Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Apresentação e questões sobre a Tita EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Apresentação e questões sobre a Tita EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Apresentação e questões sobre a Tita EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Apresentação e questões sobre a Tita EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Apresentação e questões sobre a Tita EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Apresentação e questões sobre a Tita EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Apresentação e questões sobre a Tita EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Apresentação e questões sobre a Tita EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Apresentação e questões sobre a Tita EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Apresentação e questões sobre a Tita

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Luis Machado
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 5
Localização : Vila das Aves

Apresentação e questões sobre a Tita Empty
MensagemAssunto: Apresentação e questões sobre a Tita   Apresentação e questões sobre a Tita EmptySex 21 Ago 2020 - 23:00

Boas,

Esta é a Tita, é uma Ocadia Sinensis pelo que andei a pesquisar, foi oferecida à minha filha de 4 anos, pelo que quem tem de tratar dela é o pai xD

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Confesso que estou a adorar, infelizmente, quem vendeu a tartaruga não mencionou nem metade dos cuidados que eram necessários ter com estes animais.

A informação que deram à minha irmã foi que bastava trocar a água, daqueles "aquários" com uma ilha a meio de plástico, uma vez por semana, colocar a pedra de cálcio e dar comida uma vez por dia.

Começou logo pela questão da água que ao fim de 3 dias troquei e passei a trocar dia sim dia não, ao fim de duas semanas ela ganhou fungos, neste momento não se nota nada, mas foi a partir daí que comecei a pesquisar o que poderia estar a causar aquilo.

Neste momento já tem um aquaterráquio:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Contudo ainda me falta o filtro, já o comprei mas ainda não foi enviado:

Sera Fil 120

O que acham do filtro?

O que ainda não comprei foi as lâmpadas, porque me disseram que não é uma coisa necessária, mas pelo que andei a ler no fórum é necessário, já fiquei baralhado...

Outra coisa que comprei foi:

Sera Reptil Aquatan

A questão é que este acondicionador deixa a água escura, mais parece betadine o que vem no frasco, mas a água escura é melhor para a tartaruga? Ou será melhor arranjar outro acondicionador?

Quando tiver o filtro a escuridão da água vai atenuar?

Enquanto não tiver o filtro vou continuar a trocar a água dia sim dia não.

Optei por deixar o aquário com pouca decoração para ela poder nadar, só ao fim do segundo dia ela começou a nadar e a experimentar, até lá não saía da plataforma, adorou o termostato, está sempre em cima dele, quando o comprei pesquisei por aquecimento para répteis e só encontrei esse, que é o Exo-Terra Turtle Heater, infelizmente não dá para regular a temperatura, e já vi que podia, pelo mesmo preço ou até menos, ter comprado um que regulasse a temperatura.

Acham que deva trocar o termostato?

Ela já está bem mais confortável no novo lar, mas ainda está em fase de reconhecimento e anda sempre perto do vidro, mas hoje ao fim da tarde já descia e subia a plataforma e até se atirava da plataforma para a água! Very Happy

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Apresentação e questões sobre a Tita Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação e questões sobre a Tita   Apresentação e questões sobre a Tita EmptySáb 22 Ago 2020 - 11:16

Boas

Não conheço o filtro mas aconselha-se algo a rondar os 5 a 10x a litragem/hora do aquario. Com tartarugas a filtragem nunca é demais, vais perceber isso à medida que for crescendo...

Tal como tu nos meus principios usei um condicionador, mas acho neste momento um desperdicio de dinheiro.

Acho importante, sim, um bom filtro e as Trocas Parcias de Agua (TPA) regulares.

Podes e deves comprar um termometro para medires a temperatura da agua.

Nesta fase o termostato não é necessario e é até redundante, não vai sequer ligar.

Normalmente tem uma temperatura pré definida e só liga se baixar essa temperatura.

Muito provavelmente a temperatura neste momento é superior a esse valor pré definido.

A decoração minimalista é boa na medida que ajuda nas limpezas.

Podes comprar por exemplo um fundo, à venda em petshops, e fixa-lo na traseira do aquario, valoriza muito esteticamente o aquario.

Aconselho é a alusão a ambientes de rio, ou de lagos, não a ambientes marinhos. É muito comum no hobbie o pessoal baralhar os biotipos...
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Machado
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 5
Localização : Vila das Aves

Apresentação e questões sobre a Tita Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação e questões sobre a Tita   Apresentação e questões sobre a Tita EmptySáb 22 Ago 2020 - 11:27

Boas muito obrigado Wink

O filtro diz que faz 700l/h...

As TPA devem ser com que frequência? e em que percentagem?

As lâmpadas é necessário? Pois como disse já me disseram que elas sobrevivem sem as luzes!

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Apresentação e questões sobre a Tita Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação e questões sobre a Tita   Apresentação e questões sobre a Tita EmptyTer 25 Ago 2020 - 8:50

Boas

Não referes a litragem do aquario, parece-me estar dimensionado para já.

Tpa´s devem ser de 30 a 40% maximo, com esse volume de agua terás que ver e acompanhar e traçar tu proprio esse plano.

Com uma tartaruga uma vez por semana poderá não ser suficiente.

Em relação as lampadas, e muito objectivamente, se tiverem permanentemente num lago com acesso a luz e sombra não necessitam de suplementaçao. De facto não conheço nenhuma tartaruga que no seu habitat natural tenha suplementação de lampadas.

Indoor uma lampada Uvb e uma lampada de aquecimento são sempre necessárias. Uma imita a radiação Uvb a outra o calor do sol. Uma contribui para a sintetização da vitamina D e a outra estimula o metabolismo. Um temporizador para manter um ciclo diurno é importante. Mesmo assim não hà nada como original, o Sol.

Quero tambem acrescentar que não sou veterinário, não estou ligado a qualquer pet-shop, nem tenho qualquer rendimento com o fórum ou com o que aconselho.

O meu unico beneficio é mesmo o bem estar das tartarugas.

Os aquarios da Palmeirinha continuam à venda e são banais, com uma quantidade de água infima e que se suja rapidamente, e tambem sem qualquer suplementação de luz. As pet-shops dizem que são o suficiente.

Tenho uma pessoa muito proxima de mim que já teve tartaugas, e que me disse que as tartarugas são animais muito frágeis e que morrem muito facilmente. Já o Ronaldo aqui do forum tem várias tartarugas com mais de 40 anos, uma com 43, grosso modo a minha idade.

A minha tem 15 e parece o godzila.

Os cuidados são importantes.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Machado
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 5
Localização : Vila das Aves

Apresentação e questões sobre a Tita Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação e questões sobre a Tita   Apresentação e questões sobre a Tita EmptyTer 25 Ago 2020 - 17:28

O aquário neste momento tem 5 litros de água sensivelmente, ainda vou tentar puxar a plataforma pra cima ou tirá-la e arranjar outra! ainda acho que é pouca água, a ver vamos!

Muito obrigado pelo esclarecimento, em termos de alimentação é que só estou a dar os sticks, devo meter verduras, frutas e gamarus também?

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Apresentação e questões sobre a Tita Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação e questões sobre a Tita   Apresentação e questões sobre a Tita EmptyQua 26 Ago 2020 - 9:55

Boas novamente

Com essa litragem podes trocar a agua toda se o entenderes, o ciclo do azoto não faz grande sentido com tão pouca litragem...

Em relação aos gammarus se calhar excluia da alimentação... verduras e frutas (excepto as citricas) são boa ideia.

A minha sugestão é que ofereças, num dia um alimento, e outro dia outro. Alerto que as vezes são resistente a novos alimentos... ai a solução é dar um dia de jejum e voltar a oferecer o alimento que se quer introduzir.

Deixo alguns topicos para leitura:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 472
Idade : 59
Localização : S.Joaquim

Apresentação e questões sobre a Tita Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação e questões sobre a Tita   Apresentação e questões sobre a Tita EmptyQui 27 Ago 2020 - 21:41

46 e 45 anos, indo para 47/46! kkk Hoje voltei a dar comida, quebrei meu recorde de máxima para agosto com 27,6°C (tinha dado -5,6 na sexta passada e com neve!) . Teve baixadas e vales aqui perto que foram de -3/-4 a 28/29°C!!!

Estavam sem comer desde fins de abril.

Luis Machado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Luis Machado
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 5
Localização : Vila das Aves

Apresentação e questões sobre a Tita Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação e questões sobre a Tita   Apresentação e questões sobre a Tita EmptyQui 27 Ago 2020 - 23:49

WOW! 45 anos! Que espetáculo! Quem me dera que a minha chegasse lá! 😉

Eu tenho mais umas questões se alguém me puder ajudar, existe alguma lâmpada que faça aquecimento e UVB?
O acondicionados da água, mesmo este castanho quando tiver o filtro a cor escura atenua?

Vou alterar a altura da parte seca, pra ela ter mais espaço para nadar! Só preciso de pensar numa solução pra que ela depois não saia por cima do aquário! 🤣 Hoje tentei dar-lhe melancia mas não pegou 🤣 infelizmente ainda estou à espera do filtro...
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Coutinho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 472
Idade : 59
Localização : S.Joaquim

Apresentação e questões sobre a Tita Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação e questões sobre a Tita   Apresentação e questões sobre a Tita EmptySex 28 Ago 2020 - 10:59

Com paciência e dedicação chegará lá. Nestes 46 anos uma vez apenas tiveram que ir ao veterinário, pneumonia, 3 dias com injeção e foram curadas. Comecei com um local bem pequeno e hoje estão num laguinho (desde 2003).

veja aqui; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Apresentação e questões sobre a Tita Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação e questões sobre a Tita   Apresentação e questões sobre a Tita Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Apresentação e questões sobre a Tita
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Qual a especie da Titã?
» Verão - Questões
» questões de principiante
» Questoes de territorio
» Questões de principiante

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: