra de côco eheheh.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptySeg 27 Jan 2014 - 23:20

No ikea encontras baratinho 2,5 a barra dá para 5 litros cada barro depois e so juntar agua e fica super volumoso...
Ir para o topo Ir para baixo
licas1984
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : lagos

Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar EmptyTer 28 Jan 2014 - 8:35

Hum :/ era mt mt fixe mas... moro em Lagos no Algarve, não me safo pra ir ao Ikea. Se alguém fosse lá ou assim até pedia para trazer mas não me parece que alguém que conheça vá lá nos próximos tempos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Substrato a usar Empty
MensagemAssunto: Re: Substrato a usar   Substrato a usar Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Substrato a usar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Substrato a usar.
» substrato a usar
» Substrato!!
» Qual o substrato para o terrário?
» Mudança Parcial de Água e filtro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Instalações :: Terrários-
Ir para: